Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    É possível colocar VMC e interligar com um recuperador de calor para aproveitamento no inverno? Há algum esquema disso ou alguém que já tenha feito?

    Estou a pensar nisso para a minha futura casa mas não sei se é viável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  2.  # 2

    Ponha a vmc e ponha um recuperador a ar e condutas por ex e não á precisa de interligar nada
  3.  # 3

    Pois, mas duplicava o sistema, condutas e ventiladores para o recuperador e o mesmo para a VMC.
  4.  # 4

    Vmc tem como função ventilar e renovar o ar viciado da habitação, eu não conjugava nada embora seja possível fazer mas não vejo mais valia relevante
  5.  # 5

    A mais valia é no inverno aquecer toda a casa com o sistema de VMC quando ligar o recuperador. É a única e grande vantagem, até porque não estava a ponderar colocar mais nenhum tipo de fonte de aquecimento para a casa. Como o sistema de VMC é ponto assente devido à minha saúde e da própria casa queria aproveitar um sistema desse tipo (se funcionar) pois assim reduzia custos e era mais funcional. Já pensei até em fazer o tubo de admissão de ar da VMC passar pela hotte do recuperador e assim aquecer o ar, com a vantagem de continuar a aquecer mesmo depois de várias horas ter desligado o recuperador. Não sou técnico da área mas uma hotte bem isolada deve demorar umas boas horas a arrefecer depois de o recuperador estar a "bombar". Depois disto tudo gostava que alguém perito na área comentasse se o tubo de admissão a passar na hotte era suficiente para aquecer o ar vindo do exterior ou se dava mesmo para interligar sistemas.
  6.  # 6

    Isso não será bem assim como diz, uma hote não fica horas quente, só sr for um recuperador de massa, além disso ao ligar a Vmc à hotte vai ter sempre que ter uma entrada de ar novo!
  7.  # 7

    Pois eu não sei, por isso coloquei a questão no fórum. Mesmo bem isolada e sem saída de ar para a sala a partir da hotte acho que deve atingir uma temperatura bem alta e deve permanecer durante algum tempo, sou leigo na matéria atenção.

    Não me devo ter explicado bem, a entrada de ar da VMC era na parede exterior da casa junto à entrada de ar do recuperador que também é no exterior mas antes de chegar ao ventilador (VMC) o tubo passava pelo interior da hotte aquecendo o ar. Isto é possível acho eu, não sei é se aquecia o ar o suficiente para chegar aos quartos quentinho. É uma ideia minha não sei se alguém já fez algo parecido.
  8.  # 8

    faça um esquema para tentar explicar melhor aquilo que pretende.
    aproveitar o calor da Hotte e distribuí-lo acho que faz todo o sentido.
    é possivel com material refratario criar umas paredes que irão acumular calor e dissipá-lo, podem é dissipar + rápido que aquilo que está a pensar.
    a parte de interligar com a VMC é que não estou a ver como quer fazer.
    estará a fazer confusão com os sistema de duplo fluxo? VMC com recuperação de calor? é que não tem nada a ver com recuperadores de calor de lareira...
  9.  # 9

    Sim é isso peço desculpa, Ventilação mecânica duplo fluxo, extrai das zonas húmidas e ventila as zonas secas. A única diferença de uma montagem "normal" é que o tubo de admissão de ar do sistema de duplo fluxo passava pelo interior da hotte e só depois pelo equipamento que por sua vez enviava o ar para os quartos.
    • DAJP
    • 29 agosto 2016

     # 10

    O recuperador aquece as divisoes por convecção e por ar enviado para as outras divisões e a VMC em vez de desperdiçar esse calor, recupera-o e manda-o para todas as divisões. A casa funcionará como um todo. Irei instalar um sistema semelhante.
  10.  # 11

    Colocado por: DAJPO recuperador aquece as divisoes por convecção e por ar enviado para as outras divisões e a VMC em vez de desperdiçar esse calor, recupera-o e manda-o para todas as divisões. A casa funcionará como um todo. Irei instalar um sistema semelhante.


    Boas isto foi uma idea que tive para o aquecimento da casa e aproveitar o sistema de duplo fluxo e o recuperador, achas que resulta ? O tamanho de tubo que vai passar pela hotte vai ser o suficiente para aquecer o ar vindo do exterior a uma temperatura aceitável ? Tenho medo de investir num sistema deste género e ser uma barracada. Gostava de saber se alguém tem algo do género.

    O recuperador tem quatro saídas de ar e essas aqueciam os elementos junto ao mesmo: Sala cozinha corredor e andar de cima onde só fica um salão o VMC tratava do resto.


    Penso que era um sistema interessante a desenvolver e retirava o maior partido do recuperador e da própria hotte que tinha que ser pensada para perder o menor calor possível, assim mesmo depois de deixar de meter lenha, como já disse antes, iríamos ter um calor "gratuito" durante pelo menos algumas horas.

    Podemos também pensar num permutador de calor na hotte era ainda mais eficiente para o aquecimento do ar.

    Que sistema semelhante estas a pensar colocar ?
  11.  # 12

    isso é capaz de não ser boa solução.
    acho preferivel distribuir esse calor pelas divisões da casa. e pode fazer à mesma uma parede de inércia (acumuladora de calor), dentro da hotte.
    mas eu não metia a admissão da VMC a ir buscar ar quente à hote. Acho que se fizer isso, vai perder o calor + rapido, pois a VMC vai estar a extraí-lo para a rua.
    alem de que pode existir sempre algumas pequenas fugas de fumo, que mais depressa sujam o permutador de calor da VMC
    • JFTP
    • 30 agosto 2016

     # 13

    Se a hotte/recuperador tem ventiladores auxiliares, basta manter os mesmos ligados enquanto houver calor residual na hotte (por norma os recuperadores até já fazem isto... poderia eventualmente alterar a histerese de paragem do ventilador para aproveitar todos os "watts" residuais).

    Quanto ao VMC de duplo-fluxo, faz o trabalho dele em separado. Não estou a ver a vantagem em interligar os dois sistemas...

    ... ou está a escapar-me alguma coisa?

    JFTP
 
0.0130 seg. NEW