Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tal como prometi algures numa discussão do fórum, abro este tópico com o propósito de tentar responder a um desafio do Paulo Correia: “...ainda não apareceu ninguém que tenha dito: eu fiz e estão aqui as contas.”
    Eu ainda não fiz; estou a fazer. Mas os custos irão sendo aqui registados com todo o detalhe e o tópico irá sendo reeditado para esse efeito.
    Antes, convirá fazer um breve sumário das características da habitação. Tenciono juntar registos fotográficos da evolução dos trabalhos (aquilo que vai sendo pago e aqui registado) mas ainda não decidi se o devo fazer aqui ou num outro tópico paralelo – FD, se puder ajudar-me nesta dúvida, contará mais uma vez com a minha gratidão.

    Serão bem-vindos quaisquer comentários.

    Características da habitação
    área total de implantação: 88,85m2
    área total de construção: 171,55m2
    piso térreo: 82,70m2
    piso inferior: 88,85m2

    área útil: 138,85m2
    piso térreo: 65,85m2
    piso inferior: 73m2

    área habitável: 49,95m2
    piso térreo: 49,95m2
    piso inferior: 0m2

    cércea: 4,80m
    volume total de construção: 541,98m2
    número de pisos: 2
    tipologia: T1

    PISO INFERIOR - CAVE
    Área de construção ………………............................................... 88,85 m2
    Área útil ………………............................................................ 73.00 m2
    Área habitável ………………...................................................... 0,00 m2

    PISO TÉRREO
    Área de construção …………................................................... 82,70 m2
    Área útil ………………............................................................ 65.85 m2
    Área habitável ………………..................................................... 49,95 m2
    Circulação ………………............................................................ 6,40 m2
    Sala ……………….................................................................. 21,20 m2
    Cozinha ……………….............................................................. 12,80 m2
    Instalação Sanitária ………………................................................. 9,50 m2
    Quarto ………………............................................................... 15,95 m2

    ZONAS EXTERIORES
    Varanda ………………............................................................. 4,10 m2
    Alpendre ………………............................................................ 6,15 m2
    Pavimentos exteriores …………............................................... 90,00 m2

    A necessidade de cave, quase toda em betão, foi determinada pela topografia do terreno.
  2.  # 2

    Os custos aqui discriminados incluem todos os impostos e taxas em vigor

    despesas associadas a projecto e processo de licenciamento
    -levantamento topográfico: 300€
    -projecto de licenciamento (especialidades)*: 2057€
    (*o custo do projecto de arquitectura não é descriminado porque foi elaborado por familiar.)
    -apreciação de projecto(s) pelos SM: 171,38€
    -alvará de obra: 558,82€

    total (inclui outros custos administrativos sempre que foi possível contabilizá-los; não incluí despesas de combustíveis, telefone, horas perdidas em deslocações e tempos de espera nos S.M., …): 3130,36€

    limpeza do terreno: 101,95€

    infraestruturas

    -ramais de água e saneamento: 958,30€
    (tendo em consideração que a propriedade é adjacente às condutas, parece-me legítimo presumir que o custo aqui indicado corresponde a quantias mínimas)
    -ligação provisória de baixa tensão para obra: 28,29 €

    orçamento para estrutura e alvenarias*: 35570€
    *valor a liquidar em conformidade com a evolução dos trabalhos.
    Incluí IVA, seguros, alvará, mão-de-obra, assim como todos os materiais e equipamentos necessários à correcta execução dos trabalhos.
    O mapa de trabalhos incluí:
    -movimento de terras
    -estrutura em ferro e betão armado (C30/37) de acordo com os cálculos de projecto
    -isolamento de todo o betão com telas e drenos em conformidade com o prescrito pelas marcas de referência em sistemas de drenagem;
    -dois panos de alvenaria (interior e exterior)
    -fornecimento e aplicação de XPS de 5cm de espessura em todas as paredes e correcção de pontes térmicas em pilares e vigas
    -caixas de estore
    -preparação das alvenarias para aplicação de rebocos.

    materiais de construção p/ betonilhas e trabalhos associados:
    11,46 m3 de areias e britas (19,68 € /m3)
    3 Paletes (10,50 € /un, reembolsáveis com a devolução)
    cimento Secil, tipo II/B-L 32.5N (saco 40kg: 4,48 € /un)
    2 tampas sifonicas metálicas 30cm (27,67 €/un)
    3 sac. argila expandida LECA L (unisaco /1,5m3, 114,50 € / unid.)
    total: 1102,60 €

    cobertura
    Aquisição e mão de obra p/assentamento de cobertura (painéis sanduíche 30mm), algeroz e trabalhos de alvenaria associados: 3750,00 €


    isolamento térmico (não incluído no orçamento precedente):

    74,88m2 de xps fibran WL 50mm: 396,66€
    74,88m2 de xps fibran FL 40mm: 352,20€
    120 un de bucha plástica p/ isolamento e maço de borracha:25,02€
    broca bosch, 10mm aste longa p/ betão: 10,30€
    2 discos diamantados de 115mm: 60€
    espuma de poliuretano, pistola, óculos de protecção, etc.: 61,84€
    mão-de-obra correspondente à instalação do isolamento:171,93€

    pedras / cantarias: 258,30€

    orçamento para trabalhos de canalização: 2000€
    (cozinha e 2 IS – decidi fazer uma pequena IS na cave para não ir de botas para casa sempre que decidir besoirar amanhos pela terra -façam o favor de não dizer nada a ninguém...)

    orçamento (estimativa) para instalação eléctrica: 2900€

    acabamentos

    equipamento sanitário:
    - lavatório lillangen c/ sifão (cave): 70€
    - suporte para lavatório lillagen: 9€
    - base de chuveiro pizarra (?) 140x75 c/válvula: 247,48€
    - base de chuveiro fibra de vidro extraplana 90x70x3,5 cm c/válvula: 136,78€
    - lavatório norrviken 100x 47,5 c/ sifão: 142,48€
    - armário godmorgon p/ lavatório 100x48x41: 153,75€
    - placa comando p/ sisterna crom-38732000 Grohe: 41,06€
    - tanque Uniset p/ Wc c/ dual flush – 38643001 Grohe: 138,30€
    - estrutura Uniset para bidé – 37578001 Grohe: 77,96€
    - misturadora de lavatório Grohe, mod. Essence: (131,10€ x 2) 262,20€
    - misturadora de bidé Grohe, mod. Essence: 131,45€
    - misturadora de lava-loiça Grohe, mod. Concetto New: 162,75€
    - rampa w2007 telescópica c/ mist. termostática, chuv de mão e pinha: 480,68€
    - san. Glam (Sanitana) - cave : 78,4125€
    - cisterna Glam (Sanitana) - cave : 87,6375€
    - tampo Glam (Sanitana) - cave : 44,28€
    - urinol Mar, 2 un. (Sanitana) -cave e p.t. : 258,3€ (129,15€ x 2)
    - san. Nexo (Sanitana): 95,4726€
    - tampo Nexo f. amort. 62,484€
    - bidé Nexo (Sanitana): 77,9451€
    - fluxometro temporizado para interior ctesi p/urinol (2 un.):128,17€

    revestimentos cerâmicos
    cozinha e 2 IS, 63m2, REVIGRÉS, série cromática, aresta rectificada, s/brilho: 1428,30 €

    rebocos: 3.957,00 €

    carpintarias
    - kit APC de ferragens p/ portas de correr e calhas de perfil em alumínio /2 un.): 36,53€
    - porta exterior (c/ ferragens): 661,00 €

    - porta interior galvanizada (IS cave): 61,45 €

    móveis de cozinha
    (inclue transporte; não inclui electrod. e mont.): 2887,58 €

    pavimentos:
    - 60 m2 parquet flutuante 10mm ( 4mm madeira nyatoh x 6mm contr. mar.): 630€
    - cortiça 3mm (60 m2) + manga plástica (60 m2): 185,13€
    - kit APC de ferragens p/ portas de correr e calhas de perfil em alumínio (2 un.): 36,53€
    - fechadura p/ porta de correr JNF (2 un.): 43,3€
    - clips p/ instalação de rodapé (25p.): 5,25€

    Sistema de paineis solares CF
    - Fornecimento e instalação de kit Vulcano TP/1FKT/200 c/ painel horizontal (orçamento): 3250,00€

    - esquentador Vulcano - sensor-ventilado - WTD 11 KME 31: 359,06€
    - tubo de exaustão p/ esquentador 80mm/2000mm: 5,35€
    - pré-instalação de A.C. ( duas unidades interiores): 250€


    caixilharia
    (sinalização de 40% do orçamentado): 2000€

    arranjos exteriores
    construção de muros de sustentação (61m2): 3,950€
    construção de muros de sutentação (23m2) e escadas em pedra: 2400€
    • 1255
    • 26 março 2011

     # 3

    gosto disto :-)
    Concordam com este comentário: XPTObras, carlos almeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, mlpp, ferninela, bruno pereira, CarlosCoelho
      images.jpg
  3.  # 4

    Já agora, s sua cave térrea será garagem ou aréa habitacional, em que zona do país é, parece um projecto sensato e muito bem gerido e pensado, parabéns e boa sorte.





    Colocado por: dutilleulOs custos aqui discriminados incluem todos os impostos e taxas em vigor

    despesas associadas a projecto e processo de licenciamento
    levantamento topográfico: 300€
    projecto de licenciamento (especialidades)*: 2057€
    (*o custo do projecto de arquitectura não é descriminado porque foi elaborado por familiar.)
    apreciação de projecto(s) pelos SM: 171,38€
    alvará de obra: 558,82€

    total(inclui outros custos administrativos sempre que foi possível contabilizá-los; não incluí despesas de combustíveis, telefone, horas perdidas em deslocações e tempos de espera nos S.M., …): 3130,36€

    limpeza do terreno:101,95€

    infraestruturas

    ramais de água e saneamento: 958,30€
    (tendo em consideração que a propriedade é adjacente às condutas, parece-me legítimo presumir que o custo aqui indicado corresponde a quantias mínimas)

    orçamento para estrutura e alvenarias*:35570€
    *valor a liquidar em conformidade com a evolução dos trabalhos.
    Incluí IVA, seguros, alvará, mão-de-obra, assim como todos os materiais e equipamentos necessários à correcta execução dos trabalhos.
    O mapa de trabalhos incluí:
    -movimento de terras
    -estrutura em ferro e betão armado (C30/37) de acordo com os cálculos de projecto
    -isolamento de todo o betão com telas e drenos em conformidade com o prescrito pelas marcas de referência em sistemas de drenagem;
    -dois panos de alvenaria (interior e exterior)
    -fornecimento e aplicação de XPS de 5cm de espessura em todas as paredes e correcção de pontes térmicas em pilares e vigas
    -caixas de estore
    -preparação das alvenarias para aplicação de rebocos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  4.  # 5

    Já agora, s sua cave térrea será garagem ou aréa habitacional, em que zona do país é,


    A cave não é área habitável nem garagem (embora o pudesse ser sem inflação significativa nos custos); corresponde a área de arrumos.
    A obra localiza-se na zona litoral - centro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand, cliko
  5.  # 6

    boa tarde , acho q vai ajudar muita gente a abrir os olhos ,agora nem todos vao gostar ,,cumps
    Concordam com este comentário: aquapego
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  6.  # 7

    Colocado por: jorgandboa tarde , acho q vai ajudar muita gente a abrir os olhos ,agora nem todos vao gostar ,,cumps

    Estas pessoas agradeceram este comentário:dutilleul



    A ideia é providenciar alguma informação que pode ser útil a quem pretende construir.
    E, por favor, acredite-me: não estou mesmo nada interessado na possibilidade de não agradar a quem quer que seja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1magano
  7.  # 8

    Era mesmo disto que andava à procura. Contas reais!
    Não tirando credito a opiniões contrárias, acho que é possível construir com orçamentos bem mais baixos do que se vê por aqui... mas para confirmar a teoria é preciso que apareçam as contas da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, mlpp, cinderela
  8.  # 9

    Claro que se pode construir, até mais barato, basta reduzir áreas. Este projecto foge um pouco ao que é normal ver por aqui em termos de áreas e tipologia para vivendas. Eu nunca consideraria fazer uma vivenda menor que um T3 ou no mínimo um T2+1, não só pela qualidade de vida e conforto proporcionados, mas também pelo valor e facilidade numa eventual revenda mais tarde.

    Dito isto, bom tópico e parabéns pela iniciativa, vou acompanhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira, dutilleul
  9.  # 10

    Claro que se pode construir, até mais barato, basta reduzir áreas.

    Caro rjmsilva, não se precipite; ainda é muito cedo (até para mim próprio) para concluir acerca de custos, não obstante as estimativas que (com muito trabalho) tenho vindo a fazer. Primeiro que haja casa ainda falta contabilizar muitas despesas... É preciso esperar...
    E se a ideia é a de aferir valores por m2 - como por aqui gostamos de fazer - tenho de discordar consigo; quanto menores forem as áreas, maior é o custo por m2.

    Este projecto foge um pouco ao que é normal ver por aqui em termos de áreas e tipologia para vivendas.

    Tem razão no que se refere a tipologias.

    Eu nunca consideraria fazer uma vivenda menor que um T3 ou no mínimo um T2+1, não só pela qualidade de vida e conforto proporcionados, mas também pelo valor e facilidade numa eventual revenda mais tarde.


    Não posso estar mais em desacordo consigo no que se refere a conforto e qualidade de vida. E pode crer que sei do que estou a falar já que quase toda a minha vida foi vivida em casas enormes (mesmo para os padrões portugueses onde as casas tendem a ser gigantescas por comparação com as áreas médias que são comuns em países bem mais prósperos que o nosso).
    Quanto ao “valor e facilidade de revenda” não sei se tem razão. O que lhe posso garantir é que se alguém procurar um T1 com horta e jardim – porque não quer pagar quantias absurdas para ter temperaturas de conforto, não quer pagar condomínios e reunir com os mesmos, pagar a empregadas domésticas para a manter limpa sem dela ser escravo, pagar o IMI correspondente a uma casa sobredimencionada em relação ás necessidades efectivas, … (é melhor parar por aqui porque teria que me alongar imenso a falar da tal qualidade de vida e conforto...) então, provavelmente, num raio de 100km – talvez até mais, quem sabe - a única potencial oferta do mercado é... precisamente a casa que estou a construir.
    Concordam com este comentário: konnexman
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone, rosa.cunha, cliko, BamGuima
  10.  # 11

    boa sorte com a sua obra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  11.  # 12

    Óptima iniciativa :)

    Boa sorte dutilleul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
    •  
      FD
    • 29 março 2011

     # 13

    Alterei ligeiramente o título, penso que assim corresponde melhor.
    Dito isto, gostei da iniciativa. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  12.  # 14

    excelente post!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  13.  # 15

    Parabéns pela iniciativa.

    Para que tenhamos uma melhor ideia de como é a sua casa, deveria dizer-nos qual a tipologia da casa, e as áreas úteis de cada divisão.

    Relativamente aos custos, não paga a um coordenador de segurança e a um fiscal? Quem paga a água e a luz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  14.  # 16

    Antes de mais, parabens pelo tópico. Eu estava a pensar em criar um tópico deste gênero, mas estou a poderar adiar o início do projecto da minha moradia.

    Não se esquça de por o valor do terreno. Isso tambem conta no bolo final da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira, dutilleul
  15.  # 17

    Colocado por: dutilleul-preparação das alvenarias para aplicação de rebocos.

    Isto é o quê?

    Colocado por: dutilleulorçamento para estrutura e alvenarias*:35570€


    Colocado por: dutilleulárea total de construção:171,55m2


    208€/m2 - Dentro da normalidade

    Vou mandar um palpite final: 112.000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
    • meco
    • 29 março 2011

     # 18

    Por curiosidade, quando pensa começar e terminar a obra.
    Desejo-lhe desde já Boa Sorte e Obrigado por partilhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  16.  # 19

    Para que tenhamos uma melhor ideia de como é a sua casa, deveria dizer-nos qual a tipologia da casa, e as áreas úteis de cada divisão.
    picareta anda a olhar para o ontem? ou simplesmente distraido?
    Características da habitação
    área total de implantação: 88,85m2
    área total de construção: 171,55m2
    piso térreo: 82,70m2
    piso inferior: 99,85m2

    área útil: 138,85m2
    piso térreo: 65,85m2
    piso inferior: 73m2

    área habitável: 49,95m2
    piso térreo: 49,95m2
    piso inferior: 0m2

    cércea: 4,80m
    volume total de construção: 541,98m2
    número de pisos: 2
    tipologia: T1
  17.  # 20

    Colocado por: pdavidmarquespicareta anda a olhar para o ontem?

    Não, anda à procura da pá
 
0.0640 seg. NEW