Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para as casa de banho azulejo ou vinil?
    Azulejo na parede em toda a altura ou parcial?
    Azulejo em todas as paredes ou apenas junto do banho e lavatório?
  2.  # 2

    Azulejo. De preferência artesanal.
    Em toda a parede.
    Em todas as paredes.


    Como alternativa ao azulejo, (nunca será o vínil) na casa de banho:
    Paredes forradas a espelho baço. Chão em pedra.
    Paredes e chão em cimento de preferência sem ser afagado.
    Paredes lisas pintadas de casca de ovo, chão em madeira corrida.
  3.  # 3

    As suas sugestões são meramente de "gosto" ou também "técnicas"?
  4.  # 4

    A técnica para mim é "escrava" do gosto.
    O que eu gosto é o que eu quero, a técnica apenas me preocupa como meio para se fazer o que eu gosto.
  5.  # 5

    Azulejos pintados à mão apenas tenho na minha mente como azulejos "tradicionais". Como incorporar este tipo de azulejo numa habitação com estilo mais contemporâneo? Tem alguns exemplos?
  6.  # 6

    Colocado por: CMartinA técnica para mim é "escrava" do gosto.
    O que eu gosto é o que eu quero, a técnica apenas me preocupa como meio para se fazer o que eu gosto.

    Pois, mas por vezes torna-se utópico...
  7.  # 7

    Colocado por: nbastos Pois, mas por vezes torna-se utópico...


    Nbastos e LuisPereira, e todos os que vierem a seguir,
    Se eu tiver que escolher: Primeiro o belo, depois a técnica. A técnica tem que ser dobrada à vontade do belo. É para isso que a técnica existe: para se por de joelhos e fazer a vontade à beleza.
    Nunca vice-versa.

    Quando a técnica não permite, eu esqueço a técnica. Quero é viver rodeada do belo.
  8.  # 8

    Colocado por: LuisPereira Azulejos pintados à mão apenas tenho na minha mente como azulejos "tradicionais". Como incorporar este tipo de azulejo numa habitação com estilo mais contemporâneo? Tem alguns exemplos?


    LuisPereira,
    Cada um tem os seus gostos, por eu achar bonito..o Luis não tem que achar :o)

    De qualquer forma, esse é um erro muito comum, pensar que os azulejos artesanais são "tradicionais" - quando os há até no mais contemporâneo dos designs. Até há em preto! Vá conhecer. Pode ser que goste. Ou não.
    :o)
  9.  # 9

    Concordo com o que diz quanto à técnica e gosto, embora tem de ser tudo bem medido :-)

    Voltando aos azulejos, na minha mente azulejos artesanais são os da imagem que coloco aqui neste comentário. Obviamente gosto e bastante, a casa que os meus pais recuperaram tem uma frente de azulejos recuperados e pintados à mão simplesmente fantásticos, mas tudo tem o seu lugar, não vejo um edifício como a casa da Música com um painel de azulejos destes.
    O que gostaria de ver eram exemplos de azulejos artesanais com um estilo mais contemporâneo que possam ser colocados numa casa de banho de uma casa do sec. XXI
      e669b12d432e12152c8cc5b124492d5b.jpg
  10.  # 10

    O que gostaria de ver eram exemplos de azulejos artesanais com um estilo mais contemporâneo que possam ser colocados numa casa de banho de uma casa do sec. XXI

    E há.
    O azulejo artesanal repare não é bem um estilo. É antes, talvez, mais uma textura.
    Há vitrificados e brilhantes, em encarnado, em preto, como lhe disse, em cinzento.
    Há de todos os designs e cores.
    Quando mandei fazer os meus (estilo antigo) nas Cerâmicas de Bicesse, foi uma das conversas que tive com os artistas, em que eles me explicaram que as pessoas agora "fogem" do azulejo artesanal porque pensam logo que são em estilo tradicional, quando querem moderno. Vá lá dar uma espreitadela, se achar bem, eles têm imensa coisa exposta..até em dourado e prateado. Surpreenda-se!
    Segredinho só entre nós: As Graças Viterbos trabalham imenso com eles :O)
    •  
      MRui
    • 14 maio 2010

     # 11

    Colocado por: CMartinVá lá dar uma espreitadela

    Pode começar por ver aqui.
  11.  # 12

    Colocado por: CMartinO que gostaria de ver eram exemplos de azulejos artesanais com um estilo mais contemporâneo que possam ser colocados numa casa de banho de uma casa do sec. XXI

    E há.
    O azulejo artesanal repare não é bem um estilo. É antes, talvez, mais uma textura.
    Há vitrificados e brilhantes, em encarnado, em preto, como lhe disse, em cinzento.
    Há de todos os designs e cores.
    Quando mandei fazer os meus (estilo antigo) nas Cerâmicas de Bicesse, foi uma das conversas que tive com os artistas, em que eles me explicaram que as pessoas agora "fogem" do azulejo artesanal porque pensam logo que são em estilo tradicional, quando querem moderno. Vá lá dar uma espreitadela, se achar bem, eles têm imensa coisa exposta..até em dourado e prateado. Surpreenda-se!
    Segredinho só entre nós: As Graças Viterbos trabalham imenso com eles :O)


    Acredito e entendo que o azulejo artesanal possa ser fabricado e depois pintado "como bem entendermos" e como estou muito interessado e intrigado neste tipo de material gostava de ver exemplos de algo mais "moderno". Infelizmente no site que o MRui coloca apenas aparecem exemplos do que eu considero "tradicional" e não vejo a minha casa com painéis destes.
  12.  # 13

    Colocado por: LuisPereira
    Acredito e entendo que o azulejo artesanal possa ser fabricado e depois pintado "como bem entendermos" e como estou muito interessado e intrigado neste tipo de material gostava de ver exemplos de algo mais "moderno". Infelizmente no site que o MRui coloca apenas aparecem exemplos do que eu considero "tradicional" e não vejo a minha casa com painéis destes.


    É verdade, LuisPereira, por isso eu optei por não colocar o site/link que o MRui gentilmente pôs, porque dá apenas um lado do estilo e não o outro, aquele que o Luis procura.
    Repare que eu gosto imenso de tudo o que seja artesanal e rico, tanto em textura como em autenticidade (quase exclusividade do produto), então a visão que lhe dou é a minha com base no que eu aprecio.Obviamente que não só a Cerâmica de Bicesse tem fabrico artesanal, há outras, mas como eu conheço esta pessoalmente, como cliente, mais uma vez, é com base na minha experiência que falo, sei que o trabalho é bonito e de qualidade.
    Certamente outras opiniões haverá, neste forum, uns que optem pelo viníl e outros pelo azulejo produzido em fábricas e série, porque os há em boa qualidade certamente. A minha opinião é a favor do azulejo, artesanal.
    Depois,. como em tudo, existe a imitação. Sei de uma caso em que se pediu determinado azulejo artesanal, com determinadas características, e depois, com essa peça como amostra, mandou-se fazer a imitação em outra fábrica, noutro material, e ficou bastante parecido, e mais barato.
    Não estou a sugerir que se faça, nunca será o "real thing" serve o exemplo para mostrar que o artesanal serve de inspiração à "contra-facção".

    Reitero também o que eu disse anteriormente, sobre a técnica. O ideal, para mim, é que a técnica e a estética se unam para que me agrade a beleza e que se realize um produto tecnicamente prático que me simplifique o dia-a-dia. Como extremo, utilizo o exemplo das minhas janelas, em que substitui madeira por pvc, não me arrependo porque o resultado foi excelente tanto da perspectiva estética, como em termos de isolamento (acústico e térmico e intrusão).
    Tento sempre por as duas numa balança para tomar uma decisão que pareça a correcta, mas nunca, nunca, seria capaz de conviver com algo que para mim fosse feio mesmo que fosse extremamente fiável e viável tecnicamente. Como diz a música, .."a beleza é fundamental".
 
0.0165 seg. NEW