Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual é o detetor de gás adequado para instalar junto a um esquentador?
    Qual o tipo de detetor e onde comprar?

    A minha dúvida é a de que haverá dois tipos de gases no local. Gás butano da botija e os gases resultantes da queima, certo?
    Existe algum detetor para os 2 tipos de gases?

    O esquentador é um Delta 11L da Brico Depot, atmosférico, instalado há uma semana, com uma boa saída de exaustão independente e direta a menos de 30 cm, a funcionar corretamente até agora. Tem sensor(es) de exaustão.

    Pretendo aumentar a segurança com um detetor de gás, como se trata de uma instalação numa lavandaria fechada, sem ventilação natural, com uma janela normalmente fechada, num apartamento de construção de 1992.
  2.  # 2

    O detector de CO ( presente nos gases de combustão), em principio não precisa, pois o esquentador deverá ter um sensor, que corta a alimentação do gas automaticamente.
    Pode adquirir um sensor autónomo de gás butano/ propano. deve ser instalado a cerca de 30cm do pavimento, perto do local de abastecimento. Mas esta só dá alarme, não faz mais nada.
    Deve garantir uma ventilação permanente no local. Pela legislação GPL. deverá ter um abertura para o exterior com A=100cm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ad-minister
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasMas esta só dá alarme, não faz mais nada.
    em conjunto com uma valvula de corte ja faz!
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Cuidado Pedro, butano e propano menos denso que o ar logo sobe. Sensor 30cm do tecto. Gás natural mais denso que ar, logo sensor 30cm do pavimento.

    sera?a mim ja me dizeram o contrario, a casota do gas de botija tinha que ter os respiros ate ao chão pois o gas sendo mais denso era mais pesado dito pelo tecnico do gas,tal como nos estacionamentos subterraneos são proibidos os veiculos a GPL pois as ventoinhas estão no teto e so fazem circular os gases normais menos o gpl!
    mas ,,,,,,
    Concordam com este comentário: Ad-minister
  5.  # 5

    Isso não está correcto!!! ;) é o contrário.

    Colocado por: Anonimo18072022ACuidado Pedro, butano e propano menos denso que o ar logo sobe. Sensor 30cm do tecto. Gás natural mais denso que ar, logo sensor 30cm do pavimento.
  6.  # 6

    Obrigado pelas v/ respostas. Têm sido muito úteis.

    Colocado por: Anonimo18072022AO detector de CO ( presente nos gases de combustão), em principio não precisa, pois o esquentador deverá ter um sensor, que corta a alimentação do gas automaticamente


    Sim, tem um sensor. Segundo o livro de instruções desliga automaticamente em caso de haver saída deficiente na exaustão.

    1. A minha dúvida é se esse sistema é suficiente ou deveria colocar um detetor p/ esse efeito também.
    2. Não existe um detetor para os 2 tipos de gases, o da queima e o butano?
    3. Ou o detetor de gás butano também deteta os gases da queima?



    Colocado por: Pedro Barradasdeve ser instalado a cerca de 30cm do pavimento, perto do local de abastecimento.


    Já pesquisei e deve ser colocado a 30 cm do chão, a 1,5 mts da botija de gás, de preferência à frente e sem obstáculos.

    http://abafire.com.br/wp-content/uploads/2014/08/dg2-na-parede.png
    em: http://abafire.com.br/wbp_produtos/sensor-detector-de-gas-wireless-multi-gas-glp-gn-co-codigo-afxx/

    http://fempa.es/rebt/automatizacion_vigilancia/pto3.htm

    Características do gás de botija: https://youtu.be/VdI4U7YG0uQ?t=2m58s
  7.  # 7

    Penso que não deve exagerar... Os sensores dos detectores de gás tem uma vida útil limitada dentro da fiabilidade, de até 5 anos
  8.  # 8

    Eu, por causa de todos esses receios do gás, retirei o gás de casa. Agora tudo é eléctrico... :)
  9.  # 9

    Colocado por: ClioIIEu, por causa de todos esses receios do gás, retirei o gás de casa. Agora tudo é eléctrico... :)



    bom e qual o receio?
    para ai umas 95 por cento de casas equipadas de gaz não tem este tipo de detectores ou outros e mesmo assim não se ouve falar em acidentes,depois eu em toda a minha vida ja vi e vivi em habitações com instalações mal feitas e não vi nada arrebentar apesar de ter mais hipoteses,agora la por se ter eletrico não sera preciso detector de fumo por exemplo?
    em França a nova lei obriga detectores de fumo e eu ate tenho um de CO2 numa habitação a 100 por cento eletrica,pois pelo preço mais vale comprar um para os dois!

    eu tambem sai descansado a Dois meses e quando cheguei tinha a casa quase a arder,bastou um fio mal apertado num quadro eletrico que so deu sinais 5 anos depois e pior o disjuntor associado nem mexeu apesar de quase derreter!
    Se em Portugal todas as pessoas fossem obrigadas a ter estes equipamentos tal como trocar aquelas mangueiras velhas,não inventar T com duas botijas os 4 acidentes que acontecem em Portugal por ano passavam para 1 talvez!!não esquecer que a maior causa de incendios em habitações são devido a mas instalações eletricas e não ao gas!

    tenho um destes que faz co2 e fumo numa habitação eletrica e na a gas vou comprar para gas tambem,o unico concelho è comprar um um pouco mais caro pois os baratos dão sempre falso alarme http://www.angeleye-shop.com/detecteur-de-monoxyde-de-carbone-angeleye-memory-co-9d-frt.html?codesf=1957962711&gclid=CPi91buyyMsCFRSeGwodeIkP2g
  10.  # 10

    Coloquei um ALARM ST401 para gás e até agora está tubo bem.

    Ainda não disparou e o esquentador (atmosférico) tem funcionado sem problema.

    É igual a este: http://www.vpcentrum.eu/alarm-pro-lpg-zemni-a-svitiplyn (nota: posição correta da imagem, girar 180º)
 
0.0093 seg. NEW