País: Portugal Brasil
Ainda não iniciou sessão (Iniciar sessão ou registar-se)

Powered by V a n i l l a

•  
      FD
    • 7 Dezembro 2007
     # 241
    JCP apresenta propostas
    Arrendamento é necessário

A JCP alertou, na passada semana, para a «incessante degradação» das condições de vida de milhares de jovens portugueses, nomeadamente na habitação.
    Responsáveis directos por esta situação, segundo os jovens comunistas, são os «sucessivos governos» e em especial «o actual do PS, que desencadeia uma forte ofensiva contra os direitos democráticos e constitucionais como o direito à habitação». Exemplo disso é a criação do «Porta 65», programa que substituiu o Incentivo ao Arrendamento por Jovens.
    Os números, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas, são bem claros. «Actualmente, existem 650 mil fogos devolutos, dos quais apenas 180 mil se encontram à venda, sendo os restantes 450 mil “uma bolsa de reserva estratégica” para o capital financeiro imobiliário», denuncia a JCP.
    Porque o Estado têm a tarefa de criar as condições que garantam o direito a uma habitação digna para os jovens, a JCP defende o cumprimento, por parte do Estado, do artigo 65.º - «Todos têm direito para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar» - e do artigo 70.º da CRP - «Os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente no acesso à habitação».
    Neste sentido, os jovens comunistas exigem a revogação do «Porta 65» e a criação de um instrumento de apoio efectivo ao arrendamento por jovens, através da desburocratização das candidaturas e possibilidade de renovação, com valor máximo até 500 euros, e tendo por base uma taxa de esforço máxima de 20 por cento em arrendamento assumido pelos jovens.
    Este programa, alternativo, deveria assegurar a «intervenção e reparação de casas devolutas com rendas a custos controlados pelo Estado», a «criação e gestão, por parte do Estado, de fogos habitacionais especialmente para jovens, com rendas de custos controlados», a «criação, por parte do Estado, de novos fogos habitacionais, nomeadamente de habitação social» e o «apoio e incentivo à autoconstrução por jovens, à construção a custos controlados e ao acesso de baixo custo aos solos».

Injustiça social

• Em 1981, 39 por cento correspondia a arrendamento e 52 por cento a propriedade, em 2006 esses valores situavam-se nos 18 por cento e 82 por cento, respectivamente;
    • As famílias portuguesas têm dívidas de endividamento superiores a 124 por cento do seu rendimento;
    • Os passivos das sociedades financeiras atingiram em 2006, o valor se 520 mil milhões de euros, 337,4 do Produto Interno Bruto (PIB) desse ano.

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=22423&area=7
  1.  Fórum Saúde
  2.  # 242
    Colocado por: zazika
    Colocado por: porta65fechadaFERRAMENTA PARA CALCULAR SE TE PODES CANDIDATAR!!

Vê o blog http://porta65.blogspot.com e faz o download da folha de Excel. Versão em teste - Façam as vossas críticas

Segundo as minhas contas o 1º Escalão é de facto fantasma. Vejam por vós próprios!!!!

Peço imensa desculpa, mas... nem todo o mar, nem toda a terra!!
    Se fizeres as "contas" para a situação do Miguel chegas à brilhante conclusão que ele se enquadra no 1º Escalão...
    Pode até ser dos poucos, mas certamente não é único.

No entanto, o "Porta 65" continua a ser a maior das palhaçadas...
    Um remendo cheio de buracos...

Olá zazika,

Não tens nada que pedir desculpa. Eu sei que fui apressado nas conclusões, mas disponibilizei tudo precisamente para ser refutado e daí pedir os vossos comentários e dizer que a folha está em teste. Vou verificar as contas e refazer a folha com os ajustes necessários, se chegar À mesma conclusão que tu (que me parece à partida certa).
    Em breve disponibilzarei aqui também o que se passou hoje na assembleia

João Cleto
  3.  # 243
    João Filipe disse:
    Caros,

Foi criado um movimento que pretende a suspensão imediata do Porta 65, HabitAcção

Podem visitar aqui:
    http://habitaccao.blogspot.com

Temos de nos unir para fazer frente a esta medida que impede a autonomia e emancipação dos jovens.

João Filipe Rodrigues
  4. Não encontra o que procura? Experimente a pesquisa personalizada sem sair desta página:
    Loading
    •  
      FD
    • 7 Dezembro 2007
     # 244
    Não se dividam em movimentos dispersos... já há aí outro movimento.
  5.  # 245
    Hoje houve discussão na Assembleia do Porta 65. Eu estive lá e foi algo deprimente. Temos a oposição em peso (como seria de esperar) do nosso lado mas o governo está intransigente!

Em linhas gerais (e sem querer pegar em incoerências óbvias mas mesquinhas do Governo) eis o que interpretei das palavras do Secretário de Estado:

1 - Justificação das RMA's - impedir que as rendas possam ser inflacionadas como consequência da existência deste apoio financeiro (sem comentários)

2 - Cálculo da RMA - O cálculo foi baseado na média das rendas PRATICADAS em cada zona do país com base em dados do INE!...Imagine.se a quantidade de rendas a 10 euros que entram para esta conta. Como chegaram, obviamente, a médias muito baixas decidiram ponderar o valor (como são muito simpáticos) com as estatísticas das rendas dos últimos IAJ's. Como foi feita a ponderação? não sei. Mas o Secretário de Estado garantiu que foram técnicos qualificados a fazê-lo (obrigadinho!)

3 - Opinião mais pessoal - A determinada altura o Secretário de Estado explicou que esta é uma decisão política. Ou seja, decidiram que este incentivo era para acabar ou ser drasticamente reduzido e mais nada. Fizeram-no de uma forma muito dispendiosa para todos (novo esquema, suporte informático, etc), mas conseguem passar a imagem de que estão a lançar um incentivo aos jovens (com um design e powerpoints todos bonitos diga-se de passagem) quando na realidade andamos para trás e criamos injustiças incríveis. Eu, ingenuamente, ainda tinha posto a hipótese de que os números tinham sido feitos à última hora e que era por isso que estavam tão desfasados da realidade.

Parece que as vias institucionais que podiam ser accionadas já estão esgotadas. As petições e mails para a Assembleia tiveram o seu impacte (todos os partidos da oposição referiram os protestos dos jovens na internet e em petições) mas nada muda.

Assim parece que teremos de passar à próxima fase e SAIR PARA A RUA!

Juntemo-nos em http://groups.google.com/group/porta65
    •  
      FD
    • 7 Dezembro 2007
     # 246

6.  # 247
    A ferramenta de cálculo para saber se podes ter direito ao subsídio já foi actualizada (disponível em http://porta65.blogspot.com). Voltei a refazer as contas com a taxa de esforço corrigida (estava a ser calculada com a RMA em vez da renda real) e de facto o 1º escalão é matematicamente possível ao contrário do que tinha dito. Peço desculpa e agradeço a quem me alertou para este erro.

Ainda assim é extraordinariamente difícil chegar ao 1º escalão, sendo para isso necessário uma renda abaixo da RMA (a tal que já é quase impossível) e um rendimento não muito baixo, fazendo com que quem mais precise não consiga lá chegar. Por exemplo, quem tenha um rendimento de 500€ mensais terá de ter uma renda inferior a 200€. Um jovem sozinho que ganhe um salário mínimo nacional tem de ter uma renda inferior a 161€!
    •  
      FD
    • 7 Dezembro 2007
     # 248
  7.  # 249
    João Filipe disse:
    FD,

Não se trata de criar movimentos dispersos, mas sim de todos juntos fazermos eco. Quanto mais se fizer melhor.

Neste momento já há autocolantes do movimento HabitAcção a serem colocados pelas ruas de Lisboa. A opinião pública tem de saber deste (mais um) atentado que estão aplicar aos jovens que querem a sua pela autonomia e emancipação. O Direito à Habitação está consagrado na nossa constituição, é nisso que nos devemos bater.
  8.  # 250
    quero saber como e isso do subsidio de arrendamento?
    como faço para ter direito?
  9.  # 251
    Boa noite.
    Vivia em união de facto no qual tive 1 filha e o irs do ano passado esta em conjunto com o pai da minha filha
    o valor da casa que aluguei esta dentro do valor que eles dão sera que eles dão o subsidio nesta situação do irs???
  10.  # 252
    Boa noite.
    Vivia em união de facto no qual tive 1 filha e o irs do ano passado esta em conjunto com o pai da minha filha
    o valor da casa que aluguei esta dentro do valor que eles dão sera que eles dão o subsidio nesta situação do irs???
    • Tupan
    • 8 Dezembro 2007 editado
     # 253
    Neste momento 08/12/07, 07:00 somos 418 pessoas a acinar a Petição on-line.
    "O Povo não deve temer seu governo. O governo deve temer seu Povo!"
    Assinem a petição!
    http://porta65.blogspot.com/
    Se aceitarmos esta vergonha seremos tão imcopetentes no dever de cidadão como o governo é no dever de governar.
  11.  # 254
    Ed disse:
    A minha renda ao longo de dois anos aumentou de 500 para 525€....
    existe alguma ilegalidade se o senhorio aceder a baixar a renda para 505€ ???
    é que assim ja entrava nos requisitos do porta65
    Obrigado!
  12.  # 255
    Colocado por: AnónimoEd disse:
    A minha renda ao longo de dois anos aumentou de 500 para 525€....
    existe alguma ilegalidade se o senhorio aceder a baixar a renda para 505€ ???
    é que assim ja entrava nos requisitos do porta65
    Obrigado!

Olá Ed,

Em princípio não há ilegalidade nenhuma. Pede um aditamento ao contrato ao teu senhorio. Podes pedir uma minuta de aditamento no INRH se tu ou o teu senhorio não souberem o formato em que isto se deve fazer. (alguns exemplos, embora não específicos para este caso em http://arnaldolex.blog.com/817374/)

Presumo que saibas que a renda renda máxima admitida não é o único critério. Faz uma simulação na ferramenta que disponibilizei em http://porta65.blogspot.com.

João Cleto
  13.  # 256
    Boa tarde!

Gostaria que me ajudassem a fazer a simulação uma vez que não consigo abrir no meu pc o simulador existente no blog. Sou solteira e mãe de um bebé de 1 ano. O meu ordenado são 920€ (sem descontos). Vivo no Porto, sendo a renda maxima 360€, neste momento pago 400€, no entanto o Senhorio concordou efectuar um aditamento ao contrato desde que, claro, pagasse o restante por fora!

Obrigada.
    Joana
  14.  # 257
    Colocado por: JOliveiraBoa tarde!

Gostaria que me ajudassem a fazer a simulação uma vez que não consigo abrir no meu pc o simulador existente no blog. Sou solteira e mãe de um bebé de 1 ano. O meu ordenado são 920€ (sem descontos). Vivo no Porto, sendo a renda maxima 360€, neste momento pago 400€, no entanto o Senhorio concordou efectuar um aditamento ao contrato desde que, claro, pagasse o restante por fora!

Obrigada.
    Joana

Olá, Sim podes candidatar-te. Enquadras-te no 2º escalão e receberás 40% do valor da renda no primeiro ano, 30% no segundo e 20% no terceiro.
    João Cleto
  15.  # 258
    Boa noite gostaria de colocar uma questão, que, na realidade após de ler todos os comentários, a minha esperança, acabou de "falecer"...Sou profissional de saúde, acabei o curso ha 2 meses e como tal, o local de trabalho ficou aquem da residência fixa (pais)...e por isso... vim residir para perto do local de trabalho. Como disse, sou profissional de saúde e trabalho a recibos verdes e na realidade só tenho ordenado, quando tenho doentes e no qual ainda tenho de fazer a distribuição de percentagens de lucros para a entidade onde trabalho! assim sendo, o meu ordenado mensal, é sempre incerto podendo ter meses lucrativos como outros inferiores a 50€. na esperança de esperar pelo comprovativo de IRS, pensei que pudesse candidatar-me ao arrendamento jovem. No entanto, a minha dificuldade em perceber é, que se na eventualidade de até arranjar um apartamento por 220€(impossivel !!!) mesmo assim, nao poderia ser-me atribuido o arrendamento porque, o meu ordenado é incerto e fazendo uma média não é superior a 220€mensais.!!!! certo???? Não sei se alguém me poderá esclarecer esta confusão?!SFF!!
  16.  # 259
    Colocado por: franciscaBoa noite gostaria de colocar uma questão, que, na realidade após de ler todos os comentários, a minha esperança, acabou de "falecer"...Sou profissional de saúde, acabei o curso ha 2 meses e como tal, o local de trabalho ficou aquem da residência fixa (pais)...e por isso... vim residir para perto do local de trabalho. Como disse, sou profissional de saúde e trabalho a recibos verdes e na realidade só tenho ordenado, quando tenho doentes e no qual ainda tenho de fazer a distribuição de percentagens de lucros para a entidade onde trabalho! assim sendo, o meu ordenado mensal, é sempre incerto podendo ter meses lucrativos como outros inferiores a 50€. na esperança de esperar pelo comprovativo de IRS, pensei que pudesse candidatar-me ao arrendamento jovem. No entanto, a minha dificuldade em perceber é, que se na eventualidade de até arranjar um apartamento por 220€(impossivel !!!) mesmo assim, nao poderia ser-me atribuido o arrendamento porque, o meu ordenado é incerto e fazendo uma média não é superior a 220€mensais.!!!! certo???? Não sei se alguém me poderá esclarecer esta confusão?!SFF!!

è assim mesmo Francisca. Nestas condições não tens qualquer apoio. Vê o artigo 5º do D.L. 308/07 para a definiação de Rendimento Mensal. Quem mais precisa menos tem...
  17.  # 260
    Hélio disse:
    Boas,
    Não sei se aconteceu com alguem, mas aqui vai. Em inicio Maio candidatei me ao IAJ. Para minha surpresa a dois dias utéis de serem obrigados a darem resposta entrega em vigor o novo sistema. Li o decreto lei, e dizia a tantas que a minha candidatura passaria automáticamente para o Porta 65 Jovem, inclusivé recebi uma carta dizendo isso mesmo, mas que teria de me candidatar na mesma na plataforma informática. Agora pergunto, como?? Se os dados da outra candidatura continuam os mesmos, mas não são aceites, logo a começar pela RMA??
  18.  # 261
    Colocado por: AnónimoHélio disse:
    Boas,
    Não sei se aconteceu com alguem, mas aqui vai. Em inicio Maio candidatei me ao IAJ. Para minha surpresa a dois dias utéis de serem obrigados a darem resposta entrega em vigor o novo sistema. Li o decreto lei, e dizia a tantas que a minha candidatura passaria automáticamente para o Porta 65 Jovem, inclusivé recebi uma carta dizendo isso mesmo, mas que teria de me candidatar na mesma na plataforma informática. Agora pergunto, como?? Se os dados da outra candidatura continuam os mesmos, mas não são aceites, logo a começar pela RMA??

Aconteceu a muita gente com certeza...todos os que entregaram a candidatura por essa altura ou depois. A candidatura passa automaticamente para o Porta 65 mas não pode ser aceite. Bonito não é?
  19.  # 262
    rafa disse:
    O SUBSIDIO DE DESEMPREGO NÃO É CONSIDERADO RENDIMENTO???
  20.  # 263
    Colocado por: AnónimoHélio disse:
    Boas,

Estive na mesma situação. Increvi-me em Maio e ainda em Setembro liguei para a linha de atendimento e me disseram que teria de esperar mais uns dias para receber a carta em casa!!!! (ao dia de hoje ainda nem sequer a tenho)
    Apenas depois de uma reclamação por e-mail, visto os 90 dias uteis terem expirado, é que me foi enviada resposta a dia 18/09 com o seguinte:

Acusamos a recepção do seu e-mail, o qual nos mereceu a melhor atenção.
    Em resposta ao solicitado, cumpre-nos informar que o programa IAJ foi
    revogado no passado dia 03 de Setembro pelo DL 308/2007 . Nos termos do
    artigo 27/4 do referido DL, as candidaturas que não obtiveram aprovação
    até à data de entrada em vigor do mesmo, já não serão abrangidas pelo
    IAJ, tendo que transitar para o novo programa Porta 65 Jovem. Até lá terá
    de aguardar a recepção de um ofício em sua casa a dar-lhe conta do
    destino do seu processo.

Depois de ler isto fiquei revoltada já que como todos aqui estava a contar com este apoio (vivia sozinha).
    Telefonei para a técnica que me enviou o mail a requerer explicações. Pouco me soube dizer a senhora. Fiquei apenas com a ideia que não ia ver apoio nenhum... A minha renda era de 400 euros (T1 Grande Lisboa) - devia estar a adivinhar.

Já mudei de casa. Pago menos mas não tenho contracto nem recibos.
    É na margem sul e é um T1 normal. Nada de luxos. Mas não são 220 euros. Quem me dera...
    • mi
    • 11 Dezembro 2007
     # 264
    Tive a confirmação que 90% dos jovens não vão receber subsidio. A taxa de esforço = a 40% é de propósito para acabar com este subsidio... enfim.. para quem votou neste governo, pode-se arrepender agora....
  21.  # 265
    Só me resta fazer o seguinte comentário:

Temos o governo que merecemos (pois foi eleito pela maioria dos portugueses que se deram ao trabalho de ir votar)! Portanto nas próximas eleições legislativas, pensem em quem votam, e acima de tudo VOTEM! Infelizmente assinar petições não nos vai levar a lado nenhum...

Cumprimentos
    • mi
    • 11 Dezembro 2007
     # 266
    Alguem me ajude sff!
    Usei a folha de calculo disponivel no blog mas parece q nao tá certa.... ora vejam:

Vou pedir ao senhorio um aditamento, para ver se consigo resolver isto.... Então a renda para um T2 em Lisboa fica-me por 390€/mês O meu ordenado bruto mensal é 991€.

Assim tenho direito ao subsidio certo???
  22.  # 267
    Colocado por: miAlguem me ajude sff!
    Usei a folha de calculo disponivel no blog mas parece q nao tá certa.... ora vejam:

Vou pedir ao senhorio um aditamento, para ver se consigo resolver isto.... Então a renda para um T2 em Lisboa fica-me por 390€/mês O meu ordenado bruto mensal é 991€.

Assim tenho direito ao subsidio certo???

Olá,

Acabei de testar este caso no simulador e o resultado é que terá direito ao subsídio e se enquadra no pimeiro escalão
  23.  # 268
    QUEM CONSEGUE ALUGAR UM T1 NO PORTO POR 220 EUROS EU PAGO POR UM T1 EM GAIA 325 EUROS!!! EU TENHO O IAJ ATE JUNHO (1ºANO) E PELOS VISTOS NUNCA MAIS TEREI DIREITO A NADA..NA MESMA SITUAÇÃO DEVEM ESTAR MILHARES DE JOVES COMO EU!!!!EXISTE ALGUMA PETIÇÃO ON LINE???SO HA UMA SAIDA TEMOS QUE NOS JUNTAR TODOS E IR PARA A RUA FAZER BARULHO,MANISFESTACOES EM LISBOA E PORTO ALGUEM VAI TER QUE NOS OUVIR
  24.  # 269
    Colocado por: Migalhas QUEM CONSEGUE ALUGAR UM T1 NO PORTO POR 220 EUROS EU PAGO POR UM T1 EM GAIA 325 EUROS!!! EU TENHO O IAJ ATE JUNHO (1ºANO) E PELOS VISTOS NUNCA MAIS TEREI DIREITO A NADA..NA MESMA SITUAÇÃO DEVEM ESTAR MILHARES DE JOVES COMO EU!!!!EXISTE ALGUMA PETIÇÃO ON LINE???SO HA UMA SAIDA TEMOS QUE NOS JUNTAR TODOS E IR PARA A RUA FAZER BARULHO,MANISFESTACOES EM LISBOA E PORTO ALGUEM VAI TER QUE NOS OUVIR

Olá,

Vai ao blog Porta 65 Fechada. Junta-te ao grupo de contestação e assina a petição on-line que está lá disponível. Podes também encontrar uma ferramenta para testar se podes ter subsídio, notícias, testemunhos reais e muito mais. Há muita gente a trabalhar para travar esta medida!
  25.  # 270
    Porta65 disse:
    Videos da discussão na Assembleia da República do BE, PSD e Governo. Não estavam disponiveis no youtube pelas pesquisas: porta 65 e arrendamento jovem, videos do ps, pcp e cds.
    BE:
    PSD:
    PSD 2:
    Governo:
  26.  # 271
    como posso eu ter acesso a palavra passe do nº de contribuinte para ter acesso ao formulario.
    ate kdo podem ser feitas as candidaturas?
    obrigado
  27.  # 272
    mafalda disse:
    Boa tarde, ja estou a usufruir do subsidio do iaj há tres anos, gostaria de saber se alguem tem algum conhecimento de como ira ser com o Porta 65, tenho que enviar novo processo, mas desta vez para o Porta65 ou continuo a usufruir do mesmo subsidio que tinho ate agora?
  28.  # 273
    Colocado por: Anónimomafalda disse:
    Boa tarde, ja estou a usufruir do subsidio do iaj há tres anos, gostaria de saber se alguem tem algum conhecimento de como ira ser com o Porta 65, tenho que enviar novo processo, mas desta vez para o Porta65 ou continuo a usufruir do mesmo subsidio que tinho ate agora?

Artigo 27 do Deecreto-lei 308/07:
    2 — Com a entrada em vigor do presente decreto -lei cessam
    as candidaturas ao abrigo do IAJ, sendo permitida uma
    única renovação consecutiva até ao final do ano de 2007
    quando se verifique o cumprimento das exigências estabelecidas
    no artigo 9.º do Decreto -Lei n.º 162/92, de 5 de Agosto.
    3 — As renovações que vierem a ocorrer nos termos do
    número anterior ao abrigo do IAJ vigoram até ao dia 31
    de Dezembro de 2007.
    (...)
    5 — Os beneficiários do IAJ à data da publicação do
    presente decreto -lei podem candidatar -se ao Porta 65 — Jovem
    no período de candidatura de 2007.
    6 — A aprovação da candidatura prevista no número
    anterior no âmbito do Porta 65 — Jovem determina a imediata
    cessação da atribuição do incentivo do IAJ, caso
    os jovens ou algum elemento do agregado jovem sejam
    beneficiários do mesmo.

Ou seja se te quiseres candidatar ao Porta 65 Jovem tens de o fazer até 20 de Dezembro. Se não o fizeres nunca mais o poderás fazer. Se te candidatares e não fores aceite ou se não fizeres nada continuas a receber o IAJ EXCEPTO se a renovação foi depois de 3 de Setembro. Neste caso o IAJ só dura até Dezembro de 2007. Mais informação em Porta 65 Fechada

Estas pessoas agradeceram este comentário: mafaldato

29.  # 274
    Colocado por: domingoscomo posso eu ter acesso a palavra passe do nº de contribuinte para ter acesso ao formulario.
    obrigado

Tens de ir ao site das finanças www.e-financas.gov.pt e pedir. Deve demorar cerca de cinco dias úteis a chegar a casa.
    As candidaturas estão abertas até 20 de Dezembro.
    Verifica se te podes candidatar utilizando a ferramenta disponível em Porta 65 Fechada
  30.  # 275

bom mesmo é tentares introduzir os dados da tua candidatura e o sitema acusar que o prédio em que vives há 3 anos com subsídio não existe... e depois nem podes fazer a candidatura por meios tradicionais!
  31.  # 276
    Maggy disse:
    Comigo acontece a mesma coisa. O prédio não existe ou não está registado nas finanças!
    Isto depois de várias tentativas em dias diferentes, pois dava-me sempre erro.

Claro que não preencho os requesitos para ter direito ao novo subsídio mas gostava de ao menos tentar. Parece que nem isso é possível...
  32.  # 277
    Braga disse:
    Boa Tarde, eu precisava de ajuda

a minha renda é 300€ e o meu rendimento base de Jan a Nov foi de 7668,52

alguem sabe calcular a taxa de esforço???????

se passar a taxa gostava de saber soluções....

Obrigado
  33.  # 278
    Colocado por: AnónimoBraga disse:
    Boa Tarde, eu precisava de ajuda

a minha renda é 300€ e o meu rendimento base de Jan a Nov foi de 7668,52

alguem sabe calcular a taxa de esforço???????

se passar a taxa gostava de saber soluções....

Obrigado

Olá, Podes usar a ferramenta disponível em Porta 65 Fechada. Se trabalhares por conta de outrem servem as remunerações de Jan a Nov, no caso de independentes (categoria B - recibos verdes p.e.) o Rendimento é calculado em função dos rendimentos do ano anterior.

João Cleto
  34.  # 279
    mafalda disse:
    como posso eu ter acesso a palavra passe do nº de contribuinte para ter acesso ao formulario.
    obrigado

Se te dirigires as finanças teras a senha na hora
  35.  # 280
    Boa tarde!
    Alguem me consegue informar se ja esta a receber o incentivo da parte do porta 65?
    Acham que valera a pena estarmos a preencher os requisitos de candidatura( e que não sao nada faceis de preencher principalmente para quem nao tem net!!!) para termos direito a uns miseros "trocos"!!??
  36.  # 281
    Eu já tenho o IAJ a 2 anos, em Abril de 2008 deveria ser realizada uma nova renovação pois segundo a legislação tenho direito a 5 anos de subsídio, sei que tenho direito a mais 3 anos pois tenho mais 3 anos de contrato para cumprir com o senhorio, não se alteram as regras a meio do jogo, os direitos adquiridos não podem ser retirados. O que se passa comigo está com certeza a passar com muitos jovem em todo o país, não podemos deixar esta situação passar em branco.
    A nova legislação só dá direito de subsídio até ao máximo de 2 anos consecutivos, isto é inaceitável, eu tenho direito a mais 3 anos, e os jovens que nunca usufruiram teem direito a 5 anos.
    Das duas uma ou acabam de vez com os subsidios para os jovens e baixão os preços das casas em 50% de forma a não estarmos toda a vida a pagar uma casa, ou então cumprem com a obrigação de subsidiar pelo menos durante 5 anos. Mais uma vez digo que os direitos adquiridos não podem ser retirados.
    Agora quero compreender o que se está a passar, não atendem um telefonema não existe nenhuma forma fácil de se entrar em contacto e ser esclarecido, afinal o que está a aconteçer, estão a ver se se livram dos jovens Portuguese??
    Ainda por cima enviam cartas aos jovens que são financiados pelo IAJ, quase em cima do prazo final de candidatura, sem um numero de telefone para esclarecimentos, sem um unico contacto. E mais é do Dever e Obrigação dos responsáveis da PortA 65 olharem pelos jovens que já eram financiados pelo IAJ, de modo a que todos os processos em activo do IAJ sejam acompanhados pela nova "administração" pois com certeza os responsáveis serão os mesmos, logo todos os documentos necessários para a candidatura (neste caso renovação) já estão em vosso poder. No meu entender há falta de vontade para fazedr as coisas como devem ser feitas, isso é um "crime" contra os jovens em Portugal.
    Não se esqueçam que somos o futuro deste País, que neste momento está entrege a capitalistas ladrões, mas um dia não vai estar.
  37.  # 282
    Anónimo disse:
    olá! queria expor esta situação e perguntar se alguém está na mesma, pois creio que sejamos muitos....
    sou beneficiária do antigo arrendamento jovem a acabar em Fevereiro próximo, tenho até 20 de Dezembro 07 para me candidatar ao portal 65jovem e segundo as novas tabelas para o município do Porto tenho que arrendar uma casa pelo valor máximo de 360€ , diz a tabela ser o valor para um t3 na cidade do Porto.....pois caros leitores, por mais que procure não encontro nenhum....isto significa o quê exactamente?
    Sendo que casas a esse valor não existem e a renda actual (550€) não a posso comportar sozinha(sem a ajuda dos tão proclamados incentivos para os jovens).
    Se há outros nesta mesma situação gostava que todos tentássemos encontrar uma forma de expor esta vergonha de incentivos que na realidade não existem.....
  38.  # 283
    Boa tarde!
    Agradecía ajuda para esclarecer alguns pontos do Porta 65 entre eles:
    - tendo eu 30 anos e o meu namorado 29 anos em Abril, poderíamos nos candidatar à Porta 65?
    - a casa que vamos arrendar tem obrigatoriamente de ter licença de habitabilidade? É que segundo consta a mesma não tem!!
    - vamos arrendar um T2+1 está dentro da tipologia indicada para 2 pessoas?? Ou consideram um T2+1 = T3!?????

Obg
    SMartins
    • lu
    • 14 Dezembro 2007
     # 284
    Boa Tarde.
    Quando estava a prêncher o formulário de candidatura, na parte final aparecia a localização espacial, onde tenho que optar pelo 5a; 5b; 5c. pertenço ao Distrito de Bragança, por qual devo optar?
  39.  # 285
    Hélio disse:
    Boas,

O meu processo transitou do IAJ para o Porta 65 Jovem. Como as condições alteraram, e o que era necessário para o IAJ agora já não é válido, pergunto se vale a pena candidatar-me, visto na carta que me enviarem fazerem menção que é necessário de qualquer maneira apresentar a candidatura de novo. E se sim sendo os dados diferentes, de certeza que não seram aceites pelo programa.
  40.  # 286
    Colocado por: CarlosMarquesEu já tenho o IAJ a 2 anos, em Abril de 2008 deveria ser realizada uma nova renovação pois segundo a legislação tenho direito a 5 anos de subsídio,(...) ladrões, mas um dia não vai estar.

Olá Carlos,

Há milhares de jovens na mesma situação que tu (nos quais eu me incluo). Estamos a juntar-nos no blog Porta 65 Fechada. para lutar contra esta situação.
    Os meios de comunicação social estão a despertar para o ridículo da situação.

João Cleto
  41.  # 287
    Colocado por: SMartinsBoa tarde!
    Agradecía ajuda para esclarecer alguns pontos do Porta 65 entre eles:
    - tendo eu 30 anos e o meu namorado 29 anos em Abril, poderíamos nos candidatar à Porta 65?
    - a casa que vamos arrendar tem obrigatoriamente de ter licença de habitabilidade? É que segundo consta a mesma não tem!!
    - vamos arrendar um T2+1 está dentro da tipologia indicada para 2 pessoas?? Ou consideram um T2+1 = T3!?????

Obg
    SMartins

Olá,
    Sim a casa tem de ter licença de habitabilidade. Não sei como o sistema vai verificar a tipologia por isso eu se fosse a ti punhaT2. Mas atenção sem contrato de arendamento válido (onde tem de estar a licença) a tua candidatura não será obviamente aceite. Um contrato sem licença é ilegal.
  42.  # 288
    Tou tramada....
    Vou ter que ir viver para a rua!!! Só visto!
    Moro em Fátima, a renda minima para o meu concelho é de 180euros para um T1.... Em fatima as rendas dum T1 nao sao menos que 275€ e com muito mas condições.... A minha renda é de 350euros.... Vai me acabar o IAJ agora em fevereiro... recebi a carta a dizer que poderia candidatar me a PORTA65 se o desejar..... Como me candidato se as rendas que eles tem la sao super baixas!!!!!!??????????????
    Tou feita ao bife!!!!!!!!!!!!!!
    Ja assinei a petiçao..... Mas nao tenho nenhuma esperança... o povo nunca tem poder da palavra...
    ( Ainda me perguntam porque nunca vou votar....?????? Este governo esta cada vez pior..... :( Tudo a aumentar.... Tiram as poucas facilidades que meterem a nossa disponibilidade.....)
    O que é q eu faço a minha vida??????????????
    ;(
  43.  # 289
    O nosso voto e a nossa palavra é tudo o que temos para melhorar a sociedade, e é por isso tão importante usa-la!
    • Vera
    • 16 Dezembro 2007
     # 290
    Boa noite... Só tenho uma pergunta a fazer onde existe casas no algarve que nao ultrapasse um T0 T1-220€???
    Isto de portal65 é uma bela palhaçada... Em vez de ajudarem só pioram, assim é que querem ajudar os jovens a sair da casa dos papas??? Portugal esta perdido assim..
    Não se iludam isto nunca irá melhorar... Tenho dito..
    •  
      FD
    • 17 Dezembro 2007
     # 291
    Governo admite rever regras para apoiar o arrendamento jovem

O Governo admite vir a alterar os limites da renda máxima admitida na portaria que regula o programa de apoio ao arrendamento jovem, o Porta 65. No entanto, qualquer medida que venha eventualmente a ser tomada só terá efeitos práticos a partir de Abril, mês em que decorrerão as duas próximas fases de candidatura aos apoios estatais para arrendar casa.

O Governo admite vir a alterar os limites da renda máxima admitida na portaria que regula o programa de apoio ao arrendamento jovem, o Porta 65. No entanto, qualquer medida que venha eventualmente a ser tomada só terá efeitos práticos a partir de Abril, mês em que decorrerão as duas próximas fases de candidatura aos apoios estatais para arrendar casa.

"O Governo vai avaliar o resultado da actual fase de candidaturas ao Porta 65-Jovem e, se se verificar que existe um desfasamento entre as condições reais do mercado e os requisitos definidos na portaria, então estamos disponíveis para alterá-la", afirmou João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território, ao Jornal de Negócios.

O responsável tem estado a acompanhar todo o processo, gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e, pelos dados já recolhidos, "podemos perceber que o 'stock' de casas T0 e T1 disponíveis, em Lisboa e no Porto, pode não ser o mais adequado", adianta.

Por isso, reconhece que poderão ter que ser criadas "condições especiais" dentro das sub-regiões definidas pelo diploma que regula os critérios de atribuição do subsídio ao arrendamento, especificando o caso das duas principais cidades do continente: Lisboa e Porto.

http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Economia&CpContentId=307689
  44.  # 292
    Obrigado aos nossos governantes, não sei se será por causa da vossa incompetencia, ou se é vosso objectivo forçar os jovens a emigrar, ou se será para "desinvestir" nos jovens (obrigando assim para o próximo Orçam/ Estado reduzir ainda mais o apoio no Porta65 e canalizar esses milhoes para gastos em festas "bonitas")

1º Se houvesse esse tipo de rendas, não precisariamos de qualquer incentivo;
    2º Gostaria de conhecer os palhaços que fizeram esse tipo de contas (por acaso consultaram valores reais de rendas ou incluiram os valores de rendas dos antigos IAJ???). Além do valor nunca ter subido, os tais 50 contos da altura, ainda por cima baixaram... e além do mais vai-se reduzindo ao longo dos anos; se o objectivo com este apoio era o jovem poupar dinheiro, para depois adquirir uma habitação própria... assim não vamos lá (mãe, tou indo para casa, outra vez!!! Pai deixa-me ficar!!!). Queria ver algum ministro arranjar casa/apartamento, por exemplo, onde vivo neste momento, Ponta Delgada, e apesar de conhecer outras realidades, Aveiro, Coimbra Lisboa e Porto, tenho irmãos e amigos nessas zonas, pelo preços das RMA's indicadas, COM TECTO de preferência????
    ------ Só mais uma achega, que tal fazer uma lei que obrige os senhorios a pagar taxas muito altas, conforme as rendas... aposto que assim acabariam por baixar as rendas... o que vai fazer esta lei é aumentar a especulação imobiliária - mais ainda!!! Querem meter os jovens mais na miséria??? Assim não há qualidade de vida, eu já vivo a contar os trocos, não tomo pequeno almoço, almoço e jantar fora de casa, não fumo, não bebo (só água da torneira, ainda por cima por vezes de má qualidade), não tomo café, já não tenho internet, deixei o telemóvel, não tenho TV cabo, já substituí todas as lâmpadas pelas económicas... sou um jovem de 27 anos, sem vida social praticamente, e ainda consigo sobreviver com o meu ordenado de 500 euros (sou licenciado)!!! Até Março de 2008, não sei mesmo se irei sobreviver!!!
    3º A verdade seja dita, as propostas neste país estão tão boas, que estou concorrendo, mais a minha namorada, para a nossa vizinha Espanha. Não sei por quê, mas a mim me encanta o espanhol! Já teno lá alguns amigos, e parece-me que ainda vão mais alguns. É a realidade deste país.
    4º Quem tiver filhos é uma boa opção, melhor ainda quem não trabalhar. Mas para isso este Estado tem que apoiar para termos à nossa prol. Assim não há condições, ninguém se pode casar, ter descendentes, ter trabalho, ter apoios, e estiver a viver debaixo do tecto dos pais...
    5º Vamos lá fazer mais estádios, mais estradas para que os velhos as frequentem, mais acessos, mais mais mais, pois o futuro parece-me indicar que será isso, um país de volta aos anos 70 e 80! Jovens fora do país que isto é para voçes gozarem quando voltarem!!!!!!!!!!!!
  45.  # 293
    oi preciso urgentemente de ajuda!!!!estou a usufruir do IAJ vai fazer 1 ano e recebi agora uma carta em casa onde diz que tenho que me candidatar ao Porta 65-jovem,mas nao sei como o fazer???
    quais sao os procedimentos que tenho que tomar??visto que o prazo termina ja dia 20??por favor ajudem-me obrigado
  46.  # 294
    Anónimo disse:
    Boa tarde!
    Estou a usufruir do subsidio do iaj ate Maio de 2008, a habitação onde estou é um T4, que para o iaj nada interessava, mas para meu espanto o Porta 65 interessa-lhe isso, portanto estando eu e o meu marido a viver num T4 ja nao me posso candidatar ao Porta 65 pois teria que viver com mais duas pessoas para ter direito. o que eu queria saber era se eu omitisse esse facto eles teriam alguma hipotese de vir a saber esta minha omissao, de outra maneira é esquecer o subsidio e esperar para ver como vou conseguir viver decentemente.
    Se alguem me poder ajudar agradecia.
    • moon
    • 17 Dezembro 2007
     # 295
    Eu vivo num T1 com o meu namorado nao preciso dum T2 para nada. Isto é mesmo para ver se damo nos ou nao, queria obter ajuda do estado para guardar algum para comprar um apartamentozinho, mas assim é imposvivel juntar algum, ja que a minha renda é 350€, a luz vai aumentar, tudo aumenta, mas parece que o governo anda com os olhos tapados. Andei a ver casas antes de vir para esta e acreditem no algarve o minimo que se pode ver é 250€ e nao tem condiçoes nenhumas, agira digam me como é possivel alguem se candidatar... Tou simplesmente revoltada, com raiva, porque agora mais percebo porque tantos jovens com 30anos inda tao na casa dos pais... enfim espero que consigamos mudar isto, ja nem falo por mim, falo por quem precisa mais do que eu...cumprimentos pessoal
  47.  # 296
    gostaria de tirar umas duvidas, tenho uma amiga que gostaria e precisava de meter o arrendamento jovem,mas como circunstancias da vida a sua mae e os seus dois irmaos foram morar com ela.mas como a mae ja tem 41 anos tem sido dificil encontar trabalho entretanto de á um ano para ca a mae esta a tirar um curso onde recebe um subsidio de 200 euros a minha colega ganha 500 e pagam de renda 300euros tem duas criancas pequenas com 2 anos ambas e uma menina com 13 anos.Quando a minha colega se deslocou aos servicos para saber o que era preciso para o arrendamento jaovem a senhora pura e simplesmente foi do mais emtipatico que pode haver dizendo indirectamente a minha amiga que so conseguiria ter o arrendamento se puzesse a sua mae na rua porque enquanto a sua mae estiver com ela nunca tera direito ao arrendamento. Eu gostaria de perguntar se acham que a minha amiga nao percisa dessa ajuda para se aguentar por algum tempo para poder pagar outras dividas que tem ou sera que so dao a quem querem porque conheço casos que recebem e nao precisam metade do que ela precisa ~8mas as cunhas hoje em dia a que contam, nao é) obrigado
    • Klau
    • 17 Dezembro 2007
     # 297
    Gostaria de saber se poderei inscrever o meu irmão quando fizer a minha nova candidatura na porta 65. sei que quando fiz a minha renovação no IAJ nao era permitido. agora nao sei.....

Alguem ajuda?~
    Obrigado
  48.  # 298
    Boa Tarde.

Pedia o seguinte esclarecimento:

para comprovar os rendimento auferidos no corrente ano na categoria A que documentos devo apresentar?
    - Uma declaração tipo a que é habitual passarem para o IRS, com os valores acumulados.
    - Todos os recibos de ordenado recebidos?

o rendimento que pedem é o bruto?

Agradecia esta informação. estou a ficar desesperada! não consigo ligar para os nº de apoio.

Obrigado
    Carla C.
  49.  # 299
    Anónimo disse:
    FHGF
  50.  # 300
    alguem sabe onde posso saber qual a matriz e a fraçao ?

0.1290 seg.