Iniciar sessão ou registar-se
    • b4u
    • 14 abril 2011

     # 1

    Bom dia,

    Adquiri recentemente um apartamento com aquecimento central através de uma caldeira com um termostato wireless e radiadores, todos da mesma marca, com torneira com posição 0 a 5 (serão torneiras termoestáticas).

    Acontece que estive a pintar tudo e retirei todos os radiadores da parede. Estiveram fora do sítio uns 3 ou 4 dias, respectivamente.

    Quando acabei, instalei-os novamente e testei o aquecimento central que está a funcionar por indicação da caldeira mas os radiadores não aquecem. Estou a controlar manualmente a caldeira(Sem o termostato)

    Tentei purgar o radidador que mais próximo durante um minuto, mas nunca chegou a sair água. Será que devo esperar

    Estou a pedir ajuda pois de aquecimento central, caldeiras, etc foi o meu 1º contacto e amanhã (6ª feira )tenho vistoria para o gás e queria ter o sistema a funcionar todo em pleno para isso.

    Obrigado desde já
  1.  # 2

    Belo problema.

    Por coincidência ontem recusei um trabalho devido a esse problema, disse ao dono da obra que podia retirar os aquecedores, mas depois de montados, se não funcionassem a responsabilidade não seria minha.

    O cliente disse que era fácil e etc. mas depois quem ficava com a responsabilidade era eu.

    Penso que o seu problema será a purga mas não tenho a certeza.

    Boa sorte
  2.  # 3

    O sistema estava a funcionar antes de retirar os radiadores? A caldeira tem pressão? Provavelmente será ar dentro dos radiadores e terão que ser purgados, caso não tenha testado os radiadores antes de os retirar, poderão ser as cabeças que tenham colado, terá que as retirar e dar pancadinhas no perno para o soltar.
  3.  # 4

    Qual a pressão que tem na caldeira? mais de 1 bar?

    No meu caso, quando usei a caldeira pela primeira vez esta desligava-se sozinha passados alguns segundos.
    Isto tinha haver com existência de ar na caldeira.
    Não poderá ser isso? veja se tem uma purga na caldeira e tente garantir isso.

    E, só por descargo de consciência, veja se não tem as torneiras dos radiadores fechadas. Com muita sorte ainda é esse o problema. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b4u, helderdls
    • b4u
    • 14 abril 2011 editado

     # 5

    @rjmsilva

    Sim o sistema funcionava, pois visitei a casa com aquecimento ligado, isto já há mais de 4 meses.

    A caldeira tem pressão nos 1.6bar. Agora eu rodei o parafuso para purgar e não sai água nenhuma. De todo o modo a caldeira vai aumentando quando necessário a temperatura para o programado.

    Quando se refere às cabeças terem colado será onde controlo o calor que pretendo? É que pelo menos elas rodar rodam bem, só que nunca ouvi nada que sugerisse que o radiador estivesse a encher de água.

    Agora indico, se é que tem relação. Eu tenho comigo o termostato sem fios que serve para programar e ligar à distância mas está sem pilhas, será que isso também provoca não distribuir a água (Ps: não sei mesmo do que falo mas é só um desabafo)
    De qualquer modo não consigo ter a caldeira com o sistema de aquecimento a trabalhar de modo manual.
    No receptor tenho o relé aberto para funcionar o sistema de aquecimento de modo manual, se o fechar o relé é que o aquecimento liga (indicação na caldeira) mas aí é que se passa toda esta situação.
    • b4u
    • 14 abril 2011 editado

     # 6

    Colocado por: PiafinhoQual a pressão que tem na caldeira? mais de 1 bar?

    No meu caso, quando usei a caldeira pela primeira vez esta desligava-se sozinha passados alguns segundos.
    Isto tinha haver com existência de ar na caldeira.
    Não poderá ser isso? veja se tem uma purga na caldeira e tente garantir isso.

    E, só por descargo de consciência, veja se não tem as torneiras dos radiadores fechadas. Com muita sorte ainda é esse o problema. :)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:b4u



    As torneiras estiveram todas ligadas durante 30 minutos até que deixei apenas o radiador mais próximo ligado. Seguindo a sua opinião apontava então para ar na caldeira ou então o circulador não funcionar por causa da programação do tal emissor/termostato.
  4.  # 7

    Referia-me a este perno assinalado na imagem, que se os radiadores ficarem muito tempo sem ser usados pode ficar preso na posição fechado, umas pancdinhas com o cabo de uma chave de fendas costuma solta-los.


    Para tirar a cabeça, basta puxar o anel asinalado para si, na posição da cabeça toda aberta:
  5.  # 8

    Tem de garantir que a caldeira entra em funcionamento quando acciona o comando manual. Ouve o barulho da caldeira começar a trabalhar semelhante a quando pede agua quente? Ou não faz barulho nenhum? Se não fizer barulho nenhum quer dizer que não está a entrar em funcionamento.

    Nesse caso, para mim, as principais razões seriam:
    - A caldeira está configurada apenas para Água quente sanitária (AQS) e não para Aquecimento central.
    - O sistema manual não está a requisitar aquecimento (provavelmente pela configuração efectuada ou então por avaria)
    - A caldeira já entrou em funcionamento com ar interno e accionou o sistema de protecção térmico (que deveria estar indicado como uma avaria na caldeira)
    No caso da minha caldeira (Roca Vitoria se não me engano), para purgar a caldeira tive de tirar a tampa frontal e aceder a uma válvula na parte superior.

    Se a caldeira entra em funcionamento então deveria estar a fazer circulação.

    Ao abrir o parafuso dos radiadores sai ar? sai agua? não sai nada?
    - Se sai agua, então podem ser os radiadores como referido pelo rjmsilva. Mas acho pouco provável que estejam todos na mesma situação... tente talvez noutro
    - Se não sai nada então não deve existir pressão nos tubos. pelo que se a caldeira tem uma pressão de 1.6, dificilmente tem o circuito a chegar a esse radiador.
    - Se sai ar então não deve estar ainda purgada e deve continuar até todo o ar sair. Pode ter de aumentar a pressão da caldeira novamente algumas vezes. Se deixou sair toda a agua que estava nos tubos quando retirou os radiadores é provavel que demore muito tempo até encher novamente as tubagens.
    • b4u
    • 14 abril 2011

     # 9

    @rjmsilva

    Excelente ajuda caro amigo. (Quem não sabe...) Logo já vou tentar e deixo depoimento.

    Obrigado
  6.  # 10

    Não se esqueça que todos os radiadores devem ser purgados. não é apenas um deles.
    • b4u
    • 14 abril 2011 editado

     # 11

    Colocado por: PiafinhoNão se esqueça que todos os radiadores devem ser purgados. não é apenas um deles.


    Certo, é mesmo suposto sair água quando a purga terminar não é? É que sendo assim vou ter que fazer o que me sugeriu rjmsilva. A água saíu completamente de todos os radiadores e pelos vistos tudo o que estava na canalização do retorno deles.

    Mas em relação à outra questão. Em modo manual eu vejo a indicação do aquecimento a entrar em funcionamento e já ouvi uma espécie de depósito a encher com água e vai regulando a temperatura até aos 80º de vez em quando, o que vi é que mesmo com as vávulas de ida e retorno todas abertas nenhum dos tubos está quente.

    A minha sendo Roca R30/30 deveria dar algum erro se estivesse alguma coisa de errado?

    É melhor purgar um de cada vez não vá aquilo esguixar sem estar presente ou não?
  7.  # 12

    Colocado por: b4u
    É melhor purgar um de cada vez não vá aquilo esguixar sem estar presente ou não?


    Se consegue abrir a purga do radiador e aquilo não começa logo a esguichar que nem um doido então quer dizer que não tem pressão nos tubos.
    De certeza que tem a torneira de saída de agua da caldeira aberta? Se calhar está fechada e isso faz com que a agua não circule.
    • fsc
    • 14 abril 2011

     # 13

    b4u
    se o termostato está sem pilhas nada feito.
    o contacto que liga a caldeira em aquecimento estará sempre aberto. independentemente da posição do selector na caldeira.
    costuma ser assim...
    • b4u
    • 17 abril 2011

     # 14

    Está resolvido ;),

    O tremostato pouco ou nada servia se tivesse o relé desligado. O maior problema é que um radiador estava com muito ar e levei mais 10 minutos a purgar aquele até que saiu um pouco de água, a pressão ficou pelos 1.5 e a partir daí tudo funcionou.

    Obrigado a todos.
  8.  # 15

    Ufa!!!!!!!!!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zecter
  9.  # 16

    Colocado por: b4u

    A água saíu completamente de todos os radiadores e pelos vistos tudo o que estava na canalização do retorno deles.



    Aproveitando este tópico... como sei se a tubagem tem água ou se entretanto a canalização estará vazia? E se estiver vazia como se volta a encher?
  10.  # 17



    Aproveitando este tópico... como sei se a tubagem tem água ou se entretanto a canalização estará vazia? E se estiver vazia como se volta a encher?

    o prcesso de reposicao e igual ao de enchimento, com a ressalva de precisar da purga ficar aberta para expelir o ar da instalacao,

    agora e preciso analisar o porque de estar vazia antes de adicionar agua sem controle.
    Concordam com este comentário: ze79
  11.  # 18

    Viva a todos.
    Já aprendi muito a ler esta discussão, mas ainda tenho alguns problemas que acontecem e que por acaso não foram apontados por ninguém (acho eu).
    Mudei de casa há um mês e ainda não liguei o aquecimento da caldeira Victoria 20 20. O sistema esteve parado 5 anos.
    O que acontece é que ao tomar banho, o fluxo da água embora constante, a temperatura vai variando e nunca está muito quente. Ora está melhor ora fica morna.
    Fui ver e tinha a pressão a passar o 3. Rodei a rodinha de purga debaixo da caldeira e tirei agua até ficar com 1.5 de bar, mas continua a acontecer o mesmo. Isto mesmo depois de subir a roda da temperatura quase até ao máximo.
    Alguém me sabe dar uma dica antes que tenha que chamar a assistência?
    Obrigado
  12.  # 19

    Sonda das aqs f...........................!!!!!!
  13.  # 20

    Peço desculpa de insistir neste tema...mas é que me surgiu um problema desta natureza agora. Tenho aquecimento central em casa, que funciona com uma caldeira, numa tentativa de purgar um dos radiadores a agua que lá estava saía por completo. Agora a questão que coloco é como é que se repõe a agua?
    Obrigada
 
0.0155 seg. NEW