Iniciar sessão ou registar-se
    • ikonos
    • 12 junho 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,
    haverá trufas na floresta Portuguesa?
    Tenho um pequeno mato no norte e lembro-me que na minha infância havia 2 porcos que andavam soltos que passavam dias a esburacar debaixo dos carvalhos.
    Poderiam ser trufas?
    Há trufas em Portugal?
  1.  # 2

  2.  # 3

  3.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Resposta:
    http://cogumelosportugal.forum-livre.com/t297-ha-ou-nao-ha-trufas-em-portugal
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Lolol...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 5

    Não andem é praí de rabo pro ar!!
    Cuidado!
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 6

    Boas !

    Colocado por: ikonoshaverá trufas na floresta Portuguesa?


    Isso é que era ! Olhe que também eu, já fui sobressaltado por este pensamento ... É que ao preço que são vendidas, pelo menos aqui por estes lados (Luxemburgo) em que o valor do Kg das trufas do Périgord, também conhecidas por "Diamant noir du Périgord" chega a atingir os 1200€, a ideia não é tola de todo, não senhor !

    Se este "cogumelo" existe em França, Itália(trufas brancas de Alba), Espanha (trufas negras dos Pirenéus catalães), porque não em Portugal ? (Trás-dos-montes, Beiras, Alentejo (?))

    Uma outra situação que me deixa perplexo, esta relacionado com a falta de aproveitamento de um outro recurso natural que tem condições de excelência no nosso País, que é a ostra-cultura !! Tenho familiares do lado da esposa, que investiram neste negocio na região do sud-oeste Francês (Arcachon), e num destes dias, em plena prosa com um velhote da região, este garantia-me que nos anos 60,70, as ostras que utilizavam nos viveiros da região, eram provenientes de Portugal !!

    É que nem o ouro agora encontrado na Boa- fé (Alentejo) nos vai "safar", é que até este, é explorado por uma empresa canadiana ...!

    Mas afinal, o que é que nós não temos ?

    Cumpts
  6.  # 7

    Colocado por: tiagotNão andem é praí de rabo pro ar!!
    Cuidado!


    Perversos !!

    Cumpts
    • J.C
    • 14 junho 2012

     # 8

    Colocado por: Tavares Miguel

    Perversos !!

    Cumpts


    É o que faz os €€€. Looolll
    Treinar um cachorro farejador de trufas...Fica carote!
  7.  # 9

    Qu coisa extraordinária: um forum de cogumelos onde se discute sobre coisas que
    "que apresentam carpóforos esféricos hipógeos e, por isso, podem ser grosseiramente confundidas"

    A diversidade é uma coisa maravilhosa ...
    • bia
    • 18 junho 2012

     # 10

    Em Sacavém há...que já as vi por lá!
  8.  # 11

    Colocado por: biaEm Sacavém há...que já as vi por lá!



    mesmo que as visse não as distinguiria.
  9.  # 12

    Colocado por: ikonosBoa tarde,
    haverá trufas na floresta Portuguesa?
    Tenho um pequeno mato no norte e lembro-me que na minha infância havia 2 porcos que andavam soltos que passavam dias a esburacar debaixo dos carvalhos.
    Poderiam ser trufas?
    Há trufas em Portugal?



    Ikonos

    Poderiam eventualmente ser trufas........ Em que zona do norte é é que fica esse pequeno mato?!!!
  10.  # 13

    Há sim sr!

    No Alentejo por exemplo são conhecidas como túberas e apesar de não terem o aroma das suas primas negras do Pèrigord, conservam a mesma textura única e impossível de imitar de todas as trufas.

    http://outrascomidas.blogspot.de/2010/05/as-tuberas.html
  11.  # 14

    Pois existem no Norte, isso não é segredo...
    e no Alentejo tb, segredo é existirem trufas de ALBA em Portugal com mais de 500 grms a algumas de 1 kilo...
    Alias as trufas de ALBA existem em varios países europeus.
    Já no seculo XVI se falava do uso de trufas na gastronomia portuguesa.
  12.  # 15

    Colocado por: Tavares Miguelfalta de aproveitamento de um outro recurso natural que tem condições de excelência no nosso País, que é a ostra-cultura !!


    nem sei como se pode dizer falta de aproveitamento quando sabemos que a maioria da parte é consumida em França,o português prefere criar outras espécies, Aveiro tem dessa criação de ostras com 90% de exportação para a França e arriscam se a pagar caro pois só poden vender praticamente a França! Alem do mais é preciso gostar de abrir uma ostra e engolir como se fosse um ovo cru com sabor a agua do mar,cada pais tem a sua qualidade de produtos e nem estou a ver a frança a ter um bom vinho do Porto e várias coisas específicas de cada país,mesmo uma carne de porco iberico que so se alimenta de bolota ou fabricar cortiça como Portugal!para mim o que encarece mais esses produtos é a"mania e a moda"de se dizer que é bom,as truffas existem em todos os países mesmo na China,Roménia e não é por esse cogumelo que estão mais ricos,alias a mania é tanta que aposto que se pesgassem numa trufa francesa e dizerem que é romena ou portuguesa eram logo rebaixadas!
  13.  # 16

    Se ainda se pensasse em Litio

    ou Metano
  14.  # 17

    Colocado por: larkheSe ainda se pensasse emLitio

    ouMetano

    o gás de xisto é uma desgraça para a natureza,na América tem pessoas que acendem um fosforo nas cidades onde foi efectuada essa extração e a agua arde,,
 
0.0164 seg. NEW