Iniciar sessão ou registar-se
    • naar
    • 12 novembro 2011

     # 101

    Um bom carpinteiro (e existem muitos) marca uma escada com facilidade, o maior problema é que normalmente, como não existe projecto de execução os clientes guardam para último a definição das soluções de isolamento, revestimento de pavimentos e escadas e assim é dificil alguém ter cotas certas.

    Aliás, a maior parte das vezes nem ninguém liga ás cotas, é tipo o normal, ai e tal isto enche 10cm marca 2,80 "pró" tosco! :)

    E depois logo se vê!

    Os clientes na maior parte das vezes são os culpados porque começam logo a querer poupar no projecto de execução e na fiscalização, fazendo os subempreiteiros básicamente o que querem ou pensam que está certo, depois quem vem a seguir que "feche a porta".

    Isto sou eu a desabafar, não quer dizer que tenha sido o caso! :)
    Concordam com este comentário: Picareta
  1.  # 102

    Colocado por: naarOs clientes na maior parte das vezes são os culpados porque começam logo a querer poupar no projecto de execução e na fiscalização, fazendo os subempreiteiros básicamente o que querem ou pensam que está certo, depois quem vem a seguir que "feche a porta".


    Empreiteiro que se digne do que faz não pode trabalhar dessa forma.
    • naar
    • 12 novembro 2011

     # 103

    Já agora deixe-me ver se entendi o que ainda vai levar:

    Floormate 5 + massame armado de 10 + betonilha de 4 + pavimento de 1

    Será o que falta?
  2.  # 104

    Colocado por: naarJá agora deixe-me ver se entendi o que ainda vai levar:

    Floormate 5 + massame armado de 10 + betonilha de 4 + pavimento de 1

    Será o que falta?


    Originalmente em projecto estava o XPS por baixo de uma unica camada de massame armado, mas pelo que percebi o empreiteiro trabalhou com o massame armado sobre a tela pitonada, seguindo-se do XPS e depois nova camada de massame armado + betonilha.

    Não lhe sei indicar todas as espessuras ao certo de momento, mas julgo que o que falta, salvo algum erro da minha parte, será :

    - Poliestireno Extrudido (XPS), " Floormate200", Esp.: 50mm.
    - Massame (ligeiramente armado com malhasol tipo CQ 30) + Betonilha
    - Pavimento (tem de ser decidido rapidamente, mas será em principio de 1 cm, um Margres Porcelanico)

    De qualquer forma, independentemente das camadas que leva e para cumprir o projecto, a altura interior entre o pavimento e a lage terá de ser á volta de 2.80 m.

    Se medir a partir do tecto, os 2,80 m alcançam-se no espelho do 1º degrau a cerca de 4 cm do topo, pelo que me parece que a rectificar, teriam de ser rectificados precisamente esses 4 cm, implicando esse mesmo acrescimo de altura no segundo degrau, que passaria a ser o 1º, e logo ficaria mais alto que os outros.

    Portanto, berbicacho :-| para falar com o empreiteiro e perceber como pretende resolver.

    Soluções, assim a primeira só estou a ver :

    1 - Rectifica-se o 1º degrau cortando 4 cms e sobem-se todos os outros também 4 cm (parece-me pouco viável);
    2 - Fica o primeiro mais alto que os restantes (4 cms nota-se);
    3 - Reduz-se o pé direito do piso 0 para os 2,76m ao invés dos 2.80m, nivelando o piso pelo actual primeiro degrau (parece-me a melhor solução);
    4 - Demolir a escada e construir de novo;

    Para atingir os 2.80 m de pé direito, o nivel do pavimento ainda tem de subir cerca de 12 cm, que serão repartidos pelas camadas que faltam.
    Para nivelar o piso pelos 2,76m, o nivel do pavimento teria de subir 16 cm. Existirá algum problema em que o pé direito do piso 0 fique nos 2,76 ao invés dos 2, 80 ?

    Sugestões ? :-)

    Estou de acordo com o DOGMA em relação á estrutura ficar perfeita, mas julgo muito sinceramente que isso não acontece na maioria das obras.
    Pelo menos nas que tenho conhecido houve sempre ajustes e/ou demolições ... Estamos a falar de diferenças ao cm, e então nestas coisas das escadas em bruto, suspeito que a maioria não deve bater certo ao cm. Não devia, mas entendo que aconteça, e não sou o primeiro a descobrir essa realidade como já aqui foi mencionado :-)
    • naar
    • 12 novembro 2011

     # 105

    Colocado por: rui moreira

    Empreiteiro que se digne do que faz não pode trabalhar dessa forma.


    Com a crise que existe?

    Até trabalham sem projecto! :)

    Mas acha mesmo que um empreiteiro vai dizer a um cliente:

    Olhe vá lá pedir um projecto de execução com todos os pormenores construtivos e decida-se lá mais a "sua senhora" relativamente aos materiais de acabamento, porque enquanto não tiver tudo definido e sem hipóteses de alterar a seu belo prazer, eu não lhe começo a obra!

    Claro que não, a maior parte dos projectos, são o que são (por culpa dos clientes, porque querem poupar), depois pedem orçamentos e ainda nem sabem o que querem em casa, depois recebem orçamentos cheios de alternativas diferentes que nem conseguem comparar, depois adjudicam ao construtor, começa a obra, este por sua vez tenta ajudar e opinar, mas por vezes também devido á "fama" é mal interpretado porque acham sempre que ele quer é trabalhos a mais, umas vezes seguem o projecto, outras vezes a ideia do construtor, outras a ideia da "minha senhora, que isto é para ela e ela é que manda" e vai-se andando e "tapando os buraquitos" :)

    Uma coisa é certa, desde que haja dinheiro, NENHUMA fica por acabar!

    E normalmente depois de ter a cama no quarto e a mesa com comida está perfeita, é a mais linda do bairro, o construtor foi um espéctaculo e foi sempre o melhor negócio! :)

    Passados 2 ou 3 anos, uns manteem a mesma opinião, outros acabam por conhecer o Fórum da Casa e o tópico das Humidades/infiltrações/bolores/etc :)
    Concordam com este comentário: Picareta
    • naar
    • 12 novembro 2011

     # 106

    Colocado por: DOGMAuma estrutura devia nascer perfeita,devia ser tratada como se fosse o acabamento...se assim fosse tudo o resto batia certo.

    isto de dizer que depois o cimento tapa ou cimento compõe é treta!!




    resumindo: uma obra com mais qualidade e mais barata.
    Concordam com este comentário:naar


    Devem ser poucas aquelas que estão certinhas em relação ao nível do mar! :)
  3.  # 107

    Colocado por: naarPassados 2 ou 3 anos, uns manteem a mesma opinião, outros acabam por conhecer o Fórum da Casa e o tópico das Humidades/infiltrações/bolores/etc :)

    Alguns conheceram o Forum da Casa antes de iniciar a obra, até mesmo antes de contratar o arquitecto...e terminam também no tópico das humidades...
    Concordam com este comentário: naar, damned
    • naar
    • 12 novembro 2011 editado

     # 108

    Colocado por: SchopferGottPara nivelar o piso pelos 2,76m, o nivel do pavimento teria de subir 16 cm. Existirá algum problema em que o pé direito do piso 0 fique nos 2,76 ao invés dos 2, 80 ?

    Se os 2,80 são o "tosco" é para ficar com 2,70 limpos, correcto? portanto 2,70 ou 2,66, não será por aí, mesmo assim fica alto! :)

    Sugestões ? :-)

    Também não é preciso começar já a stressar, penso eu :)

    O acabamento das escadas vai ser em madeira (creio que já li algures), portanto rectifica os degraus todos para ver se estão todos com a mesma medida agora no tosco, vê quanto precisa para nivelar, chumbar os tacos e pregar os cobertores e marca o limpo e depois "vem para baixo" e vê o que lhe dá nesse piso agora.

    Não se esqueça que o que se passa aí em baixo pode estar a passar-se em cima, espero que já tenha decidido tudo para o piso superior.

    Se algo correr mal, entre cortar ou encher, definitivamente encher! (na minha opinião, claro!)
    • naar
    • 12 novembro 2011

     # 109

    Colocado por: Picareta
    Alguns conheceram o Forum da Casa antes de iniciar a obra, até mesmo antes de contratar o arquitecto...e terminam também no tópico das humidades...
    Concordam com este comentário:naar


    Mas aí ás vezes já é o contrário, bons clientes com maus empreiteiros/construtores. :)

    Também por vezes acontece o cliente não se importar de pagar, o arquitecto esmerar-se no seu trabalho e ....

    chega o construtor e ... eu é que sei! oh! amigo comecei a trabalhar em França tinha 18 anos, já estou cá há mais de 20 sempre a construir, nem preciso de desenhos, isto é sempre igual! :)
  4.  # 110

    Colocado por: naarchega o construtor e ... eu é que sei! oh! amigo comecei a trabalhar em França tinha 18 anos, já estou cá há mais de 20 sempre a construir, nem preciso de desenhos, isto é sempre igual! :)

    Estes são o que tem o preço mais baixo...e na hora da verdade, os € pesam muito na decisão.
  5.  # 111

    Colocado por: naarTambém não é preciso começar já a stressar, penso eu :)

    O acabamento das escadas vai ser em madeira (creio que já li algures), portanto rectifica os degraus todos para ver se estão todos com a mesma medida agora no tosco, vê quanto precisa para nivelar, chumbar os tacos e pregar os cobertores e marca o limpo e depois "vem para baixo" e vê o que lhe dá nesse piso agora.

    Não se esqueça que o que se passa aí em baixo pode estar a passar-se em cima, espero que já tenha decidido tudo para o piso superior.

    Se algo correr mal, entre cortar ou encher, definitivamente encher! (na minha opinião, claro!)


    Não, nada de stress... Não é motivo para tal.
    As escadas são para revestir em madeira, tal como disse, portanto dá para manobrar.
    O pavimento do piso superior está decidido, um flutuante de 14mm.

    Eu e a minha mulher estávamos com algumas duvidas face a aplicar um gres porcelanico no res-do-chao ou também soalho flutuante.
    O gres em causa é um Margres série Need - Living Green de acabamento acetinado. Torna-se mais frio e talvez menos acolhedor que um flutuante, mas parece-nos melhor e mais duravel para zonas de circulação e com acessos ao exterior, como é o caso. A tendencia é para manter a escolha sobre o porcelânico :-), e fica decidido em definitivo na próxima semana.

    Relativamente aos comentários sobre as várias abordagens dos empreiteiros e arquitectos, o forum da casa, etc., queria acrescentar que o meu relacionamento com o empreiteiro e com o arquitecto é excelente. Sempre que sugeri ou solicitei esclarecimentos ou alterações ao empreiteiro a atenção tem sido total. Não coloco em causa as capacidades técnicas e experiência do Arquitecto, do Empreiteiro e do DTO porque sempre me pareceram excelentes, e sempre saí esclarecido, mesmo quando há diferença de abordagens, pelo menos até á data.

    Não sei se vale a pena discutir a qualidade dos projectos ou da execução do empreiteiro, porque em obras há SEMPRE coisas menos bem, procedimentos menos correctos, erros que se cometem, formas de trabalhar diferentes, e o que é preciso é bom senso de todas as partes para tentar concluir a obra sem erros graves e sem comprometer a qualidade global. O empreiteiro possui alvará de Classe 4 e está no mercado ha 20 anos, só por isso não tenho como duvidar da experiência pelas obras que já realizou. Mas tal como aqui falaram, pode ter muitos anos de experiencia, mas não siginfica que não cometa erros, certamente que comete. Todos cometem. Há processos e abordagens que vão mudando com o tempo, cabe-lhes irem-se actualizando.

    Os projectos de execução... Muitos discordarão de mim, mas em minha opinião, acho que ninguém dá a devida importância a esse tipo de projectos. Posso encomendar um trabalho desses, que é caro, e depois ninguem olha a sério para aquilo, e vão-se cometer os mesmos erros, qualquer alteração pode inviabilizar determinadas opções tomadas em projecto, etc.
    Pode acabar por ser um elemento que restringe a liberdade (para o bem e para o mal) dos projectos. Para este tipo de construções (moradias), e com este tipo de clientes (particulares) acho que na vida real não funcionam bem, com a mentalidade que temos e com os habitos construtivos que temos.

    Em minha opinião, um bom projecto e um bom mapa de trabalhos / caderno de encargos é suficiente para esclarecer a maior parte das duvidas construtivas deste tipo de obras. Um bom projecto de arquitectura já deverá ele próprio trazer referencias a pormenores construtivos, nomeadamente cortes em vários planos, etc, que permitam entender as opções a tomar, ou pelo menos a equivaler.

    O Fórum, é bom para trocar ideias, partilhar situações e obter opinião que nos ajuda a tomar algumas opções e a aprender mais sobre as coisas, principalmente a quem não está no ramo . O facto de se trabalhar com alguem que por acaso é membro do forum, vale tanto como trabalhar com alguem que não seja. É uma circunstância, e se o fórum permite que as pessoas se conheçam e trabalhem juntas, tanto melhor.

    Abraços!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  6.  # 112

    Colocado por: DOGMAtá tudo dito!

    mas digo-lhe já que está muito fraquinho....é mais uma obra daquelas em que depois de levar o cimento não se vê. (dizem)

    também um orçamentista não é um trolha...não é verdade??



    Caro DOGMA, ou você anda atrás de alguma coisa ou tem algo mal resolvido do passado com alguém daqui ...
    Percipitou-se nessas suas observações e isso não lhe fica bem.

    O orçamentista não tem nada a ver com o empreiteiro, nem sequer se conhecem, e o que foi orçamentado foram unica e exclusivamente as soluções que foram definidas em projecto, dado que o mapa de trabalhos foi elaborado e coordenado pelo arquitecto. O orçamentista, apenas orçamentou porque sabe de preços, e ajudou na comparação de orçamentos.

    E olhe, se está fraquinho (já agora o quê e onde ...), deixe lá... Sou eu que vou la viver.

    Se é para vir aqui lavar roupa suja, por mim é muito fácil, acaba-se o namoro e fica o tópico por aqui.

    As criticas construtivas e a colaboração são bem vindas, a provocação é lamentável.

    Cumprimentos.
 
0.0277 seg. NEW