Iniciar sessão ou registar-se
    • FFF
    • 11 fevereiro 2015

     # 1

    Boa noite.

    Estou prestes a começar a construção da minha moradia. Quem já passou por isto, entende a excitação e entusiasmo que nos toma neste momento.

    No último ano, li muitos comentários aqui no fórum, alguns deles com informação muito interessante, que me permitiram aprender um pouco sobre as tendências, os processos construtivos, as práticas entendidas como mais corretas, os vários tipos de materiais e mesmo as marcas de referência. Esta aprendizagem não faz de mim um especialista, mas permite-me definir o que quero para a minha moradia, entender o que os empreiteiros das várias especialidades me estão a oferecer e, em alguns casos, a ter sentido crítico. Por essa razão, começo por agradecer a todos os utilizadores do forum, alguns deles que se foram tornando uma referência para mim, como o Nandogonca, FD, Anonimo16062021, Trolha, Pedro Barradas, Sérgio Rodrigues, entre outros.

    Pretendo colocar aqui as fotos, provavelmente não com tanta dedicação como o Nandogonca, e as contas da construção.

    Para começar, estou com um problema com o levantamento da licença. O Diretor Técnico da Obra tem o CAP expirado. Diz-me que estes CAP são vitalícios, não havendo renovação, mas a verdade é que a Câmara Municipal não o aceitou. Como vão fazer estas pessoas que, mesmo não sendo engenheiros ou técnicos, lhes foi reconhecida a competência a dada altura? Pelo que tenho lido, haverá muitos nesta situação com os CAP a expirar. Para já, pediu uma declaração ao INCI, mas eu temo que essa declaração apenas ateste a sua relação com a empresa detentora do alvará, e não a sua habilitação para este papel de Diretor Técnico de Obra. Pelo que pesquisei, ao contrário dos CAP de formador, não foi publicada legislação que venha abolir a necessidade de renovação dos CAP da área de construção.

    Sabem como se pode ultrapassar esta dificuldade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, nandogonca, Sergio Rodrigues
  1.  # 2

    Colocado por: FFFSabem como se pode ultrapassar esta dificuldade?

    Isso é problema do empreiteiro....arranja outro.
    Concordam com este comentário: riscos
  2.  # 3

    O que diz o seu director de obra sobre isso?
  3.  # 4

    Colocado por: FFFPelo que pesquisei, ao contrário dos CAP de formador, não foi publicada legislação que venha abolir a necessidade de renovação dos CAP da área de construção.
    Sabem como se pode ultrapassar esta dificuldade?


    É com base nisso mesmo que a maioria das câmaras está a recusar os CAP´s destes técnicos.
    A câmara tem que fundamentar as suas decisões com base em fundamentos legais e, de fato neste momento, “a lei” diz que estes técnicos estão impedidos de exercer uma atividade para a qual tinham obtido certificação.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem, FFF
    • FFF
    • 11 fevereiro 2015

     # 5

    Colocado por: LuisPereiraO que diz o seu director de obra sobre isso?

    O meu Diretor de Obra é o dono da empresa detentora do alvará e é quem está com dificuldade em ser aceite enquanto Diretor Técnico de Obra.
    Mas para já pediu uma declaração ao INCI. Vamos aguardar para ver o que atesta afinal essa declaração.

    Eu concordo que é um problema do empreiteiro numa primeira análise, mas será um problema meu também, na medida em que eu escolhi este empreiteiro e quero iniciar a obra o quanto antes.


    Colocado por: zedasilva
    É com base nisso mesmo que a maioria das câmaras está a recusar os CAP´s destes técnicos.
    A câmara tem que fundamentar as suas decisões com base em fundamentos legais e, de fato neste momento, “a lei” diz que estes técnicos estão impedidos de exercer uma atividade para a qual tinham obtido certificação.


    É verdade. Mas dado o estado atual do setor da construção (parado), parece-me que alguma coisa vai ter que mudar a este respeito, caso contrário vão estar a matar os negócios para estes pequenos empreiteiros, que não têm engenheiros nos seus quadros. Ou então, é uma forma de gerar emprego para as dezenas de engenheiros civis desempregados e que teriam que ser contratados também pelos pequenos construtores. Mas talvez isto já seja uma discussão política, para outra categoria no Fórum.
  4.  # 6

    e a planta para vermos e mandarmos umas "papaias" nao há :) ??
    • FFF
    • 11 fevereiro 2015

     # 7

    Não tenho umas simulações 3D tão bonitinhas como as do hugo80, mas alguma coisa se arranja.
    O terreno e a envolvente têm algumas limitações, resultando numa casa mais "normal", mas nós estamos satisfeitos com o resultado.
    Concordam com este comentário: r.gaspar1984
      Casa3D.jpg
  5.  # 8

    eh lá!!!!!! Isto............nao é grande demais??
    Nao tens os desenhos em 2D dos pisos?
    Isto parece enorme !! :)
    • FFF
    • 11 fevereiro 2015

     # 9

    Não, é pequenita. Só parece maior porque não me apeteceu encolher a foto. :-)
    A área de implantação do piso 0 anda em torno dos 100 m2.

    Para colocar os desenhos de arquitetura tenho que fazer uns cortes, para proteger a privacidade. Se tiver tempo, faço isso mais logo.

    Mas fiquei com a ideia de que a tua é maior do que a minha! :-)
    Estou a seguir com atenção a tua, a do r.gaspar e a do alc. Qualquer das 3 com um aspeto fantástico. A minha teve que ser geminada.
    • FFF
    • 11 fevereiro 2015

     # 10

    Aliás, a do r.gaspar ainda não dá para ver, porque ele não mostrou...
  6.  # 11

    Já coloquei uma imagem 3D da minha moradia num tópico de alguém, mas sinceramente não me lembro onde foi.. Em relação as plantas da casa, não disponibilizo por questões de privacidade..
  7.  # 12

    Colocado por: r.gaspar1984Já coloquei uma imagem 3D da minha moradia num tópico de alguém, mas sinceramente não me lembro onde foi.. Em relação as plantas da casa, não disponibilizo por questões de privacidade..


    https://forumdacasa.com/discussion/37890/3/nova-construcao/#Comment_747992
  8.  # 13

    Essas coloquei hoje, mas ja tinha posto noutro topico há um mês atraz
    • FFF
    • 12 fevereiro 2015

     # 14

    Eh lá, mais uma peça interessante de arquitetura! Esta sim, parece-me enorme! Vou lá fazer os meus comentários. :-)
  9.  # 15

    Porque é que agora mudou moda de ninguem colocar plantas... eu coloquei as minhas, já dezenas de pessoas colocaram as plantas mas agora parece haver um medo generalizado.
    Não me levem a mal a pergunta mas qual a razão?
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2015 editado

     # 16

    Colocado por: LuisPereiraNão me levem a mal a pergunta mas qual a razão?

    Há por aí algumas pessoas que gostam de fazer turismo de obras. Vão aos locais onde identificam a obra e tiram fotos. Para quê? Não sei. Enfim.
    Ora, ninguém gosta de se sentir observado, especialmente num sítio que é suposto ser o nosso "forte", não é?
    Não é que tal não aconteça em dezenas de outras situações, como quando se coloca um anúncio a vender ou arrendar a casa (com dezenas de estranhos a ver tudo!), quando temos o Google Maps com StreetView, quando existe uma miríade de informação disponível nas conservatórias e câmaras, quando inúmeras outras pessoas têm acesso a dados bem mais sensíveis. Porém, o receio é plenamente justificado pela exposição anónima relativamente global.

    Na minha opinião, nem 8 nem 80.
    O oito é colocar aqui tudo.
    O oitenta é não colocar nada.

    Desde que a localização da casa seja protegida, desde que não haja elementos identificativos (nomes, logotipos, empresas, sítios, moradas, envolventes, vizinhos, etc.), não vejo problemas em mostrar quase tudo.
    Mas, cada um é que sabe da sua vida. :)
  10.  # 17

    colocar imagens 3D, plantas ou outros elementos não me parece que sejam reveladores do local exacto onde se está a construir!!! o problema é quando se coloca a localização exacta!! dizer que se está a contruir na zona de Lisboa e muito diferente de dizermos que estamos a construir na freguesia de Belas ou na da Pontinha... aí a coisa já começa a ficar muito pormenorizada....
    •  
      FD
    • 12 fevereiro 2015

     # 18

    Quanto à casa do FFF, se me permite dar opinião, parece-me um pouco desordenada, descoordenada, muitos recortes, muitas janelas desencontradas, assimétrica demais para o meu gosto.
    Mas, se o projecto está fechado e gostam, nem tenho que dizer mais nada. :)

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
    • Rodri12
    • 12 fevereiro 2015 editado

     # 19

    Eu gosto da casa, só não acho agradável os 3 pisos. A minha tem e se fosse eu a ter oportunidade de construir seria sempre só r/c.
    Mas compreendo perfeitamente que as condicionantes do terreno não o permitam

    P.s.: garagem é na cave? Se for passam a ser 4 lanços de escadas para ir da cave ao andar superior...
    Concordam com este comentário: FFF
  11.  # 20

    Numa opinião sobre o "3d", de facto a casa aparenta ser maior do que é.
    A mim faz-me mais confusão aquele volume no piso 0 que se destaca (castanho ou avermelhado).
    Se seguisse o alinhamento do piso 1, mesmo com aquele canto metido para dentro, penso que tinha um desenho mais homogeneo (ficando tudo branco).
    Ou até com um pequeno balanço da laje para criar uma zona abrigada (que penso ser esse o pretexto daquele tal volume).
    Tenha em atenção a impermeabilização de todas aquelas varandas, terraços e coberturas. São bastantes, e se não estiverem bem executadas, será uma enorme chatice no futuro.
    Idem para o isolamento térmico dessas lajes.

    É um detalhe, mas a chaminé do churrasco é mais estética que funcional. Nem sei mesmo se seria autorizada só com aquela altura. Em termos de fumos é quase o mesmo que não ter chaminé.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFF
 
0.0233 seg. NEW