Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Boa tarde.

    Necessito de adquirir um termoacumulador, relativamente a qualidade /preço, eu não percebo nada disto, mas hoje vi este no leroy, e pelo que li aqui no forum acho que este nem é mau de todo.
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Cozinhas/Eletrodomesticos/Termoacumuladores/15116500.aspx

    Alguém me consegue ajudar ?
    Depois fico indecisa na marca, desde pequena que vejo os meus pais a comprar vulcanos, Vaillant, Junkers, isto tudo a gás. Para um termoacumulador, que será para dar suporte a um painel solar de 300 litros, em termos de marcas /preços, o que me podem aconselhar?
  2.  # 102

    Esse serve, Se o adquirir não utilize a função ECO. Além disso é conveniente montar um relogio...
    Posso perguntar porque razão não utiliza/ instala a resistência electrica no acumulador do proprio painel solar?
    Concordam com este comentário: joaosantos
  3.  # 103

    Foi aconselhamento pelo construtor , basicamente utilizado para o inverno .
  4.  # 104

    Colocado por: slsgRetomando a questão deste topico, o meu irmao mudou de casa e a nova tem um termoacumulador desteshttp://www.orima.pt/2/82261/TERMOACUMULADOR-ORIMA-ORZF-80-Y-6novo de 80 litros... com na antiga casa tinha esquentador, neste momento não está habituado a usar o termoacumulador.... ontem diz que depois de ter estado todo o dia ligado, não deu para tomar banho um pessoa normalmente e que hoje de manha a mulher tambem nao conseguiu tomar banho e em menos de 5 minutos passou a ter agua fria.

    Será normal? já lhe disse para comprar um redutores de caudal para assim poder reduzir a quantidade de agua que sai no duche e este durar mais tempo...

    Em relação à regulação do termoacumulador o que é melhor? Ligar no maximo e depois juntar a agua fria no chuveiro ou reduzir a tempertura para uns 60 graus?

    Existe mais alguma coisa que ele possa fazer para rentabilizar a agua e poderem tomar um banho normal?

    E em relação ao tempo que está ligado, é preferivel comprar um daqueles aparelhos tipo tomada com relogio e fazer com que ele ligue e desligue ou é melhor estar sempre ligado ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Boa noite,

    Aproveitando as dúvidas do colega de forum slsg, gostaria de deixar exatamente as mesmas questões (também estou em vias de adquirir um termoacumulador), adicionando mais 1 ou 2:

    - É preferivel comprar um daqueles aparelhos tipo tomada com relogio e fazer com que ele ligue e desligue ou é melhor estar sempre ligado ?
    - Em relação à regulação do termoacumulador o que é melhor? Ligar no maximo e depois juntar a agua fria no chuveiro ou reduzir a tempertura para uns 60 graus?
    - Marcas como Vulcano/Junkers apresentam qualidade nestes equipamentos?
    - Estou a pensar adquirir um termoacumulador de 100l, para uma habitação com 3 WCs, com 3 pessoas (para já); é suficiente? 80l bastaria?
    - O termoacumulador que estou inclinado para adquirir é este http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_26048, o modelo de 100l, sendo este https://b5-web-product-data-service.azurewebsites.net/pdf/PT/7736502718.pdf; no entanto, reparo na ficha energética que apresenta um gasto anual de 2753 kWh/ano...(!); os de 80l reduzem bastante o gasto energético... o que aconselham?


    Muito obrigado desde já.

    Cpts,
  5.  # 105

    Se os termoacumuladores de 80L e 100L tiverem a mesma tecnologia (mesmo fabricante, mesma família de produto), os valores de consumo serão praticamente semelhantes. As perdas do 100L serão ligeiramente superiores mas sem grande impacto na factura mensal.

    A grande diferença de consumo anual que refere prende-se com o ciclo em q o fabricante os testa: S, M, L, XL, etc. Se a diferença de consumo é muito elevada, é quase certo que o 80L foi testado com M e o 100L com ciclo L. Portanto os dados não são comparáveis.

    Para 3 pessoas, recomendo 100L. (Dependerá também do seu perfil de consumo...)

    JFTP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
  6.  # 106

    Colocado por: JFTPSe os termoacumuladores de 80L e 100L tiverem a mesma tecnologia (mesmo fabricante, mesma família de produto), os valores de consumo serão praticamente semelhantes. As perdas do 100L serão ligeiramente superiores mas sem grande impacto na factura mensal.

    A grande diferença de consumo anual que refere prende-se com o ciclo em q o fabricante os testa: S, M, L, XL, etc. Se a diferença de consumo é muito elevada, é quase certo que o 80L foi testado com M e o 100L com ciclo L. Portanto os dados não são comparáveis.

    Para 3 pessoas, recomendo 100L. (Dependerá também do seu perfil de consumo...)

    JFTP
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Boa noite,

    Sobre o que refere relativamente ao "ciclo" (S, M, L...) - confesso que não sei exatamente do que se trata (o entendimento que faço para "L": uma família maior, com mais utilização, etc.) - mas confirmo que a sua leitura está correta, pois lembro-me de ver na etiqueta energética exatamente esse tipo de informação, em que M para os 80l e L para os 100l.

    Deverei optar por um de 100l, mas confesso que me assusta um pouco aqueles valores de consumo de E elétrica: 2753 kWh/ano dá qualquer coisa como €38 só para o termoacumulador... nem sei se em "standby" ou com uma média de XX banhos, etc.

    Continuo é sem saber se devo colocar um relógio para regular o ON/OFF do termoacumulador, ou se deve estar sempre ON(?)


    Muito obrigado.

    Cpts,
  7.  # 107

    Explicar como é realizado o teste em poucas palavras é um pouco difícil... Mas posso adiantar que num ciclo L, o aparelho terá de disponibilizar cerca de 200l de água a 60C, num período de 24h (portanto um aparelho de 100l tem de "aquecer" por duas vezes na totalidade!). Num ciclo M disponibiliza cerca de 100l. É normal que o consumo do L seja quase o dobro do M. O aparelho não é pior por isso.

    3 adultos com uma utilização normal (duches, sem "encher" banheiras) estará mais próximo do ciclo M do que do L. Por isso não se assuste com o consumo do L, são 200l de água a 60C todos os dias do ano!!!

    Quanto ao programador... Qual o seu perfil de consumo?

    JFTP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
  8.  # 108

    Quanto a usar relógios para os termoacomuladores acho que podem ter interesse em duas situações:
    Para os ligar na tarifa vazia do bihorário, ou para poder ter uma potência inferior, ligando os acomuladores fora das horas de pico.

    A quem us use para por exemplo apenas os ligar antes de tomar banho, mas penso que sem as tarifas bihorárias a vantagem é pequena, e aumenta o risco de ter falta de água quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
  9.  # 109

    Colocado por: JFTPExplicar como é realizado o teste em poucas palavras é um pouco difícil... Mas posso adiantar que num ciclo L, o aparelho terá de disponibilizar cerca de 200l de água a 60C, num período de 24h (portanto um aparelho de 100l tem de "aquecer" por duas vezes na totalidade!). Num ciclo M disponibiliza cerca de 100l. É normal que o consumo do L seja quase o dobro do M. O aparelho não é pior por isso.

    3 adultos com uma utilização normal (duches, sem "encher" banheiras) estará mais próximo do ciclo M do que do L. Por isso não se assuste com o consumo do L, são 200l de água a 60C todos os dias do ano!!!

    Quanto ao programador... Qual o seu perfil de consumo?

    JFTP
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Bom dia,

    Muito obrigado pelo feedback!

    Nesse caso, irei sem dúvida optar por um Vulcano (ES 100-5E) de 100l.

    Relativamente ao programador, em média existem 2 banhos por dia, um de manhã e outro à noite. A minha dúvida é se não é, o recurso a um temporizador, uma metodologia "contra-producente" para o próprio aparelho, i.e. ligar/desligar o termoacumulador não provoca nenhum problema com o mesmo?

    Uma última questão: por uma questão de aproveitamento do espaço - e também estética - irei muito provavelmente optar pela colocação do termoacumulador na horizontal. No entanto, creio que esta não será a melhor tipologia de instalação, sendo a vertical mais eficiente, correto? Queria apenas o V/ parecer sobre se esta questão é "menor" ou é, de facto, prejudicial a colocação horizontal?

    Muito obrigado!

    Cpts
  10.  # 110

    Colocado por: dfserraQuanto a usar relógios para os termoacomuladores acho que podem ter interesse em duas situações:
    Para os ligar na tarifa vazia do bihorário, ou para poder ter uma potência inferior, ligando os acomuladores fora das horas de pico.

    A quem us use para por exemplo apenas os ligar antes de tomar banho, mas penso que sem as tarifas bihorárias a vantagem é pequena, e aumenta o risco de ter falta de água quente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Bom dia

    Muito obrigado pelo feedback.

    A utilização de um relógio não implica com o funcionamento do próprio termoacumulador?

    Obrigado.

    Cpts,
  11.  # 111

    Colocado por: gpcc

    Bom dia,

    Muito obrigado pelo feedback!

    Nesse caso, irei sem dúvida optar por um Vulcano (ES 100-5E) de 100l.

    Relativamente ao programador, em média existem 2 banhos por dia, um de manhã e outro à noite. A minha dúvida é se não é, o recurso a um temporizador, uma metodologia "contra-producente" para o próprio aparelho, i.e. ligar/desligar o termoacumulador não provoca nenhum problema com o mesmo?

    Uma última questão: por uma questão de aproveitamento do espaço - e também estética - irei muito provavelmente optar pela colocação do termoacumulador na horizontal. No entanto, creio que esta não será a melhor tipologia de instalação, sendo a vertical mais eficiente, correto? Queria apenas o V/ parecer sobre se esta questão é "menor" ou é, de facto, prejudicial a colocação horizontal?

    Muito obrigado!

    Cpts

    A carteira é sua, mas você é um forte consumidor que beneficiaria de uma bomba de calor e/ou paineis solares.
    O TE horizontal, é ligeiramente mais caro pois não é habitual, a eficieênica é a mesma que o vertical, continua a gastar 1000watt de energia para aquecer a mesma água. Também os há que podem ser instaldos nas duas posições.
    http://www.videira.pt/pt/produtos/eletricos/gama-domestica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
  12.  # 112

    Colocado por: callinas
    A carteira é sua, mas você é um forte consumidor que beneficiaria de uma bomba de calor e/ou paineis solares.
    O TE horizontal, é ligeiramente mais caro pois não é habitual, a eficieênica é a mesma que o vertical, continua a gastar 1000watt de energia para aquecer a mesma água. Também os há que podem ser instaldos nas duas posições.
    http://www.videira.pt/pt/produtos/eletricos/gama-domestica
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Obrigado pelo feedback.

    Tenho essa noção, no entanto, exatamente por questões relacionadas com a carteira, não me é possível colocar uma bomba de calor/painel solar (termossifão) neste momento.

    Cpts,
  13.  # 113

    O termoacumulador horizontal, tem uma eficiencia igual à do aparelho vertical, mas apresenta pior estratificação. Significa isto que se tiver 2 aparelhos com a mesma litragem (100l, por exemplo), no caso do aparelho vertical, consegue obter mais litros de água quente do que num aparelho horizontal. A energia da camada de estratificação não é perdida - por isso a eficiência é igual - mas não é energia util, uma vez que a temperatura é inferior à minima de conforto.

    Para os 2 banhos por dia que indica, não terá probelmas com um 100L, mesmo que seja de instalação horizontal.

    Relativamente à utilização de um "relógio":
    - No tempo de vida do aparelho nao terá qualquer problema.
    - Confirme se a temperatura de setting do aparelho se mantem na memória do mesmo, quando é desligado da ficha... se ele fizer "reset" à electronica, não será pratico utilizar um relogio.
    - Com um banho de manhã e outro à noite, pode ser interessante aquecer apenas durante a noite (especialmente se tiver bi-horario) e deligá-lo (com o relogio) durante o dia. Desta forma evita o aquecimento total dos 100L dutrante o dia, baixando o consumo por perdas.

    JFTP
    Concordam com este comentário: gpcc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gpcc
  14.  # 114

    Colocado por: JFTPO termoacumulador horizontal, tem uma eficiencia igual à do aparelho vertical, mas apresenta pior estratificação. Significa isto que se tiver 2 aparelhos com a mesma litragem (100l, por exemplo), no caso do aparelho vertical, consegue obter mais litros de água quente do que num aparelho horizontal. A energia da camada de estratificação não é perdida - por isso a eficiência é igual - mas não é energia util, uma vez que a temperatura é inferior à minima de conforto.

    Para os 2 banhos por dia que indica, não terá probelmas com um 100L, mesmo que seja de instalação horizontal.

    Relativamente à utilização de um "relógio":
    - No tempo de vida do aparelho nao terá qualquer problema.
    - Confirme se a temperatura de setting do aparelho se mantem na memória do mesmo, quando é desligado da ficha... se ele fizer "reset" à electronica, não será pratico utilizar um relogio.
    - Com um banho de manhã e outro à noite, pode ser interessante aquecer apenas durante a noite (especialmente se tiver bi-horario) e deligá-lo (com o relogio) durante o dia. Desta forma evita o aquecimento total dos 100L dutrante o dia, baixando o consumo por perdas.

    JFTP
    Concordam com este comentário:gpcc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gpcc


    Boa tarde JFTP,

    OK. Tudo esclarecido. Muito obrigado pelas dicas!

    Cpts,
  15.  # 115

    Boa sorte com a compra! Ficamos a aguardar feedback!

    Cumps,

    JFTP
  16.  # 116

    Boa tarde,

    Preciso de comprar um termoacumulador para casa, ontem o meu acabou por furar.

    Já estive a ler este tópico todo mas muitos dos comentários já têm anos, neste momento o que tenho é de 50L e acaba por chegar para as minha necessidades, consigo gerir bem os banhos por isso não vejo necessidade de aumentar a capacidade.

    Vi estes dois modelos, mas não sei se isto é bom, assim assim ou uma miséria. :)

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Termoacumuladores/16329320.aspx

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Termoacumuladores/17965556.aspx

    Se por ventura souberem de alternativas dentro do mesmo preço e de melhor capacidade estou aberto a sugestões.

    Obrigado.
  17.  # 117

    Para isso compre antes este:
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Termoacumuladores/17883761.aspx
    Aquele Equation, não tem dados quase nehuns... tempo de aquecimeto, não entendo a grandeza no isolamento térmico 40g/l!!?
  18.  # 118

    Justifica assim tanto a diferença?

    Eu estava virado para o Equation pelo preço honestamente.
    • eu
    • 7 novembro 2016

     # 119

    Colocado por: Ruivo84Eu estava virado para o Equation pelo preço honestamente.

    A médio prazo pode ficar mais caro que um Junkers...
  19.  # 120

    Colocado por: eu
    A médio prazo pode ficar mais caro que um Junkers...


    Eu vou ser honesto, o que me furou é da marca Equation. Aquilo durou uns 4 anos.

    A minha duvida é a seguinte, a nível de depósitos não são todos quase iguais excepto os de cobre, é que estar a dar uma pequena fortuna para passado uns tempos furar é que me está a deixar na duvida.

    Já estive a ver a opção que o Pedro Barradas e já encontrei mais barato numa loja aqui no Porto, a 193€. E pelas características parece ser uma boa opção, dão 7 anos de garantia da cuba.
 
0.0353 seg. NEW