Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola. Estou a terminar o projeto da minha moradia. Neste momento estou com uma dúvida relativamente ao tipo de isolamento a utilizar entre paredes. Já me falaram da cortiça e do esferovite. O primeiro, assumem ser melhor mas mais caro. O segundo pior mas mais barato. Gostava de ter uma opinião mais fundamentada. Agradeço ajuda. Um abraço
  2.  # 2

    Esqueça a cortiça, está em desuso, e trabalhando em conjunto não tem termicamente e acusticamente a mesma eficácia. O que tem nos pormenores do projeto de arquitetura, de estabilidade junto aos pilares, e no projeto térmico?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prosa
  3.  # 3

    Obrigado pelo comentário. Os pormenores que refere ainda não estão definidos. Ainda ontem terminei o desenho com o arquiteto. Mas aquilo que refere tem influência sobre a questão que coloquei? Mais uma vez, obrigado
  4.  # 4

    Não vai ser por aplicar wallmate, ou la de rocha que lhe vai fazer encarecer a obra.
  5.  # 5

    Para espessuras iguais, o melhor em resistência térmica é sempre o XPS.
  6.  # 6

    Colocado por: BricoleiroPara espessuras iguais, o melhor em resistência térmica é sempre o XPS.


    Mas em conjunto, ja não.
  7.  # 7

  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021
    Depende da resistência térmica de cada material


    Como assim? Dentro do XPS com a mesma espessura há marcas do mesmo material com diferentes resistências e condutividades?
  9.  # 9

    Até hoje, nos comparativos que vi, o XPS saiu sempre vencedor.
  10.  # 10

    Colocado por: Bricoleirohttp://www.aream.pt/download/diversos/Resistencia%20termica%20de%20materais%20isolantes.pdf


    5,0 cm EPS = 4,9 cm XPS = 5,3 cm lã de rocha = 5,6 cm aglomerado de cortiça = 11,0 cm reboco para isolamento térmico com 30% de humidade = 28,5 cm reboco para isolamento térmico com 100% de humidade.

    Tenho que acrescentar que só dois dos materiais isolantes têm características de isolamento térmico e sonoro, a lã de rocha e a cortiça.
    Concordam com este comentário: alexp, joao2
  11.  # 11

    Colocado por: branco.valterTenho que acrescentar que só dois dos materiais isolantes têm características de isolamento térmico e sonoro


    Sim, só me referi a isolamento térmico, acústico são outros valores e aí o XPS já não será o melhor.
  12.  # 12

    Eu não comparei nada, apenas coloquei os valores do documento acima.

    O Dias sabe melhor que eu que cada um coloca os valores que melhor convém-lhe. Também sabe que eu tenho um afecto especial pela cortiça, mas reconheço que o dito material tem vários contras, um dos quais começa logo no preço.
  13.  # 13

    Colocado por: BricoleiroSim, só me referi a isolamento térmico, acústico são outros valores e aí o XPS já não será o melhor.

    por isso é que referi o trabalho do isolamento em conjunto, térmico e acustico
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021As contas tem que ser feitas assim..
    3 cm XPS 0,35 = 0,857 m²K/W
    3 cm EPS 0,35 = 0,857 m²K/W
    3 cm LM 0,35 = 0,857 m²K/W


    E existe isso?

    Isso é por todos por igual quando eles não são iguais.
  15.  # 15

    Caro Prosa, aqui no Fórum em questão de isolamentos os especialistas só conhecem 3 tipos de isolamento: lã de rocha/vidro, EPS e XPS.

    Agora que vai iniciar a sua moradia, quer ideias sobre as boas práticas de construção? Consulte (e o seu arquitecto) o "Portal da Construção Sustentável". Lá encontra óptimas sugestões. Curiosamente no que se refere a isolamentos esses 3 tipos não constam lá...
  16.  # 16

    Colocado por: Mariana Araujoo "Portal da Construção Sustentável". Lá encontra óptimas sugestões. Curiosamente no que se refere a isolamentos esses 3 tipos não constam lá...


    Falta dizer o resto, nesse portal só menciona como isolamento o aglomerado de cortiça por causa do nome do próprio portal (sustentável). Caso não saiba para fabricar esferovite é preciso petróleo. Isso não quer dizer que o material em si seja pior que a cortiça, até pode ser melhor. É uma questão apenas ambiental.
  17.  # 17

    Processo de fabrico
      esferovite.jpg
  18.  # 18

    Está enganado, não refere só a cortiça. Nas coberturas também aconselha espuma ecológica projectada.

    Como bem exemplifica, para fabricar esferovite (EPS) é preciso petroleo e só por esse facto jé é pouco recomendável. Ainda há pouco houve a cimeira de Paris sobre questões ambientais e houve muitas recomendações e metas a atingir. Deve começar por cada um de nós a mudança de hábitos .
  19.  # 19

    Mariana, o que é espuma ecológica projectada? É feita com que material?
  20.  # 20

    BV, contráriamente á espuma de poliuretano tradicional que contém como componentes também derivados de petróleo (poliol + isocianato) e HCFC como gases de expansão (nocivos para a camada do ozono),esta nova geração de espumas tem componentes naturais e o gás de expansão é a água.
 
0.0172 seg. NEW