Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Tenho uma salamandra de AQS a pellets mas nas mudanças de moradia alguém destruiu por completo a placa controlador ficando toda as peças.
    Aquiri então uma placa das naturella http://susil.pt/pt/product/placa-contro ... 8175930549 que estou a tentar ligar.

    Ja testei as peças bomba, senfim, ventilador e tudo funciona mas há algumas coisas que ainda não consegui ligar que passo a descrever.

    - No deposito de pellets tem um sensor que não sei como funciona. Alguém sabe que componente é este? https://postimg.org/image/bmmxlet6n/ https://postimg.org/image/d2yg3jw3j/
    - Não sei também como esta caldeira detecta a presença de chama visto que não tem foto célula. Posso adicionar uma foto célula na camara de combustão?

    - Tenho também um pressoasto de fumos presente que nesta placa não dá para ligar. Posso ligar na mesma directo aos 230v? Para cortar caso seja necessário?

    Obrigado desde já pela ajuda.
  2.  # 2

    O sensor que não conhece é um sensor de temperatura do depósito das pellets (parece-me um sensor por disco bimetálico). Se por motivo de avaria grave o depósito das pellets aquecer demais, elas podem começar a gaseificar e tornar a atmosfera dentro da divisão explosiva. Esse sensor está aí para forçar a caldeira a desligar caso o depósito das pellets aqueça demais;

    A presença de chama detecta-se, mais não seja, pela temperatura dos gases de escape;
  3.  # 3

    Antes de mais obrigado pela ajuda. Exactamente isso. É um sensor por disco bimetálico. Essa parte então está percebida.

    Relativamente à maneira de detecção de chama possivelmente era efectuada através dos gases mas a placa da naturela apenas permite a detecção por foto célula.
    Tenho então de arranjar uma foto célula e instalar certo? Mas fica directamente na câmara de combustão?

    Obrigado desde já.
  4.  # 4

    Calculo que tenha procurado uma controladora de origem, não? Sempre seria necessário inventar menos...

    Quanto à fotocélula, é uma boa pergunta. O esquema diz "ir detector", o que se traduz por sensor de infravermelhos, normalmente fotodíodo ou fototransístor. No entanto, o símbolo é de uma LDR ou semelhante. Falta saber se além disto ainda precisa de uma electrónica de condicionamento.

    O melhor é perguntar ao fornecedor o que é que vendem para colocar ali. Calculo que não vá directo para a câmara de combustão, mas sim que fique atrás de um vidro.

    O seu ventilador de fumos não tem encoder? Não vejo ligação para um...
  5.  # 5

    Sim procurei uma controladora de origem mas já não existem. No manual em português diz fotocélula.

    O ventilador de fumos tem encoder e pelo que percebi iria ligar na placa onde diz analog controled fan "acho eu". Espero não estar a dizer nenhumas asneira.
  6.  # 6

    No manual em português tb indica que há software que permite fazer a detecção da chama pelo sensor de temperatura, provavelmente algum firmware que pode descarregar para o microcontrolador.

    Na imagem do manual em português vem na primeira página uma peça preta à esquerda que parece um pino com uma falange, que no esquema eléctrico parece ser a fotocélula. A sua controladora não trouxe tal peça?
  7.  # 7

    Já agora, fotos da controladora destruída? Não dava mesmo para remontar?
  8.  # 8

    A controlodora destruida está a ver um circuito impresso partido aos bocadinhos? Foi como ficou. Nem sei o que se passou.

    A controlador só trouxe as sondas mas já perguntei por essa peça mas ainda espero resposta. Mas não sei onde a colocar. Aquilo dentro da câmara de combustão não estou a ver a durar visto que tem plástico na zona mais quente da salamandra " acho eu" novamente.
  9.  # 9

    ´Bom dia novamente.

    Falei com o vendedor da naturella e diz.me que não preciso da foto celula que faço tudo pela sonda de fumos para detectar a combustão.

    Já agora mais uma ajuda. O pressostato de fumos liga-se directamente na entrada dos 230v? Para aberto sem fumos e com fumos a mais para fechado para desligar a salamandra.

    É isto?

    Obrigado desde já.
  10.  # 10

    Não me parece que seja isso, porque o desligar da chama tem que ser controlado em várias fases, não é chegar aos 220V e cortar a alimentação como se fosse uma lâmpada.
  11.  # 11

    Não e o desligar da chama. Mas sim o pressostato de fumos. Aquilo so tem contacto aberto e fechado a 230v por isso não deve haver muitas mais hipoteses. Serve apenas para desligar a caldeira no caso da pressão de fumos ser muito alta. Pode é não desligar a caldeira mas sim desligar o senfim ou assim. Era ai que precisava de ajuda para saber o que desliga.

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: sergioemsNão e o desligar da chama. Mas sim o pressostato de fumos. Aquilo so tem contacto aberto e fechado a 230v por isso não deve haver muitas mais hipoteses. Serve apenas para desligar a caldeira no caso da pressão de fumos ser muito alta. Pode é não desligar a caldeira mas sim desligar o senfim ou assim. Era ai que precisava de ajuda para saber o que desliga.

    Obrigado


    Não sei o que diga porque não conheço os sistemas assim tão bem. Na minha caldeira a pellets tenho ideia que o pressostato é apenas mais um "input" para o controlador, e as acções são decididas por software. Nessa controladora não vejo nenhum input para o presostato. Um e-mail para o fabricante dessa controladora não ajuda?
  13.  # 13

    Boa tarde.

    Já descobri como ligar. Corta directamente no NA do pressoasto ligado ao alimentador de pellets. Vou fazer as conexões todas e depois venho deixar o feedback.

    Obrigado
  14.  # 14

    Já agora aproveito o seguimento do tópico para colocar mais uma questão.

    Queria efectuar o esquema de aquecimento conforme tenho no esquema ou seja repartido por zonas. Um conostrato por cada zona que indicava a cada electrovalvula se abrir ou não e ter a água a circular. Poderíamos ter 1,2 ou mesmo os 3 circuitos a trabalhar ao mesmo tempo ou até só ter 1. Possivel?

    Alguém me dá uma ajuda?

    Obrigado desde já.
      Esquema radiadores.jpg
  15.  # 15

    é possivel!
  16.  # 16

    Obrigado desde já. Vou então colocar o esquema que tenho em ideia e se possivel verificar agradecia. Já agora uma electrovalvula por cada circulação de água quente?

    Ou misturadora de 3 ou 4 vias?
  17.  # 17

    Assegure-se é que tem sempre pelo menos um circuito por onde a água possa circular em todas as circunstâncias (mesmo em caso de avaria).
  18.  # 18

    Boa noite. Sim isso já tinha pensado nisso. Mas então e faço electro valvulas todas separadas? E apenas uma bomba de circulação dá para tudo com válvulas anti retorno para cada um?

    Obrigado
  19.  # 19

    Então e não será mais fácil colocar cabeças termostaticas com a função de controlar a temperatura ambiente em cada divisão?
  20.  # 20

    Se a bomba que tem actualmente cumpre a função com os radiadores todos ligados, se desligar alguns a bomba continuará a cumprir. Eu ainda não percebi exactamente o propósito, mas tentaria utilizar electroválvulas normalmente abertas (por segurança), uma por circuito.
 
0.0182 seg. NEW