Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Relativamente as estas questões de gás propano e butano, gostaria de apresentar a minha situação e tentar saber qual a melhor solução para o meu problema.

    Inicialmente, tinha abastecimento de gás propano da bp, com o sistema de inversor automático para 2 garrafas de 11kg.
    O abastecimento de gás serve única e exclusivamente para o esquentador um junkers hydropwer de 11 litros.
    Entretanto e pelo motivo da substancial diferença de preços do gás em Portugal e Espanha, adquiri aos nuestros hermanos, duas garrafas de gás butano da Galp.

    Depois de instala-las, reparei que a temperatura a que o esquentador aquece a agua, desceu cerca de 10º, ou seja com o propano atingia os 42º, agora com o butano só vai até aos 32º.
    Durante este processo, verifiquei que o inversor automático funciona, mas acusa as garrafas como vazias. Depreendi que esta questão tenha que ver com a diferença das pressões de ambos os tipos de gás.
    Gostaria então que me ajudassem, para saber o que terei de fazer, para manter as garrafas da Galp espanholas, 50% mais baratas que no mercado nacional, mas recuperar o rendimento do esquentador e aumentar temperatura da agua.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Os espanhóis não vendem propano ?
    • eu
    • 23 dezembro 2010

     # 3

    Só tem uma hipótese: aquecer as garrafas. O butano não "gosta" de temperaturas baixas... no verão não terá problemas com o butano.
  3.  # 4

    Só vendem a clientes industriais.
  4.  # 5

    Nas garrafas de butano, tendo em conta que a pressão no
    interior da garrafa não é muito elevada, basta um “redutor”,
    com uma pressão de saída de 30 mbar (milibar), que é a
    pressão para a qual os aparelhos foram concebidos para fun-
    cionarem com butano.
    Nas garrafas de propano, sendo a pressão no interior mais
    elevada, utilizam-se dois redutores, um à saída da própria gar-
    rafa, que reduz a pressão para 1,5 bar e outro antes da ali-
    mentação dos aparelhos. Este segundo redutor deve ter uma
    pressão de saída de 37 mbar, que é a pressão para a qual os
    aparelhos foram concebidos para funcionarem com propano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edas
  5.  # 6

    Conseguiste responder a um tópico precisamente 10anos depois do último post...
    Só por isso mereces um prémio!
    Concordam com este comentário: eu, Rui Caldeira
      pá de ouro.jpg
  6.  # 7

    Eu tenho o esquentador e botija na rua (dentro de 1 casota). Ao inicio usava o butano mas de inverno só dava para 15 dias. Depois disso o esquentador morria. Quando mexia na botija ela tava mais de meia...

    Depois de trocar para o propano já conseguia gastar a botija toda e a mesma dura meses.

    A diferença e ke o propano s congela a 40º negativos enquanto o butano congela a 0ºc.
 
0.0104 seg. NEW