Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros colegas,
    Desde já um abraço a todos os participantes deste forum ;)

    Estou a pensar em ser eu a fazer o meu sistema de rega, tenho o desenho, mas necessito que alguém me dê umas luzes, consegui saber a pressão/caudal do ramal que vai para a minha casa, a pressão ronda os 4/5 Klg, quanto ao caudal +/- 1.5m3 Hora.

    De salientar que neste momento a única rega que tenho é um sistema gota a gota para rega das sebes que circundam a casa.
    Será que é pedir muito se pudessem rabiscar o desenho e imaginasses como se do vosso jardim se trata-se ;)


    Cumps,,
      image02.jpg
  2.  # 2

    .. mas quer colocar o quê. aspersores? pulverizadores?.. Que tipo de plantações tem? é tudo relva? tem arbustos, herbáceas, só arvores, etc... quais as espécies.. uma necessitam de mais agua que outras.

    Se contactar a gustavo cudell.. eles fazem-lhe o plano da rega.. e também lhe vendem o material.
    http://www.cudell.pt/pt/
    Ou comprar material da RAINBIRD e/ ou da HUNTER, por exemplo na CEPEX.
    http://www.cepex.com/worldwide/portugal/
    tem tabela de preços, ilustrada.....
    http://www.cepex.com/download/catalogues/Tabela%20Rega%202010.pdf

    Convém arranjar os manuais técnicos das marcas para elaborar o dimensionamento e o projecto da rede...
  3.  # 3

    Boas Noites
    É assim o amigo tem de saber quantos litros de água por hora é debitado.
    Se não o souber, é fácil meta um recipiente por exemplo de 50lt e veja em quanto tempo o mesmo fica cheio, depois é só calcular.
    Este é um método existem outras formas.
    Agora o amigo com base nesses litros por hora, já pode fazer o seu esquema, dependendendo do tipo de rega que terá, penso que para aquilo que deseja devem servir os microaspersores; podem debitar 10...30 ou mais litros por hora, é questão de fazer as contas ao número de siitos que quer colocar a regar e ver, existem litros por hora para todos os gostos, mas, tem de ver as vantagens ou não de debitar mais ou menos litros por hora por aspersor, mais litros, pode significar uma rega mais rápida e dividida neste caso ou não, em vários sectores;
    - Utilize estacas de plástico para colocar o tubo com o microaspersor;
    - Compre um programador de rega, é sempre útil e claro essencial, tem muitas marcas, RainBird etc
    - O tubo principal de acesso aos aspersores pode ser de 3/4 ou a medida anterior a esta;
    - Depois compre um "furador", o nome técnico não sei, permite efectuar um buraco pequeno no sitio onde vai ficar a ligação ao aspersor. Ligação esta que tem uma união que encaixa nesse furo, o tubo é fino, próprio para esta ligação ao aspersor. Entretanto passe este tubo fino por dentro da estaca e ligue o aspersor. Neste momento já tem um aspersor ligado. Consoante o número de aspersores que tiver faça a mesma coisa. Pode encontrar este material na Maxmat, Izi, nalguma loja perto de si que trabalhe com material de rega;
    - O tubo que ligará a este(s) tubo(s) de 3/4 tem de ser superior, depende do que der, se forem muitas saídas deste tubo para os de 3/4, então opte por um tubo sempre para cima de 1", se forem muitas ligações, chega a atingir as 3" ou mais, mas isto é para regas de pomares, ai você terá de ver por si o que é.
    - Deverá ter o número de válvulas eléctricas (caso necessite) de ter vários sectores, sendo estas controladas pelo Programador;

    Enfim, não é a minha área, mas tenho alguma experiência na montagem de sistema rega, pois os pomares que aqui tenho, embora seja só custo, o sistema de rega foi todo projectado e realizado por mim.

    Aproveitando algumas ideias consegue resolver isso
    Anexo imagem com esquema simples de tubagens
      rega-sistema.jpg
  4.  # 4

    Espero que as ideias sejam úteis e caso o amigo veja que será talvez complicado fazer o seu sistema, então aproveite os contactos deixados de técnicos especializados e que lhe podem fazer o esquema daquilo que deseja e o material que precisa, e fazer a respectiva instalação que não me parece ser nenhum bico de obra. Em pouco tempo lhe montam o sistema.
    Existem n variantes e instalações de sistemas de rega e é como eu referi, cada caso é um caso e consoante aquilo que desejamos, assim optamos por determinado tipo de rega.
    Abraço
  5.  # 5

    Um exemplo de projecto de rede de rega.
    este fui eu que elaborei, para zonas verdes de um loteamento... ;)
    O tipo de aspersores, quantidades de agua, etc, estão conciliadas com as espécies vegetais previstas no plano de plantações.
    Os sectores estão divididos por forma a haver horários de programação diferênciados e por forma a equilibrar as necessidades de caudal e pressão da rede.
    As especificações técnicas e a descrição pormenorizada dos equipamentos estão no Caderno de encargos e no mapa de medições.
      rederega_177.jpg
  6.  # 6

    Boas
    Ter em atenção a colocação dos tubos, à vista ou não. Embora pareça sem importância, mas eu lembro que tubos à vista, conseguimos detectar e resolver rapidamente o problema, emersos, por vezes é uma dor de cabeça, enfim são pormenores.
    Existem sistemas que são de fácil aplicação. O projecto feito pelo barradas está um mimo. Neste aspecto os projectos feitos aqui por mim são mais rústicos, feitos na hora e inventados na hora.
    Os sistemas israelitas neste campo são de destaque. Eu por aqui o que me causa as maiores dores de cabeça é o calcário nos bicos de rega, é uma desgraça, mesmo com filtros e mais filtros, continua tudo igual, aliás, existiu uma altura que tinha aqui um filtro grande que tive de o tirar, uma vez que o calcário era tanto que entupia o filtro e deixava assim de se efectuar a rega.
    Na água de furo existe muitas vezes este problema, mas na água canalizada isso não acontece. Enfim, lamentações do meu sistema de rega.

    Parabéns pelo projecto amigo Barradas
    Abraço
  7.  # 7

    Caros colegas,
    É com grande satisfação que vejo que existem pessoas em que reina o espírito de entre-ajuda :)
    Agradeço os comentários e onde espero tirar as minhas duvidas.
    Quanto ao sistema acho que ou ser eu a fazer, isto porque até tenho algum jeito para o bricolage embora em sistemas de rega é a minha primeira vez.
    Vou verificar o debito de agua por hora, (Agua de rede), posteriormente irei fazer um poço para aproveitar a agua que sei que a tenho à superfície, penso que terei que adaptar a pressão do balão à mesma utilizadora pela da companhia !?

    O objectivo e´dar um pouco de verde, com prado (eco-trifolium) e alguns canteiros em que ainda não sei o que vou lá colocar.

    Poderei ligar ao tudo ao mesmo sistema, isto é a rega de gota-a-gota que tenho nas sebes ? ou aproveitar a agua dos aspersores para regarem as cedes ?

    Estou um pouco indeciso em qual dos esquemas a seguir ?


    Abraços
    Zé Carlos
      Untitled-3 copy.jpg
  8.  # 8

    Já gora deixo aki o meu pequeno grande sonho que espero juntar um pouco de verde para realçar ...
    Para terem uma ideia do espaço ...

    A todos,
    abraços
      IMGP0002.JPG
  9.  # 9

    Boas Noites Maryjane - Zé Carlos

    O espaço que deseja é o interior da vedação, ou tb fora da mesma?
    É assim os aspersores, ao contrário da gota a gota pulverizam uma área maior e se os quiser utilizar nas sebes, pode usar, pq não é obrigatório usar gota a gota ou microaspersão, você é que decide o que quer em função daquilo que quer regar. Gota a gota é utilizada localmente, irriga, vai irrigando naquele ponto, cria menos ervas, e tem outras vertentes, aspersores, dependendo do leque, ângulo de aspersão, assim irriga a área que quer, que pode ir até aos 360º. Eu por exemplo aqui nas sebes e em todo a maioria dos sítios utilizo aspersores de 280º, que debitam entre 40 a 80 lt por hora, mas como tenho uma saída de água muito grande logo consigo regar muita coisa em simultâneo, e após cálculos depois chega à conclusão daquilo que quer e pode fazer.
    Em relação ao esquema que quer usar, na minha opinião isso é indiferente, o que interessa sim é regar com êxito a área que deseja, seja de que forma for, na minha opinião.
    Pode tb ter vários sistemas numa rega, gota a gota, microaspersão, .... tudo depende de si e daquilo que deseja, MAS, deixe sempre o seu sistema montado por forma a ser flexível, isto é, qualquer alteração pode ser feita a qualquer momento.

    Espero ter ajudado com o pouco daquilo que sei
    Abraço
    •  
      FD
    • 29 abril 2011

     # 10

    Colocado por: maryjaneJá gora deixo aki o meu pequeno grande sonho que espero juntar um pouco de verde para realçar ...

    A casa é em madeira? (pelo menos o primeiro piso parece)
  10.  # 11

    Sim em tronco maciço (Pinho Nórdico), a imagem foi à 3 anos mas estou a fazer alterações a nível da cave.
    Criei um pequeno blog para os amantes das casas de madeira http://umsonhoconcluido.blogspot.com/


    Cumps
    •  
      FD
    • 29 abril 2011

     # 12

    Se quiser participar ou divulgar mais qualquer coisa sobre a sua experiência: https://forumdacasa.com/discussion/24/1/casas-de-madeira-em-portugal/

    ;)
  11.  # 13

    Bom dia,

    Gostaria de pedir opiniões / sugestões para o meu jardim / quintal. Tenho um terreno (excluindo implantação da moradia) com cerca de 1000m2, onde tenho plantadas algumas árvores de fruto. Além das árvores, estou a considerar colocar uma área de relva (cerca de 200 a 300m2).

    Pretendo aproveitar um furo que tenho, para o qual tenho que comprar uma bomba. As minhas dúvidas principais são: se devo colocar aspersores ou outro sistema, que tipo de bomba deverei usar (balão?) consoante o sistema de rega recomendado, e quais as características a considerar para a bomba. No momento está lá uma de balão com 1cv e saída de 1 polegada (não sei o que isso significa, foi apenas o que me disseram). Recomendaram-me uma com 2cv e pelo menos 1,5 (ou 2) polegadas.

    Obrigado desde já
 
0.0176 seg. NEW