Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sou aluno de mestrado em engenharia mecânica e gostaria de saber a opinião aqui no fórum em relação a uma tese com o tema "Piscina Ecológica", basicamente consiste, no aquecimento da piscina por geotermia, utilização da água da piscina para a refrigeração de uma casa e aproveitamento da água da piscina e da chuva para a rega do jardim e uso doméstico. Acham que há viabilidade na projeção de algo deste tipo, a nível de custos e até mesmo em aspectos legais?
    Obrigado
  2.  # 2

    se acha que trás mais valias! quer desenvolver melhor o conceito? para irmos contra-argumentando se for o caso...?

    assim à primeira vista o maior entrave é custo inicial e retorno do investimento muito longo...

    quanto a questões legais, o aproveitamento dessas águas para uso doméstico, será apenas para autoclismos (terá de criar um circuito separado para essas águas).
  3.  # 3

    Colocado por: sharko tema "Piscina Ecológica", basicamente consiste, no aquecimento da piscina por geotermia

    para ser verdadeiramente ecologico o aquecimento deveria ser solar,
  4.  # 4

    Normalmente quem tem piscina , usa so no verão, nesse caso solar é suficiente.
    No caso de usar fora do verao, entao estamos a falar pessoas com muito dinheiro onde investir em geotermia nao será um entrave.
    O aproveitamento da agua, precisa de uma ETAR com analises periodicas , mais uma vez nada de mais para quem tem dinheiro.
  5.  # 5

    A minha ideia inicial era dispensar a bomba de calor e fazer o aquecimento da água da piscina através da circulação da mesma a uma certa profundidade, mas não tem viabilidade pois implica grandes profundidades e uma bomba muito potente para satisfazer o caudal necessário. Sendo assim estou a pensar em aplicar um sistema com uma bomba geotérmica (água/água) que suponho que seja bem mais eficiente que uma bomba de calor ar/água devido à temperatura constante, por exemplo, a 2 metros de profundidade todo o ano.

    Outra ideia era acoplar o circuito de tubagens da piscina às paredes da casa, ou seja, fazer bombear a água da piscina saída do skimmer pelo filtro e pela casa antes de retomar à piscina, permitindo utilizar a água da piscina para a refrigeração da casa.

    A terceira ideia era ter um reservatório onde se aproveitaria a água da chuva e a água da piscina (ao despejar a piscina, em vez de enviar para o esgoto, utilizá-la) para utilização doméstica (autoclismos) e para o sistema de rega do jardim.

    Gostaria de salientar que o objectivo principal de utilizar o aquecimento geotérmico é aumentar o tempo de uso da piscina, isto é, em vez de ser de Junho a Setembro, poder utilizá-la de Abril a Outubro.

    Peço desculpa pelo texto um pouco confuso.
  6.  # 6

    Colocado por: sharkA minha ideia inicial era dispensar a bomba de calor e fazer o aquecimento da água da piscina através da circulação da mesma a uma certa profundidade

    isso somente é valido para arrefecimento nunca para aquecimento de uma piscina ou habitação.

    Colocado por: sharkSendo assim estou a pensar em aplicar um sistema com uma bomba geotérmica (água/água) que suponho que seja bem mais eficiente que uma bomba de calor ar/água devido à temperatura constante, por exemplo, a 2 metros de profundidade todo o ano.

    é mais eficiente, mas o diferencial de custo é absurdo: uma bomba de calor para aquecimento de piscina custa em media uns 2500€ enquanto que uma geotermica com a mesma capacidade começa nos 30.000€.
  7.  # 7

    Colocado por: sharkGostaria de salientar que o objectivo principal de utilizar o aquecimento geotérmico é aumentar o tempo de uso da piscina, isto é, em vez de ser de Junho a Setembro, poder utilizá-la de Abril a Outubro.
    a melhor, mais eficiente e barata é uma qualquer solução solar termica, dentro destas tem bastantes opções desde aquecimento directo com colectores próprios em polipropileno até soluções de alto rendimento com acumulação de inercia.
  8.  # 8

    jorge alves obrigado pelas dicas, sem querer duvidar de si, onde posso encontrar preços de uma bomba geotérmica?

    O propósito desta tese é tentar tornar a piscina em algo útil para além de dar uns mergulhos no verão, qual é a sua opinião em relação à ideia de acoplamento ao sistema de refrigeração?

    E já agora o sistema de rega.
    • foc
    • 21 setembro 2015

     # 9

    Fala em piscina ecologica, mas não falou nada relativamente ao tratamento da água!
  9.  # 10

    Colocado por: sharkonde posso encontrar preços de uma bomba geotérmica?
    é perguntar a esta rapaziada,
  10.  # 11

    foc tem toda a razão e outro ponto que tenho de explorar nomeadamente a eliminação do cloro para poder regar o jardim. Sei que poderia ter um reservatório externo para o cloro evaporar mas não seria esteticamente apelativo, por isso, provavelmente utilizaria químicos, e atenção que quando falo de utilização doméstica estou me a apenas a referir a autoclismos.
  11.  # 12

    Colocado por: sharkqual é a sua opinião em relação à ideia de acoplamento ao sistema de refrigeração?

    nada funcional, porque a temp da agua da piscina será sempre superior ao desejável para fazer algum arrefecimento.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • foc
    • 21 setembro 2015

     # 13

    Existem sistemas que dispensam o tratamento químico!

    Utilizar a água para regar e usar no autoclismo não faz sentido
  12.  # 14

    Não faz porquê? É preferível escoar a água da piscina toda para o esgoto? Porque não aproveitá-la nesse sentido?
    • foc
    • 21 setembro 2015

     # 15

    Colocado por: sharkNão faz porquê? É preferível escoar a água da piscina toda para o esgoto? Porque não aproveitá-la nesse sentido?


    Quem tem piscina "nunca" a vai esvaziar, é preferível manter a água em boas condições durante o ano e ir acrescentando no verão
    Concordam com este comentário: jorgealves, fernandoFerreira, callinas
  13.  # 16

    Sim estamos à falar de um público alvo que nunca esvaziara a piscina.
  14.  # 17

    E se esse acrescento no Verão fosse do aproveitamento da água da chuva?
  15.  # 18

    bom bom era geotermia atraves de um curso de agua ou nascente como ja vi feito! e ai fazia tudo!! aquecimento, arrefecimento, rega, abastecimento de agua e produção electrica!!!
    • foc
    • 21 setembro 2015

     # 19

    Colocado por: sharkE se esse acrescento no Verão fosse do aproveitamento da água da chuva?


    De verão a agua evapora, não sei que quantidades, mas quer armazenar água da chuva? sabe que a tem que tratar antes de a meter lá
  16.  # 20

    O tratamento suponho que seja o mesmo que se usa para a água doméstica certo?
 
0.0164 seg. NEW