Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 30 outubro 2009 editado

     # 1

    Aviso da Administração do Fórum


    A informação incluída neste tópico está desactualizada e pode não se aplicar actualmente.



    Para dúvidas, esclarecimentos e reclamações relacionadas com este guia, por favor consulte: Questões relacionadas com o guia de conduta de participação no Fórum da Casa.

    O objectivo do Fórum da Casa é ajudar, esclarecer, informar, trocar experiências e impressões sobre tudo o que esteja relacionado com casas.
    Não é uma plataforma de anúncios ou de publicidade, não é um local para trocar insultos, para confrontos pessoais, ameaças ou para competições. Estas regras aplicam-se tanto a mensagens públicas como privadas.
    Se a sua participação denotar que o seu objectivo não é ajudar ou participar com comentários relevantes, úteis e construtivos, procurando conflitos, sabotando ou provocando mau estar no fórum, poderá ser suspenso ou banido permanentemente.
    Se a sua participação se reger por más intenções, sejam elas em que forma forem, será sancionado com suspensão ou banimento.


    Guia de conduta de participação a respeitar no Fórum da Casa
    Numa só frase: se quer participar no Fórum da Casa, faça-o correctamente, de boa fé, com boa vontade, desejo de ajudar e ser ajudado, sabendo que tanto pode ensinar como aprender, respeitando para ser respeitado.

    Em muitas frases, mais precisas:

    1. Não deve insultar, julgar, menosprezar ou censurar pessoas mas, pode discordar de ideias, conceitos ou princípios abstractos, fundamentando sempre que possível a sua perspectiva.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Não concordo com essa forma de fazer as coisas porque pode acontecer isto ou aquilo".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Só um estúpido como você é que faz as coisas assim".

    2. Deve evitar confrontações directas com outros membros que levem à criação de um mal estar no fórum. Respeite outras opiniões e permita que discordem de si - ninguém tem razão, todos temos perspectivas. Se for alvo de um membro mais abrupto, acalme-se e não responda, lembre-se do ditado: "vozes de burro não chegam ao céu". É preferível ignorar a continuar algo que não terá uma boa conclusão.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Sou da opinião que os profissionais tal devem ter em atenção que as coisas são vistas de outra forma por muitos".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Vocês são uma corja que anda por aqui só a roubar os desgraçadinhos".

    3. Tenha especial cuidado com referências depreciativas a empresas, produtos ou pessoas. Pode e deve contar a sua experiência mas, se necessário for, deve poder ser capaz de a fundamentar.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Comprei o produto Bolinhas de Sabão mas não fiquei satisfeito porque aconteceu isto (inserir foto)".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Esses produtos não prestam e quem os fabrica é um grande aldrabão".

    4. Se vai abrir uma discussão, pedir ajuda ou opiniões, deverá ter consciência que o fará para o bem e para o mal: quem responde tanto pode elogiar e apoiar como pode discordar e censurar. Deverá encarar as críticas como uma coisa boa, razão para reflectir e não como um atentado a si e ou às suas ideias ou princípios.

    5. Este é um fórum onde o objectivo comercial é bem vindo desde que moderado. Acredito que, neste tema, todas as opiniões são válidas e necessárias e isso inclui pessoas que fazem disto a sua vida profissional. Contudo, esse proveito comercial deverá ser claro, devidamente identificado e resultar de uma participação interessante, informativa e correcta. O equilíbrio de uma intervenção profissional/comercial poderá reflectir-se da seguinte forma: dá 10 para receber 1 de volta.

      • Exemplo do que se deve fazer:
        "Na qualidade de instalador, sugiro que faça assim, depois certifique-se de que isto e aquilo estão correctos e por último finalize assim. Assinado: António Instalador Profissional de Equipamentos".

      • Exemplo do que não se deve fazer:
        "Eu faço esse trabalho, ligue-me ou mande-me um email".

    6. Tendo em conta o ponto anterior, deverá ter em consideração que poderá encontrar opiniões parciais e que depende só de si tomar decisões, sabendo de antemão que algumas sugestões poderão ser tendenciosas mas, por outro lado, lembre-se que tal não quer dizer que sejam inválidas. A melhor forma de aferir a validade das intervenções de um determinado membro é vendo o seu histórico: clique no nome do membro e na página pessoal do mesmo, escolha a opção "Ver todos os comentários de (membro)". Verá todas as intervenções desse membro e poderá assim julgar melhor em que contexto intervém. A propósito disto: desconfie de opiniões demasiado elogiosas feitas por membros com pouco histórico.

    7. Não é permitida a participação com mais do que um registo (mais do que um nome de utilizador ou membro).

    8. Coisas de que não gostamos, evite-as em qualquer circunstância: palavrões, conteúdo não adequado (sexual (explícito ou não), violento, difamatório, pejorativo), escrita em maiúsculas, escrita abreviada (ao estilo da utilizada em SMS - leia aqui porquê), títulos curtos e pouco descritivos, discussões inseridas em categorias inadequadas, publicidade desnecessária e excessiva, a mesma mensagem repetida em diversas categorias e ou discussões, pessoas que se arrependem do que escreveram e depois querem apagar.

    9. Coisas de que gostamos: fotos a ilustrar, testemunhos de quem já experienciou, fez ou comprou, que se pesquise antes de perguntar, divulgação (online ou offline) do Fórum da Casa.
      Gostaríamos que este fórum fosse de dois sentidos: ajudar e ser ajudado, aprender e ensinar, receber e partilhar. Faça para que isso aconteça. :)

    10. Respeite a privacidade de terceiros: não coloque o conteúdo de conversas privadas no fórum, não coloque fotos que invadam ou possam remotamente invadir a privacidade seja de quem for, não identifique pessoas, não divulgue nomes ou demais elementos identificativos seja de quem for. Qualquer menção a pessoas, locais ou eventos, implícita ou explícita, que possam violar a privacidade de terceiros poderá ser removida a pedido dos ofendidos.

    11. Tenha em especial atenção as regras específicas para as discussões inseridas na categoria Diários e exposição de obras, trabalhos e bricolagem e que pode encontrar aqui: Nova categoria: introdução.

    12. Isto é um Fórum, a participação é voluntária, todas as sugestões e críticas são bem vindas mas, não é uma democracia: se não gosta destas condições, por favor não participe. Dito isto, quem tem o poder de mudar e moderar, aceita e gosta de cumprir tudo o que acima está escrito. :)
      Fique também a saber que poderemos: editar, alterar, fundir, mover ou apagar comentários, discussões e títulos para manter a casa arrumadinha. Isto inclui mas não está limitado a: apagar palavrões e insultos, eliminar maiúsculas, formatar textos e citações, inserir imagens, alterar títulos pouco descritivos ou inexactos, eliminar textos repetidos, eliminar comentários sem conteúdo, movimentar/apagar comentários e discussões inseridos em locais incorrectos/inadequados ou cujo conteúdo não respeite as indicações deste guia, etc. É no entanto importante mencionar que sempre que se editam comentários, tenta-se dentro do que é possível, fazer-se de forma a que nunca seja retirado o sentido ou o contexto em que são escritos. Por diversas razões e motivos, pode ou não ser avisado de eventuais alterações efectuadas à sua discussão ou comentário; em todo o caso, sempre que um texto ou título é alterado verá essa menção descrita como "editado" a seguir à data.

    13. Todos os membros podem reportar comentários que não cumpram o estipulado neste guia. Quando virem um comentário que não cumpra as instruções aqui escritas, deverão reportar e não responder ao comentário, se responderem ao comentário arriscam-se também a ser sancionados. Aqueles que utilizem a função de reportar comentários sem suporte ou fundamento neste guia de participação, também serão sancionados.

    14. Qualquer atitude contestatária das decisões dos administradores ou moderadores pode ser sancionada.

    15. O que pode acontecer se não respeitar este guia? O procedimento a tomar pelos moderadores será o seguinte (excepto em casos "urgentes" de publicidade desenquadrada, insultos, palavrões e outros casos menores de repetição ou formatação de comentários):

      • Avisa o membro uma vez;

      • Se o comportamento persistir, suspende o membro;

      • Se após a suspensão ou suspensões, não houver uma mudança de atitude, inibe o membro de colocar comentários e discussões de forma permanente (é banido).

      Se o membro se voltar a registar, o processo de aviso será mais curto, naturalmente. Em casos graves, ao mínimo indício, será permanentemente inibido.

    Este guia está sujeito a alterações. Se tiver dúvidas ou quiser sugerir alterações poderá enviar-me uma mensagem privada nesse sentido.

    Um último pedido: por favor facilite, não complique ou dificulte - ninguém quer ser polícia de ninguém. Desejo-lhe uma boa estadia. :)

    Para dúvidas, esclarecimentos e reclamações relacionadas com este guia, por favor consulte: Questões relacionadas com o guia de conduta de participação no Fórum da Casa.
 
0.0139 seg. NEW