Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, venho novamente recorrer a vossa preciosa ajuda, enquanto estou começando a comprar o material para o isolamento dos quartos voltei-me para algo imediato e óbvio, o meu recuperador de calor ventilado faz mal ou nem faz o trabalho dos antigos ( convecção) , pois quase não dispõe de entrada de ar inferior , o pouco que entra é o que passa pelas frestas do recuperador de calor, então percebo pq em pleno funcionamento as saidas das grelhas passam um quase imperceptível ar escaldante com caudal mínimo, então tive uma idéia.

    1º retirar fora o recuperador e toda a lã de rocha que eu metí ali, para quando o projecto ficar concluido não contaminar a família com a fibra da lã.
    2º fazer um tampão em placa refractária logo sobre as grelhas para abrigar o aspirador de ar e enviar para as restantes divisões.
    3º e o principal fazer um furo para o exterior e instalar um extrator de ar, claro instalado pelo lado de fora para ao invés de retirar este introduzir ar fresco de fora para dentro de casa e passando pela zona de recuperação e convecção com a zona do tubo dos fumos e das saidas de ar quente das outras divisões e saindo pelas grelhas superiores.

    lembro que aquela viga que acaba no recuperador é falsa, fui eu que fiz para poder esconder o tubo de 125mm que envia ar quente para o hall de entrada, e o insuflador de ar ficaria naquela linha na parte superior do pano do recuperador..

    Gostariam de ter a vossa sábia opinião, claro que o ar sairia pela zona mas distante da casa, com uma leve abertura do oscilo-batente da casa de banho do meu quarto no piso superior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efcm, jmfigueiral
      CIM.jpg
  2.  # 2

    O extrator seria colocado do lado de fora mesmo por de trás do recuperador.
  3.  # 3

    O estado actual do sistema de ventilação que está a ser usado foi feito por mim a cerca de 1 ano, e trabalha razoavelmente, mas longe do ideal, pois noto que estou a desperdiçar boa parte da energia calorifica do recuperador, e as zonas mais distantes da casa ficam sempre a perder junto anexo a foto com um esboço do actual sistema.
    Conduta de calor de 125mm nº1: sobe para o piso 1 e é dividido por uma peça em ventury invertida que manda metade do ar para o quarto do meu filho e a outra parte para o quarto da minha filha.

    A conduta de 125mm n 2:e esta da falsa viga, que também envia com outro ventury invertido para o hall de entrada e a outra para a cozinha que fica por de trás da sala, a minha intenção era instalar o dito extrator como esbocei aqui no canto inferior direito, assim aumentaria o caudal de ar quente para a sala, e até poderia por recurso a um tecto falso no hall de entrada ligado a um difusor enviar o ar para as outras divisões que necessitam de maior conforto.
      012.jpg
  4.  # 4

    Boas malta, como ninguém ainda resolveu dar uma ajudinha com o conhecimento, resolvi ontem a noite que hoje ia avançar com o projecto, pelo caminho fui tendo algumas surpresas( pelo bem que foram boas), a casa tem isolamento entre a parede dupla como mostra a foto, só que tem cor creme e tem somente 30 mm, alguém sabe algo sobre este isolamento?!, bem mas mazelas e marteladas nos dedos a parte , hoje pela manhã fui a loja e comprei o insuflador de as de 400m3/h, e o ar fresco pela entrada de 100mm, fica encarregue pelo extractor que já está montado, o que me deu mais nervos foi retirar toda aquela lã de rocha que aconselhado por um pedreiro enfiei lá, mal eu sabia que estava a comprometer a saúde da família, ma felizmente este passo já foi.

    No dia de amanhã pretendo acabar as ligações e testar tudo e colocar o recuperador de volta ao seu sítio,.

    Quanto a ligação para os outros quartos que ainda não tenho, fica para depois quando tiver o tecto falso metido..
  5.  # 5

    +
      CIMG1501.jpg
  6.  # 6

    + tive de retirar a armadura do recuperador pois estava cheio de restos de obra que lá caíram, aproveitei e fechei com chapa a entrada superior do recuperador, assim aproveito nas outras divisões e a sala fica somente pela convecção.
      CIMG1500.jpg
  7.  # 7

    + Aqui dava para ver o isolamento estava quase a arder, mesmo a tempo.
      CIMG1502.jpg
  8.  # 8

    + outro angulo da saida de fumos.
      CIMG1503.jpg
  9.  # 9

    +E cá está ela, monte de lixo tóxico.
      CIMG1504.jpg
  10.  # 10

    + O soprador de ar
      CIMG1506.jpg
  11.  # 11

    + a entrada de ar fresco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Turquelalc
      CIMG1507.jpg
  12.  # 12

    + o extrator já metido, com switch tanto para ele como para o soprador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
      CIMG1515.jpg
  13.  # 13

    + Cá está o dito isolamento, agradecia comentários sobre este material.. obrigado.
      CIMG1508.jpg
  14.  # 14

    +
      CIMG1509.jpg
  15.  # 15

    +Cá está a chapa que eu fiz para optimizar a insuflação de ar para as condutas.
      CIMG1511.jpg
  16.  # 16

    + Então dei o dia por terminado, as ligações eletricas estão feitas e o extrator montado, bem como os updates no recuperador.
      CIMG1514.jpg
  17.  # 17

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
      CIMG1513.jpg
    • dato
    • 23 dezembro 2012

     # 18

    parabéns pela atitude, passou das palavras aos actos!!

    n percebo puto de recuperadores para o poder ajudar, só aconselho a isolar acusticamente o ventilador para n fazer mt barulho..

    continuação de um bom trabalho
  18.  # 19

    Parabéns, é algo que também terei de fazer. Mas não me posso aventurar sozinho. Abraço e vá dando reportes.
  19.  # 20

    >Cá está o dito isolamento, agradecia comentários sobre este material

    isso é espuma de poliuretano projectado, é um excelente material para isolamento termico desde que tenha sido bem aplicado e com uma boa espessura.

    lã de rocha

    não fique em pânico, aquilo é lã de vidro, prejudicial somente se ficar em contacto com o ambiente, mas mesmo assim muito menos que a lã de rocha que é proibida e nem existe á venda ao publico.
 
0.0225 seg. NEW