Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas

    Actualmente estou a construir moradia e neste momento estou na fase de escolher a cozinha e estou indeciso em por o forno na ilha ou na coluna ao pe do micro ondas.

    Esta mesma moradia tem muros e vedar a mesma e o terreno mas os muros atras da moradia encontra-se em zona agricola e so vao ser feitos depois da inspecçao da camara passar ,sera que corro o risco de mais tarde pagar uma coima ou ter que por o muro a baixo ???
  2.  # 2

    Colocado por: megamen
    Actualmente estou a construir moradia e neste momento estou na fase de escolher a cozinha e estou indeciso em por o forno na ilha ou na coluna ao pe do micro ondas.


    Na ilha terá a placa do fogão? Ou é só para refeições?
    Pensando na parte prática (muito importante numa cozinha), sou da opinião de colocar o forno sempre por baixo da placa, logo , por baixo também do exaustor. Isto porque quando estamos a cozinhar saem sempre vapores do forno, já para não falar quando o abrimos. Tem uma desvantagem, quando abrimos o forno temos que afastar a cara sob pena de queimar as pestanas, e temos que "vergar a mola". :-) O mesmo já não acontece num forno de coluna que fica sensivelmente a 71 cm do chão. Pondere a funcionalidade/design.


    Quanto à segunda questão não lhe consigo ajudar. Mas não tarda...:)

    Cump.
    Lucílio
  3.  # 3

    A ilha tere placa,, lava loica ,maquina de lavar loica .
  4.  # 4

    Só uma dica, que a mim me fez alterar a localização da placa e forno : Crianças!!!
    O facto desses 2 elementos (normalmente associados a temperaturas altas) estarem em ilhas ou penínsulas (meu caso) parece-me um pouco perigoso qd se tem miudagem por perto
    É só uma opinião (vale o que vale)
    Boa sorte
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

    Reavivo este tópico porque tenho uma questão semelhante ao autor do tópico.
    A nossa cozinha tem 4.3 x 4.6m. Vamos ter uma ilha que servirá de apoio e onde estará o lava-loiças e a MLL.
    A placa de indução estará na bancada que fica de frente para o lava-loiças. A dúvida é onde colocar o forno: por baixo da placa de indução ou numa coluna à parte.
    O que sugerem?
  6.  # 6

    Vou brevemente começar a construir e vou ter ilha. No meu caso irei colocar o forno na coluna ao pé do microondas. Não me preocupa tanto as crianças dado que hoje em dia os vidros permitem que o seu exterior não esteja à temperatura do interior do forno. Mais do que isso, é uma questão de ergonomia para não ter que me dobrar ou meter-me de cócoras cada vez que abro o forno ou preciso de tirar um tabuleiro.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 7

    O problema são os fornos de 90...
    • MRK
    • 21 novembro 2016

     # 8

    Também tenho duvidas onde irei colocar o forno! Se fosse só pelo aspecto pratico e ergonómico sem duvida na coluna mas como tenho amigos com forno na coluna e quando abrem a porta e sai todo aquele vapor e cheiro e a exaustão a 2/3metros não me parece eficaz!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 9

    Colocado por: PandRO problema são os fornos de 90...

    Justifica forno de 90? Pelos preços instala dois de 60 ou um de 60 e outro de 40

    Eu gosto de ver forno por baixo da placa.
    Concordam com este comentário: MRK
  9.  # 10

    Colocado por: callinas
    Justifica forno de 90? Pelos preços instala dois de 60 ou um de 60 e outro de 40

    Eu gosto de ver forno por baixo da placa.
    Concordam com este comentário:MRK


    Claro que justifica, agora não trocaria por um de 60 nem por nada. Só depois de o ter é que se dá o valor...

    Para coisas mais pequenas tem o micro ondas com função grill.
  10.  # 11

    Que cozinha lá para precisar de 90 cm ?
    Nos somos 4 papoes, ainda deixamos para o dia seguinte , o de 60 chega. Quando não chega cozinhamos em dois pisos.
  11.  # 12

    Colocado por: callinasQue cozinha lá para precisar de 90 cm ?
    Nos somos 4 papoes, ainda deixamos para o dia seguinte , o de 60 chega. Quando não chega cozinhamos em dois pisos.

    Um cabrito, um leitão... Ou até a bela da entremeada...

    Preciso de largura e não de altura.
    Concordam com este comentário: Jpires76, callinas
  12.  # 13

    Colocado por: MRKTambém tenho duvidas onde irei colocar o forno! Se fosse só pelo aspecto pratico e ergonómico sem duvida na coluna mas como tenho amigos com forno na coluna e quando abrem a porta e sai todo aquele vapor e cheiro e a exaustão a 2/3metros não me parece eficaz!


    Pois, a minha dúvida é precisamente por aí... estetica e ergonomicamente não tenho muitas dúvidas de que a opção por colocar o forno numa coluna será melhor, mas aí tenho o problema dos vapores que saem sempre que se abre o forno e que não são facilmente aspirados pelo exaustor. O calor que de lá sai também não é muito saudável para os lacados. Para além disso a condensação que se forma na face interior da porta quando esta é aberta faz com que essa humidade pingue para a zona abaixo do forno.
    Concordam com este comentário: MRK
  13.  # 14

    Colocado por: inquilinoptO calor que de lá sai também não é muito saudável para os lacados.

    Não sei se isto é importante. No meu apartamento, onde os móveis da cozinha já vinham com a casa e não me parecem ser de qualidade bastante básica, os móveis junto ao forno aquecem bastante mas em mais de uma dúzia de anos não houve qualquer consequência.

    De resto, a questão da exaustão dos vapores é de ter em conta, mas a importância disso isso dependerá da frequência com que usa o forno e da capacidade que tem de ventilação alternativa (abrir janelas). Ou então é optar por um exaustor de tecto.
  14.  # 15

    Colocado por: PandRO problema são os fornos de 90...


    Também vou meter um forno de 90 na coluna e a coisa for bem trabalhada a coisa até fica engraçada (ainda que não fique com as linhas de forno + MO perfeitamente alinhados...)
  15.  # 16

    Eu gosto assim
    Concordam com este comentário: argo
      Abey_Armando_Vicario_Tink__D-B_Sink_Mixer.jpg
  16.  # 17

    Colocado por: Jpires76

    Também vou meter um forno de 90 na coluna e a coisa for bem trabalhada a coisa até fica engraçada (ainda que não fique com as linhas de forno + MO perfeitamente alinhados...)

    Mostre lá o desenho a ver como fica.
  17.  # 18

    A questão da exaustão dos vapores é de ter em conta, mas a exaustão dos vapores do forno quando este está em baixo da placa de indução é minimizada, mas não é ultrapassada a 100%.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  18.  # 19

    Colocado por: PandR
    Mostre lá o desenho a ver como fica.


    PandR, vi numa foto num catálogo quando fui à Jdias. A ideia era ter a columa de 90cm com o forno e o microndas centrar (creio que sem aproveitamente do espaço lateral) ou encostar num dos lados e ter uma porta ao lado. Pessoalmente não desgosto da ideia de ficar centrado.
  19.  # 20

    Colocado por: RaquekA questão da exaustão dos vapores é de ter em conta, mas a exaustão dos vapores do forno quando este está em baixo da placa de indução é minimizada, mas não é ultrapassada a 100%.
    Concordam com este comentário:mhpinto


    Tenho um forno Bosch ventilado e normalmente a única coisa que sinto é uma ligeira aragem de ar quente quando está em funcionamento. Será realmente necessário exaustão nestes fornos mais modernos?
 
0.0219 seg. NEW