Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!
    Estou a planear fazer a instalação do meu sistema de rega... alguém me sabe dizer se os bicos 15-Van, dos aspersores fixos RainBird 1800, dão para regular também a distancia/alcance?

    E quantos aspersores poderei ligar na mesma linha de agua/zona?

    Dá para alguém me dar a opinião sobre esta disposição:



    1.ª zona - 4+3 aspersores - 16.30Mtx2.55Mt - 1º aspersor afastado do ramal de distribuição 15mt
    2.ª zona - 3+3 aspersores - 11.00Mtx4.80Mt - 1º aspersor asfastado do ramal de distribuição 22mt

    nota: Pressão de àgua da rede pública...

    Desde já obrigado!

    HARC
  2.  # 2

    Isso vai depender muito da pressão da água que tem no quintal, o site da rain-bird ensina a medir isso, é com um balde e um relógio. O número de aspesores e o número de sectores depende da pressão da água (atenção q no verão a pressão baixa)

    Há dois tipos de aspersores (desculpe mas esquece-me dos nomes), um que faz um esguicho que varre o jardim e outro que é fixo e em leque, que, na minha opinião é mais adequado a jardins pequenos e desperdiça menos água. Ambos são reguláveis. Quanto ao programador recomendo vivamente que evites os baratos, que duram pouco tempo, tenho um rain-bird a pilhas em q as pilhas duram 3 anos, tive outro a 1/4 do preço cujas pilhas duravam 3 dias.

    Se tiver água de poço ponha filtro para proteger as válvulas
  3.  # 3

    A minha ideia é instalar um sistema da forma mais economica possivel, que funcione e, que proporcione uma boa poupança no consumo de àgua.

    Já tenho os aspersores com bicos 15-Van, que ao que parece, com uma pressao de 2.1bars, tem um alcance de 4.60mt...
    Agora, eu queria era saber se os mesmos podem ser regulados para distancias menores! (regulação de angulo, sei que têm!)

    No esquema que fiz, optei por colocar 2 zonas... logo isto vai necessitar de 2 eletrovalvulas e um programador... Mas, se desse para colocar tudo numa zona só (ex. 7+6) já só teria que utilizar um programador mais simples, tipo este:

    ex. rainbird

    Paramonte,

    Qual é o programador que está a utilizar?
  4.  # 4

    Rain bird wp-4 (4 sectores mas só uso 2), é um modelo de 2004, não sei se se faz ainda.

    Sete aspersores para uma zona só acho muito! Se for uma zona quente no verão a pressão da água baixa bastante.

    Alem de q se for um sector apenas, quando liga a pressão da água em casa baixa.

    Os aspersores costuma ser controláveis em ângulo e alcance, tem lá umas indicações gravadas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HARC
  5.  # 5

    Colocado por: ParamonteSete aspersores para uma zona só acho muito! Se for uma zona quente no verão a pressão da água baixa bastante.

    Alem de q se for um sector apenas, quando liga a pressão da água em casa baixa.


    Como vou instalar uma rede independente para o exterior, para garagem/lavandaria e sistema de rega, acho que não terei problemas com a pressão dentro da habitação!?... Ou estarei enganado?

    Já verifiquei a pressão da água.. 6.0bar!! Mas ainda não percebi bem a forma de calcular o sistema de rega, explicada no site da RainBird...

    Alguém pode ajudar-me a tomar a decisão mais acertada?
    O que me dizem do meu "projeto" e das opções que idealizo?
    Quais são as minhas hipoteses e opções?

    Cumps
    HARC
 
0.0121 seg. NEW