Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora viva

    Foi com muito agrado que encontrei este fórum, e sem duvida que vou recorrer a ele mais vezes no futuro, porque como muitos outros que cá estão, também eu comecei a construção de uma casa.

    O terreno tem 382m2 e foi necessário fazer uma recuperação da casa existente com acrescento de cave e parte dos quartos.

    Optamos por uma casa térrea (com excepção da garagem, lavandaria) uma vez que daqui a alguns anos as escadas passam a ser inimigas :)

    Deixo as plantas do piso 0 e cave para deixarem os vossos comentários.
  2.  # 2

    Planta r/c - Planta de Arq. Marisa Pinheiro
  3.  # 3

    Planta Cave - Planta de Arq. Marisa Pinheiro
  4.  # 4

    Olá, bem vindo!!!
    Gosto, pelas peças apresentadas não tenho nada a apontar.. excepto:
    O bidé na IS da Suite (acessível), pode estar mais junto da sanita, sem deixar o espaço de manobra de 75cmx120cm (esse espaço pode ser acumulado com o local do bidé, em caso de necessidade de conversão retira-se o bidé)
    Concordam com este comentário: CZR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  5.  # 5

    bom projecto

    talvez o unico reparo seja não se ter conseguido fazer uma ligação ( para toda a familia) do rc ao jardim da parte de tras.
    e talvez tambem naquele quarto do lado esquerdo, previligiar antes uma janela maior para o jardim ao inves de abrir para aquele pátio interior tirando alguma privacidade, uma vez que fica de "caras" com a zona de comer da cozinha.
    ah e para o meu gosto em termos funcionais, não tinha duplicado a zona de comer e tentado interligar mais a cozinha com a sala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  6.  # 6

    O projecto está bem conseguido para o lugar ao qual foi disposto.
    Foi bem intencionado a entrada da habitação pelo meio do lote. A consequência(benéfica) foi o resultado da naturalidade com que se "isolou" a área social da área mais privativa.

    Força!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  7.  # 7

    Colocado por: marco1bom projecto

    talvez o unico reparo seja não se ter conseguido fazer uma ligação ( para toda a familia) do rc ao jardim da parte de tras.
    e talvez tambem naquele quarto do lado esquerdo, previligiar antes uma janela maior para o jardim ao inves de abrir para aquele pátio interior tirando alguma privacidade, uma vez que fica de "caras" com a zona de comer da cozinha.
    ah e para o meu gosto em termos funcionais, não tinha duplicado a zona de comer e tentado interligar mais a cozinha com a sala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoFRocha


    Percebo o reparo efectuado em termos de acessos ao jardim, também é algo que não me agrada totalmente, mas tendo em conta a largura do terreno, penso que a solução, não poderia ser muito diferente.
    A questão da janela ser maior para o terraço do que para o jardim, deve-se ao facto de haver um corte causado pela casa de banho de serviço para os dois quartos que não são suite e de forma a ser possivel ter um armário embutido do quarto. Assim tem duas janelas permitindo que o quarto tenha luz mais que suficiente durante todo o dia.
    A questão da duplicação de zona para refeições, gostamos da ideia de ter dois espaços para efectuar refeições, tirando visitas não planeamos efectuar refeições sempre na sala, pelo que o espaço de copa nos agrada.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1não tinha duplicado a zona de comer e tentado interligar mais a cozinha com a sala

    Esta é - para mim - a questão principal. Eliminaria a zona de comer da cozinha e para essa área passaria o Wc Serviço, para com isso desafogar o hall e principalmente aquele acesso à sala...

    Cumps,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  9.  # 9

    Caro Nuno,

    Aqui aparece cada coisa, por isso é bom quando aparece um projecto com pés e cabeça que é para não dizerem que a malta do forum só fala mal. Também gosto das plantas, gostei como a arquitecta resolveu aquela torção do terreno sem trazer graves implicações no funcionamento da casa.

    Eu tentaria resolver o acesso principal de outra forma, parece-me excessivo o percurso para chegar à entrada principal.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  10.  # 10

    Colocado por: doisarquitectosCaro Nuno,

    Eu tentaria resolver o acesso principal de outra forma, parece-me excessivo o percurso para chegar à entrada principal.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoFRocha


    Eu como disse no primeiro comentário, isto trata-se de uma recuperação de uma casa já existente que se estendia mais ou menos até à zona do terraço. Tendo em conta esta limitação, o único ponto de entrada que nos pareceu mais correcto foi mesmo o escolhido, se bem que em dias de chuva possa ter duvidas sobre o que acabei de escrever :)
  11.  # 11

    Caro Nuno,

    Presumo que a entrada para casa seja efectuada com maior regularidade de automóvel. Se esse for o caso não se tem de preocupar com chuvas.
    Mas defendo que a entrada da habitação está bem resolvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  12.  # 12

    Não só será feito quase sempre de carro, como os acessos aos transportes públicos ficam muito mais perto da rua de trás, os acessos serão sempre feitos pela porta das traseiras (garagem)
  13.  # 13

    Vá trazendo novidades da evolução da Sua casa a este tópico.

    Cumprimentos,
    adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  14.  # 14

    Projecto bem desenvolvido. Adapta-se ao local.
    Não tem por acaso umas vistas 3D e uma planta de cobertura.

    O espaço que tem entre a IS social e hall de entrada (assinalado com um circulo a tracejado) é para???
    Qual a finalidade prevista para aquele pátio interior?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
  15.  # 15

    Planta da cobertura não tem nada de especial, tirando uma clarabóia sobre a cozinha.
    3D não tenho nada, apenas as plantas e os vários cortes.
    Esse circulo tracejado é onde vai ficar o colector por causa dos painéis solares.
    A cozinha como tem uma parede do lado direito e esquerdo sem qualquer janela, foi necessário criar aquele espaço do terraço para entrar luz natural pela janela para além da clarabóia
  16.  # 16

    Pensando mais à frente e em termos de protecção quais são os melhores sistemas?

    grades? alarme? outros métodos?
  17.  # 17

    Colocado por: NunoFRochaPlanta da cobertura não tem nada de especial, tirando uma clarabóia sobre a cozinha.
    3D não tenho nada, apenas as plantas e os vários cortes.
    Esse circulo tracejado é onde vai ficar o colector por causa dos painéis solares.
    A cozinha como tem uma parede do lado direito e esquerdo sem qualquer janela, foi necessário criar aquele espaço do terraço para entrar luz natural pela janela para além da clarabóia


    Falei da planta de cobertura para ver unicamente o desenho do telhado. Muitas águas trazem problemas e fica mais caro a execução.
    Eu punha o colector na cave. É mais fácil de entrar pela cave, qualquer manutenção técnica seria apenas na cave.

    Colocado por: NunoFRochaPensando mais à frente e em termos de protecção quais são os melhores sistemas?

    grades? alarme? outros métodos?


    Grades nas janelas??? Eu não colocaria... Aderia ao alarme...
    Outros métodos: um canídeo talvez!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoFRocha
    • naar
    • 14 outubro 2011

     # 18

    Colocado por: NunoFRochaPensando mais à frente e em termos de protecção quais são os melhores sistemas?

    grades? alarme? outros métodos?


    Boas,

    Parabéns á sua Arqtª :)

    Boa sorte na construção!

    Se tem vizinhança "activa" diáriamente presente, alarme.

    Se está isolado, um bom seguro e muita sorte!

    Gradeamentos, portadas e afins, servem apenas para atrasar um pouquito, úteis para evitar pequenos furtos mas nada eficazes se se tratarem de profissionais do "ramo".

    Já agora, uns alçados eram úteis.
  18.  # 19

    Colocado por: rjmoura

    Falei da planta de cobertura para ver unicamente o desenho do telhado. Muitas águas trazem problemas e fica mais caro a execução.
    Eu punha o colector na cave. É mais fácil de entrar pela cave, qualquer manutenção técnica seria apenas na cave.

    NunoFRocha


    A questão do colector no r/c ficou assim porque caso ficasse na cave implicaria fazer a agua descer para a cave e voltar a subir sem necessidade, tendo em conta que 90% da casa é no R/C.
  19.  # 20

    Gostei do que vi, ainda mais sendo uma recuperação.

    Coloque fotos, o pessoal agradece :-)
 
0.0223 seg. NEW