Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boa tarde estou a fazer as contas a ver se compensa por exactamente a solução apresentada neste tópico (estou a construir), no entanto tenho muitas reservas se para a minha zona será o aconselhado, vivo no norte do distrito da guarda Vila Nova de Foz Côa e temo todos os anos cerca de 15 dias a 1 mês de nevoeiro (este ano ja foram umas 3 semanas) e com ele o frio normalmente durante o dia 3/5 graus a noite a volta dos 0, este fim de semana chegou aos -3. E uma das minhas duvidas é se a bomba de calor funciona nesta zona do pais com este tipo de clima e mesmo que funcione se os consumos ainda tornam a BC rentável. É para uma moradia com cerca de 185m2 habitáveis com 2 pisos.
    Gostava que quem já tem este tipo de sistemas com este tipo de clima ou idêntico me dessem o vosso feedback.

    Obrigado e Bom Ano a todos...
  2.  # 62

    Nos paises nordicos onde faz mesmo frio eles usam bombas de calor e dizem que aquece, mas tambem não usam uma qualquer.
    Se esta construir de raiz aproveita e poe piso radiante que muito mais confortável e consome muito menos.
  3.  # 63

    acho que nunca gostei de piso radiante e pelo que tenho lido traz muitas vantagens mas tb muitas desvantagens.

    A minha grande duvida é gastar 15/16000 na bc com os ventiloconvectores mais um recuperador só de ar, ou gastar uns 7/8000 num sistema combinado recuperador a lenha com ligação a aquecer os radiadores e um outro sistema caldeira a pellets ou mesmo a gasolio com radiadores normais... Porque a diferença de preço cerca de 8000 digamos que só ao fim de uns 10 anos é que traz retorno! dai gostar de saber de alguém que tenha a BC com os Vent... nestas zonas para saber se resulta e os consumos reais para saber se traz retorno do investimento inicial mais cedo ou se não compensa mesmo!!! é complicado...

    estou na fase da pré instalação, mais do que saber se que tipo de fonte de calor vou usar preciso de me decidir sobre o emissor, ventiloconvectores uns 4/6000€ ou radiadores normais uns 1500/2500€, para poder por a canalização adequada!!!!

    Mas obrigado pela sua opinião ;)
  4.  # 64

    Colocado por: Danielmcdesvantagens
    a unica desvantagem éo custo inicial, nao tem mais nenhuma.
  5.  # 65

    Faz mal as varizes e deixa o pelo das pernas cor de laranja por causa da radiação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno marques
  6.  # 66

    Coitadas das varizes,
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal
  7.  # 67

    Colocado por: Skinkx

    O novo regulamento permite obter essa carga térmica para o pior dia do ano.

    http://i.imgur.com/bvP85Ip.png

    É multiplicar o coeficiente de transmissão de calor pelo salto térmico da instalação de aquecimento (por exemplo, 18 ºC, com 2ºC no exterior e 20 ºC no interior) e temos a potência de aquecimento necessária, devidamente afectada pelo rendimento do aparelho, se for caso disso.

    Isto aparece nas folhas de cálculo do novo regulamento de térmica, apesar de não aparecer no certificado. No presente caso, estaríamos a falar duma potência de aquecimento de 6 kW, para uma casa com cerca de 150 m2, com ETICS, caixilharia PVC c/ vidro duplo baixa emissividade com estores, coberturas e pisos bem isolados, ventilação natural por grelhas.

    Por aqui se vê que o que se poupa numa bomba de calor sobre-dimensionada (como vejo por vezes, ao falar em 25 kW), compensa para fazer um bom projecto, bons isolamentos e ainda apostar numa ventilação mecânica.

    Desculpem ter ressuscitado a discussão, mas neste momento é extremamente fácil determinar esses dados que estavam em discussão, apenas com recurso ao projecto térmico. Em termos de potência de arrefecimento, vou ter que filtrar melhor as folhas de cálculo, a ver se encontro o valor equivalente para arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmrpereira


    Estou por carolice a tentar usar a ferramenta da Daikin de dimensionamento mas não sei como definir a carga térmica de arrefecimento e aquecimento a partir do relatório da térmica (ver anexo). Sabes como achar estes valores ?
      Anotação 2019-11-20 190954.png
      Anotação 2019-11-20 1909542.png
  8.  # 68

    @Skinkx: esquece o meu post anterior, devia estar a dormir ontem quando li o teu porque é claro.
  9.  # 69

    Acabei de fazer o cálculo usando a ferramenta da Daikin (webtools) e da-me uma máquina de 6KW, em linha no que o JorgeAlves e o Skinkx muito bem explicaram no forum. Há sempre uma probabilide de ter errado na configuração da ferramenta apesar de parecer bastante intuitiva (não sou especialista)

    Estou a aguardar propostas de algumas empresas, se a proposta fugir muito do que obtenho na ferramenta vou perguntar como calcularam a carga térmica. De notar que estou a enviar o relatório da térmica com o valor de coeficiente de transferência de calor Ht,i. Apenas para contexto a minha casa terá vidros triplos, janelas relativamente pequenas, proteção solar com palas dimensionadas, capoto de 10cm e VMC, espero que não recomendem de 16KW...
  10.  # 70

    Colocado por: lmrpereiraEstou a aguardar propostas de algumas empresas, se a proposta fugir muito do que obtenho na ferramenta vou perguntar como calcularam a carga térmica. De notar que estou a enviar o relatório da térmica com o valor de coeficiente de transferência de calor Ht,i. Apenas para contexto a minha casa terá vidros triplos, janelas relativamente pequenas, proteção solar com palas dimensionadas, capoto de 10cm e VMC, espero que não recomendem de 16KW...

    Não ficava nada surpreendido... :)
  11.  # 71

    Ninguém vai calcular a carga térmica, vão fazer chapa cinco, debitando "X" calor por metro quadrado.

    Ao enviar o projecto térmico refira que devem usar os valores de perdas de calor aí indicados, pois basicamente já estão medidas, e com algum detalhe, todas as perdas térmicas da habitação, por isso não precisam de estimar nada com base em tabelas padrão que vão dar valores exagerados.

    Pelos dados aí apresentados por ai, tem que escolher uma bomba de calor que assegure 6 kW a 7 ºC, que acho que é a temperatura de ensaio para o nosso clima. Se quiser ter mais garantias a temperaturas mais baixas, adopte a de 8 kW. Note que um sistema com solar térmico tem sempre outra redundância e normalmente quando chove acaba por não estar tanto frio (algo que os últimos dias, por ironia, têm desmentido).

    Para garantir que depois a casa tem mesmo essas perdas, convém fazer alguma fiscalização na fase de aplicação dos isolamentos, há muita casa que ainda não leva isolamentos em coberturas ou pisos, por isso imagine quando chegar ao detalhe das pontes térmicas lineares...
    Concordam com este comentário: lmrpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
  12.  # 72

    Se fizerem uma estimativa muito alta a primeira coisa que vou perguntar é como fizeram os cálculo: 1º se usaram a ferramenta da Daikin (webtools) e se sim como foram calculados os valores de carga térmica. Como no pedido vou claramente pedir para dimensionar corretamente pelo relatório da térmica, se ignorarem provavelmente vou excluir o fornecedor. Ainda esta semana falei com a Daikin sobre esta questão do dimensionamento e uma Engª me disse que mais de 50% das instalações estão sobre dimensionadas. Mas também o cliente devia fornecer os cálculos térmicos ou então estar disposto a pagar por um projeto feito pela empresa.

    Usando a tua descrição considerei um pior cenário de aquecimento para uma temperatura externa de -2Cº e uma temperatura de conforto de 21Cº o que dá um salto de 23Cº, multiplicando por 328,14 dá cerca de 7.5KW (arredondei para 8KW). Para arrefecimento considerei temperatura exterior de 40Cº e temperatura de conforto de 25Cº que dá um salto de 15Cº, multiplicando por 328,14 dá cerca de 5KW. Inseri estes valores na ferramenta (ver anexo). Nota a casa vai ser perto de Viano do Castelo (beira mar) Agradecia bastante se me pudesses validar estes cálculos !

    O resultado com as várias bombas possíveis mas ordenando por COP Sazonal realmente dá uma bomba de 6KW mas escolhi uma de 8KW já para dar margem. Mas mesmo assim não sei se irei par uma de 6KW porque os cálculos do projeto de térmica no meu ver têm um erro, consideram uma ponte termina linear para estores com um U de 0,72 enquanto a minha solução construtiva é de ,13 (esta aqui https://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/index.php?module=nivf&id=471) e isto ajuda muito a reduzir. Por outro lado consideramos um VMC com eficiência de 80% quando na realidade será acma de 90%. Resumindo, espero ter um resultado anda melhor no certificado final.

    Nota: ainda tenho e ver a TSA, principalmente para arrefecimento, deixei o default mas acho q não deve estar bem. Tenho uma amigo com isto configurado e tenho de lhe perguntar. Acho que isto vai fazer apontar para uma 8KW.
      Screenshot 2019-11-23 at 22.14.47.png
      Screenshot 2019-11-23 at 22.15.17.png
  13.  # 73

    Já obtive o primeiro orçamento, uma bomba de calor de 25KW (EWYQ025CWP) Gama comercial ..... vou esperar por outros
  14.  # 74

    de 6 para 25 vai uma pequena diferença... :)
  15.  # 75

    coisita pequena :). O de 25 KW ignora o relatório detalhado de Térmica (o da ADENE) e fazem estimativa por área. E como a bomba não faz AQS tenta vendar logo outra....

    A moda agora é: "com tecnologia inverter se for mais potentente a máquina ajuste à necessidade e assim é mais rapido a aquecer e arrefecer" por esta lógica comprava um modelo industrial....

    Mas tenho falado com a marca e de pouco ajudam, devem ganhar todos com sobredimensionamento por isso está tudo bem. Eles próprios dizem que tema ferramenta WebTool mas que ninguem a usa....

    Vou acabar por selecionar algo entremédio.
  16.  # 76

    Colocado por: lmrpereiraJá obtive o primeiro orçamento, uma bomba de calor de 25KW


    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Não ficava nada surpreendido... :)

    Ora aí está... Passaram 10 anos e ainda não aprenderam a fazer contas os instaladores
    Concordam com este comentário: lmrpereira, jorgealves
  17.  # 77

    Colocado por: Pedro Azevedo78


    Ora aí está... Passaram 10 anos e ainda não aprenderam a fazer contas os instaladores
    Concordam com este comentário:lmrpereira


    Não sei se é falta de conhecimento ou mesmo objectivo vender mais. Neste caso como dimensionou uma gama comercial disse que precisava de outra bomba só para AQS... Comigo não pega, mas com outros pode pegar...
 
0.0271 seg. NEW