Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas caros amigos, na casa que estou a construir vou eu fazer os portões de entrada em chapa lisa e sinceramente gosto do aspecto da ferrugem. o Problema é que se não se estabilizar o processo de oxidação o portão vai acabar por cair :) sei que existem técnicas e produtos que conferem ao ferro um aspecto de ferrugem mas uma ferrugem estabilizada.

    Será que alguém conhece este processo e as suas etapas e mesmo os produtos utilizados me pode dar umas dicas?

    Desde já muito obrigado.


    Cumprimentos a todos,

    Luis Silva
  2.  # 2

    Pelo o que eu sei de metalurgia, tem de usar aço corten (aço com cobre e estanho) em vez de um aço ao carbono normal. Não sei de onde o amigo é, mas na foz do Porto os candeeiros e bancos são feito neste tipo de aços.

    cumprimentos
    João Gomes
  3.  # 3

    como já foi dito, opte pelo aço corten, é caro mas para o que quer é o ideal.
    • askme
    • 20 fevereiro 2012

     # 4

    É verdade...isso do aço corten! Mas pra estabilizar o processo de oxidação tem de usar um verniz para metais!
  4.  # 5

    Boa tarde Luís Silva,

    A melhor solução para um portão com um aspecto similar à ferrugem é a que lhe disseram chapa em aço Corten.

    É um material bastante versátil e moderno, apesar do preço.

    Cumps,
    BS.
  5.  # 6

    O aço corten, não tem, nem deve colocar qq tipo de verniz,. a oxidação estabilizará per si.
    Concordam com este comentário: j cardoso, blackstandart
  6.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasO aço corten,não tem, nem deveque colocar qq tipo de verniz,. a oxidação estabilizará per si.
    Concordam com este comentário:blackstandart


    Boas Pedro, as coisas não são assim tão lineares. Eu também aconselho colocar tudo ao natural mas há alternativas credíveis..
    Concordam com este comentário: Mduvidas
  7.  # 8

    já notei"" casos de aço corten que ficaram muito escuros com o passar do tempo, o que não é nada agradável
    não sei se é de ter ou não ter adjacentes
    Concordam com este comentário: askme
    • askme
    • 23 fevereiro 2012

     # 9

    Por acaso o Sr. Pedro Barradas já viu como fica o suporte, seja pedra, reboco ou outro qq, q esteja por baixo do aço corten! Posso lhe garantir que não fica com um bonito aspecto. Principalmente depois de chover! O verniz serve essencialmente pra criar uma barreira ( impermeabiliza ) de modo a impedir q a ferrugem escorra! E ao mesmo tempo, como impermealiza, trava o processo de oxidação! É óbvio q este produto só deve ser colocado assim q o proprietário do mesmo achar q o aço atingiu o nivel de oxidaçao desejado! E o Sr. F. Gabriel tem toda a razão quando diz q há casos em que ficam muito escuros com o passar do tempo. Isso acontece essencialmente, mas não só, em locais muito expostos ás intempéries e tb em ambientes perto do mar!!
  8.  # 10

    Já vi... já...
    Por isso não é solução para colocar em determinados lugares.
    Se for aço corten, autoestabiliza-se, e ganha uma patine própria, mas haverá sempre escorrência de oxidos devido á erosão provocada ela chuva.
    em ambientes maritimos é pior...

    E que tipo de solução de revestimento recomenda, compativel com uma superficie oxidada, para aplicação exterior, seja transparente e que não tenha aspecto brilhante?


    PS: existem muitas coisas executadas, em AÇO carbono oxidado.. que não são em CORTEN. Anda muita gente enganada... comprou uma coisa e puseram-lhe outra.
  9.  # 11

    Há casos em que fica realmente escuro, principalmente em sítios onde não apanhem sol, sítios muito húmidos onde água escorre e não seca. Há outros casos de aço corten mais escuro mas acontece devido aos tratamentos que leva. Acham possível receber uma chapa preta, sim porque o aço corten de origem é preto, e passados 3/4 dias ter o aspecto que se pode ver abaixo? Mas a verdade é mesmo essa, há casos onde tem que se acelerar os processos..
      SNC00466.jpg
    • askme
    • 23 fevereiro 2012

     # 12

    O único produto q conheço é um verniz formulado à base de resinas alquídicas uretanadas! É incolor e brilhante! Sem brilho não conheço! Mas de qq forma sempre me disseram q tudo o q tem brilho tem mais resistência no exterior, porque,o "brilho dos produtos" é a primeira coisa q os raios ultravioleta destroem!
  10.  # 13

    ... pois mas a ideia de utilização do aço CORTEN na Arquitectura, é tirar partido estético do material "bruto", da sua patine e do seu envelhecimento natural...
  11.  # 14

    Colocado por: askmeO único produto q conheço é um verniz formulado à base de resinas alquídicas uretanadas! É incolor e brilhante!Sem brilho não conheço! Mas de qq forma sempre me disseram q tudo o q tem brilho tem mais resistência no exterior, porque,o "brilho dos produtos" é a primeira coisa q os raios ultravioleta destroem!


    Há produtos em mate.
    • TOM
    • 23 fevereiro 2012

     # 15

    "verniz formulado à base de resinas alquídicas uretanadas", já experimentei mas sem grandes resultados, durou pouco mais de um ano.
    Tom
    • askme
    • 23 fevereiro 2012

     # 16

    Ele deve analisar os prós/contras da aplicação e da não aplicação e decidir!! Espero q as informações tenham sido úteis!
 
0.0184 seg. NEW