Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Olá mais uma vez,

    Em relação à parte do licenciamento, é só mesmo a entrega que vai ser feita por mim. A preparação do processo é da responsabilidade do arquitecto.
    Quanto ao projecto de execução, é para não ficar mais caro o valor total. O que me disse é q iria fazer mas não tão exautivamente. Pelo que eu estive a ler aqui no forum e mais o que me respondeu, é uma parte importante do projecto. Será que com esse valor (3000 euros) posso exigir mais no projecto de execução ou vou ter que pagar mais?
    Obrigada!
    • FLR
    • 26 outubro 2007

     # 62

    Susana,

    A natureza do Projecto de Execução é ser exaustivo. De outro modo, é um Projecto-Base, ou coisa parecida, mas não é o que o cliente deve receber. E depois, quem mede o que é "exaustivo" e o que não é? Ou seja, se eu lhe entregar um rabisco numa folha de papel e lhe disser "está aqui o projecto, mas não é exaustivo", é suficiente? Isto para dizer que o conteúdo de um Projecto de Execução está perfeitamente definido (já vi por aí no forum), mas o conteúdo do Projecto "não exaustivo" é o que o Arquitecto quiser, e isso pode ser perigoso. Eu preferia pagar 6000 euros, e receber um projecto perfeitamente concluído, que não me desse chatices no fim. Os Arquitectos recebem por fases, às vezes há vários meses de intervalo entre as várias prestações, e o cliente nem sente o dinheiro a sair do bolso todo de uma vez... Mas ao pé do custo de obra, das taxas na Câmara, e de surpresas várias, os honorários do Arquitecto, quando merecidos, são uma ninharia!
  2.  # 63

    ola Susana, estive a ler seus comentários e acho que para um projecto de arquitectura 3000 para uma moradia de 100m2 e um pouco puxado apesar de ter se em conta o que o FLR menciona acerca do projecto de execucao.
    mas agora fiquei com uma curiosidade em relacao ao FLR , custuma aplicar os Valores de "tabela" para projectos de arquitectura?
    sinceramente acho um exagero 4000 e tal por um projecto de arquitectura para moradia de 100 m2, trabalho com alguns arquitectos com algum reconhecimento e nem eles levariam esses preços, mas enfim é minha opinião.
    claro que se for como o Pedro Barradas refere num concurso Público as coisas são bem diferentes.
    Não sei se exite por ai algum eng.º mas gostaria de lançar uma questao .
    qual o preço que rondaria o projecto de especialidades de um bloco de apartamentos (16fogos) , 4 pisos habitacao , cada um com aprox 670 m2 + dois piso abaixo do solo( garagens) com aprox 750m2 cada um.
  3.  # 64

    Gostaria de deixar a minha opinião, embora possa me desviar um pouco sobre o assunto em causa. Hoje em dia há a meu ver um grave problema (vai na volta sempre houve) e que se agrava de dia para dia. A nível de projectos o que interessa é o pagar menos possível por projectos de especialidade de engenharia. Consequentemente o mercado é inundado de projectos que quando se passam para a fase de execução originam gastos desnecessários de materiais, acabando-se por poupar 1000 eurecos ou pouco mais na fase de projecto, gastando por outro lado dezenas de milhares de euros na fase de execução........não faz sentido e denota uma grande falta de brio por parte de muita gente que trabalha nesta área. Posso citar um exemplo dos vários exemplos que conheço, em que num projecto de estabilidade as lajes estavam todas armadas com aço de diâmetro 16 espaçado a 15, em cima e em baixo, nas duas direcções. devem pensar que era algo tipo um banco.....nem por isso, era um prédio de 2 pisos, para habitação e com vãos máximos de 5m.se estiverer aqui algum engenheiro perceberá o que quero mostrar.(tb fiz a simulação da situação e as lajes passavam NA BOA com 17 cm em vez de 20 com armadura maxima de diametro de 12). É a tal politica "entra o porco sai a chouriça". O projecto como é obvio foi baratucho a nivel de custo....e deu no que deu. O engraçado é que o gabinete pede mais dinheiro para fazer uma reformulação....é lindo. A minha opinião é que tudo tem um preço justo, que não pode ser demasiado baixo para não dár em algo o que citei acima, nem alto demais para não se estar a explorar. É melhor gastar dinheiro na fase de projecto do que na fase de construção, pois mesmo quando vai para obra um bom projecto, poupa tempo de execução, minimiza o risco de ocorrencia de erros (usualmente a solução para esses erros é o martelo electrico:P) e garante uma melhor qualidade do produto final. Afinal de contas, uma casa faz-se poucas vezes durante a vida de uma pessoa, e é muito mau quando se chega ao produto final e se fica defraudado com o que se tem, seja por que motivo for......A mesma coisa se passa relactivamente aos preços de adjudicações a construtores. Há um preço justo...........

    Repondendo ao scorpio, um projecto com essas caracteristicas deve andar a rondar os 10000 euros a nivel de projectos de engenharia.........obvio que é um valor chutado, pois cada edificio é unico....

    hasta
  4.  # 65

    Um projecto de arquitectura que custe 5% ou 6% sobre o valor estimado da obra (são as percentagens "normais" pelo que tenho lido aqui no fórum...) já deve incluir a Assistência Técnica (acompanhamento da obra)?

    Joana
    • FLR
    • 7 novembro 2007

     # 66

    Olá Joana

    O Projecto de Arquitectura completo inclui sempre a Assistência Técnica. Por isso, seja qual for a percentagem definida para os honorários, a resposta é sim, sob pena de se estar a prestar um serviço incompleto.
    •  
      FD
    • 7 novembro 2007

     # 67

    Olá FLR,

    Sim, deveria incluir, mas já vimos aqui alguns relatos de pessoas que pediram orçamentos e até tinham que entregar, elas próprias, o projecto à Câmara... :|

    Joana,

    Seja o que for, na proposta, esses pormenores terão que estar suficientemente claros - não facilite. ;)
    • FLR
    • 7 novembro 2007

     # 68

    Olá FD

    Também já me aconteceu encontrar pessoas que pensam que o trabalho do arquitecto é "safar-se" na Câmara... Ou seja, contrata-se o Arquitecto não porque se confia numa mais-valia para o projecto, mas sim porque é o único capaz de entender e preparar um processo de licenciamento. Depois, em vez de o consultar para discutir soluções de projecto, telefonam para saber se sabe de cor o prazo da licença, o nome do fiscal das águas, o telefone do atendimento, e outras burocracias do género. Por isso, por mim, quanto mais longe da Câmara, melhor. A Câmara é um mal necessário, e a única forma de abordar essa fase do processo é a máxima eficácia. No fundo, se o Estudo Prévio é fulcral para a qualidade do projecto, se o Projecto de Execução é essencial para o mesmo fim, e se até a Assistência Técnica é importantíssima, já viu o que acrescenta o PL a isto? Nada...
    •  
      FD
    • 8 novembro 2007

     # 69

    Mas aí, e lamento a frontalidade, a culpa é de quem não faz passar a mensagem: a de que os arquitectos são necessários para outras coisas...
    Por outro lado, os portugueses contentam-se com pouco. Basta ver onde é que muitas vezes se resignam a morar... E dessa forma, é difícil fazer ver que a qualidade de habitar é mais do que um telhado e quatro paredes. É a chamada pescadinha de rabo na boca.

    De outra forma, os portugueses pensam que podem dispensar o arquitecto porque julgam que sabem, que é fácil e que é mais um no meio a colocar o garfo no bolo.

    Eu acredito que se as pessoas forem devidamente informadas, muitas vezes mudam de opinião e de perspectiva. Aquela brochura que a secção do sul da Ordem dos Arquitectos divulgou é excelente. Deveria estar disponível em todos os balcões de urbanismo das Câmaras Municipais.

    Mas percebo a frustração e para isso é que estamos aqui, não é? ;) Para esclarecer e explicar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
    • FLR
    • 8 novembro 2007

     # 70

    Olá

    Não há qualquer frustração: tenho uma visão um tanto cínica e "humorística" disto, e não me queixo nada do meu trabalho.

    A brochura é boa, mas talvez devesse insistir mais no porquê: o arquitecto é o melhor e mais habilitado a realizar certos trabalhos, porque... só porque eles dizem? Acho que é preciso expor mais o 2+2=4. Mais factos e menos opiniões (até porque aquela gaffe de que somos únicos legalmente habilitados, apesar de ser eticamente certo, é estar a pedir para ser desmentido...).

    Quanto ao problema do baixo nível de exigência, parece-me geral em todo o lado, e não só em Portugal (basta ver um subúrbio em qualquer país europeu). Mais nosso parece-me o problema da resignação, da abdicação de sonhar. Aquela noção de que o habitual não basta, que se pode ir mais além, que é possível por em prática um sonho. Cá, as pessoas idealistas são criticadas como inconscientes, porque o que interessa é o dinheirinho ao fim do mês e a vidinha de todos os dias. Tudo bem, eu sei que isso conta, mas onde fica a emoção, o amor pela nossa casa? Vivi 1 ano na Alemanha e reparei como em qualquer casinha fraquinha de província, dentro do mais kitsch, do mais "foleiro" pelos nossos padrões modernaços, há sempre uma sinalização de que a casa é especial, uma declaração de amor por aquele espaço, uma vontade de tornar aquele momento e aquele objecto (a casa) inesquecível. Isso é que faz falta, e é para isso que o arquitecto também serve... Acho que a maioria das pessoas desconfia desta abordagem e tem pouca vontade (ou vergonha por ser uma "mariquice") de querer algo de especial.
  5.  # 71

    A todos os interessados a Ordem dos Arquitectos produziu um documento muito útil, à semelhança dos que existem em Inglaterra por exemplo, onde se explicam quais e como são prestados os serviços que um arquitecto presta.


    TRABALHAR COM UM ARQUITECTO
    por ser encontrado aqui

    www.oasrs.org/conteudo/mailing/Trabalhar%20com%20um%20Arquitecto.pdf -
    •  
      FD
    • 9 novembro 2007

     # 72

    Benvinda Joana!
  6.  # 73

    Anónimo disse:
    maria branco:


    olá a todos!!
    Após uma primeira reunião, o arquitecto aporesentou-me proposta do seus honorários e após um regateiozito (coisa pouca), acabamos por acordar 5.5% para uma casa com 331 m2. O que se traduz em 11.000euros, uma vez que considera que o valor da construção é de 700 m2. A este valor devo acrescentar os projectos de especialidades que não estao incluidos no serviço dele, contudo a proposta inclui ante-projecto, projecto de licenciamento e execuçaõ eacpmpanhamento tecnico. Quanto na vossa opiniaõ custam os projectos de especialidades e até que ponto é uma boa ideia optar por este arquitecto? Outra coisa, como leiga alguem me explica se 'ante-projecto, projecto de licenciamento e execuçaõ' inclui já os valores do levantamento topográfico, licenças na camara etc!??!
    obrigado
  7.  # 74

    Olá, Maria

    Uma vez que já passou pela experiência, queria perguntar-lhe como é que fez para chegar a um valor de construção/m2 na primeira reunião com o arquitecto? Foi preciso especificar o tipo de acabamentos que pretendia, ou foi um valor genérico de acordo com seu orçamento disponível (e os acabamentos vão sendo definidos posteriormente...?)
    Obrigada,
    Joana
  8.  # 75

    Anónimo disse:
    olá joana!

    O valor de construção/m2 foi-me dito pelo arquitecto. Não é um valor para a minha construção em particular mas para o geral com os materiais que ele normalmente utiliza. Logicamente que já houve quem me dissesse que era um valor um pouco alto para uma construção "normal" (o normal é 620m2, com mais alguns luxos ex. piso radiante chega aos 700/m2).
    Contudo este valor é só a titulo orientativo porque tanto pode aumentar como diminuir dependendo dos materiais que posteriormente escolha. Sabendo o orçamento disponivel e tendo uma ideia do preço normal da construção é possivel projectar uma casa de acordo com as nossas necessidades e disponibilidades.
    Obrigado
    Maria Branco
  9.  # 76

    Como já foi mais do que explicado, o método de cálculo dos honorários é até bastante simples tendo em conta a tabela de referência (obrigatória em obras públicas), no entanto, e como também já alguém referiu há depois a aplicação de descontos sobre o valor final.
    Os gabinetes com os quais trabalhei, trabalho e conheço, aplicam as percentagem de 60% LICENCIAMENTO e 40% EXECUÇÃO, no entanto estes valores podem variar.
    Depois há o escalonamento de pagamentos, também ele tabelado:
    10% assinatura do contrato
    10% aprovação do programa base
    15% aprovação do estudo prévio
    25% aprovação do projecto BASE
    30% aprovação do projecto de execução
    10% assistência técnica

    Aos clientes, digo que terão sempre de ter em conta o serviço que lhes está a ser oferecido, e para uma projecto de X não se pode exigir 2X.

    Como comentário ao valor de referência atrás falado de 6000€ para 200 e tal m2, esse valor deveria incluir projecto de execução, sem especialidades. Projecto de Execução completo sem haver margem de manobra para grandes "escorregadelas" orçamentais.

    Lembrem-se de exigir um bom serviço e de responsabilizar os técnicos por TODAS as falhas que possam surgir de um mau trabalho, isto claro, se estiverem a pagar esse mesmo trabalho.


    www.pormenor.net
    •  
      FD
    • 16 novembro 2007

     # 77

    Maria Branco,

    Já consultou outros arquitectos? Não custa nada e fica-se sempre com melhores noções de tudo... ;)

    Esses valores que indica são apenas para o projecto/construção, tudo o resto é cobrado à parte! E olhe que em muitos casos não são valores simpáticos! As infraestruturas (caminhos, ligação aos fornecedores de água, electricidade, esgotos, etc.), os movimentos de terras, as licenças, etc...

    E muito cuidado com essas áreas! O valor do IMI a pagar depois é proporcional à dimensão da casa. Quanto mais casa, mais paga e menos tempo de isenção tem.
    Para ter uma ideia, aqui pela zona de Sintra, por uma casa com essas dimensões pagaria anualmente entre 1.500€ e 2.000€ de IMI para toda a vida. É muito dinheiro...
  10.  # 78

    Bom dia!

    Ja li todo este topico e estou um bocado baralhada.

    fiz o meu projecto de arquitectura recentemente. Um trabalho especifico com um determinado arquitecto por termos optado por casas de betão pré fabricado e sem especialidades. ( que pedi a amigos meus engenheiros para fazerem) paguei 2600€ mais IVA.
    a minha questão é a a seguinte:

    terei eu trabalhado com um arquitecto "mau" ?
    ( sem querer ofender ninguem)
    é que este projecto foi muito mais barato que qq um que vi aqui descrito ate agora... a acrescentar que a casa tem 360m^2 e que foi o gabinete de arquitectura que tratou de todos os papeis e propcedimentos para o pedido de licença.
    •  
      FD
    • 19 novembro 2007

     # 79

    Só depois de vermos as imagens do projecto é que podemos dizer se o arquitecto é mau ou não... :P

    Estou a brincar. :)

    Podem existir muitas razões para ter sido "barato":
    - o trabalho era pouco (em termos de tempo dispendido)
    - já ia com algumas ideias e foi só aperfeiçoar e passar para o "papel"
    Ninguém é obrigado a seguir as recomendações da Ordem dos Arquitectos e os métodos de cálculo de honorários podem variar de profissional para profissional.

    Estas podem ser as razões funcionais. Depois existem as comerciais, como por exemplo, falta de trabalho, concorrência, exploração de mão de obra (fala-se por aí de estagiários a receber zero), etc.

    Eu não ficaria preocupado, mas se colocar as imagens do projecto de certeza que alguns dos leitores poderão dar uma opinião profissional. ;)
  11.  # 80

    Anónimo disse:
    Na minha opinião estes valores são muito elevados. Eu consegui 2000 euros + IVA para uma vivenda de 220 m2, para todos os projectos e burocracias com a câmara.

    10,000 euros por duas semanas de trabalho é um... ROUBO. (na minha opinião...)

    Que me desculpem os arquitectos, mas a vossa classe tem que descer um pouco à terra e cobrar valores justos...
 
0.0493 seg. NEW