Na minha última casa decidi não reservar espaço para garagem. Contudo, durante o verão o carro ficava muito quente e em muitas manhãs de inverno tinha que raspar o gelo dos vidros. O ano passado, durante as férias, resolvi construir qualquer coisa que remediasse estes inconvenientes e que fosse tão “invisível” quanto possível.
Depois de refletir nos materiais decidi-me pela construção de uma estrutura simples em madeira de pinho tratada em autoclave com cobertura em policarbonato alveolar. A cor da madeira assemelha-se muito à da pedra do muro adjacente e dificilmente teria coisa mais “invisível”. Decidi que não adoçava a estrutura ao muro porque isso me iria impedir de fazer a limpeza das ervas daninhas que episodicamente nascem nas fendas entre pedras e porque não estava absolutamente certo do impacto visual. Se não gostasse do resultado, facilmente removeria a estrutura para outro local. As dimensões do abrigo foram determinadas pelo tamanho do carro (pequeno) e pelas dimensões da chapa de policarbonato. Ou seja, ocupa a área de uma chapa de policarbonato com 6m de comprido por 2,10m de largura. Cortada em duas, obtive um retângulo de 3m x 4,20m, o necessário e suficiente para a função.
Fez-se coincidir a zona superior da estrutura com uma das linhas de juntas do muro de pedra. Dada a leveza do policarbonato, a estrutura apenas precisa ser autoportante e resistir à ação do vento.
Depois de desenhada à escala, os elementos da estrutura foram cortados nas respetivas medidas. Foram usadas peças de 0,12m X 0,4m para os pilares e peças de 0,14m x 0,3m para os elementos da cobertura.
Os pilares – em pinho nacional, com maior resistência mecânica, dimensionalmente mais instáveis e mais pesados que o abeto das traves de cobertura - foram finalizados em sanduiche à medida que os ia juntando.
Uma vez inseridos nos pilares - nivelados com os prumos ilustrados em #12 - os “T’s” eram subidos ou baixados com o auxílio de um maço e de um pé-de-cabra e, finalmente aparafusados como os outros elementos.
..., os “T´s” foram chumbados aos solo com duas verginhas de 8mm vergadas na extremidade com as orelhas do martelo. Obviamente esta ancoragem apenas serve uma estrutura muito ligeira, apenas para prevenir as forças que resultam da acção dos ventos.