Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Entramos numa das fases mais importantes da nossa vida ( a construção do nosso sonho de 12 anos!), e gostávamos de ouvir a vossa opinião tendo em conta que somos muito inexperientes nesta área.
    Temos 5000 metros de terreno, que nos permite 200 m2 de construção e um orçamento de 140 mil euros, aos quais, tanto nós como o arquitecto temos que nos manter muito fiéis!
    O sonho é :
    Uma casa que se insira muito bem na área que a rodeia (rural), mas que tenha a faceta moderna que nós tantos gostamos, 3 quartos, cozinha/copa, lavandaria grande,quarto de brincar, escritório e uma sala de estar pequena, muita luminosidade, espaços simples, amplos, práticos e com muita arrumação, fácil de manter limpa (pó/terra do campo), uma entrada para os "cavalos" (lavandaria), onde possamos deixar as galochas, roupa do campo, casacos da chuva, etc..., e muito importante a comunicação/ligação da casa com o terreno pela frente (de preferência com saída directa da cozinha para o campo).
    Posso lhes dizer que estamos muito satisfeitos com as sugestões do arquitecto e gostamos muito do que ele apresentou, mas estamos preocupados com alguns pontos e gostávamos da vossa opinião para nos esclarecer se estamos a ser irrealistas face ao orçamento, topografia do terreno e espaço de construção, antes de chatear o arquitecto sem razão!
    O que não estamos inteiramente contentes com:
    Odiamos os pilares!
    Não tem quarto de brincar, a sala não tem entrada exterior, em relação á ligação da frente com o campo, pessoalmente achamos que está lindo, mas o facto de não existir uma ligação física faz nos pensar que se calhar vamos nos sentir com um passarinho numa gaiola, com aquele espaço todo mas sem o usufruir de imediato (Churrascos, as crianças a brincar enquanto cozinhamos, entrar e sair, casa/campo...)
    O que é que acham/ sugerem?
    Nós temos muita consideração pelo arquitecto e não queremos pedir lhe algo que nunca vai ser possível, tendo em conta a vossa experiência a interpretar projectos e a imaginar o resultado final, o que é que acham do projecto Vs as nossas necessidades/pedidos?
    Muito obrigado desde já, e espero que sigam a construção da nossa casinha :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AFMS
      img2.jpg
  2.  # 2

    a informação que postou ( este 3D) é insuficiente para que se diga algo de concreto.

    de qualquer forma adianto que não me agrada nada aquele volume saído.

    por outro lado se tem 5000 m2 de área mesmo com declives no terreno pode seguramente ter uma casa com saídas mais directas para o exterior em vez do "miradouro" que se observa nesse 3D
  3.  # 3

    Obrigado pelo seu comentário Marco, tentei colocar mais imagens, mas só consigo colocar 1 de cada vez :(
    Coloquei a planta agora mesmo.
  4.  # 4

    Onde será a casa? Se não é segredo...
  5.  # 5

    Olá Rui,
    a casa fica em Penafiel, Pinheiro para ser mais precisa!
  6.  # 6

    Colocado por: Rui & MarisaOlá Rui,
    a casa fica em Penafiel, Pinheiro para ser mais precisa!


    Ahhh

    O 3d e a planta que colocou têm traços de um arquitecto que eu conheço de Barcelos.
  7.  # 7

    como já disse ponho as minhas duvidas nesse corpo obliquo assim como a suite que me parece pouco funcional.

    tem outras coisas tais como a sala virar as costas á paisagem, a wc entre os quartos, não vejo necessidade de tanta porta apenas para se partilhar uma zona de lavatórios.

    e também como já disse penso que pode perfeitamente estudar uma solução de casa sem que seja esta de ser um corpo balançado no socalco. pode perfeitamente organizar uma casa num socalco sem que esteja balançada e que permita maior acesso ao exterior.
    • Gex
    • 26 novembro 2013

     # 8

    Eu que não percebo nada disto e que provavelmente tive o arquitecto mais incompetente do universo a fazer-me o projecto da minha casa, parece-me:

    -A casa de banho que serve os dois quartos, ao ter entradas separadas a partir de cada quarto, não dá privacidade a quem lá está. (não preferiria um chuveiro em vez de banheira..?)
    -Numa casa como esta, pessoalmente não me agrada ter a sala de jantar junta com a cozinha (mas isso é de acordo com o gosto de cada um).
    -Acho que os arrumos deviam ficar perto da cozinha/lavandaria e não logo à entrada principal da casa
    • Gex
    • 26 novembro 2013

     # 9

    Ah, e o facto de ser sobre "estacas" até me dá arrepios...
  8.  # 10

    Obrigado pelo seu comentário Marco,
    Nós pedimos uma parte a parecer suspensa sobre os socalcos, não estavamos era á espera de tanto!
    Mas segundo o arquitecto ( e creio que faz algum sentido) parte da dificuldade neste terreno é o facto de ter muita rocha, e desaterro afectariam o nosso orçamento vs acabamentos muito.
      img3.jpg
  9.  # 11

    Olá Gex!
    Para lhe dizer a verdade as "estacas" até nos dão vontade de chorar!
    Em relação a sala de jantar, foi um pedido muito importante nosso, gostamos muito de cozinhar, e as crianças ao chegar da escola podem lá estar a fazer os trabalhos de casa, a família lancha lá, os homens conversam, as mulheres coscuvilham, é o coração da casa ;)
      img12.jpg
  10.  # 12

    olhe

    como isso me parece ainda pouco espremido, peça-lhe mais soluções, uma circunstancia não pode ser impeditiva de outras soluções.
    peça-lhe que estude uma solução que "assente" a casa ao terreno.

    ainda por cima tem a sorte se o declive ser mais ou menos no sentido norte sul o que permite que a norte ( a parte mais alta) possa estar semi enterrada, ou seja não precise de grandes vãos.
    Concordam com este comentário: Rui & Marisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui & Marisa
  11.  # 13

    Exactamente,

    Se o declive acompanhar esse sentido Norte-Sul, tem aí uma situação que poderá ter bastante proveito, sendo que a norte a habitação possa estar "semi-enterrada" e a sul os vãos envidraçados darão a luminosidade e claridade suficiente, bem como alguns ganhos ;)
    Concordam com este comentário: Rui & Marisa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui & Marisa
  12.  # 14

    Eu gosto da distribuição do espaço na zona dos quartos...na parte social não aprecio aquela cozinha/sala de jantar comum, mas suponho que tenha sido pedido assim ao arquiteto. Parece-me que, como diz, deveria estar mais ligado ao exterior. Também não vejo o escritório que mencionou (a não ser que seja aquela pequena divisão). E garagem, não tem? Não vejo onde arrumar lenha e outros apetrechos do campo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui & Marisa
  13.  # 15

    Olá Becas,
    Tem razão os arrumos estamos com esperança de os conseguir usar como escritório, mas o quarto de brincar infelizmente não está no projecto, o que nos preocupa tendo em conta que o nosso afilhado de 12 anos vai viver connosco, temos um menino a caminho e se na próxima fornada sair uma menina, estamos em apuros :)
    Quanto á garagem, infelizmente só temos 200 metros de construção, por isso é impossível, e essa é a razão pela qual o arquitecto criou uma casa tão suspensa, para poupar em desaterro e servir de abrigo para automóveis, lenha, etc...
  14.  # 16

    Pode sempre retirar os pilares desse alinhamento e puxá-los para trás.
    Concordam com este comentário: Rui & Marisa
  15.  # 17

    Alguns comentários pessoais:

    - também tinha a ideia de partilhar parte da IS dos quartos com entradas independentes assim como está... mas desisti. Algumas razões: falta de privacidade quando filhos forem maiores, divisão de um mesmo espaço por adolescentes é complicado, se/quando vender a casa estarei a restringir o meu mercado (pais com filhos do mesmo género). Gastei mais uns cobres e cada uma ficou com uma IS.
    - colocava os roupeiros dos quartos nas paredes de fronteira com outros quartos (assim como está faz-me lembrar um apartamento)
    - a inclinação da sala faz com que a IS de serviço e os arrumos fiquem não alinhados.... não gosto :-)
    - ponderava uma porta na entrada da sala quem vem do hall e uma outra à entrada da zona dos quartos (isolamento térmico/acústico)

    Com uma área de terreno tão grande, não terá por aí uma zona mais plana?
  16.  # 18

    Colocado por: Rui & Marisaantes de chatear o arquitecto sem razão!


    Quando for ao médico não se queixe das suas dores para ver o que acontece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui & Marisa
  17.  # 19

    Mas porque raio não fala com o seu arquitecto. Uma tremenda falta de respeito colocar aqui o projecto do colega sem falar com ele, sem dizer o que gosta e não gosta. Muito mau gosto. A função do arquitecto é arranjar soluções para o cliente, discutir com ele, afinal o cliente é quem paga.
    Porque não lhe disse tudo o que já aqui expôs ? Não entendo. Não faz sentido nenhum. Se eu fosse o arquitecto rescindia o contrato. Ou talvez não porque tem que se ganhar a vida não é ? Mas acho tudo muito mal.
  18.  # 20

    Concordo que tenho que falar com o arquitecto, e conforme sublinhei tenho muito respeito e consideração por ele, por isso mesmo, é que decidi pedir opiniões externas, para ter noção se não estou a ser realista nos meus sonhos... Quero que o arquitecto tenha o espaço que necessita para usar a criatividade e por a marca dele neste projecto, conheço muitos casos que se limitam a fazer a fazer criticas e o arquitecto fica sem espaço de manobra e a casa no fim reflecte a atitude do proprietário!
    Obrigado pela sua opinião
 
0.0171 seg. NEW