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    • Kaíko
    • 10 janeiro 2017 editado

     # 1

    Viva, boa noite.

    Estive a pesquisar na Internet e não encontrei o que procurava daí o ter criado este comentário aqui.
    As características do braço do motor do portão batente são:
    Marca AP!L, modelo MB/512, 220volts, 276watts, consumo 1,3Amperes, Condensador 16mf, Curso 360mm.

    Ora bem, o que gostaria de saber é qual seria a função dos dois Parafusos que se encontram na parte de cima do motor? (não tirei fotografia) (estão na parte de cima do invólucro exterior), um de cor vermelho o outro de cor azul. Estes parafusos podem ser enroscados para dentro ou para fora.
    Esta minha pergunta tem a ver com um ruído que o motor começou a fazer SOMENTE uns instantes antes de fechar e bater no trinco e que se prolonga até o motor se desligar completamente.

    Estive por tentativas a rodar ambos parafusos, apertando despertando, por forma a minimizar o ruído, coisa que os meus colegas e eu conseguimos somente APERTANDO ambos os dois até não rodarem mais...

    Mas isso deixou-me um pouco apreensivo pois parece-me, pelo que li neste fórum, que este motor seria um motor HIDROLICO/HIDRÁULICO (alguém me poderia confirmar isso?) e que deveria de ter uma mudança de óleo a cada 3 anos. Será a falta de mudança de óleo que está a começar a provocar os ruídos (assemelhasse a uma vibração ou será que está a trabalhar em esforço?) e por essa razão o ter mexido nos parafusos poderia estar a piorar a situação!... Ora bem, este motor cumpre agora uns 6 anos sem manutenção alguma (é um portão alto, pesado)

    Gostaria de saber que tipo de óleo é que estes motores levam pois li algures de que um óleo incorrecto pode até avariar o mesmo. Na foto mostra mostra dois parafusos na parte de baixo. Desapertando um deles fez escorrer óleo, pelo que deduzo que é por aqui que tenho que escoar o óleo antigo e colocar o novo, alguém confirma esta situação nalgum outro modelo?

    Resumindo:
    Qual seria a função dos parafusos vermelho e azul?
    Que tipo de óleo é que utiliza (recomendado)?


    Obrigado

    Fiz o registo no fórum para postar este comentário.
    Desde já agradeço qualquer dica. A identificação dos parafusos parece-me ser o mais importante neste caso pois o óleo é algo que deve de ser obrigatório mudar.

    Atentamente

    Kaíko

    (junto anexo uma foto do mesmo)

    :)
      braço portão.jpg
  1.  # 2

    Todas as suas afirmações estão corretas.
    O motor é hidrólico e os parafusos que refere são para aumentar e diminuir a força, um para a força de fecho e o outro para a de abertura. Atente a que a força não deve ultrapassar os 160N, normalmente que não "atraque" nenhuma criança.
    Quanto ao óleo o ideal será informar-se de qual se trata. Os novos tipos de óleo já conseguem ter uma vida útil de 9 anos sem problemas mas deve ser acrescentado até ao nível pelo menos uma vez por ano.
    Concordam com este comentário: Kaíko
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  2.  # 3

    Boas Sousal

    Obrigado pela informação!

    Vou então saber qual o tipo de óleo que utiliza. Acho que deve é de estar a precisar de confirmar o nível do mesmo.

    Vou ver se arranjo um aparelhometro desses para medir a força do torque, pois ainda não encontrei o manual do mesmo para confirmar qual parafuso faz o quê

    Obrigado mesmo, estou mais descansado e consigo perceber o que preciso de fazer neste momento.

    Vou conservar esta informação e logo que tenha novidades volto a postar aqui
  3.  # 4

    Colocado por: sousalTodas as suas afirmações estão corretas.
    O motor é hidrólico e os parafusos que refere são para aumentar e diminuir a força, um para a força de fecho e o outro para a de abertura. Atente a que a força não deve ultrapassar os 160N, normalmente que não "atraque" nenhuma criança.
    Quanto ao óleo o ideal será informar-se de qual se trata. Os novos tipos de óleo já conseguem ter uma vida útil de 9 anos sem problemas mas deve ser acrescentado até ao nível pelo menos uma vez por ano.
    Concordam com este comentário:Kaíko
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    • Kaíko
    • 3 fevereiro 2020 editado

     # 5

    [SOLUCIONADO]

    Boa tarde

    Passo por cá para informar que o tal ruído do motor foi solucionado faz muito tempo atrás.
    Na altura pesquisei na Internet e encontrei uma empresa de montagem de portões automáticos que me forneceu-me o óleo que eles próprios utilizavam nos seus motores.

    Ao substituir o óleo o mesmo estava bastante escuro e um pouco a baixo do nível. Assim que a sua substituição veio solucionar a questão do ruído que fazia o motor ao fechar.

    Obrigado pela atenção!

    Carlos Ferreira
 
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