Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha casa tem bloco térmico, no entanto a espessura do capoto que estava projectado era de 6, mas deram-me a informação que como tenho o bloco térmico, é suficiente o capoto de 4.

    Que acham disto?

    Obrigada pelos comentários ; )
  2.  # 2

    Quem é que lhe disse?
    A espessura que estava projectada já contemplava a construção com bloco térmico?
  3.  # 3

    Boas
    Deveria respeitar o que está no projecto térmico.
    Cumprimentos.
    Carlos
    • eu
    • 23 setembro 2010

     # 4

    Ponha 6 cm.

    A diferença de preço em toda a obra é de apenas uns 1000 euros e fica com um isolamento muito melhor. É que de 4cm para 6 cm, há uma melhoria de 50% no nível de isolamento!
  4.  # 5

    Boas

    Parto do princípio que não estava previsto inicialmente o uso do bloco térmico:
    - Há uma característica do projecto inicial que tem de respeitar: o coeficiente de transmissão térmica da parede. No projecto inicial este coeficiente era obtido em função do tipo e espessura de parede e isolante a usar. Se mudou o tipo de parede, terá de calcular qual a espessura de isolamento que permite obter o mesmo valor para o tal coeficiente. Coisa que o autor do projecto de comportamento térmico, na posse dos dados originais, fará em poucos minutos.

    PS: aumenta em 50% a contribuição do isolante, não aumenta em 50% a capacidade isolante da parede no seu conjunto.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    O que está projectado é o de 6cm com o bloco térmico. Coloquei o bloco térmico, mas agora a empresa que fornece o capoto é que nos alertou que não valia apenas colocar o de 6cm.....visto ter o bloco térmico.

    Não faço a mínima da diferença de preço, mas se tem uma melhoria de 50%, acho que não devo hesitar e colocar o de 6cm, como estava projectado inicialmente não lhes parece?ou será um exagero o bloco térmico e o capoto de 6cm?? (desculpem a minha ignorância)

    Mais uma vez, obrigada!
  6.  # 7

    Boas

    Esqueça o que diz a empresa e reze para que sejam melhores a trabalhar que a fazer contas.

    PS: Não se dará o caso de a empresa mencionar os 4 cm para justificar o preço de alguma proposta que tenham apresentado? Porque é estranha a afirmação da empresa.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
  7.  # 8

    O projecto da sua casa tem requisitos mínimos para a eficiência energética. Alterar a espessura do isolante significa que, quando for feito o Certificado Energético, pode ficar com valores que façam com que a câmara não lhe emita licença de utilização. Tirando isso, tudo bem...
  8.  # 9

    eu tb tenho blocos termicos e vou alterar de 6 para 8cm... sugestão de uma empresa que me deu orçamento... :-)
  9.  # 10

    Colocado por: Ana RibeiroO que está projectado é o de 6cm com o bloco térmico. Coloquei o bloco térmico, mas agora a empresa que fornece o capoto é que nos alertou que não valia apenas colocar o de 6cm.....visto ter o bloco térmico.

    Não faço a mínima da diferença de preço, mas se tem uma melhoria de 50%, acho que não devo hesitar e colocar o de 6cm, como estava projectado inicialmente não lhes parece?ou será um exagero o bloco térmico e o capoto de 6cm?? (desculpem a minha ignorância)

    Mais uma vez, obrigada!


    Entregue o trabalho a outra empresa.
  10.  # 11

    Se está projectado para 6cm, ponha 8cm. A diferença de preço será apenas cerca de €1/m2. Esses 2cm extra será sempre um bom investimento.
    Colocar 4cm qd tem 6cm no projecto é asneira
  11.  # 12

    Coloque no mínimo o que está no projecto. Foram feitos cálculos para determinar essa espessura.
    Eu se fosse a si confirmava em obra se punham mesmo os 6cm, porque me parece que estão a tentar tirar uns "pózes" onde podem...

    E não, não é nada exagerado.
  12.  # 13

    Na minha casa vão colocar um capoto de 8CM pq a empresa que o vai por é uma conhecido do meu marido e faz um preço especial e diz que assim ficamos com um isolamento muito bom... poupamos no aquecimento/arrefecimento da casa...
    • eu
    • 24 setembro 2010

     # 14

    Sim, o que se gasta em esferovite não é na realidade uma despesa, é um investimento que se vai recuperar em poucos anos, pela redução da factura energética.
  13.  # 15

    é verdade...

    Em poucos anos em poupança de energia recuperamos o que se gastou no isolamento da casa... até mesmo na caixilharia se deve ter atenção...
  14.  # 16

    Este tipo de opções deveria ter sido ponderada na fase do projecto. Facilmente o projectista lhe conseguiria fazer uma análise custo/benefício para várias soluções de espessura/custo do isolante.
  15.  # 17

    Colocado por: Anonimo18072022Adeixo-vos um gráfico onde poderão ver que a partir de determinado ponto deixar de fazer sentido aumentar a espessura do isolamento


    Não percebi nada.
    Não há tradução para leigos? :)
  16.  # 18

    Boas

    O gráfico mostra que a redução da condutibilidade térmica do EPS 100 não é proporcional ao aumento da espessura. Quanto maior for a espessura inicial menor é o ganho com o aumento da espessura.

    PS: este efeito é ainda maior se, em vez de considerar apenas o isolante, for considerada a parede no seu conjunto: isolante e alvenaria.

    cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 24 setembro 2010

     # 19

    O gráfico é muito interessante, mas mostra claramente que até aos 8 cm a variação é quase linear, ou seja:

    8 cm de EPS terão um poder de isolamento que é praticamente o dobro do valor para 4 cm de EPS.
  17.  # 20

    Boas

    O gráfico é muito interessante, mas mostra claramente que até aos 8 cm a variação é quase linear, ou seja:

    8 cm de EPS terão um poder de isolamento que é praticamente o dobro do valor para 4 cm de EPS.


    Na realidade, considerando a parede integral - alvenaria, isolamento e revestimento, essa relação altera-se significativamente e, dependendo dos casos, um aumento de 100% (4 cm para 8 cm) na espessura do isolamento pode corresponder a um aumento da eficácia de apenas 40% (ou menos).

    cumps
    José Cardoso
 
0.0214 seg. NEW