Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Luis K. W.
    Isso é para quando se chega a casa muito aflito, não é?


    Assim deixará de ter aquele espaço, à esquerda de quem entra, que pode servir de "escritório" /quarto de emergência (para quem não puder subir degraus).
    (ver "Acessibilidades").


    O escritório irá manter-se tal como está projetado, será uma divisão pequena, do lado esquerdo relativamente à porta de entrada.
  2.  # 22

    Colocado por: mhpinto
    Era por onde eu ia pegar a seguir ;)
    Se bem que esta questão, ainda que muito pertinente, não é incontornável, já que na pior das hipóteses haverá sempre a opção do elevador de escadas/cadeira elevatória agarrado ao corrimão. É longe do ideal, mas é uma opção.

    Eu continuo a achar que, melhor que estar a criar uma divisão desnecessária, o ideal é pensar a casa de forma a, mais tarde, caso necessário, poder adaptá-la a alguém que não possa subir escadas. Se essa sala de máquinas for feita a pensar nisso, nada impede de, mais tarde, transformá-la num quarto, eventualmente emparedando a porta para a garagem.
    (Já agora, não percebo a insistência em ter um acesso direto da garagem para o interior da casa. Concordo que é prático, mas é longe de ser imprescindível, principalmente se, como parece ser aqui o caso, para isso for necessário prescindir de outro tipo de funcionalidades. E há que não esquecer que é uma vulnerabilidade em termos de segurança: ninguém mete portas de garagem blindadas e à conta disso já ouvi muitos casos de casas assaltadas onde o ponto de entrada foi mesmo a garagem).

    Bem mais grave que não deixar um potencial quarto preparado é, para mim, não deixar um WC preparado para acolher zona de banhos nesse piso. Isso é muito mais difícil de reajustar futuramente do que transformar uma lavandaria num quarto.


    Diz aqui algumas coisas pertinentes:

    - Segurança relativamente a uma passagem da garagem para dentro de casa: estamos a pensar por três porta blindadas, a saber, a entrada principal, da garagem para dentro de casa, e da cozinha para o quintal.
    - O Wc do piso 0 sim, deveria ser completo, mas por dificuldades em ter área últil em baixo, acabamos por prescindir e fazer um Wc apenas social.
  3.  # 23

    Colocado por: PapoilaVerdeA opção da cozinha nas traseiras é mesmo uma opção nossa, pois permite que se chegue a uma zona de alpendre para fazer refeições na zona exterior mais recatada como são as traseiras.

    Absolutamente compreensível. Eu próprio faria a mesma opção.

    Assim sendo, várias coisas me fazem confusão:
    - O porquê de não ter uma porta pequena na ligação sala/cozinha. Uma maior daria uma maior ideia de continuidade de espaços e de amplitude. Não sei se isso vai ser alterado com a mudança do sítio do WC.
    - A localização da despensa, algo distante da cozinha.
    - Também não sabendo como vai ficar a ligação cozinha/sala com a alteração do WC, ganharia em comodidade reduzindo a distância entre a cozinha e aquilo que imagino será a a zona de refeições na sala.
  4.  # 24

    Vamos pedir uma porta de correr entre a sala e cozinha, que poderá estar sempre aberta e irá criar a ideia de continuidade entre estes dois espaços.

    Vamos pedir a alteração do wc para a entrada e depois vamos ver como fica a nova planta.
  5.  # 25

    Colocado por: PapoilaVerdeJá não sei bem se o que é permitido são 180m2 úteis ou brutos. O polígono de implantação é um quadrado de 10 po 10 metros.

    A ideia inicial que aqui está té é muito diferente desta solução.

    Idealizamos uma solução com base na casa do lado, de um familiar próximo, em que o lote era igual, mas pelos vistos há lá coisas que lá estão, e que a arquiteta não sabe como foram possíveis de aprovar.


    Afinal a área de 180m2 é área de construção bruta.
  6.  # 26

    Novas plantas e alçados, já com a localização das janelas, se bem que algumas destas ainda vai mudar ou desaparecer.

    Aceitam-se sugestões.

    Piso 0
      image26.jpeg
  7.  # 27

    Piso 1
      image27.jpeg
  8.  # 28

    Cobertura
      image28.jpeg
  9.  # 29

    Alçado principal
      image29.jpeg
  10.  # 30

    Alçado traseiro.

    As cores desenjoadas não são as que irão ficar.
      image30.jpeg
  11.  # 31

    Não sou arquitecto mas não me parece cumprir com a lei da acessibilidades, a escadaria de acesso ao piso superior não teria de ter 1,2m de largura?
  12.  # 32

    não sei se a questão já foi levantada...mas vai precisar de banho adaptado de acordo com o DL163/2006.
    Quanto à estética, tem muito de mistura de coisas, demasiadas tipologias de janelas e palas com pequenos paramentos de parede entre janelas; o alçado da cobertura inclinada não se percebe; onde vai colocar os móveis, nomeadamente a cama na suite?; desenhe o mobiliário à escala, inclusivé as louças sanitárias; desenhe as escadas para melhor perceber o seu impacto
    ...mas se quer algo holístico, coerente e bem feito, contrate um arquiteto; presumo que vai contratar um empreiteiro, certo? O custo do arquiteto vai recuperá-lo na obra. Boa sorte.
    Concordam com este comentário: JoaoPina
  13.  # 33

    A casa de banho do 1ºpiso vai ser a acessível.

    Estes desenhos já foram desenhados "à mão" por uma arquiteta que os irá passar para o computador.
  14.  # 34

    Nos alçados, onde esta amarelo vai ter a parede forrada a mármore bujardado e não leva no rodapé.

    Já agora alguém me sabe dizer o preço por m2 desta mármore bujardado para aplicação em parede?
  15.  # 35

    Colocado por: PapoilaVerdeA casa de banho do 1ºpiso vai ser a acessível.

    Estes desenhos já foram desenhados "à mão" por uma arquiteta que os irá passar para o computador.


    Não faria sentido a acessibilidade estar concentrada no piso 0?
    Imagine que parte uma perna ou qualquer coisa e fica 2 ou 3 meses numa cadeira de rodas.... tem que ir ao piso 1?
    Pense tudo operacional no piso 0... na minha opinião...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  16.  # 36

    Por falta de espaço (área) no piso 0, decidiu-se por uma casa de banho apenas de serviço.
    A casa de banho acessível ficará no piso 1.

    Já agora gostaria que opinassem sobre dois aspetos na planta:

    - Ligação cozinha/sala: parece-me pouco acessível, ainda para mais quando apenas iremos ter mesa de refeições na sala (neste momento, e num apartamento com cozinha mais pequena, consigo ter mesa de refeições na cozinha para as refeições do dia-a-dia e dá muito jeito).
    Mas aquela parede que existe entre a sala e a cozinha servirá para colocar uma aparadador de 2,25m que já tenho.

    - Casa de banho independente do 1º piso (acessível): dúvida na distribuição das loiças sanitárias, sobretudo no remate entre a banheira e o lavatório.
  17.  # 37

    Colocado por: nunogouveia onde vai colocar os móveis, nomeadamente a cama na suite?;
    Concordam com este comentário:JoaoPina


    Em princípio a janela lateral da suite não vai ficar exatamente como está. Nem coloquei imagens deste alçado lateral, pois é o que vai ter mais alterações pedidas ao nível da localização das janelas.
    Vai levar a janela para o alçado principal tal como está e terá mais uma janela lateral, rasgada mas alta, que ficará por cima da cabeceira da cama.
    • acj
    • 21 junho 2016

     # 38

    Para quê é que a sua arquitecta anda com esses rabiscos a lápis, régua e esquadro, e não faz o estudo previo logo em formato digital no computador? Atualmente só tem a sua casa pra desenhar e não tem mais nada pra fazer? Lol

    Isso feito no computador até para si tem logo aspecto, se fosse cmg dizia-lhe logo para parar de brincar as casinhas...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., PapoilaVerde
  18.  # 39

    Colocado por: acjPara quê é que a sua arquitecta anda com esses rabiscos a lápis, régua e esquadro, e não faz o estudo previo logo em formato digital no computador? Atualmente só tem a sua casa pra desenhar e não tem mais nada pra fazer? Lol

    Isso feito no computador até para si tem logo aspecto, se fosse cmg dizia-lhe logo para parar de brincar as casinhas...
    Concordam com este comentário:PapoilaVerde


    É uma arquiteta à antiga...diz que desenha à mão e que vai continuar a fazê-lo. Também achei a proposta um pouco mais amadora e imagino que dê imenso trabalho a fazer este tipo de desenho. E já vai na 3ª proposta, como poderão ver pelo tópico. Não fazia ideia, aquando da contratação dos serviços, que assim seria.


    Mas já estamos muito próximo da versão definitiva, falta ajustar umas janelas que pedimos ontem e a partir de agora, o próximo "boneco" já virá desenhado em computador.
  19.  # 40

    Colocado por: JoaoPinaNão sou arquitecto mas não me parece cumprir com a lei da acessibilidades, a escadaria de acesso ao piso superior não teria de ter 1,2m de largura?


    Não faço ideia.
 
0.0345 seg. NEW