Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...

    Já dei inicio ao negócio de compra da minha casa nova...já assinei o CPCV. É chegada a altura de começar a pensar em alguns pormenores...
    Deixo umas imagens para ficarem com uma percepção para quem me puder ajudar com umas ideias de decoração e acabamentos.

    Planta - Apartamento
    Planta Casa

    A primeira situação onde gostaria de pedir ajuda é no pormenor da sala de estar que está assinalado na "Planta com mobílias" - fiz um esboço meio mal feito daquilo que estou a programar - um tecto suspenso prolongado depois pela parede onde se aplicaria luz indirecta. A chaminé da lareira ficaria revestida com um material preto a imitar xisto. No tecto suspenso ficariam também 4 focos...

    O que acham?

    Depois pergunto mais coisas...se me aturarem...

    Obrigado
  2.  # 2

    antes demais parabens, a casa parece.me mt bonita pelos esboços!
    de facto axo inovador esse pormenor da parede e tecto suspenso q decerteza será em pladur, mas uma questão vais pedir ao construtor para fazer assim? cuidado tb com o material q colocas para revestir a lareira... sabes o q é?

    Cumps.
  3.  # 3

    Sim o tecto e a parede suspensa será em materiais do tipo "pladur"...o revestimento da lareira será em principio através de revestimento da Révigrés - parecido com xisto.

    Uma coisa mais: quanto será a avaliação do apartamento? (fica numa capital de distrito do interior do país - na periferia, a 5 kms do centro, num bairro residencial com predominância de moradias)

    Qual é a avaliação disto para as finanças...é que já estive a tentar fazer lá o calculo mas não percebo nada...

    Obrigado
  4.  # 4

    Ninguém dá umas dicas...?

    :(
  5.  # 5

    Como gostos não se discutem, apenas lhe dou uma dica: não pinte o painel de vermelho, ou ninguém vai conseguir "estar" na sua sala.
    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: jorgemcComo gostos não se discutem, apenas lhe dou uma dica: não pinte o painel de vermelho, ou ninguém vai conseguir "estar" na sua sala.
    Cumprimentos


    Não é vermelho...é uma espécie de "bordeau".

    E qual é a sua dica? Deixaria ficar da cor das paredes...esse painel só está em metade da sala e numa parede.
  7.  # 7

    hpassos, eu na minha opinião não gosto mesmo nada da disposição da sala, é muito aquele tipo de estar de castigo virado para o canto, fico sempre um pouco constrangido com este tipo de sala que tambem "mete" uma mesa de refeições entre a zona de estar e a varanda ( espaço exterior). Mesmo assim penso que não há muita volta a dar a isso, apenas proponha que pusesse se for possivel a lareira na parede logo em frente á porta de entrada da sala e organizasse apartir dai a disposição dos sofás, sendo que os que eventualmente ficassem de costas para a janela fossem assentos com menos presença, ou apenas um sofá de um lugar. Quanto ao painel, pode ser algo de interessante se bem conjugado quer formal quer cromaticamente com outros elementos.
  8.  # 8

    A lareira (chaminé com recuperador) tem de ser ali...está assim em todas as casas como exemplificado nas imagens...

    Agora a disposição do mobiliário não quer dizer que seja aquela!

    Ficará bem todas as paredes pintadas a branco, com o tecto suspenso ligado à parede suspensa na parede da chaminé (metade da sala) a bordeau escuro ou outra cor que realce?
  9.  # 9

    Nesse caso recomendo que, embora possa fazer esse tal tecto, mas numa cor creme, ou outra mais clara pois isso terá duas vantagens, 1º não se vai cansar tão cedo do ambiente, pois será sempre uma coisa mais suave e 2º uma cor clara fará melhor distribuição da luz natural assim como dará mais importância ao mobiliário em si.
  10.  # 10

    Ninguem me dá mais umas ideiaszitas??!
    •  
      FD
    • 3 agosto 2008

     # 11

    Faltam decoradores no fórum... :)

    Qual é que vai ser a função daquela zona, já sabe?
  11.  # 12

    Colocado por: FDFaltam decoradores no fórum... :)

    Qual é que vai ser a função daquela zona, já sabe?


    Será a sala de estar...
    •  
      FD
    • 4 agosto 2008 editado

     # 13

    Qual é o tamanho da parede?

    Gosto da ideia da parede e do tecto em falso, mas também me parece que o vermelho é um pouco forte. Se, como diz, for um bordeaux talvez fique bem. Talvez virasse os sofás ao contrário se forem em L.

    Como está é sempre difícil dizer muito mais, dependeria muito do estilo escolhido para o mobiliário, do contexto da casa, da família e das suas necessidades.
    Eu por exemplo, optava por dissimular a lareira e não destacá-la, o lume produzido encarregar-se-ia disso mesmo. Uma ideia interessante seria construir um móvel (umas simples estantes por exemplo) à face da lareira, mas não sei que problemas ou cuidados em termos de temperatura isso acarretaria.
  12.  # 14

    Obrigado pelas dicas que já me deram...

    Não há por aqui gente de arquitectura e decoração para me dar mais umas dicas?...sem menosprezar quem já opinou!

    Thanks...
  13.  # 15

    hpassos, olhe como essa casa até tem 3 quartos e de certeza que não vai precisar de por a dormir ninguêm na sala e também porque apenas tem um vizinho, eu cá até arriscaria a anular as paredes da sala, ou seja fiacria com todo o espaço amplo o que lhe daria outra personalidade á casa.
  14.  # 16

    Como é evidente teria que dissimular a entrada para o wc de alguma forma.
  15.  # 17

    Podias deixar a parede da sala de estar a existir apenas até ao alinhamento da parede do wc (parede de suporte dos sanitários), de resto deitava abaixo toda a restante parede que contempla a porta de correr da sala e aquele cantinho de parede que vai até à parede da cozinha.

    Num T3 é obrigatório segundo a legislação ter um wc social, daí eles terem colocado o wc geral com acesso antes do acesso privado dos quartos. O que não dá jeito nenhum para as pessoas que vão ficar nesses quartos, pois tem de ir quase até à entrada para ir ao wc. Então e uma vez que a fase do licenciamento já acabou (já tens licença de habitabilidade?) , eu sugeria que essa porta que divide a zona privada dos quartos, passasse mais para a direita, a englobar a entrada do wc. Ou seja o wc ficava dentro da área privada. Depois alinhava a parede do quarto de casal com a da sala.

    O sofá fica melhor com a disposição como está na planta original do apartamento.
    Gosto do tecto suspenso...mas não ponhas focos, põe sancas com luz indirecta em todo o lado, como no desenho. Depois compras um bonito candeeiro de suspensão para a sala de jantar e está feito. Podes sempre ter um candeeiro de pé ao lado esquerdo da lareira ou um de mesa pousado em cima do móvel da lareira onde estará a tv etc.
    Vê catalogos da MODIS, METALARTE, ARTEMIDE...há coisas fantásticas.
    Pessoalmente gosto da parede e tecto vermelha mais que bordeaux.

    A lareira ficava bem integrada num móvel para TV e prateleiras etc. O material deverá ser granito 2cm ou mármore 2cm e não porcelanicos ou isso vai partir tudo com o calor daqui a um ano. Sugiro móveis em carvalho escurecido (castanho muito escuro), sucupira ou wengé caso optes pelo bordeaux, caso seja vermelho ficam bem madeiras mais claras e amareladas como a tola.
    De que madeiras são as carpintarias interiores? soalho, portas, rodapés, guarnições etc?

    Aquele pilarzinho da divisão 07 esta a fazer-me impressão. Tenta integra-lo na parede do roupeiro, para não se perceber.

    Onde fica a lavandaria? Não temos espaço na divisão 11 para colocar pelo menos 2 quadrados de 60 x 60 cm para máquinas (secar e lavar) ou lavar e um tanque.
    A porta devia ser de abrir para fora, para termos mais espaço dentro da lavandaria.

    Estás a pensar fazer uma marquise na varanda? Peço-te que não faças isso, vai dar cabo da estética.

    Há muito espaço de circulação na garagem mas quanto a isso nada como uns bons móveis do IKEA para "prateleirar" as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hpassos
 
0.0189 seg. NEW