Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: j cardoso
    Então isso diz-se? E eu é que sou o bruto?
    LOL

    Realmente, isto assim lido parece um pouco mal... :S
    Falta tamanho ao painel claro está! :) Só para que não haja mal entendidos...
  2.  # 22

    30º graus ao sol ou à sombra? a temperatura deve ser sempre medida à sombra onde não haja incidência de vento.

    Quanto à engenhoca o que posso dizer:
    Queremos aproveitar a radiação solar,
    Então temos de usar materiais com um índice de absorção de radiação elevado -> o mais simples será o uso da cor preta.
    Assim, penso que a base deveria ser num material com boa capacidade de armazenar energia e deveria ser "pintado" a preto.
    O vidro deveria deixar entrar a radiação e não a deixar sair (a parte que não é absorvida).

    O ar devia ter uma maior fragmentação -> é mais fácil derreter 1L de gelo picado do que 1L de gelo em um único cubo.

    Quanto mais massa tiver para armazenar calor melhor.

    Lembre-se a radiação dificilmente aquece o ar, a melhor maneira de aquecer o ar é pela convecção, quando este entra em contacto com materiais mais quentes.

    Depois tem o problema do fluxo..como não tem meios mecânicos o mesmo tem de se processar por um fluxo que precisa de criar....maior pressão no interior da sua maquina e menor pressão no interior de sua casa...o problema é que a sua casa vai ter de ter uma pressão inferior à exterior para que quando a pressão da maquina iguale a de sua casa a pressão exterior seja maior e a maquina admita mais ar--------digo eu, pensar nestas coisas começa-me a dar a volta à cabeça.
    •  
      alv
    • 7 outubro 2011

     # 23

    Vivam!

    Kugu_elu, lá tinha você de vir estragar o tópico com as suas teorias. Já passamos essa fase.
    Já estamos nas minis e a sua temperatura intrínseca. Faltam as gajas, porra:)
    "Fassam" parte.
  3.  # 24

    Não batam no pobre do Kugu que ele tem desculpa. Já não bastava ser engenheiro ainda tinha que ir parar á Função pública :))
  4.  # 25

    Existe aqui um tipo no Minho que fez algo semelhante na casa dele (mas com um tamanho enorme).
    Eu tenho aqui fotos disso, mas não as posto aqui sem o seu consentimento... mas acho que o tipo tem página na net! vou procurar
  5.  # 26

    Aqui está:

    www.canalizacoes.com

    Se quiser mande-lhe um email!! ele responde-lhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  6.  # 27

    Espere um pouco que vou pedir ao FD para adicionar um botão de "desagradecer" :)

    Quantos as "mines" normalmente não são um chamativo do sexo oposto, até porque quando é "mine" é preciso mostrar trabalho...não é uma coisa que salta logo à vista.

    "Desfassam-nas" à parte

    Quanto à temperatura das "mines" 24º graus será fresco quando a temperatura ambiente for igual a kT em que T é a temperatura da "mine" e k é uma constante que depende definição de leitura da temperatura por parte do utilizador, isto é, dependo do incremento mínimo necessário para que o utilizador se aperceba de uma alteração.
    Podia explicar isto de forma teórica mas depois o alv ponha-me um "desagradecer", assim fica aqui um caso bastante prático.
  7.  # 28

  8.  # 29

    Seja bem vindo!

    Como se está a comportar o seu sistema?
  9.  # 30

    Viva! O sistema está a funcionar dentro dos limites que pretendia, rendimento não noto diferença, manutenção limpei uma vez o filtro entrada de ar.:)
  10.  # 31

    Mas afinal em que ponto está a engenhoca:)? foi ideia momentânea nunca mais discutiram pormenores... ficaram assustados com a minha presença:) ou pela dimensão do meu painel!?
    Pelo que se vê nas fotos esse painel nunca mas nunca consegue insuflar ar quente por tiragem natural... mas é sempre uma entrada de ar com mais alguns graus quando se usa o exaustor da cozinha.
  11.  # 32

    Confesso que ainda não tive tempo de digerir toda a informação que teve a amabilidade de aqui postar. A dimensão do seu painel tb me deixou um pouco envergonhado é verdade : )))
    O meu consegue insuflar ar quente por tiragem natural mas por breves momentos logo de seguida funciona ao contrario ou seja extrai o ar interior
  12.  # 33

    Bem se o meu é grande pode ficar por este que é bem mais pequeno sempre são 6m2 a casa tb é pequena mas para resolver o maior problema chegou. Mas não pense em tiragens naturais.
    http://painel.no.sapo.pt/
  13.  # 34

    Colocado por: zedasilvaO meu consegue insuflar ar quente por tiragem natural mas por breves momentos logo de seguida funciona ao contrario ou seja extrai o ar interior


    Isso também não é mau!! Serve de extrator natural!!
  14.  # 35

    Mas a questão é sempre a mesma! E quando não há sol? Como se comporta?
  15.  # 36

    Colocado por: jfsmoreiraMas a questão é sempre a mesma! E quando não há sol? Como se comporta?

    é simples! o sr não tem uma lareira!? funciona exactamente como uma lareira sem fogo :) mas talvez melhor um pouco porque se houver uma radiação difusa sempre é aproveitada.
  16.  # 37

    Se bem percebi este ultimo vai buscar o ar dentro de casa fazendo-o circular no painel e voltando a insufla-lo certo? Mas tem uma ventoinha?
  17.  # 38

    O ar é exterior! Daí as vantagens!

    Mas Sr. Rafael, não percebi essa teoria da lareira!

    Se lá fora estão 7ºC e se estiver encoberto, de certeza que se ligar o ventilador, não me entra em casa ar a 20ºC...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Arieira
  18.  # 39

    Colocado por: zedasilvaSe bem percebi este ultimo vai buscar o ar dentro de casa fazendo-o circular no painel e voltando a insufla-lo certo? Mas tem uma ventoinha?

    Tem um ventilador a insuflar 400m2h ar exterior que aciona acina de 40º no cimo do painel.
  19.  # 40

    Colocado por: jfsmoreiraO ar é exterior! Daí as vantagens!

    Mas Sr. Rafael, não percebi essa teoria da lareira!

    Se lá fora estão 7ºC e se estiver encoberto, de certeza que se ligar o ventilador, não me entra em casa ar a 20ºC...

    A teoria é " sem ovos não se faz omeletes" se não houver sol não há energia logo não sobe a temperatura no painel como o ventilador é accionado pela temperatura mantém-se parado.
 
0.0214 seg. NEW