Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Comprei recentemente um aparelho para obter a leitura do consumo de energia da casa. Tem um transmissor ligado aos cabos no quadro corte geral e um receptor que me indica as leituras.
    Para fazer testes, desliguei tudo até obter 0 Watts e analisei as lampadas. Para meu espanto, fiquei a saber que as lampadas 50W Halogénio estavam a gastar muito menos que lampadas em tubo 36W Fluorescentes OSRAM L 36W / 20.
    As leituras vão contra tudo aquilo em que acreditava e após vários testes obtive o seguinte:

    4 lampadas tubo 36W FLUORESCENTE OSRAM L 36W / 20
    O aparelho diz que gastam 285W / 71W cada

    4 lampadas de 50W HALOGENEO AMARELAS 50 W
    O aparelho diz que gasta: 104 W / 26w cada

    Estas leituras foram uma surpresa e comecei a utilizar somente as de halogeneo na casa.
    Contudo, sempre desconfiei pois não fazia sentido uma lampada de 36W gastar 71W e uma de 50W gastar 26W então, decidi ir ao contador da EDP e cronometrar em segundos o tempo do impulso para cada situação.

    A conclusão foi contra a leitura que o aparelho me dá. O contador da EDP deu razão aos watts inscritos nas lâmpadas.

    A minha questão é, como pode ser possível que o aparelho indique que a lâmpada que menos gasta, gaste mais que a que mais gasta? Indicar um consumo em watts diferente, não é problema, seria falha de precisão. Mas, isso aconteceria proporcionalmente para ambas as situações. O que me está a "comer a cabeça" é como é que é possível que quando ligo 4 lampadas 36watts recebo leitura de 285 Watts e quando ligo 4 lampadas de 50watts recebo leitura de apenas 104watts! Proporcionalmente, para os 50watts deveria receber então uns 400 watts mas surpreendemente recebo não só muito menos do que devia como, muito menos que a leitura do consumo das lampadas e 36W....

    Este problema será conhecido? Estará relacionado com a instalação... ou o tipo de lâmpadas em uso..? Seria muito bom saber se o problema é do aparelho ou se é algo na instalação electrica que faz algum tipo de interferencia com o aparelho e induz a esse erro estranho....

    Obrigado.


    E2 says: 285watts / 71W each
    Electricity meter says: 150 watts / 37w each (1 impulse took 40 seconds with means 150watts/hour)

    Until here, everything ok. I don't mind if E2 doesn't give me 100% accurate data.

    Then....

    5 HALOGEN YELLOW 50 W
    E2 says: 132 W / 26w each
    Electricity meter says: 222 W / 44w each (1 impulse took 27 seconds witch means 222 W /hour)

    E2 is telling me that FLUOR 36W bulbs spend MUCH MORE (71W vs. 37W) than 50W HALOGEN bulbs and the Electricity Meter (in wich I must believe because I pay what he says) is telling me that HALOGEN spends more than FLUOR!!!
    • SVM
    • 27 fevereiro 2012

     # 2

    Bem, acho que pode tirar 2 conclusões da coisa...
    1 - aparelhos dos chineses, não prestam... por alguma coisa uma pinça custa o que custa. muitos desses objectos veem completamente descalibrados, serve para ver um valor no visor, não quer dizer que seja o correcto.
    Se for o da ISA nesse caso dou-lhe margem de erro, esses por acaso funcionam bem...

    2 - de ter em consideração que as lâmpadas fluorescentes possuem reactâncias (transformadores) a montante, e quando se tornam mais velhos chegam a consumir 20% do valor da lâmpadas, daí o consumo de uma armadura fluorescente não ser o consumo das lâmpadas mas o somatório de ambas

    Quando diz, desliguei tudo... para isso tinha que tirar o frigo da tomada, a TV, a Box, o PC tudo fora da tomada.
    para ver os consumos nesses consumidores é melhor ler localmente com uma pinça amperimétrica.
    Além disso se os halogeneos foram também dos chineses, não se fie muito na potencia inscrita nas lampadas, tanto podem ser 50, 35, ou 60, acho que nem eles sabem quando as lâmpadas saem de fábrica.
    Abraço
  2.  # 3

    O aparelho que usou não presta
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

    O aparelho é o Efergy E2 monitor. O estranho é que foi o monitor mais cotado que encontrei, com uma classificação muito alta.
    O mais estranho nisto não é o facto de ele não ter precisão e me indicar que uma lampada de 36W está a gastar 71W... o que é estranho é ele dizer-me que uma de 36W está a gastar o triplo de uma de 50W. Gostaria de encontrar uma explicação lógica para isto, mesmo sabendo que o aparelho está a errar, saber o porquê de ele cortar em 50% as de 50W mas ampliar para 200% as de 36W.
    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2012

     # 5

    E que tal alargar os testes a outra casa e ver o comportamento do aparelhómetro?
    Há que isolar o problema, penso que poderemos começar pelo E2...
  4.  # 6

    Colocado por: ParamonteO aparelho que usou não presta

    Agora é que me tramou... Já tenho um aparelho desses, à mais de um ano, e as contas ao final do mês até batem mais ou menos... O único problema que tive e continuo a ter é ele perder o sinal e depois demora ainda um pouco a se conectar com o transmissor.
  5.  # 7

    Colocado por: FDE que tal alargar os testes a outra casa e ver o comportamento do aparelhómetro?
    Há que isolar o problema, penso que poderemos começar pelo E2...


    Não tenho outra casa com estrutura semelhante onde possa testar, esta é + particular, instalação trifásica, cerca de 8 lâmpadas tubo 36W fluor + 8 50W halogeno por partição.
    Os testes que realizei foram isolados, desliguei no quadro todos os interruptores deixando somente o da iluminação da respectiva partição ligado por forma a não ter nada mais a interferir na medição pelo que julgo que fiz o teste de forma correcta.
    Os sensores de medição são 3, um para cada fio que sai por baixo do Corte Geral.

    É muito estranho e quase se iria tornar grave pois estava quase a mandar o electricista a fazer uma reforma em quase 70 "casquilhos" para converter para halogeno...o que na lógica que conheço não fazia sentido mas, era o que o aparelho me estava a indicar....
    •  
      FD
    • 27 fevereiro 2012

     # 8

    Colocado por: hugofrlimainstalação trifásica

    O Efergy E2 que tem é a referência 3PH?
  6.  # 9

    Colocado por: FD
    O Efergy E2 que tem é a referência 3PH?


    A única referência que encontro no aparelho está por trás, na tampa das pilhas e diz N16354. Veio com transmissor e 1 sensor e comprei + 2 sensores por ser instalação tri-fásica. Mas se 3PH tem haver com o facto de o aparelho suportar tri-fásico, acredito que sim pois o transmissor está preparado para isso.
  7.  # 10

    Colocado por: FD
    O Efergy E2 que tem é a referência 3PH?


    Isolei ainda mais a questão e tornei mais precisos os meus dados.

    Abri o quadro e desliguei os sensores. Desliguei todos os dijuntores e liguei apenas o disjuntor relativo a uma sala. Liguei apenas um sensor ao cabo castanho que sai desse disjuntor. Nessa sala existem 12 lampadas 36W e 4 lampadas 50W. Ligando as 12 lampadas tubo fluorescentes 36 W, o E2 dá-me leitura de 1020W. Fui ao contador da EDP, cronometrei os segundos, deu 10,3 segundos o que significa um consumo de 579W. Isto é quase metade do que o E2 indica. Dividindo 579/12 dá 48 W por lampada, o que me parece ser bem mais real do que os 1020W/12 = 85W por lampada que o E2 diz gastar.

    Mas depois, lá vem a incoerência: desligo as fluorescentes e ligo 4 lampadas halogeno 50W. O E2 dá-me leitura de apenas 195W o que, corresponde ao real! Vou ao contador EDP e faço leitura de 21seg que corresponde a consumo de 285W.

    Não compreendo. Por lógica, se o E2 falha com as fluorescentes, então também deveria dar uma leitura muito mais alta para as halogeno, deveria falhar com as 2 portanto. Mas só falha com as fluorescentes.

    Assim fica complicado isolar e compreender onde está o problema....
  8.  # 11

    Caro amigo ,

    O seu aparelho está bom !!!

    O que o Senhor não pode fazer em ELectricidade é somar 1+1=2 como que se fosse Matemática .

    Existe , no seu caso uma coisa escondida que se chama BALASTRO nas lâmpadas fluorescentes .

    A EDP em alguns casos faz a correcção do factor potência no contador atraves de uma aproximação .

    http://www.edp.pt/pt/empresas/servicosenergia/eficienciaenergetica/Pages/Correc%C3%A7%C3%A3odoFactordePot%C3%AAncia.aspx

    Mas , se melhore entender consultar :

    http://www.rmsenergia.com.pt/download_file/view_inline/246/128/

    Percebeu agora porque não dava certo ?
    Concordam com este comentário: system32
  9.  # 12

    Colocado por: bitobitoCaro amigo ,

    O seu aparelho está bom !!!

    O que o Senhor não pode fazer em ELectricidade é somar 1+1=2 como que se fosse Matemática .

    Existe , no seu caso uma coisa escondida que se chama BALASTRO nas lâmpadas fluorescentes .

    A EDP em alguns casos faz a correcção do factor potência no contador atraves de uma aproximação .

    http://www.edp.pt/pt/empresas/servicosenergia/eficienciaenergetica/Pages/Correc%C3%A7%C3%A3odoFactordePot%C3%AAncia.aspx

    Mas , se melhore entender consultar :

    http://www.rmsenergia.com.pt/download_file/view_inline/246/128/

    Percebeu agora porque não dava certo ?


    De facto entretanto através mais investigação descobri que as lampadas que usam balastro podem indicar uma leitura de + do dobro do que realmente estão a gastar nestes aparelhos.
    Mas se assim é, então o aparelho vai acumular consumos que nunca corresponderão ao real e nesse caso... deixa de ter utilidade.....
    Estes aparelhos deveriam ser feitos a contar com casas que usam lampadas fluorescentes e assim sendo, por alguma forma indicar um correcto consumo...

    De qualquer forma, descobri um novo problema. Reparem: o aparelho diz-me que o microondas, ligado à tomada, gasta constante 60W. Mas o microondas está desligado e nem no display aparece informação. Então usei um outro aparelho diferente, neste caso este aparelho é ligado à tomada e o microondas ligado ao aparelho e, dá-me só 2Watts. Enquanto que o monitor E2 geral da casa me diz que está a gastar 60W.... outro caso estranho que não consigo compreender.

    Chego à conclusão que é preferível andar a cronometrar os impulsos do contador que usar aparelhos de medição...
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 13

    quantas lampadas tem de 36w?
  10.  # 14

    Colocado por: neluzquantas lampadas tem de 36w?


    São muitas, a sala tem 12 tubos 36W por interruptor são 36 lâmpadas no total. Depois os quartos têm umas 4 lâmpadas dessas cada um. Também têm umas 5 lampadas halogéno sendo que a sala tem 13.

    Já as outras divisões usam outras lampadas que também dão problema com o monitor, são lampadas de 26W iguais a esta: http://www.ecat.lighting.philips.com/l/lamps/compact-fluorescent-non-integrated/pl-c/master-pl-c-2-pin/927905886580_eu/
    Cada divisão tem umas 7 lampadas dessas. E usam o tal Balastro.
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 15

    claro que usam balastro, se for ferro-magnetico consomem mais cerca de 25% do que o electronico...por isso foram proibidos dentro da uniao europeia, segundo as novas normas...
    Outra coisa, não esteja á espera que lampadas de halogeneo, de 50W consuma 50w, pois funcionam a 12v, depois tem de ver o mesmo esquema, se for ferro-magnetico consome mais do que um electronico, neste caso transformador.
  11.  # 16

    Colocado por: neluzdepois tem de ver o mesmo esquema, se fo


    Nas instruções diz que são Electro-magnético. Na relalidade, consumirão os 26W que indicam ou significativamente mais? Relativamente ao que me falou das lampadas de halogeneo, no caso de uma de 50W então devo assumir que na realidade está a gastar quanto aprox. ?

    Obrigado.
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 17

    seguramente, uma lampada de 26w consome mais 25% e por ai fora,( estes valores variam) quanto as lampadas de halogeneo isso defere das lampadas e de quantos transformadores usa...consumos e tal
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 18

    eu nao sei como esta a medir os aparelhos, se no quadro ou nos cabos dos aparelhos, se for nos cabos desde ja lhe digo que nao consegue tirar medidas certas
    • neluz
    • 27 fevereiro 2012

     # 19

    outra coisa, voce esta a medir com um aparelho de pinças? é que costuma dar valores em amperes...
  12.  # 20

    Colocado por: neluzoutra coisa, voce esta a medir com um aparelho de pinças? é que costuma dar valores em amperes...


    Estou a medir no quadro. São 3 sensores que rodeiam os 3 cabos (tri-fasica) que saem do corte geral. O problema é que o aparelho indica-me que as lampadas fluor com ballast estão a gastam quase 3 vezes mais do que aquilo que o contador da edp me diz que estão a gastar.
    É essa a solução que estou a tentar chegar, perceber como fazer com que o aparelho me dê leituras correctas. Quanto ao restante, as leituras têm sido correctas.

    De qualquer forma, descobri um novo problema. Reparem: o aparelho de medição ligado ao quadro diz-me que o microondas, ligado à tomada, gasta constante 60W. Mas o microondas está desligado e nem no display aparece informação. Então usei um outro aparelho diferente, neste caso este aparelho é ligado à tomada e o microondas ligado ao aparelho e, dá-me só 2Watts. Enquanto que o monitor E2 geral da casa ligado ao quadro me diz que está a gastar 60W.... outro caso estranho que não consigo compreender.

    Chego à conclusão que é preferível andar a cronometrar os impulsos do contador que usar aparelhos de medição...
 
0.0224 seg. NEW