Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Repararam nos estragos provocados pelo «Sandy»?

    Vêem-se:
    . automóveis esmagados debaixo de paineis de madeira arrancados das fachadas e coberturas das casitas.
    . casas sobre palafitas construídas mesmo em cima da linha de mar das praias, a serem arrastadas pelas ondas.
    . cabos de alta tensão pendurados em postes (que, em Portugal, só servem para transportar linhas de tv-cabo ou telefone) periclitantes, tornando a circulação nas ruas uma actividade de risco.
    . casas de madeira que ardem que nem fósforo apesar de estarem meio-submersas e de haver água por todo o lado.

    Aquela «construção» é uma PORCARIA.
    As condições de segurança daquelas construções são uma PORCARIA.
    E depois admiram-se que morram pessoas vitimadas por objectos que lhes "aterram" em cima...

    Já agora... qual foi a velocidade do vento?
    De acordo com este mapa mal o «furacão» chegou a terra (USA) a velocidade do vento baixou para 63-118km/h, na Pennsylvania "atingiram" os 72km/h, e no Canadá era inferior a 63km/h.

    E as ondas gigantes, que tamanho tinham elas?
    Segundo li algures, chegavam a ter entre... 1,5 e 2m de altura.

    Ou muito me engano, ou única coisa de notável foi o facto de a tempestade ter 1000km de extensão.

    Com "ventinhos" e "ondinhas" dessas em Portugal, ninguém deixa de ir trabalhar.
    Ou estou redondamente enganado?
  2.  # 2

    Colocado por: Luis K. W.Repararam nos estragos provocados pelo «Sandy»?

    Que inveja, Portugal também deveria ter um, ou dois Sandys, para ver se apareciam mais umas obras...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 3

    Apesar de tudo continuo a achar que somos dos povos com a melhor qualidade de construção.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Jorge Rocha, PMMA, Nss, angelaval
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilvaApesar de tudo continuo a achar que somos dos povos com a melhor qualidade de construção.

    Concordo no que diz respeito à robustez/resistência, mas relativamente aos isolamentos térmicos e acústicos é uma desgraça.
    Concordam com este comentário: eu, shc, aquapego, JPN761
  5.  # 5

    Pois nessa matéria só muito recentemente estamos a começar a implementar algumas soluções.
    Por um lado porque sempre fomos um pais de temperaturas amenas, por outro porque tb só hà poucos anos as micro e pequenas empresas começaram a integrar algum conhecimento técnico no processo produtivo.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Concordo no que diz respeito à robustez/resistência, mas relativamente aos isolamentos térmicos e acústicos é uma desgraça.


    Há de tudo, como na farmácia. De resto em Manhattan não caiu nenhum skyscraper.
    Só arrasou as moradias que se constroem em duas semanas, com painéis e portas e janelas compradas nos stores.
    E estas têm uma cave em betão onde se abrigam os moradores durante estas tempestades.
  7.  # 7

    Só arrasou as moradias que se constroem em duas semanas, com painéis e portas e janelas compradas nos stores.

    Em NY pelo menos 1 edifício perdeu toda a fachada
  8.  # 8

    Parece-me um post do LKW um bocado lamentável deprimente e infeliz, ainda por cima a "malhar" na desgraça alheia, além de que a informação que li sobre este furação dizia que os ventos tinham atingido os 150kms por hora. (de resto para arrancar a fachada de um prédio e para partir uma grua enorme não seriam certamente ventinhos de 60kms que o fariam).



    Colocado por: Luis K. W.Repararam nos estragos provocados pelo «Sandy»?

    Vêem-se:
    . automóveis esmagados debaixo de paineis de madeira arrancados das fachadas e coberturas das casitas.
    . casas sobre palafitas construídas mesmo em cima da linha de mar das praias, a serem arrastadas pelas ondas.
    . cabos de alta tensão pendurados em postes (que, em Portugal, só servem para transportar linhas de tv-cabo ou telefone) periclitantes, tornando a circulação nas ruas uma actividade de risco.
    . casas de madeira que ardem que nem fósforo apesar de estarem meio-submersas e de haver água por todo o lado.

    Aquela «construção» é uma PORCARIA.
    As condições de segurança daquelas construções são uma PORCARIA.
    E depois admiram-se que morram pessoas vitimadas por objectos que lhes "aterram" em cima...

    Já agora... qual foi a velocidade do vento?
    De acordo comeste mapamal o «furacão» chegou a terra (USA) a velocidade do vento baixou para 63-118km/h, na Pennsylvania "atingiram" os 72km/h, e no Canadá era inferior a 63km/h.

    E as ondas gigantes, que tamanho tinham elas?
    Segundo li algures, chegavam a ter entre... 1,5 e 2m de altura.

    Ou muito me engano, ou única coisa de notável foi o facto de a tempestade ter 1000km de extensão.

    Com "ventinhos" e "ondinhas" dessas em Portugal, ninguém deixa de ir trabalhar.
    Ou estou redondamente enganado?
  9.  # 9

    Cá pra mim lá para os EUA construir perto de estuários ou do mar não é problema...nem em falhas geológicas,afinal estão preparados para o que der e vier,por isso a construção não vale nada,é uma questão de estratégia(digo eu)ou então por serem brutos fazem assim...constroem que se farta junto ao mar sem qualquer respeito pela natureza!
  10.  # 10

    Colocado por: carlosj39Parece-me um post do LKW um bocado lamentável deprimente e infeliz, ainda por cima a "malhar" na desgraça alheia, além de que a informação que li sobre este furação dizia que os ventos tinham atingido os 150kms por hora. (de resto para arrancar a fachada de um prédio e para partir uma grua enorme não seriam certamente ventinhos de 60kms que o fariam).

    Nos Açores é mato os ventos que refere...quase todos os anos aquilo sopra que se farta.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., treker666, carlosj39, angelaval
  11.  # 11

    Já temos o super terramoto/incêndio/maremoto de 1755 que chegue e sobre, ( Deus queira que sim) para tirarmos ilações: por ex. a Lapa é hoje o que é ( a melhor zona com o m2 + caro) porque foi a que melhor resistiu à catastrofe, tendo valorizado a partir daí.

    Colocado por: TROLHA...eles vão tendo tufões/furacões e ganhando experiência,agora gostava de ver aqui em Portugal como as coisas se comportariam com um verdadeiro furacão....
  12.  # 12

    O que se viu nas imagens era só barracas tipo madeira.
  13.  # 13

    As zonas mais afectadas foram obviamente as costeiras e os ventos atingiram rajadas superiores a 150 km/h o que me foi garantido por um amigo que lá mora.
    Espero que nunca tenhamos nada parecido pois basta umas horas de chuva e umas rajadas acima dos 80km/h e ficamos logo sem electricidade, inundações por todo o lado estufas, armazéns, telhados e telhas a voar. Aqui um video de uma árvore arrancada pela raiz em NYC que não foi decerto com um rajada de 63km/h
    http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/10/arvore-e-arrancada-pela-raiz-em-nova-york-por-forca-dos-ventos-de-sandy.html
  14.  # 14

    Colocado por: Jorge RochaCá pra mim lá para os EUA construir perto de estuários ou do mar não é problema...nem em falhas geológicas,afinal estão preparados para o que der e vier,por isso a construção não vale nada,é uma questão de estratégia(digo eu)ou então por serem brutos fazem assim...constroem que se farta junto ao mar sem qualquer respeito pela natureza!

    Até parece que nós aqui não construímos que nos fartámos junto ao mar e respeitamos imenso a natureza. Bem ou mal se não fossem feitos os planos directores o farrobadó ainda hoje seria o pão nosso de cada dia....Trocaria qualquer casa em Portugal por uma casa em Malibu até poderia ser em madeira e se fosse destruída pelo vento, só a localização permitir-me-ia obter os $$$ suficientes para construir outra em qualquer zona de Portugal .....
  15.  # 15

    Colocado por: raulschoneEspero que nunca tenhamos nada parecido pois basta umas horas de chuva e umas rajadas acima dos 80km/h e ficamos logo sem electricidade, ...
    LOL! Onde? Em Lisboa?! Já não me lembro da última vez que estivemos mais de 2minutos sem electricidade!
    Ainda há dois anos entrou-nos um ciclone por Lisboa dentro, que subiu pelo vale de Chelas até ao Alto de S. João. A maioria dos lisboetas só deu por ele quando viu as notícias à noite na TV! No entanto, arrancou árvores, deitou muros abaixo e tudo!
    http://gerotempo.blogspot.pt/2010/04/lisboa-tornado-no-estuario-do-rio-tejo.html
    Nos EUA estamos a falar de 48 mortos e de 8milhões há dias sem electricidade.
    E de 80 casas destruídas pelo FOGO só em Queens (apesar da chuva intensa e das inundações).
    Colocado por: raulschoneestufas,
    de plástico, ok...
    Colocado por: raulschonearmazéns,
    de chapa ondulada, ok...
    Colocado por: raulschonetelhados e telhas a voar
    e OK! Aqui estamos COMPLETAMENTE de acordo. Quanto a mim já devia ter sido proibida a utilização de telhas (pelo menos as que não são pregadas).
    Colocado por: raulschoneAqui um video de uma árvore arrancada pela raiz em NYC que não foi decerto com um rajada de 63km/h
    Há uns meses houve um ciclonezito que passou na zona centro e pudémos ver na TV uma árvore com raízes A SÉRIO a ir pelos ares com muito mais violência que isso.

    Colocado por: carlosj39Parece-me um post do LKW um bocado lamentável deprimente e infeliz, ainda por cima a "malhar" na desgraça alheia, além de que a informação que li sobre este furação dizia que os ventos tinham atingido os 150kms por hora. (de resto para arrancar a fachada de um prédio e para partir uma grua enorme não seriam certamente ventinhos de 60kms que o fariam).
    JÁ VI fachadas cairem sózinhas.
    A minha irmã costuma dizer que, nos EUA, só um burro assaltaria uma casa tentando forçar a porta. Era muito mais fácil entrar PELA PAREDE.
    Não estou a «malhar na desgraça» nada.
    Estou a dizer que a enxurrada da Madeira, qualquer tempestade nos Açores, ou os ciclones que já tivemos em Portugal são bem mais violentos (só não têm 1000km de extensão, mas Portugal também não tem o tamanho dos EUA).

    Ainda não li nada sobre ventos com 150km/h a não ser ANTES de a tempestade ter atingido terra. Portanto, mau, mesmo muito mau, deve ter sido nas Caraíbas.
    Eu sei que vejo pouca TV, e que deve ser por isso que ainda não vi imagens nem notícias dos efeitos desta tempestade nas Caraíbas.
    Mas, claro, lá não há CNN, NBC, ABC...
  16.  # 16

    Aposto que o Luis K. W. mora na cidade e convido-o a passar um dia de chuvas e ventos fortes aqui na zona oeste e garanto-lhe que fica-se em imensas localidades sem electricidade. Ainda há 2 semanas quando finalmente cairam umas trombinhas de água os peixes do meu aquário iam morrendo tal como os anteriores habitantes do mesmo que morreram todos no penúltimo inverno só porque o ultimo foi seco.....
    Repare na dimensão do "Sandy", o estado da Florida tem um tamanho semelhante ao nosso país e, se um furacão desta dimensão entrasse por aqui a dentro, o Luis K. W. que tanto gosta de natação até poderia fazer a A8 a nado e quiçá passar a visitar a nova praia de Torres Vedras. Acho que se está a esquecer que os ciclones tornados e furacões que tivémos foram de pequena dimensão e muito localizados e por esse motivo só afectam uma reduzidas áreas e nas mesmas a destruição é significativa (lembro-me muito bem do que aconteceu aqui na minha zona há 2 anos em Dezembro e que o Luís apenas viu umas imagens dos estragose felizmente foi só vento pois se fosse com as massas de água do Sandy , vai lá vai. Como não viu na TV poderá consultar um pouco na net e poderá verificar que as massas de água que inundaram literalmente as zonas costeiras seriam suficientes para que durante horas o Luis não tivesse que ficar reduzido às piscinas do Sport Algés e Dafundo.
    Concordam com este comentário: carlosj39, J Filipe
  17.  # 17

    Aqui uma imagem do tamanho do Sandy que deverá ser maior do que todos os furacões que afectaram Portugal e ilhas nos ultimos anos
      sandy.jpg
  18.  # 18

    E diga à sua irmã para sugerir aos "burros" para entrarem pelas janelas que é muito mais rápido....
    Acha que os ventos constantes de 120km/h com rajadas muito superiores com que o furacão classe 1 entrou atingiu as centenas de kms das zonas costeiras passou para tempestade tropical de ventos constantes de 60 km/h com rajadas muito superiores são imediatas? Se fosse aí, segundo a sua teoria, teríamos um furacão classe 1 com centenas de mm H2O por m2 no farol do Bugio e uns metros mais à frente, nas piscinas do Sport Algés e Dafundo uma leve brisa acompanhada de uns chuviscos....
  19.  # 19

    Uma imagem do aeroporto de La Guardia em NY (se fosse cá e segundo a teoria do Luis K.W. este seria o resultado dos chuviscos em "Algés"....)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silas
      Aeroporto de La Guardia em NY.jpg
  20.  # 20

    Em termos meteorológicos acabou por ser aquilo que se previa ser: um fenómeno extraordinário de combinação de forças. Ventos ciclónicos, ainda que de categoria 1, combinados com níveis de precipitação localizada elevadíssimos que na costa era de água e no interior de neve. Para além do mais foi uma tempestade de dimensões impressionantes.
      brooklyntreecar980x551.jpg
 
0.0232 seg. NEW