Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: marco1pois eu também cresci a ouvir muita coisa.

    Em 1973, em Angola - entenda-se, na Angola "branca" - dizia-se(*) à boca cheia, e sem qualquer vergonha, que nos Jogos Olímpicos seguintes (1976) Angola - entenda-se, uma Angola governada por brancos - já não iria participar sob a bandeira "das quinas"!!!

    Mal eles sabiam quanto estavam certos... e mal eles sabiam quão diferente o processo de independência seria do da Rodésia.

    Depois, em 1974, era vê-los a manifestarem-se "queremos regressar! queremos regressar!".

    (*) EU OUVI !
  2.  # 62

    CMartin

    que deceção digo eu, então acha mesmo que eu devia sentir-me envergonhado por uma coisa dessas??
    acho que já está a ir por caminhos em já não respeita uma opinião contrária á sua.

    enfim...
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 63

    Estava a brincar consigo, que disparate. Não viu que me ri..?
    Năo sou xoné, marco.
    Enfim digo eu.
    Deixe là..
  3.  # 64

    Nunca votei Mário Soares e nunca seria capaz de o fazer mas o mais certo é as minhas razões serem diferentes das de outros que vejo aqui. Em todo o caso e independentemente do respeito que me possa ou não merecer não desejo nem festejo a sua morte.

    Mas não esquecer que a pessoa em questão pisou a bandeira deste País.

    É engraçado que várias vezes ouvi essa afirmação mas nunca a vi provada. A CMartin viu isso acontecer? Tem provas inequívocas que isso aconteceu? Porque se não tem fica-lhe mal fazer essa acusação. Chama-se a isso má língua ou coscuvilhice.

    E o que fez pelas colónias antigas marco1..um horror.

    Concordo que a descolonização não foi perfeita mas duvido seriamente que fosse possível tê-la feito de outra forma. E já agora, bem pior que a descolonização foi a colonização, não acha? O que acha que se deveria ter feito? Continuar a enviar soldados da metrópole para garantir que os colonos - CMartin incluída - continuassem a usufruir dos privilégios de um regime racista em que a maioria da população local se via privada de direitos básicos em prol de uma minoria privilegiada? A sério que não tem vergonha disso? Não percebe que era uma situação insustentável, condenada pela esmagadora maioria da opinião pública mundial e que contrariava até as resoluções da ONU? Muita falta de vergonha, é o que é
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira, maria rodrigues
  4.  # 65

    Aos que o veneram não se esqueçam também de atribuir o mérito do tráfico de diamantes com o filho em África, de alegar atirar as ex tropas do ultramar aos tubarões e da sua instituição formada com dinheiros públicos que todos os anos xula o Estado.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 66

    Dou por terminada a minha participação neste fórum.
    É surreal a falta de respeito pelas pessoas, neste caso, eu, e pelas suas vidas, neste caso a minha, por pessoas que não conhecemos de lado nenhum, mas que se acham no direito de criticar - nos, como "colonizadores".
    Penso que o senhor jcardoso não leu a minha história. Nem leia. Continuaria sem perceber.

    Não faz parte dos seus direitos como moderador esta sua atitude nem comportamento. E eu não lho dou o direito de falar assim de mim e dos meus antepassados, nem das outras pessoas que povoaram as colónias.
    Lave-se as bocas antes de falar assim delas.

    O racismo..pois. Como se vive em Portugal hoje, não existe racismo ? Não tem vergonha disso sr j cardoso, do racismo e da exploração no Portugal de hoje ?

    E ao contràrio do que parece, o tópico não é sobre mim e não estou em causa que não sou político com medidas governativas que afectam outros nem figura publica. Logo concentrava-se no tema em questão..e não em mim pessoalmente.
    Não sei qual o seu objectivo.

    Evitar ataques pessoais penso que é um dos principios do fórum, não sabe disso o sr.cardoso na sua posição no fórum ?

    Passar bem.
    Coscuvilhice, mà língua, e falta de vergonha..pois é. Mas não minhas. Suas. E toda a gente o vê, não só eu, e não é só de hoje.
  5.  # 67

    Que a terra lhe seja pesada.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 68

    Colocado por: Bricoleiro sua instituição formada com dinheiros públicos que todos os anos xula o Estado.
    Concordam com este comentário:CMartin


    A Fundação Màrio Soares.
    Com não só fundos públicos, mas também vindos de José Socrates, Paulo Lalanda e outros notórios da nossa praça. Sim, verdade, dinheiros publicos à mesma afinal...

    http://observador.pt/2016/06/02/fundacao-mario-soares-duplicou-os-prejuizos-em-2015/
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 69

    Colocado por: Luis K. W.Outra treta !

    Há pessoas que acreditam em cada uma...!


    Cada um acredita no que quer. Felizmente, a minha família ainda guarda o jornal original, agora amarelecido, onde esta triste personagem vomitou o seu ódio para com os Portugueses no antigo Portugal ultramarino.

    E Portugal foi o único país a não indeminizar os seus retornados (e refugiados) das agruras da pseudo eficaz descolonização (referiada mais atrás por alguém que porventura nada conhece sobe o processo), esquecendo o que essas pessoas trabalharam por Portugal e sem com o que trouxeram de desenvolvimento ao país após o seu regresso.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 70


    É engraçado que várias vezes ouvi essa afirmação mas nunca a vi provada. A CMartin viu isso acontecer? Tem provas inequívocas que isso aconteceu? Porque se não tem fica-lhe mal fazer essa acusação. Chama-se a isso má língua ou coscuvilhice.


    Sr. J cardoso.
    Jà agora o sr presenciou o holocausto ?

    Eu também não, mas sei que existiu.
    Hà quem não acredite e diga que é mentira.
    Pessoas como o sr provavelmente, que não estão a par das matérias nem da História do nosso mundo. Não lêem, nem estudam, mas julgam os outros sem base para tal.
    Concordam com este comentário: treker666, joalage, Bricoleiro
  7.  # 71

    Colocado por: j cardosoConcordo que a descolonização não foi perfeita mas duvido seriamente que fosse possível tê-la feito de outra forma. E já agora, bem pior que a descolonização foi a colonização, não acha? O que acha que se deveria ter feito? Continuar a enviar soldados da metrópole para garantir que os colonos - CMartin incluída - continuassem a usufruir dos privilégios de um regime racista em que a maioria da população local se via privada de direitos básicos em prol de uma minoria privilegiada? A sério que não tem vergonha disso? Não percebe que era uma situação insustentável, condenada pela esmagadora maioria da opinião pública mundial e que contrariava até as resoluções da ONU? Muita falta de vergonha, é o que é


    Vergonha devia sentir de não perceber que Portugal estava em luta, não com a maioria da população mas sim contra diversos estados poderosíssimos, não muito diferente do que se passa hoje na Síria. A ONU sempre foi e será um fantoche da política externa dos EUA mas continue a acreditar nos capacetes azuis. Vá ver as condições da população local na altura e compare-a com a de hoje.
    Insustentável não era pois a Guerra estava controlada excepto numa pequena frente, mas não poderemos saber o seu desencadear devido aos devaneios do triste a que este tópico refere.

    Não queira comparer a África do Sul com o que se passava nos territórios Portugueses Ultramarinos pois só demonstra pura ignorância.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 72

    E Trekker, a nossa ficou conhecida como o pior e mais mal feito exemplar de descolonização de todas as que fizeram (Espanhola, Inglesa, Francesa,..).
    Não sei do que se pode orgulhar Portugal neste processo - muito pelo contràrio. Mas as pessoas não fazem ideia, não fazem.
    Concordam com este comentário: treker666
  8.  # 73

    Colocado por: CMartinE Trekker, a nossa ficou conhecida como o pior e mais mal feito exemplar de descolonização de todas as que fizeram (Espanhola, Inglesa, Francesa,..).
    Não sei do que se pode orgulhar Portugal neste processo - muito pelo contràrio. Mas as pessoas não fazem ideia, não fazem.
    Concordam com este comentário:treker666


    Fiquei atónito ao ler alguém mais atrás a referir que foi um processo fantástico o da descolonização. Talvez tenha sido, pois nem sequer ocorreu. Como não ocorreu, foi perfeito. É só rosas...
    Concordam com este comentário: CMartin, joalage, Bricoleiro
  9.  # 74

    Amado entre quem defende a democracia e a liberdade. “(…) Ele está entre as figuras mais odiadas e mais amadas deste País. Como apenas acontece aos políticos que fazem escolhas difíceis. E as escolhas que Soares fez, que lhe garantiram sempre novos inimigos, marcam a história de Portugal nos últimos 50 anos. Soares escolheu o combate ao fascismo e os saudosistas não o suportam. Escolheu a descolonização e os retornados odeiam-no. Escolheu a democracia liberal e a CEE e os comunistas não lhe perdoam. (…) não há maiores inúteis do que os políticos que se banham nas águas puras das ideias e morrem sem culpa nem obra”. Daniel Oliveira.


    Este excerto resume bem o que vai aqui por este tópico.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., JOCOR, maria rodrigues
    •  
      CMartin
    • 8 janeiro 2017 editado

     # 75

    E corrupto ghost12, não se esqueça disso.
    Amado talvez pelos interesses que dessa corrupção se serviram.
    Talvez se não a tivesse havido, essa corrupção interesseira da parte do politico, o discurso pudesse ser outro. Assim, nem isso..
    Mas, como com Sócrates, hà quem hoje ainda o receba de braços abertos e festejos nas aldeias.
    Povo inocente este. Deixa-se enganar e gosta. Culpa é vossa, depois não se queixem.
    Concordam com este comentário: treker666, joalage, Bricoleiro
  10.  # 76

    Colocado por: ghost12Amado entre quem defende a democracia e a liberdade. “(…) Ele está entre as figuras mais odiadas e mais amadas deste País. Como apenas acontece aos políticos que fazem escolhas difíceis. E as escolhas que Soares fez, que lhe garantiram sempre novos inimigos, marcam a história de Portugal nos últimos 50 anos. Soares escolheu o combate ao fascismo e os saudosistas não o suportam. Escolheu a descolonização e os retornados odeiam-no. Escolheu a democracia liberal e a CEE e os comunistas não lhe perdoam. (…) não há maiores inúteis do que os políticos que se banham nas águas puras das ideias e morrem sem culpa nem obra”. Daniel Oliveira.


    Este excerto resume bem o que vai aqui por este tópico.


    Não se sinta em dívida porque ele pagou-se bem através dos dinheiros públicos...
    Concordam com este comentário: CMartin, Bricoleiro
  11.  # 77

    Colocado por: CMartinE corrupto ghost12, não se esqueça disso.
    Amado talvez pelos interesses que dessa corrupção se serviram.
    Talvez se não a tivesse havido, essa corrupção interesseira da parte do politico, o discurso pudesse ser outro. Assim, nem isso..
    Mas, como com Sócrates, hà quem hoje ainda o receba de braços abertos e festejos nas aldeias.
    Povo inocente este. Deixa-se enganar e gosta. Culpa é vossa, depois não se queixem.


    Felizmente ainda existe quem viva lúcido...
    Concordam com este comentário: CMartin, Bricoleiro
  12.  # 78

    "Continuamos" com o hábito de vestir camisolas deste e daquele, pensa-se defende-se em prol da camisola, daí depois da destruição do país pelo conjunto "passinhos&doors" ainda obtiveram aquele resultado nas eleições... O POVO TEM O QUE MERECE!!
    Concordam com este comentário: CMartin, Bricoleiro
  13.  # 79

    Colocado por: CMartinE corrupto ghost12, não se esqueça disso.
    Amado talvez pelos interesses que dessa corrupção se serviram.


    Se você o diz temos que acreditar não é?

    Você esteve fora de Portugal antes do 25 de Abril, certo? Faz ideia de como era viver por cá nessa altura, fora dos principais centros urbanos, no Portugal profundo? Era apenas miséria e fome, não existia água, saneamento, electricidade, estradas, nada. As pessoas estavam largadas à sua sorte sem nenhum apoio e ainda tinham que ver os seus filhos partir para o ultramar proteger o interesse de alguns, numa terra que não era deles e muito menos dos que cá estavam. Eu já nasci depois do 25 de Abril, mas ainda me lembro de viver sem electricidade entre outras coisas básicas.

    Temos muito a agradecer a Mário Soares pelo que lutou pela liberdade, pela adesão à CEE, que nos ajudou a avançar 40 anos num instante. Mas muitos não dão valor porque pensa que Portugal é o Porto e Lisboa e o resto é paisagem.

    O meu pai serviu no ultramar e ajudou a defender muitos dos que estavam lá a explorar os nativos sem nunca se identificar com aquela luta e por ter sido obrigado a ir. O que trouxe de lá foi memórias de atrocidades cometidas, algumas por ele para salvar a própria vida, que ainda hoje o atormentam.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., JOCOR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
    • zeto
    • 8 janeiro 2017

     # 80

    Colocado por: CMartinDou por terminada a minha participação neste fórum.

    CMartin deixe se estar que está bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Paio
 
0.0252 seg. NEW