Iniciar sessão ou registar-se
    • NBA
    • 1 dezembro 2016 editado

     # 1

    Gostava de perguntar aos fóristas qual o melhor sistema de aquecimento que devo colocar na minha moradia que se encontra em fase de construção.
    Estava a pensar instalar um recuperador a lenha e que estivesse ligado a radiadores somente instalados nos quartos. Pensava que na sala e cozinha não precisaria de colocar radiadores uma vez que o recuperador seria de dupla face de modo a aquecer simultaneamente as duas divisões. No entanto o forista aleixomatos refere que na sua moradia e passados 5 anos conclui que o seu recuperador na divisão que está instalado não emite calor direto e pressuponho que deveria também ter colocado radiadores na sala.
    A moradia é tipo t4 e com uma área de 220 m2 , térrea com laje de desvão (50cm acima do solo). Isolamento térmico de 6 eps e bloco térmico de 20 cm e tijolo de 11 cm por dentro. Casa virada para Sul (paineis solares com cilindro de 300 L).
    Não vi ainda que recuperador colocar se ligado ao aquecimento central (radiadores) ou somente um recuperador normal que aquecerá somente sala e cozinha e depois nos quartos radiadores a óleo eléctricos?
    • NBA
    • 4 dezembro 2016

     # 2

    Ninguém quer dar a sua opinião?
    Cumprimentos a todos.
    Obrigado
  1.  # 3

    Se é para utilização esporádica...Eu apostarian um sistema de AC. Pois um sistema por radiadores, vai demorar algum tempo até climatizar a casa...
    Em complemento,pois se que utilizar uma lareira...pode ter a lareira com o recuperador de calor, se for possivel tecnicamente meta um sistema de condutas para distribuir ar quente por outras divisões....
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 5 dezembro 2016 editado

     # 4

    Colocado por: Pedro BarradasSe é para utilização esporádica...Eu apostarian um sistema de AC. Pois um sistema por radiadores, vai demorar algum tempo até climatizar a casa...
    Em complemento,pois se que utilizar uma lareira...pode ter a lareira com o recuperador de calor, se for possivel tecnicamente meta um sistema de condutas para distribuir ar quente por outras divisões....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NBA


    Também me aconselharam a instalação de um AC para uso de Verão. Será que as moradias com PAREDE BLOCO TÉRMICO 20CM E SISTEMA ETICS EPS 7 CM e alumínio, com corte térmico de abrir, com vidro duplo incolor 4mm, cx. ar 16mm + PLANITHERM ULTRA N + incolor 5mm deixam passar o calor? Sei que em termos de manter o calor dentro da moradia no Inverno estarei suficientemente servido, mas para o Verão?
    Já agora quem sabe dizer o valor de uma porta de 1, 40 oscila-batente com as características anteriormente referidas?
    Como tenho 6 Portas janelas com essa dimensão conseguiria fazer uma estimativa de quantos euros me aguarda gastar.
    Cumprimentos a todos.
    Obrigado.
  2.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasSe é para utilização esporádica...Eu apostarian um sistema de AC. Pois um sistema por radiadores, vai demorar algum tempo até climatizar a casa...
    Em complemento,pois se que utilizar uma lareira...pode ter a lareira com o recuperador de calor, se for possivel tecnicamente meta um sistema de condutas para distribuir ar quente por outras divisões....


    Colocado por: NBANota: A utilização da moradia é só de fim de semana (2ª habitação) Zona Centro Litoral.

    Eu iria mais longe. Instalaria apenas o recuperador com as condutas e, se tem assim tanto receio de que não seja suficiente numa zona de clima tendencialmente moderado nem quer ponderar sistemas menos definitivos (o bom velho radiador a óleo, p.e.) então faça a pré-instalação de AC.
    Se com o uso da casa sentir que precisa mesmo do AC, instale-o então. Não precisa para já de fazer o investimento, nada poupa com isso, creio.

    Colocado por: NBANo entanto o forista aleixomatos refere que na sua moradia e passados 5 anos conclui que o seu recuperador na divisão que está instalado não emite calor direto

    Isso não terá sido por ter cometido o erro, que já vi noutros casos, de fazer condutas de ar quente para outras divisões sem ter deixado uma saída de ar quente para a sala?
    Concordam com este comentário: tiago_eco, jorgemlflorencio
    • NBA
    • 5 dezembro 2016

     # 6

    Colocado por: mhpintoEu iria mais longe. Instalaria apenas o recuperador com as condutas e, se tem assim tanto receio de que não seja suficiente numa zona de clima tendencialmente moderado nem quer ponderar sistemas menos definitivos (o bom velho radiador a óleo, p.e.) então faça a pré-instalação de AC.
    Se com o uso da casa sentir que precisa mesmo do AC, instale-o então. Não precisa para já de fazer o investimento, nada poupa com isso, creio.
    • NBA
    • 5 dezembro 2016

     # 7

    Colocado por: NBA


    Obrigado mhpinto. Concordo plenamente consigo. Estava mesmo a ponderar instalar um recuperador normal de duas faces (aquecimento de cozinha e sala simultâneamente) em que as condutas seriam somente canalizadas para as duas divisões. A cozinha tem 25m2 e a sala 45 m2 o recuperador será colocado na parede divisória com duas faces. Nos quartos como estão mais longe terei que utilizar radiadores a óleo.
    Penso que para os fim de semana de Inverno estarei servido.
    Quanto ao Verão a moradia terá mais uso e como tal a pergunta que faço é se a PAREDE BLOCO TÉRMICO 20CM E SISTEMA ETICS EPS 7 CM e alumínio, com corte térmico, com vidro duplo incolor 4mm, cx. ar 16mm + PLANITHERM ULTRA N + incolor 5mm deixam passar o calor? Sei que em termos de manter o calor dentro da moradia no Inverno estarei suficientemente servido, mas para o Verão?
    Acham que este tipo de alumínio será suficiente. Estas características encontram-se no meu projeto térmico e acústico.
  3.  # 8

    Sem não tiver palas e os vidros apanharem sol vai aquecer de verao, para isso talvez o guardian sun
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 9

    Nelson_Ricardo realmente a moradia está orientada para Sul e só aí tem 4 Portajanelas sem pala de proteção. No Inverno também é bom que entre Sol para aquecer. No Verão queremos que não entre. É a velha questão, queremos Sol na eira e chuva no nabal. Comas características de guardian sun estamos a falar de que percentagem a mais de orçamento?
  4.  # 10

    quase nada.
    se nao meter control solar no verao tem a que baixar os estores
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 11

    Já agora a caixa de estores será de 30 cm ainda não sei bem como será instalada uma vez que a parede será dupla. O Total da parede é de 40 com capoto incluído.
    Terei que ter algum cuidado especial?
    Amanhã vou averiguar melhor com o empreiteiro.
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 12

    Em conversa com o nelson_ricardo fiquei a saber que se calhar estarei a fazer asneira ao construir parede exterior com 40 cm de largura divididos da seguinte maneira (Fora para dentro):
    - Capoto de 7 cm + bloco térmico de 20cm + caixa de ar de 2cm + tijolo de 11 cm + 1cm estuque estanhado.
    - Moradia é na zona centro Litoral. Temperaturas amenas.

    Referiu-me que poderá criar condensação na caixa de ar e como tal terei problemas com humidades no radapé por dentro.
    Estava com certezas absolutas que estaria a fazer bem, dado que a caixa de ar de 2 cm por dentro será para que o tijolo de 11 não fique em contacto com o Bloco Térmico. A função do tijolo de 11 por dentro é a de levar com os rasgos que serão feitos pela tubaria eletrica e de águas. Assim não se esburaca o bloco térmico.
    Agora já está colocada a parede de fora de bloco térmico de 20 por isso não posso optar por mais largo.
    A solução apresentada foi de acordo com o Engenheiro e com o técnico da térmica.

    Gostava de ter mais opiniões sobre a parede de 11 que irei colocar por dentro, se com caixa de ar de 2cm ou encostada ao bloco térmico.

    Obrigado pela ajuda e todas as opiniões serão bem vindas.
    Concordam com este comentário: dedao
  5.  # 13

    Colocado por: NBAReferiu-me que poderá criar condensação na caixa de ar e como tal terei problemas com humidades no radapé por dentro.

    Referiu, mas referiu mal. Normalmente as condensações na caixa de ar acontecem na face exterior do isolamento térmico, se o isolamento térmico está no exterior (ETICS) não há condensações na caixa de ar.

    Isto de fazer obras com o apoio de foruns na net pode dar barraca. Se vai gastar uma pipa de massa, discuta estes pormenores com os técnicos que o apoiam ... ou deviam.
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 14

    Picareta tem toda a razão. Realmente iria brevemente por o assunto em dia com o Engenheiro e com o Técnico da Térmica. Mas como sabe é sempre bom saber outras opiniões. Os trabalhos que estão a ser executados já foram orçamentados e acordados e como tal faça ou não faça a parede de tijolo de 11 terei que pagar na mesma (digo eu) Agradeço o facto de ter dado a sua opinião à minha preocupação.
    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: AssistentePT
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 15

    Anonimo16062021, então a colocação do capoto não obedece à regra de quanto mais seca a parede melhor para receber as colas de fixação das placas de EPS?
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 16

    Anonimo16062021 a ideia de colocar a parede de 11 por dentro foi do técnico da térmica, apoiado pelo Engenheiro encarregue da obra ,fundamentando que assim os rasgos que serão feitos para a tubaria elétrica e de águas não serão feitos no bloco térmico. Não se esburacando o bloco térmico este não perde a essência para que foi concebido.
    Dizem que já viram eletrecistas e canalizadores a fazerem rasgos enormes que quase deixam o bloco térmico no osso e que depois enchem de cimento. Preferem que o bloco seja menos largo (20cm) mas que esteja em perfeitas condições. Por enquanto só tenho que acreditar no especialista da térmica e no Engenheiro.
    Cumprimentos.
  6.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Isso é dinheiro deitado á rua..as roças podem muito bem ser tapadas com uma argamassa térmica tipo isodur que sempre lhe fica mais barato que a parede dupla

    Ou então numa WC que leve muita tubagem na parede exterior poderia levar aí parede dupla, mas não era necessário na casa toda.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 18

    Acredito que tenham razão. Se estivesse a colocar a parede a mais e ficasse mal servido ficaria bastante preocupado. Por aquilo que depreendo das vossas opiniões estou somente a gastar mais dinheiro do que o necessário dado que não terei mais eficiência energética. Mas se optasse por só colocar o bloco térmico teria que ter já posto mais do que o de 20cm ou não?
    A parede exterior em toda a volta da casa é de 18 metros de largura por 13,5 de profundidade.

    Quanto ao capoto vou começar a ver orçamentos. Alguma questão que tenha de ter mais atenção (marcas, colas, etc..). Em princípio dão-me orçamento do capoto por m2?
  7.  # 19

    Colocado por: NBAPor aquilo que depreendo das vossas opiniões estou somente a gastar mais dinheiro

    Dinheiro e área útil.

    Colocado por: NBAMas se optasse por só colocar o bloco térmico teria que ter já posto mais do que o de 20cm ou não?

    Pelo menos 25cm.
    • NBA
    • 8 dezembro 2016

     # 20

    Quanto à área útil a perca não é significativa dado que se colocasse bloco térmico de 28 cm quase é o mesmo do que 20 cm + 3cm + 11cm. Quanto ao dinheiro, bem isso já não consigo contabilizar. As medidas totais da parede exterior já as postei anterior é só fazer as contas do material e mão de obra. Mas ainda estou esperançado que tenha alguns pozinhos de ganhos térmicos.
 
0.0276 seg. NEW