Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho andado a dar uma vista de olhos em electrodomésticos para a cozinha e gostaria de ter opiniões sobre as diferentes marcas que andam no mercado, para não cair no "barato sai caro".
    Pelos valores que pretendo, tenho-me deparado com produtos das marcas Zanussi, Balay, Teka (fornos); Teka (exaustão e lava-louças) e Whirlpool e Balay (placa).

    Aconselham, desaconselham, preferem outras, digam de vossa justiça :)
  2.  # 2

    Tenho placa e forno Whirlpool na minha cozinha á 9 anos, sempre funcionaram bem, no entanto começam a ter um aspecto "gasto" e no forno já apareceram uns pequenos pontos escuros que parecem ferrugem.

    Considero que esta marca tem produtos com relação qualidade preço razoável, apesar da qualidade ser média/baixa.

    É a minha opinião...
    •  
      FD
    • 7 novembro 2008 editado

     # 3

    Bem, há marcas e marcas e depois há modelos e modelos.

    Nestas coisas das marcas é tudo muito cinzento e não há preto nem branco. Basta ser de uma marca, mas fabricado em Itália e fabricado na Alemanha para a coisa ser completamente diferente.

    Depois existem as linhas de supermercado, cujo preço é o principal factor no caderno de encargos.
    Eu explico: quando na marca alguém diz que é preciso uma máquina de lavar nova, a coisa começa pelo preço. É elaborado um caderno de encargos, de especificações, seja lá qual for o termo, é elaborado um documento onde se estabelecem diversos parâmetros. Aquele que guia todos os outros é o do preço - encontrado através da análise do mercado.
    Então, o engenheiro recebe um preço do departamento de marketing e tem que se desenrascar de forma a vender aquilo pelo preço estipulado. Como é lógico, não há milagres e por vezes há coisas que não ficam tão boas quanto deveriam.
    Por isso mesmo, pode ter uma máquina de lavar Balay muito boa, mas outra ao lado assim assim. E apesar do que muitas vezes dizem, o preço indica muitas vezes a qualidade.

    Vou dar um exemplo. Tenho um secador de roupa por condensação Zanussi. Há uns tempos aquilo começou a fazer um barulho estranho. Como bom português que sou, deixei andar. Até que um dia, de cada vez que ligava o secador o quadro eléctrico disparava. Como sou um teso, fui buscar a chave de parafusos e pus-me à aventura. Abri aquela coisa e o diagnóstico foi imediato. Um dos fios que faz o perímetro à volta da carcaça da máquina desprendeu-se e estava em contacto com o tambor. Ora, de cada vez que o tambor rodava, como tinha pontos de união soldados, o fio batia no tambor. Tanto bateu que começou a descarnar. Quando chegou ao cobre começou a fazer curto circuito e a desligar o quadro. Porque é que se desprendeu? Porque estava colado com fita cola. Um secador de roupa é por natureza uma coisa que aquece. Fita cola e calor já se está a ver o que acontece não é? E porque é que estava colado com fita cola? Ou por inaptidão do engenheiro que o desenhou ou por restrições orçamentais - a tal questão da concepção começar pelo preço.

    Com isto quero dizer que se há dinheiro é para comprar bom. Se não há dinheiro é de esperar que estas coisas aconteçam.

    Tenho cá em casa Zanussi e Teka. Os Teka vinham com a casa e devem ser das porcarias mais rascas do mercado. O secador Zanussi já partiu duas correias. A máquina de lavar roupa de vez em quando de cada vez que começa a centrifugação a correia também salta. Já lhe troquei um filtro de corrente e já fiz não sei quantas mais intervenções...

    As minhas marcas preferidas são Siemens e Miele, mas não tenho arcaboiço para elas...

    Segundo uma revista muito conhecida de análises a produtos cujo nome começa com Pro e acaba com Teste:

    Máquinas de Lavar Loiça
    Melhor - Miele G1472 SCVi e Zanussi ZDT 200
    Escolha acertada - Bosch SGV 43E43 EU e AEG-Electrolux F 55011 VI

    Máquinas de Lavar Roupa
    Melhor - LG WD 80490 TP
    Escolha acertada - Candy GO 086

    Frigoríficos combinados
    Melhor - Miele KFN 8452 SD, Liebherr CN 3313 e Samsung RL33SBSW
    Escolha acertada - Samsung RL33SBSW

    Fornos Micro-ondas
    Melhor - Samsung CE 287 AST
    Escolha acertada - Panasonic NN-GD 357

    Placas de indução
    Melhor - Miele KM 5731, Balay 3ET-920 X e Balay 3ET-920 L
    Escolha acertada - Fagor IF-4 S, Fagor IF-4 X, Whirlpool AKM 983 BA, Brandt TI612BT1 e Brandt TI612XT1

    Forno encastrar
    Melhor - Fagor H-185 X
    Escolha acertada - Indesit FM 10 B IX

    Exaustores de gaveta
    Melhor e escolha acertada - Bosch DHI 645 HX e Siemens LI 28031

    Exaustores de chaminé
    Melhor - Miele DA 409
    Escolha acertada - Fagor 5CDC-90X

    Alguns modelos já nem devem existir, mas fica a informação, mais por causa das marcas.

    Estudo de fiabilidade da mesma revista:

    Máquinas de lavar roupa

    fiabilidade máquinas lavar roupa

    Máquinas de lavar loiça

    fiabilidade máquinas lavar loiça

    Aspiradores

    fiabilidade aspiradores

    Fornos Micro-ondas

    fiabilidade fornos micro-ondas

    Junta-se uma informação à outra e já deve dar uma boa ideia do que comprar... :)

    (espero que esta pirataria do copyright não me dê problemas...)
    Concordam com este comentário: jose.ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jose.ribeiro
  3.  # 4

    Ora aí está, é mesmo esse tipo de informações que necessito!

    Já sabemos que quando são compras de engenheiros e afins para concursos, é sempre o mais barato que vai, e depois quem paga é o utilizador final.
    No meu caso é diferente, pois sou eu que procuro, escolho e decido. E assim, tento ir sempre para o melhor preço/qualidade dentro do orçamento disponível.
    Esse tipo de gráficos são satisfadores, mas por ex. nos fornos, ver a marca "Worten" à frente dos tubarões, não sei o que pensar... é que a Worten não os fabrica, só lhe mete o autocolante. E o problema está aqui, é que muitas marcas são linha branca de outras.

    Por ex. agora estou indeciso entre dois fornos com o mesmo preço e as mesmas características, só mudando a marca. Tenho de saber escolher aquela que mais fiável parece ser.

    E depois o pobre não tem muito por onde escolher :)

    Em relação à experiência do FD com a Teka, por acaso fiquei surpreso, pois tinha uma boa impressão dessa marca :/ mas lá está, se já vinham incluídos na cozinha, o empreteiro certamente colocou os modelos de uma gama abaixo da média e talvez isso descredibilize um pouco a marca, no entanto uma marca deve manter a mesma qualidade de construção em todas as gamas que comercializa, se bem que com materiais mais fracos é certo.
  4.  # 5

    Eu vendo muitos, mas mesmo muitos electrodomésticos da Teka, e até hoje de vez em quando aparece um cliente a queixar-se disto ou daquilo, eu mando um fax para a Teka a explicar o que se passa e a dar o nome, morada e contacto do cliente e no dia seguinte ou até no próprio dia a Teka está a entrar em contacto com o cliente a marcar a intervenção técnica. Um trunfo muito grande além da qualidade dos produtos da teka é a assintência técnica, a melhor que conheço.
    Agora a Teka como todas as marcas tem produtos bons e maus, baratos e caros, mas tem uma gama com muito boa rtelação preço qualidade. Que nunca deu problemas.

    Nas outras marcas temos por exemplo a Balay que faz parte do grupo Siemens e Bosh, ou seja, a máquina é igual mas a sua produção foi feita a um custo mais reduzido e isso faz com que aconteçam coisas realmente estranhas. Grande parte dos electrodomésticos disponiveis no mercado têm os mesmos motores (componentes), variando o tipo de montagem e a marca.

    Um Abraço.
    •  
      FD
    • 12 novembro 2008 editado

     # 6

    Para ter acesso aos estudos da Proteste, basta subscreverem gratuitamente o serviço durante dois meses. Cliquem aqui.
    Dessa forma têm acesso a todos os estudos antigos e recentes, através da página deles na internet. Se depois quiserem cancelar não pagam nada, enviam só uma carta ou email a pedir isso mesmo antes dos 2 meses chegarem ao fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  5.  # 7

    estou neste momento a pensar em electrodomésticos para a cozinha (forno, placa de indução, frigorífico e microondas), ainda não sei onde vou comprar a cozinha mas estive a ver o IKEA. O que queria saber é se os electrodomésticos deles são de qualidade aceitável tendo em conta o preço. Sei que são feitos pelas marcas whirlpool e electrolux.

    ps: sei que não gostam muito do IKEA mas não procuro cozinhas de outro mundo. Se souberem se sitio com melhor preço qualidade digam. obrigado
    • mog
    • 4 novembro 2011

     # 8

    Colocado por: André Nunes O que queria saber é se os electrodomésticos deles são de qualidade aceitável tendo em conta o preço. Sei que são feitos pelas marcas whirlpool e electrolux.



    Os electrodomésticos do IKEA são iguais aos de outras empresas. Quanto ao preço, terá de comparar com os mesmos modelos vendidos noutros locais. Eu equipei a minha cozinha com Electrolux, mas foi há tão pouco tempo que não posso dizer se foi ou não uma boa opção:)
    • eu
    • 5 novembro 2011

     # 9

    Colocado por: André NunesO que queria saber é se os electrodomésticos deles são de qualidade aceitável tendo em conta o preço

    Os electrodomésticos deles são semelhantes aos de marcas de qualidade média. Eu tenho placa de indução, frigorífico e forno de marca Ikea e para já estou muito satisfeito. A garantia de 5 anos é muito boa.

    Mas os preços das melhores linhas IKEA também são elevados. O meu forno pirolítico custou cerca de 600 euros, não é nenhuma pechincha...
  6.  # 10

    Engraçado, eu estou hiper satisfeito com o meu aspirador Polti (a água) e aparece em último lugar na classificação da Proteste.

    Quanto a electrodomésticos da cozinha, equipei a minha com Whirlpool. Satisfeitíssimo com o frigorifico combinado, forno e micro-ondas. A minha placa é a gás e tb estou satisfeito com o seu rendimento, mas disseram-me que os suportes de ferro eram esmaltados e acabaram por vir em ferro fundido, que detesto. O exaustor tb cumpre a sua função como deve ser. Já a máquina de lavar loiça, é o elo mais fraco e estou a ponderar ligar para a marca para saber se é normal eu colocar panelas com sujidade normal e ao fim da lavagem elas não estão devidamente lavadas (tb acontece às vezes com pratos de vidro).

    Na varanda tenho uma LG para lavar a roupa, com tecnologia Direct Drive, e só tenho a dizer maravilhas até agora.
  7.  # 11

    Salvo erro os electrodomésticos do IKEA são fabricados pela Whirlpool.
  8.  # 12

    máquina de lavar roupa: siemens +/- satisfeito tem 12 anos já pifou o motor
    máquina a loiça: whrilpool já pifou duas vezes, iniciava e dava código 7, para esquecer
    placa de fogão a gás e forno Ariston (tem 10 anos) satisfeito excepto as borrachas da porta do forno sairam do lugar

    microondas: siemens satisfeito
    frigorifico siemens : enche de água na parte de frigorifoco se não se desintupir a saída de água
  9.  # 13

    aeg.

    ab
  10.  # 14

    Aeg, electrolux e Zanussi...Tudo do mesmo grupo, feito no mesmo lado...e tudo igual dentro das mesmas gamas...A qualidade geral é boa...
  11.  # 15

    E samsung voces que acham? estou para comprar forno, micro-ondas, frigorifico side byside e maq lavar roupa samsung!
  12.  # 16

    Na minha opinião...tudo o que diz respeito a electrodomésticos é como comprar um carro ou jogar na lotaria, comprei um combinado whirlpool à 6 anos e diga-se que embora trabalhe bem de aspecto está um horror, também a maquina da roupa da mesma marca durou-me 5 anos só e até tive que comprar uma de urgência da marca aspes....essa já tem 10 aninhos e nem metade da ferrugem tem em relação à anterior. De resto comprei Beco...maquina de secar roupa e lavar loiça e estou deveras satisfeita, em 4 anos nunca me deram problemas alguns. Pra mim o barato nem sempre sai caro e o caro nem sempre é bom....tudo questão de sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes, Blackburn007, AnaPrincess
  13.  # 17

    Só mais uma sugestão...porque não procurar um armazém onde vendem electrodomésticos com algum defeitozito coisa que pouco se vê? Ficam mais baratos, tem na mesma garantia. Encontram-se aí por exemplo maquinas que custariam uns 700 euros e que com o desconto ficam em 400 ( um exemplo). Tem é que ter dinheiro na mão.
    Concordam com este comentário: fernandoR
  14.  # 18

    Pode por aqui endereços desses armazens?
  15.  # 19

    http://www.electrodomesticos.siterja.pt/

    Situa-se na Venda do Pinheiro, na zona dos armazéns mesmo ao lado da antiga praça da portagem.

    Por experiência própria, são 5 estrelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosfbmanuel
  16.  # 20

    Também existe em Mem Martins uma...não sei a morada ao certo mas sei que fica na rotunda quando se vai para a IC19 e Retail Park....primeira saída....uma rua que passa bem despercebida.
 
0.0268 seg. NEW