Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Basicamente é esta a questão...

    Qual o melhor? Qual a melhor relação preço/qualidade?

    Embora tenha tido muitas boas opiniões a favor do PVC, a conversa com profissionais da área tem apontado para a solução Aluminio. Este em especifico:

    http://www.extrusal.pt/prod/a045.asp

    Aceitam-se sugestões em Coisas da Casa :)

    PS: O Coisas da Casa incluíu o Forum da Casa como destino para obter informação acerca deste temas. Link já disponível à direita ;)
  2.  # 2

    Os aluminios NAVARRA, ou a DOMAL também são bastante bons...


    O PVC, não me convence devido ao largo numero de horas de sol que, pelo menos no Sul, apresenta.
    Apresenta boas qualidades termicas e técnicas, nomeadamente ao nível de ferragens, mas não mecânicas...
    Em áres florestais, com risco agravado de incêndio.. também não aconselho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
    •  
      FD
    • 7 outubro 2007

     # 3

    Obrigado pelo link. :)

    Seja PVC ou alumínio acho que uma coisa deverá ser certa: todas as janelas deverão ser de batente (abertura em compasso).
    Janelas de correr, para mim, nunca mais. São mais práticas é verdade, mas em termos de isolamento acústico e térmico deixam muito a desejar.

    Quanto ao alumínio vs PVC, não tenho opinião formada mas fico sempre com um receio, natural, do que é novo. Imagino que terá sido o que aconteceu há uns anos quando o alumínio veio substituir quase totalmente a madeira.

    Em relação às marcas conheço Technal e tenho boa impressão (ou seja, devo conhecer muito pouco...). Aliás, pelo site deles, há muita gente com boa impressão a avaliar pelo tipo de empreendimentos que usam material Technal: http://www.technal.pt/index.php?content=19&spath=3_0_0_0

    Imagino que seja barato. :D

    Por falar em barato, qual é a diferença de preços entre ambas as soluções?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Brunomarianito
  3.  # 4

    TECHNAL é estupidamente caro...

    Em termos de custos penso que o PVC é equivalente a uma boa série com ruptura térmica em aluminio.
    Concordam com este comentário: pedro n
  4.  # 5

    FD, a Technal utiliza tb alumínio deste em determinadas obras... ;)
  5.  # 6

    Colocado por: AdrianoPFD, a Technal utiliza tb alumínio deste em determinadas obras... ;)


    ...ADRIANO, quem usa é o Empreiteiro, especificado nos cadernos de encargos pela equipe projectista.. algumas soluções de sistemas VEC, como são o caso do link de FD, são exclusivo da marca TECHNAL.
  6.  # 7

    Em minha casa tenho destas

    http://www.cubistral.pt/cgi-bin/cubistral/

    5*!! Quer a nivel térmico como sonoro!!!

    Saúde
    Anita
    •  
      FD
    • 17 novembro 2007

     # 8

    PVC ou alumínio?
  7.  # 9

    Adriano S disse:
    Construi a minha casa há cerca de 4 anos e usei o alumínio da Extrusal. Foi-me dito pelo serralheiro na altura, que o alumínio desta empresa era superior ao de Navarra. Não cheguei sequer a pedir orçamento para o alumínio com ruptura térmica, porque, o mesmo serralheiro me informou que iría quase para o dobro. A verdade é que pelo menos em termos acústicos é muito mau, estando eu a ponderar colocar umas segundas janelas, pelo menos nos quartos. Ou a simples substituição por janelas com ruptura térmica resolvia o problema? Alguém conhece dados técnicos comparativos entre as duas soluções. Obrigado.

    Um abraço
  8.  # 10

    As minhas são em aluminio com caixa de ar e vidro duplo claro. Posso vos dizer que como são de correr para abrir uma janela é preciso almoçar primeiro, tem esse contra.

    De resto são optimas.

    Saude
    Anita
    •  
      FD
    • 19 novembro 2007

     # 11

    Adriano S,

    Bem-vindo e registe-se!

    O problema não é do alumínio, é da caixilharia, o perfil é muito importante. ;)

    São de correr? Qual é a espessura do vidro e da caixa de ar?

    Colocar segundas janelas é a solução mais barata e eficaz mas tem três contras: estética, deixa de ser tão prático abrir a janela e precisa de algum espaço (que pode não existir).
  9.  # 12

    As minhas saõ de pvc da kommerling
    Mais baratas que o aluminio normal sem corte termico
    Tem 10 anos de garantia estou bastante satisfeito quando a atenuação em db do ruido como ao termico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: belimm5
  10.  # 13

    Colocado por: anitaAs minhas são em aluminio com caixa de ar e vidro duplo claro. Posso vos dizer que como são de correr para abrir uma janela é preciso almoçar primeiro, tem esse contra.

    De resto são optimas.

    Saude
    Anita


    Tenho esse problema em algumas portadas bastante pesadas. As rodinhas que fazem correr a janela terão que ser substituídas. No Aki por exemplo existe esse material.
  11.  # 14

    Colocado por: FDAdriano S,

    Bem-vindo e registe-se!

    O problema não é do alumínio, é da caixilharia, o perfil é muito importante. ;)

    São de correr? Qual é a espessura do vidro e da caixa de ar?

    Colocar segundas janelas é a solução mais barata e eficaz mas tem três contras: estética, deixa de ser tão prático abrir a janela e precisa de algum espaço (que pode não existir).


    Obrigado pelas boas vindas. Eu, Adriano S. registei-me como braga68, pois é um nick que uso há bastante tempo em outros fóruns. As minhas janelas até são bastante boas, o problema é ter a casa junto a uma estrada de paralelos e o rolar dos pneus dos carros ouve-se bastante. Quanto às características das janelas, têm vidro duplo de 5mm + 5mm e caixa de ar de 10mm. Penso que já é bastante bom.

    Um abraço.
    •  
      FD
    • 20 novembro 2007

     # 15

    Com essas caracteristicas já deveriam ser bem boas.

    O problema em minha casa é no topo, a distância entre a janela e o encaixe é grande e deixa passar muito som e frio...
    Já se sabe que o barulho apenas precisa de uma pequena fresta para passar.

    janela

    Depois também há a questão da caixa do estore (se é que tem estores) que muitas vezes (quase sempre) não está isolada. Ou seja, até pode nem ser culpa das janelas...
  12.  # 16

    Quanto à caixa de estores não tenho esse problema uma vez que os meus estores são constitídos por lâminas de alumínio com cerca de 8 cm. Para além disso, são estores eléctricos pelo que a caixa dos mesmos fica no exterior sem qualquer passagem de ar para o interior. O problema será mesmo ter a casa junto à estrada, mas se houvesse alguma coisa que pudesse fazer para minimizar estes ruídos sería bom.

    Um abraço.
  13.  # 17

    Caixilharias de correr e ruído... nunca se darão bem, pois não existe nehum sistema de correr no mercado( aluminio ou pvc) que cumpra com os requisitos acústicos
  14.  # 18

    E para agravar, no que diz respeito ao ruído, são janelas de 2,5 m divididas em duas folhas e noutros casos janelas de 5 m divididas em quatro folhas. Tirando o ruído, que incomoda mais à noite, só tem vantagens (entrada de luz natural, vistas, etc.).

    Um abraço.
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 19

    Janelas de 5 metros? Gosto... ;)

    Mas como o Pedro diz, o melhor em termos acústicos é sempre a janela de batente. A alternativa seria fazê-las fixas com apenas uma a abrir em compasso, dessa forma pode-se sempre abrir e arejar a divisão mas mantém-se a estanquicidade.

    Além de que é capaz de ser uma solução bastante mais acessível por não implicar tantas peças.
  15.  # 20

    O alumínio é tanto que chamou a atenção dos larápios. Estava já em fase de acabamentos quando me roubaram quase todas as janelas (só deixaram os vidros). Aconteceu no mesmo dia ou no seguinte em que os trolhas deixaram a obra. A PJ esteve na altura no local a tirar impressões digitais e até amostras de sangue recolheu (alguém se cortou nos vidros). Deram-se ao trabalho de desmontar janelas e portadas, retirar os vidros e depois fizeram atados das barras de alumínio com a borracha que segura o vidro. Sei disto porque, depois de correr todas as sucatas da zona, encontrei um desses atados numa delas. Segundo um funcionário que lá trabalhava, tinha ido para Espanha uma grande carga no dia anterior. Como é que eu sei que era o meu alumínio? Tinha as inscrições a lápis no interior com as medidas de uma das portadas feito pelo encarregado da serrelharia. Foi ao local e confirmou, assim como o próprio dono da serralharia e outras testemunhas. Foi um cunhado desse sucateiro que me forneceu os dados que precisava, nome, morada, etc., dizendo-me que ele era o receptador da zona de alumínio roubado! Arranjei um advogado que deu entrada da queixa, houve uma resposta dizendo que não se sabia quem teríam sidos os autores do furto, o advogado volta a insistir dizendo que o dono da sucata era o responsável, nova carta do MP(creio que era esta entidade) com mais duas os três linhas que a resposta anterior, dizendo que tinha inquirido o proprietário da mesma sucata e obtiveram como resposta "..não sei como é que o alumínio veio cá parar...", sendo assim CASE CLOSED! Muito mais tarde soube por um advogado amigo que o colega tinha outros armas jurídicas e que não devería ter ficado por ali. Enfim, histórias parecidas com tantas outras de quem se mete a fazer uma casa.

    Um abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Teresa Coimbra
 
0.0316 seg. NEW