Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia sou desenhador projectista abri um gabinete de desenho em 3dimençoes e de desenho de projecto de arquitectura gostava de saber como fazer para saber quanto cobrar para execução de um projecto
    obrigado
  2.  # 2

    Então, para passares a limpo os desenhos do Arquitecto, penso que poderias levar cerca de 6€ hora.
    Os 3D... depende realmente da qualidade dos mesmos, complexidade...
  3.  # 3

    prontos mas se me pedirem orçamento qual é o valor maximo que devo levar ?
  4.  # 4

    O máximo depende sempre da complexidade do projecto...
    Assim tens q equacionar pelo menos, para licenciamento/ autorização:
    Planta implantação com sobreposição ao lev Top (indicando os revvestimentos, Aimp, etc...) - 1:200
    Plantas de pisos e cobertura, incluindo cotagem, informação do mobiliário fixo ( I.S.; Cozinha; roupeiros) - 1:100
    Cortes, ou cortes/ alçados, minímo 2 , incluindo cotagens verticais e altimetricas , bem como um corte transversal à via (incluindo esta) com reperesentação da terreno existente/ terreno proposto- 1:100
    Alçados, incluindo os muros de vedação com via pública e respectiva legenda com os acabamentos e altimetrias - 1:100
    Pormenores, com caracterização construtiva, do nó vertical que passe por vãos até à cobertura inclusivé (deve ser coordenado com RCCTE e ACUSTICA) - 1:20

    .... pode haver desenhos de sobreposição (vulgo, amarelos e vermelhos), no caso de edificios existentes a demolir, ampliar, reabilitar, etc...

    Não pode haver limite... é um assunto complexo a analisar caso a caso....
    Não se pense que é desenhar um quadrado com 4 alçados, 2 cortes e já está... existem muitas variantes...

    PS: com a crise de excesso de recem licenciados em arquitectura, nos ateliers Hoje em dia, arranja-se "desenhadores" qualificados, de borla... infelizmente...
  5.  # 5

    De borla?
    Isso é que era bom vou lhe dizer sou desenhador competente nem lhe estou se quer a pedir como devo fazer o meu projecto sei mt bem como se faz um projecto de execução fica sabendo tambem que estou registado nas finanças tanto na agencia como nu desnho apenas quer conselhos para melhor gerir a minha empresa tenhu 19 anos nao tenhu mt experiencia sobre o trabalho e gosto de fazer o melhor o meu trabalho.
    Eu sei mt bem que o paaise ta em crise mas nao acredito que seja assim de borle mas td bem agora se vocé me quer dar conselho tudo bem mas nao admito que goza . ok?
    obrigado pela informaçao que me deu messmo assim alguma me deu jeito.
    Otra coisa eu nao tou mt bem informado sobre as leis certo mas tenhu justificação para isso vim de frança mas acho que tenhu o direito de as saber.
    otra coisa tenhu sim agencia imobiliaria alias nnao é bem agencia porque eu é mais compra e venda de bems imobiliario . ai admito nao estar t bem a part disso mas nao exerço qualquer actividade enquanto nao estiver completamento apto.
  6.  # 6

    Eu não fui irónico, nem fiz pouco de si. Mas a realidade é esta, quer se goste, quer não.
    Sem ser de borla, posso dizer-lhe q tenho colegas que pagam 400€/mês a recibos verdes a Arquitectos estagiários...

    Tem 19 anos... então ainda tem MUITO para aprender... mas é preciso pessoas com iniciativa... como você.

    PS: em epígrafe... não enunciei os elementos gráfico necessários para um projecto de execução... apenas para o licenciamento. Como atrquitecto e gestor de atelier, posso lhe dizer que nunca na vida sub-contrataria serviços de desenho para projectos de execução.

    ÁGUA-MESTRA, Lda
  7.  # 7

    isso é opiniao propria.
    Eu gosto de pedir conselho se me os derem td bem senão eu aprendo por mim.
    se tiver mail ou assim manda me para mim pk eu gostava de falar mais consigo

    [email protected]
    • Pat
    • 10 novembro 2007

     # 8

    Pedro

    Quando lhe aparecem clientes para remodelações, como é o vosso procedimento?
    Têm empresa de construção própria ou costumam aconselhar outras?
    A Água-mestra, Lda. tem parceria convosco ou é parte da empresa?
  8.  # 9

    eu sou tenho empresa de projectos de arqutectura
    • AC
    • 2 dezembro 2007

     # 10

    Sr. Imoprojectos
    Agradeço bastante o bom momento que o sr. da imoprojectos me fez passar pela leitura dos seus comentários.
    Primeiro, já que gosta de estar a par da lei, presumo que deva ter conhecimento que apenas indivíduos habilitados a exercerem arquitectura o podem fazer ou seja, pessoas cuja formação académica seja de ARQUITECTURA!!! (cinco anos de curso). Depois dessa formação académica, existe um período de cerca de um ano e meio de estágio e só após esse período em que está prevista a entrega de um relatório final de estágio e eventualmente um exame de acesso à OA (caso a universidade não esteja acreditada). Só após estas fases todas, o indivíduo estará habilitado a exercer arquitectura ou em linguagem comum e para quem é curioso apenas, pode assinar projectos para a câmara.
    Segundo, o que o utilizador Pedro Barradas lhe disse sobre os arquitectos estagiários exercerem de forma pró-bono, é uma realidade existente no nosso país pois há uma grande falta de postos de trabalho, o que origina a que os estagiários se sujeitem a este tipo de situações em virtude da obrigatoriedade do estágio para poderem exercer arquitectura.
    Terceiro, antes de perguntar quanto deve cobrar por um projecto de ARQUITECTURA, aconselho-o vivamente a inscrever-se numa universidade, tirar o curso, efectuar o estágio de acesso à Ordem dos Arquitectos e aí sim, exercer arquitectura. Apenas o estou a aconselhar isto porque como disse que gostava de fazer bem as coisas, este é o procedimento correcto e assim, podemos evitar a enorme quantidade de aberrações e erros urbanísticos com que diariamente somos confrontados.
    Quarto e último esclarecimento, a história do "aprender sozinho e pronto; já foi chão que deu uvas. Devo-o informar que o vejo vejo sozinho como é e pronto pode apenas servir de complemento à formação que temos enquanto profissionais e não a única forma de aprendizagem pois desta maneira. é demasiado falível.
    Presumo pois então que não saiba o que é uma memória descritiva ou mesmo escrevê-la, ler uma carta de condicionantes ou mesmo, preparar todo um projecto de arquitectura (em que tem que conversar com as diversas especialidades) por forma a que a sua execução em obra decorra sem problemas de maior e o resultado final esteja perfeitamente integrado na malha urbana bem como todo o projecto funcione como um todo e não como uma manta de retalhos.
    Espero que tome em considração os conselhos que lhe dei pois não são por o querer mal mas porque mesmo apresentando um projecto de arquitectura, não tem sequer forma de se responsabilizar por ele, dado que não está inscrito na ordem visto não ter formação.
    Atentamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Pormenor
  9.  # 11

    Colocado por: PatPedro

    Quando lhe aparecem clientes para remodelações, como é o vosso procedimento?
    Têm empresa de construção própria ou costumam aconselhar outras?
    A Água-mestra, Lda. tem parceria convosco ou é parte da empresa?


    Pat, já nos encontrámos e falámos pessoalmente, entretanto... mas para a pergunta não ficar deserta... sem resposta... aqui vai.

    A ÁGUA-MESTRA, Lda, não é Empresa de contrução civil; sim é um facto que muitas vezes indicamos um grupo de empresas (sempre mínimo 3) com o qual os clientes podem pedir orçamentos;

    A ÁGUA-MESTRA, Lda, dedica-se à prestação de serviços nas área da Arquitectura e Engenharia.
    ÁGUA-MESTRA, Lda
  10.  # 12

    Anónimo disse:
    AC tou contigo...esta agora!!!Tou a frequentar o curso de arquitectura e sabe deus para aguentar tanta pressão todos os dias...E agora caiu um alvar aalto do ceu que aprende sozinho e tal...mas esta agora!!!Vai te formar pá!!!e deixa o trabalho pra quem tem competencia para o fazer!se qualquer um pudesse fazer arquitectura nao existia tanta dificuldade em tirar um curso destes!
    19anos?tens mesmo muito pra aprender...e sozinho já vi que nao vais lá...
 
0.0166 seg. NEW