Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Os meus comentários....

    Exterior
    É impressão minha ou vai virar a casa para o exterior, ou seja, a piscina está entre a casa e a rua...(?)
    Para que é aquele "telheiro" a Oeste da sala? Para colocar uma churrasqueira? Se sim, está próxima da sala mas muito longe da cozinha....

    Garagem
    Bem grandita :-) para aí 1/3 do R/C... os pilares é que é pena...
    Eu faria como está a porta corta fogo...
    Prever uma pequena janela oscilo-batente na garagem para ajudar a eliminar os cheiros e fumos...
    Que espaço é aquele que se acede da garagem, uma lavandaria? Cuidado com os cheiros.... mesmo tendo janela. E já agora, um acesso directo ao exterior...
    Sendo garagem uma divisão menos nobre.... ela deveria de estar a norte e não a sul.... não prefere ter luz natural na sala e cozinha?

    I.S RC
    Não cumpre a lei das acessibilidades: não há nem banheira nem espaço para ela, para além do circulo..... aliás, creio que nenhuma cumpre.... a rever.
    Dá mesmo para a entrada da casa :-), era de prever um armário aí e não uma IS....
    Fica um pouco distante da cozinha/sala....

    Hall/Sala
    Hall grande e com área mal aproveitada... (área antes do escritório).
    Tome em atenção que a área a climatizar será: hall + sala + escadas+ hall do 1º andar.... prever umas portas/divisórias (antes ou depois das escadas e à entrada da sala).
    Vai aproveitar a parte de baixo das escadas?

    Escritório
    Para cumprir as acessibilidades é um quarto.... tem as dimensões mínimas obrigatórias?
    Janela virada a sul mas.... duvide que lhe bata o sol.... porque não virar a janela para este?

    Cozinha
    Janela a norte.... porque não a este.... sempre apanhava algum sol :-)
    Como disse na garagem, a sala e a cozinha deviam de estar no lugar da garagem...
    O que vai ocupar entre a península e as portas? Nada? Parece-me área desperdiçada.

    Suites
    Precisa mesmo de 4 suites?
    Porque não apenas 1 suite (ou mesmo 2 se fosse mesmo necessário).... menos IS, mais barato, mais área para quartos/roupeiros....
    A suite a este quase que não tem roupeiro....
    A IS do quarto a este está encostado à cama da suite a norte... cuidado com os barulhos...
    Prever janela em todas as IS (não tenho a certeza que está).

    Geral
    Faltam armários/roupeiros, principalmente no RC.
    O 1º andar parece-me bem conseguido excepto o ser de 4 suites e sacrificando alguma arrumação/áreas.
    O RC está, a meu ver, mau.... deveria rodar 180º.
  2.  # 42

    planta gosto das salas mas não percebo a distância da bancada da cozinha até à porta de correr que divide para a sala de jantar (é distância a mais)
    As entradas dos quartos poderiam ser menos "de chofre". A suite maior é demasiado grande. Poucas pessoas usam realmente esses espaços (a não ser fotógrafos para revistas de arquitectura :-)

    Aspecto exterior (aqui vou ser mau): mais datado não poderia ser. Daqui a uns anos vai ser como as casa de emigrante dos anos 70. A linguagem arquitectónica destas casas de agora cai sempre nos mesmos clichés gráficos, sim gráficos, e com a mesma intenção que tinha o emigrante: mostrar a casa. Para mim é tudo ao contrário. Uma casa é um local de recolhimento e repouso. Aconselho-o a ver moradias do gabinete GALP (Carlos Loureiro), do Agostinho Rica, e até do Siza (ele não tem só caixotes brancos)
  3.  # 43

    boas .. já tem orçamento para a brisa solar no meu caso numa moradia equivalente tenho orçamento de 15000euros com IVA... eléctricas com veios mecânicos
  4.  # 44

    Colocado por: mafgodÉ impressão minha ou vai virar a casa para o exterior, ou seja, a piscina está entre a casa e a rua...(?)


    Irá ficar entre a casa e o lote do vizinho de trás!

    Colocado por: mafgodBem grandita :-) para aí 1/3 do R/C... os pilares é que é pena...
    Eu faria como está a porta corta fogo...
    Prever uma pequena janela oscilo-batente na garagem para ajudar a eliminar os cheiros e fumos...
    Que espaço é aquele que se acede da garagem, uma lavandaria? Cuidado com os cheiros.... mesmo tendo janela. E já agora, um acesso directo ao exterior...
    Sendo garagem uma divisão menos nobre.... ela deveria de estar a norte e não a sul.... não prefere ter luz natural na sala e cozinha?


    Sim, é uma lavandaria com acesso ao exterior...

    Obrigado pela dica da janela

    A falta de luz natural só é problemática na cozinha. As restantes divisões ou têm luz natural de este, oeste ou sul!

    Colocado por: mafgodNão cumpre a lei das acessibilidades: não há nem banheira nem espaço para ela, para além do circulo..... aliás, creio que nenhuma cumpre.... a rever.
    Dá mesmo para a entrada da casa :-), era de prever um armário aí e não uma IS....
    Fica um pouco distante da cozinha/sala....


    Tal como vocês me têm vindo a alertar, acho que não cumpre mesmo! As medidas são (2,10m X 2,8m).

    A ideia de ter a I.S. naquele local era de servir também de apoio à piscina.

    Colocado por: mafgodHall grande e com área mal aproveitada... (área antes do escritório).
    Tome em atenção que a área a climatizar será: hall + sala + escadas+ hall do 1º andar.... prever umas portas/divisórias (antes ou depois das escadas e à entrada da sala).
    Vai aproveitar a parte de baixo das escadas?


    A parte de baixo das escadas irá ser ocupado pelas escadas de acesso à cave!

    Colocado por: mafgodPara cumprir as acessibilidades é um quarto.... tem as dimensões mínimas obrigatórias?
    Janela virada a sul mas.... duvide que lhe bata o sol.... porque não virar a janela para este?


    Dimensões: 2,8 x 4,3

    O quarto e a cozinha estão sem janelas a este porque fiquei preso a uma ideia que vi numa revista!


    Obrigado
  5.  # 45

    Colocado por: nunogouveiaplantagosto das salas mas não percebo a distância da bancada da cozinha até à porta de correr que divide para a sala de jantar (é distância a mais)
    As entradas dos quartos poderiam ser menos "de chofre". A suite maior é demasiado grande. Poucas pessoas usam realmente esses espaços (a não ser fotógrafos para revistas de arquitectura :-)


    A distância da bancada às portas de correr é pouco mais de 1,5 m. E não é bem aquela a disposição que quero para a cozinha, julgo que a distância pode diminuir um pouco, mas já sem grande margem.
    As portas concordo que seja um item a melhorar!


    Colocado por: nunogouveiaAspecto exterior(aqui vou ser mau): mais datado não poderia ser. Daqui a uns anos vai ser como as casa de emigrante dos anos 70. A linguagem arquitectónica destas casas de agora cai sempre nos mesmos clichés gráficos, sim gráficos, e com a mesma intenção que tinha o emigrante: mostrar a casa. Para mim é tudo ao contrário. Uma casa é um local de recolhimento e repouso. Aconselho-o a ver moradias do gabinete GALP (Carlos Loureiro), do Agostinho Rica, e até do Siza (ele não tem só caixotes brancos)


    É caso para se dizer que as casas são como as palavras, para o mesmo fim há quem opte por soluções discretas há quem escolha um estilo exuberante!

    Gostei das referências dadas, ainda que tenha encontrado poucas moradias desses Senhores, mas vou continuar a pesquisar!

    Obrigado
  6.  # 46

    Colocado por: jcjosecostaboas .. já tem orçamento para a brisa solar no meu caso numa moradia equivalente tenho orçamento de 15000euros com IVA... eléctricas com veios mecânicos


    Já contactei alguns instaladores de estores no sentido de saber o provável valor dos mesmos! Tenho valores na ordem dos 23000€ para a solução Supergradhermetic, 16000€ Metalpac e 13000€ para a solução Metalunic (preços com iva, eléctricos e cor cinza ral 7016).

    Qual é o tipo de brisa solar que tem orçamentada?

    Também contactei instaladores "nuestros hermanos" para me orçamentarem a solução Supergradhermetic (que julgo ser a melhor das 3). Quando tiver valores informo-o.
  7.  # 47

    Vidago acho que esta a adiantar muito, o que mostrou em planta não corresponde ao loteamento, primeiro terá de fazer uma alteração ao loteamento, e sobretudo respeitar distancias ao vizinho coisa que não acontece com a garagem por exemplo. Custou me a perceber a planta, ainda não a percebo, deveria ter legendas e evitar desenhos de capotos e estratos de paredes, só confundem, como está a casa não ficará barata, não entendo também a disposição de pilares, disseram aqui sobre o estudo excessivo dos alçados, eu não acho, acho é que estão pouco estudados, não vou falar dos espaços pois como disse antes disso tem de organizar melhor as ideias conforme loteamento e intenções, não desespere nem leve a mal algumas opiniões, o que lhe quero dizer é mesmo que tem de ir por passos, é que se falha um, o resto sai mal, peça a arquitecto o juntar das condicionantes para o elaborar de uma matriz.
  8.  # 48

    Agradeço todos os comentários, mesmo os menos simpáticos, uma vez que com eles irei procurar melhorar as diversas falhas que forem sendo identificadas!

    Colocado por: Fernando Gabriel arqVidago acho que esta a adiantar muito, o que mostrou em planta não corresponde ao loteamento, primeiro terá de fazer uma alteração ao loteamento, e sobretudo respeitar distancias ao vizinho coisa que não acontece com a garagem por exemplo.


    Estava a pensar fazer ao contrário. Primeiro definir o que quero, tentar enquadrar nas exigências do loteamento, e só depois tentar mudar o loteamento para o que não couber nessas exigências!

    Colocado por: Fernando Gabriel arqo que lhe quero dizer é mesmo que tem de ir por passos, é que se falha um, o resto sai mal, peça a arquitecto o juntar das condicionantes para o elaborar de uma matriz.


    Obrigado por este e os outros conselhos!
  9.  # 49

    Comentário à area de implantação.
    Ainda existem MUITOS loteamentos em que a area de implantação, nada tem a haver com o "boneco" desenhado na planta sintese. Este parece-me ser um desses casos.
    Pelo que o que conta são as regras estipuladas no regulamento do loteamento, nomeadamente os afastamentos às extremas e outras condições.

    Muitos Loteamentos... tinham desenhado uma mancha (com telhadinhos), que nada mais é do que uma proposta/ intenção de ocupação do lote, sendo frequente um copy/paste dessa "planta de cobertura" pelos lotes todos, ignorando até alguns caso particulares de determinados lotes urbanos.

    Um exemplo de poligono de implantação devidamente representado numa Planta Sintese:
    (a complementar com a leitura atenta do Regulamento do Loteamento)
      Lot_ai_sintese.jpg
  10.  # 50

    Colocado por: Pedro BarradasUm exemplo de poligono de implantação devidamente representado numa Planta Sintese:
    (a complementar com a leitura atenta do Regulamento do Loteamento)


    Não tenho comigo o regulamento do loteamento! Mas se a memória não me atraiçoa no mesmo não havia referência ao polígono de implantação! Havia, isso sim, diversas condicionantes, como a área de implantação, área bruta de construção, área bruta dependente distâncias mínimas aos limites do lote e mais algumas que não o polígono...
  11.  # 51

    Colocado por: vidagomorangoEstava a pensar fazer ao contrário. Primeiro definir o que quero, tentar enquadrar nas exigências do loteamento, e só depois tentar mudar o loteamento para o que não couber nessas exigências


    claro que tem de estudar o que quer, se cabe no lote, o quanto tem de aumentar ao loteamento, que organigrama , estudo de volumetria, etc, mas não a este detalhe, assim é um processo contra-producente.
  12.  # 52

    Depois de uma pequena abordagem à Câmara Municipal, confirmei o que alguns foristas me tinham alertado, mas que eu negligenciava! O regulamento do loteamento tem que ser cumprido na integra, a menos que faça um aditamento, com os custos inerentes e sem a certeza que é aprovado.

    A planta inicial apresentada não se adequa ao lote em questão. A área de implantação não coincide com o polígono de implantação previsto no loteamento, a garagem terá que ficar situada na sombra prevista para esse efeito, e o telhado tem que ser obrigatoriamente em telha cor natural.

    Motivos pelos quais terei que voltar à estaca zero.

    No entretanto fui fazendo uns riscos no sketchup para o rés do chão que submeto à vossa crítica simpática ou menos simpática!

    Irei procurar que muitas das falhas apontadas nas plantas anteriores sejam corrigidas/melhoradas neste novo processo!

    Obrigado
  13.  # 53

    poligono de implantação previsto
      poligono.jpg
  14.  # 54

    rés-do-chão (feito por mim) há que dar um desconto!

    O norte é para o lado direito da imagem
      rés do chão.jpg
  15.  # 55

    Afinal quem é que fez o projecto que nos tinha apresentado? Já lhe pagou?
  16.  # 56

    Colocado por: PicaretaAfinal quem é que fez o projecto que nos tinha apresentado? Já lhe pagou?


    A mesma pessoa, que tem perfeita noção que não foram cumpridos os requisitos do loteamento no anterior projecto...
  17.  # 57

    Mas como é que um projecto inicia sem sequer verem os regulamentos do loteamento? É trabalhar para aquecer?
  18.  # 58

    Colocado por: MikeMelgaMas como é que um projecto inicia sem sequer verem os regulamentos do loteamento? É trabalhar para aquecer?


    É um facto! Entretanto já provoquei uma pequena tempestade... Tudo o que possa acrescentar é chover sobre o molhado...

    Por isso, mais do que lamentar o tempo perdido, convém arregaçar as mangas e por mãos à obra!!!
  19.  # 59

    Dando o devido desconto, parece-me que continua a não aproveitar o espaço da melhor forma!

    O hall de entrada é maior que aquela divisão sem legenda que julgo ser um quarto!

    Como não se trata de uma mesa de bilhar a bola 1,5 deve ser uma I.S. que dificilmente terá espaço para sanita, bidé, banheira e lavatório!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vidagomorango
 
0.0237 seg. NEW