Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde,

    Pretendo instalar uma salamandra a lenha numa lareira em granito já existente.
    A salamandra que tenho em vista tem a saída de fumos vertical com 150 mm de diâmetro. A minha dúvida é a seguinte - a chaminé da lareira é em granito e vai a "afunilar" até à chaminé exterior da casa, que tem apenas 100 mm de diâmetro. É possível aplicar aos tubos de fumo duas reduções: de 150 mm p/ 120 mm e de 120 mm p/ 100 mm, ou estarei a prejudicar de alguma forma o bom funcionamento da salamandra, nomeadamente a boa evacuação do fumo.
    Quase não há salamandras com saídas de 100 mm e mesmo as de 120 mm são raras e demasiado pequenas.

    Agredeço desde já as vossas opiniões.
  2.  # 2

    Até é capaz de funcionar mas com uma ou duas cavacas bem secas, mas o mais provável é sair fumo pela salamandra para o interior da habitação.
    Não há possibilidade de furar a parede para o exterior a fim de passar o tubo que está dimensionado para o efeito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magane
  3.  # 3

    A parede dá para o exterior e é de uma casa antiga, em granito e tem 50 cm de espessura. Penso que essa solução é bastante trabalhosa. Ainda estou em fase de pesquisa para tentar encontrar uma salamandra com saída de 100, 120 ou 125 mm. De facto o meu receio é precisamente a sala ficar com fumo. De qualquer forma muito obrigada pela opinião.
  4.  # 4

    Uma salamandra a pellets tem normalmente o tubo da chaminé mais reduzido que uma a lenha, anda nos 80mm ou 100mm de diametro.
    Sendo a casa em pedra presume-se que seja fria, só uma questão qual a área/volume que pretende aquecer?
  5.  # 5

    É uma casa de fim de semana, gelada no inverno... como fica na aldeia lenha não nos falta. A sala terá aprox. 120 m3. Entretanto encontrei o modelo em anexo.
 
0.0099 seg. NEW