Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém me pode informar de qual o melhor tratamento para umas vigas de madeira, do tecto, que estão atacadas por caruncho? Há uns anos um habilidoso limitou-se a aplicar verniz. Será necessário decapá-lo para aplicar o produto de protecção?
    Obrigado
  2.  # 2

    Dependem do estado em que estão as vigas.

    Como você diz que «há uns anos...» que os bichinhos lá habitam, eu diria que é melhor substituir essas vigas.
  3.  # 3

    Boa Tarde,

    Talvez seja mais seguro substituir as vigas.

    Mas se acha que ainda as consegue recuperar, desde que nao estejam muito danificadas, pode usar um anti-bichos da madeira, ou seja, xilofene, ha alguns produtos bons no Leroy & Merlin e no Aki. Algumas pessoas referem uma mistura de petroleo (1) com azeite (1 e meia). Se nada disto resultar o melhor é chamar um profissional. Cuidado, se as vigas suportam muito peso, o caso pode parecer mais complicado do que parece á primeira vista, pois o caruncho costuma fazer tuneis dentro da madeira e acaba inevitavelmente por a enfraquecer!

    Espero que tenha ajudado.

    Carla Valverde,
    Fabrica do Arco-Iris
    Galerias S. Sebastião, lj 26, Ericeira
    www.fabricaarcoiris.blogspot.com
    www.http://www.flickr.com/photos/29156417@N02/
  4.  # 4

    Gostaria de saber a vossa opinião relativamente a uma moradia no centro histórico de uma vila perto de Lisboa, cuja madeira (pareceu-me casquinha) está bastante atacada por bicho.

    No pavimento do r/c vêem-se buracos no soalho por todo o lado, enquanto que no 1.º andar só é aparente num único quarto.

    Nalguns locais há tábuas com pequenos buracos (a madeira cedeu), noutros locais parece que o soalho está a escamar (a película superior parece manter-se inteira por estar colada pelo verniz).

    Os rodapés, pintados, nalguns locais são só tinta (estão quase ocos).

    As madeiras das portas (incluindo aduelas e guarnições), também estão pintadas e "parecem" estar em bom estado, mas suponho que estejam também minadas (o dono da casa diz já ter visto bichinhos a esconderem-se atrás das guarnições).

    O pavimento do r/c parece estar tão minado que tenho vontade de sugerir levantar toda a madeira (rodapés, soalho E vigas) e substituir por lage aligeirada, com um revestimento qualquer.

    Já no que diz respeito ao 1.º andar, a minha vontade é fazer umas pesquisas (abrir alguns tectos em estafe do r/c) e, se as vigas aparentarem ter bicho, impregnar a madeira com 2 ou 3 demãos de um produto anti-xilófago (para matar os bichos), tipo Cuprinol SOR 40. Para isso, teria de afagar os pavimentos do 1.º e remover os tectos do r/c.

    Não sei o que diga relativamente às portas e aduelas. Substituir tudo? Decapar, "cuprinolar" e repintar?

    Sugestões?
  5.  # 5

    Suponho que a dúvida é apenas se consegue manter as vigas, não é? Porque tudo o resto, como descreve, não deve ter aproveitamento, imagino eu.
  6.  # 6

    Boa tarde,

    Comprei recentemente uma moradia dos anos 40 para recuperar, que se encontra num estado muito semelhante ao descrito pelo Luis K.W. no seu post de 4 de Junho de 2009.

    A cave e o R/c estão completamente infestados pelo bicho da madeira. A escadaria e um dos quartos do 1º andar também. Nos restantes 2 quartos algumas tábuas do soalho tem buracos, mas muito poucos e sem aparente actividade destas "pestes", comparado com as restantes divisões.

    Os pisos são em vigas de madeira.

    Estamos sem saber o que fazer: substituir toda a madeira e manter a mesma estrutura ou apresentar projecto à Câmara e fazer nova lage aligeirada (solução do arquitecto), pelo menos para o R/c.

    Qual foi a vossa solução? Podem por favor ajudar-me pela vossa experiência?

    Desde já muito obrigada.

    Cumprimentos,
 
0.0104 seg. NEW