Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou de momento a fazer um jardim mesmo junto à minha casa. Serão cerca de 200 m2 de relva onde pretendo colocar baloiço, escorrega e outros brinquedos mais. Precisava da vossa ajuda para escolher 3 árvores. Condições:
    - Que proporcionem sombra
    - Não sejam de grande porte
    - Resistentes a calores de 40 e tal graus mas também à geada.
    - Que não tenham raízes destruidoras... tenho canos de água perto e a fossa.

    Zona: Ribatejo!

    Obrigada!!! :)
  2.  # 2

    Olá 100Gaspas,

    Não percebo quase nada de árvores, e pouco de plantas, portanto comento apenas para lhe dizer que as únicas duas árvores cujas características conheço, são: a Oliveira, que não deve usar pois li que criam alergias (ainda há pouco tempo eram muito usadas até em interiores), e a palmeira cujas raízes ficam enormes e são raízes muito destruídoras.. aliás, se as palmeiras, como por vezes fazem em linhas de praia, estiverem "contidas" dentro de uma recipiente ou espaço pequeno acabam por morrer rapidamente.
    E lembrei-me agora de mais uma, penso que há muitas pessoas que utilizam os ciprestes (que antes só se viam nos cemitérios...) para fazer de "corta-vento", mas não fazem grandes sombras.

    Pode ser que alguém possa esclarecer (certamente muito melhor do que eu!) o 100Gaspas..?
    :o)
  3.  # 3

    Pode ser que ajude:

    http://www.planfor.fr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 4

    Vai-me ajudar a mim, que tenho plantas no pátio que não sei como se chamam algumas e nem como tratar delas adequadamente! Obrigada.
    •  
      June
    • 5 agosto 2010

     # 5

    100Gaspas,

    Os plátanos e pinheiros dão uma excelente sombra e não exigem muita manutenção. Depende muito do seu tipo de jardim, se é clássico, exótico ou mais contemporâneo, mas as palmeiras e ciprestes também vão muito bem. Obrigatório em qualquer jardim, são as flores, muitas flores.
  5.  # 6

    Sem duvida..muitas flores é obrigatório. Também acho.
  6.  # 7

    Colocado por: 100GaspasBom dia,

    Estou de momento a fazer um jardim mesmo junto à minha casa. Serão cerca de 200 m2 de relva onde pretendo colocar baloiço, escorrega e outros brinquedos mais. Precisava da vossa ajuda para escolher 3 árvores. Condições:
    - Que proporcionem sombra
    - Não sejam de grande porte
    - Resistentes a calores de 40 e tal graus mas também à geada.
    - Que não tenham raízes destruidoras... tenho canos de água perto e a fossa.

    Zona: Ribatejo!

    Obrigada!!! :)


    Viva

    A lógica manda que sejam plantadas árvores de folha caduca a Sul e de folha perene a Norte, porque assim no período de maior incidência do sol a sombra protege a construção e entretanto as folhas caindo no outono permite que o sol entre pela casa. Já as árvores de folha permanente a Norte é no sentido de proteger a casa contra os ventos.
    Apesar desta lógica, sou a favor da plantação de árvores autóctones, porque estas demonstram que sempre foram as mais resistentes ao nosso clima.

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Eu tenho varias, mas uma figueira é uma excelente arvore, assim como laranjeiras , ou amendoeiras.
    Concordam com este comentário: lprolog
  8.  # 9

    Cuidado com esta árvore perto de linhas de agua!
    As suas raizes tornam-se enormes em busca de água!

    Colocado por: Nephilimmas uma figueira é uma excelente arvore, .
    • Ede
    • 29 outubro 2017

     # 10

    Boa tarde ,preciso de ajuda ,tenho um terreno com mais de 2000 M2 onde tenho algumas árvores de fruto e fazia agricultura,e há três anos que não planto nada naquele terreno, e creche erva de todas as espécies,algumas quase com um metro ,mando lavrar duas vezes por ano , será que haverá algumas sementes que eu possa semear que fique no género da grama , já houvi falar no tremoceiro ,gostava de uma opinião,obrigada
  9.  # 11

    Olá
    Vamos lá ver se posso ajudar, este fds fui a um workshop de permacultura :)
    Pode espalhar mistura de trevo (20 kg por ha), alfafa ou luzerna...2 dias antes de chover. Procure por "adubos verdes.
    Essas lavras poderão estar a potenciar o crescimento das ervas, já que traz à superfície sementes que de outra maneira estariam enterradas e não iriam germinar (para além de estar a promover a erosão do solo e a destruição da camada superficial, que é a mais rica).
  10.  # 12

    Colocado por: 100GaspasBom dia,

    Estou de momento a fazer um jardim mesmo junto à minha casa. Serão cerca de 200 m2 de relva onde pretendo colocar baloiço, escorrega e outros brinquedos mais. Precisava da vossa ajuda para escolher 3 árvores. Condições:
    - Que proporcionem sombra
    - Não sejam de grande porte
    - Resistentes a calores de 40 e tal graus mas também à geada.
    - Que não tenham raízes destruidoras... tenho canos de água perto e a fossa.

    Zona: Ribatejo!

    Obrigada!!! :)

    Coloque árvores proeminentes nessa zona.
  11.  # 13

    Colocado por: EdeBoa tarde ,preciso de ajuda ,tenho um terreno com mais de 2000 M2 onde tenho algumas árvores de fruto e fazia agricultura,e há três anos que não planto nada naquele terreno, e creche erva de todas as espécies,algumas quase com um metro ,mando lavrar duas vezes por ano , será que haverá algumas sementes que eu possa semear que fique no género da grama , já houvi falar no tremoceiro ,gostava de uma opinião,obrigada


    compre dois ou tres gansos.
  12.  # 14

    Colocado por: antonylemos

    compre dois ou tres gansos.

    Eu preferia cabrito...:-)
 
0.0177 seg. NEW