Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    A unica saida de ar que tem no recuperador é abaixo dessa placa que tirei. Posso é tentar vedar a frente com papel de aluminio. Será boa ideia?
  2.  # 322

    então nesse caso pode vedar essa chapa.
    mas se não tem abertura na hotte em cima não esta a tirar o máximo rendimento do recuperador
    só usa o recuperador 5x por ano porque não dá o rendimento desejado ou é por outra razão??
  3.  # 323

    A hote acaba por aquecer mas demora algumas horas. Como é um apartamento construido por cima de um banco, tenho sempre o chão ''quente'' devido ao calor que vem de baixo. Moro cá a cerca de 7 anos, e unica lenha que gastei, foi a que trouxe no primeiro ano, na mala de um ibiza comercial. E ainda tenho algumas achas dessas na garagem. Mesmo não usando o recuperador, devo vedar as juntas? Caso pretenda tirar a lã, o que poderá acontecer a pedra que tenho por cima do recuperador se não meter nada a substituir a lã?
  4.  # 324

    Colocado por: Gonç@loCaso pretenda tirar a lã, o que poderá acontecer a pedra que tenho por cima do recuperador se não meter nada a substituir a lã?

    não acontece nada
  5.  # 325

    não há o risco de rachar a pedra de cima da lareira?
  6.  # 326

    Colocado por: Gonç@lonão há o risco de rachar a pedra de cima da lareira?
    sim.
  7.  # 327

    Então como não devo conseguir tirar o recuperador fora sem partir a lareira, o ideal será não fazer nada, ou existe alguma material que possa usar para substituir a lã, através da chapa de cima?
  8.  # 328

    Bom dia amigos, decorridos 3 meses de frio e como se advinha mais um mês de frio, penso que ja posso fazer a contabilidade deste inverno.

    As minhas previsões foram para 2 toneladas de sobro para o aquecimento da casa excepto AQS, esse como eu tinha já aqui dito é por termossifão com apoio a resistência eléctrica.

    Neste momento sei que a lenha vai sobrar e os gastos devem rondar os 1,5ton, pois ainda tenho bastante lenha.O arranque tem sido feito com cavacas de pinho, estas não estão contabilizadas nos cálculos, mas devem rondar os 200kg.

    No entanto esta semana e encontrei na internet um recuperador que vem de encontro das minhas necessidades e ao mesmo tempo colmatar 2 que ainda tinham em meu sistema.
    1ª, Ficar repondo lenha , faço-o 3 a 4 vezes por noite, e como pouco fazemos e menos queremos fazer ( recarga), e também o acerto o ponto do ar para optimizar a queima.

    2ª o facto de na hora de ir dormir ter de desligar o sistema, pois não é seguro ter um recuperador a lenha ligado com chama durante a noite.

    Encontrei este recuperador, gostaria de saber se alguem tem conhecimento e feedback de alguem que o tenha?

    Uma das vantagens seria principalmente ser policombustivel, e que assim também eu poderia facilmente adaptar ao sistema que tenho hoje instalado cá em casa.

    aqui está o link do recuperador , já pedi o preço , informação sobre garantias e demais perguntas de meu interesse.

    http://www.termequip.pt/index.php/produtos-2/biomassa/2016-02-11-14-33-24/recuperadores-policombustiveis-a-ar
  9.  # 329

    Neste caso poderia ter durante o dia ou enquanto tiver paciencia, alimentar a lenha, e quando for me deitar passava a pellets ou outro combustivel de carga autonoma.
  10.  # 330

    Colocado por: Flaviano742Malta, boa noite, então vamos lá ver, feedback da instalação,, .

    A hotte ainda não está fechada, mas tenho de agradecer o amigo Jorge Santos pela dica de colocar o ventilador a insuflar para dentro do recuperador, neste momento tenho-o ligado, boa pressão de ar a sair pelas 5 bocas e melhor, ar quente., falta instalar o termostato para o gajo parar a temperatura pretendida, e é para informar que estou novamente de t-shirt em casa :-) , Como disse ainda não fechei a hotte por isso não ligo o suflador de 600m3 dos outros quartos pois como ele extrai calor de dentro da hotte a mesma aberta não retem muito calor, mas claro que já liguei algumas vezes e o resultado é satisfatório.

    Como de momento estou a extrair todo o ar para o carter do recuperador pelo exterior, sinto o ar da casa mais leve ( respirável) e uma melhor distribuição do mesmo, mas somente quando frizer mais frio é que posso realmente dar o feedback a 100%, há e já ia me esquecendo, acabaram-se as correntes de ar...

    Abraço a todos..


    Boas.
    Antes de mais, os meus parabéns pelo trabalho exposto neste tópico, de certo que já ajudou imensa gente.
    Eu sou mais um dos que tem um recuperador de calor instalado e não usufruo de todas as potencialidades dele.
    Na verdade, tb não sei até que ponto posso fazer com ele o que fez com o seu...terei de pesquisar mais um pouco acerca viabilidade de se as alterações que vi neste tópico e noutros do fórum.
    É um Sasac Vision 70, página 9 do link: http://www.sasac.com/Cat_esp.pdf
    Esta sua partilha está-me a dar coragem para meter mãos à obra e ver se consigo obter um pouco mais de conforto.
    Pelo que pude analisar, a disposição da sua instalação é muito semelhante à da minha casa, pelo que me vou socorrer das suas partilhas :-)
    Antes de meter mãos à obra e de decidir os passos a dar, agradecia que me pudesse esclarecer algumas dúvidas, pelas quais desde já lhe agradeço.
    Refere 5 bocas a serem alimentadas pelo ventilador Cata 750L que injecta ar exterior, pelo que percebi seria 1 para hall; 1 para cozinha; 1 para quarto dos seus filhos.
    - Para onde vão as outras 2 que refere?
    - Como aqueçe a sala? Uma vez que o calor acumulado na hotte é direccionado para o suflador do 2º piso. Vejo que tem uma saida ao cimo da hotte, é por aqui que aqueçe? Se sim de que forma?
    - Tem algum ar exterior a ir para hotte sem passar pelo interior do recuperador? Se sim, como fez?
    - Colocou o insuflador dentro da hotte junto ao chão por detrás do recuperador ou colocou no exterior, como neste exemplo? http://www.sitiodaslareiras.com/fotos/distribuicao_calor/insuflacao500m3_1.jpg
    - O seu Cata 750 L é igual a este? http://www.fnac.pt/mp818530/CATA-Professional-750-L
    Desde já o meu agradecimento...
  11.  # 331

    Colocado por: João Paulo

    Boas.
    Antes de mais, os meus parabéns pelo trabalho exposto neste tópico, de certo que já ajudou imensa gente.
    Eu sou mais um dos que tem um recuperador de calor instalado e não usufruo de todas as potencialidades dele.
    Na verdade, tb não sei até que ponto posso fazer com ele o que fez com o seu...terei de pesquisar mais um pouco acerca viabilidade de se as alterações que vi neste tópico e noutros do fórum.
    É um Sasac Vision 70, página 9 do link:http://www.sasac.com/Cat_esp.pdf
    Esta sua partilha está-me a dar coragem para meter mãos à obra e ver se consigo obter um pouco mais de conforto.
    Pelo que pude analisar, a disposição da sua instalação é muito semelhante à da minha casa, pelo que me vou socorrer das suas partilhas :-)
    Antes de meter mãos à obra e de decidir os passos a dar, agradecia que me pudesse esclarecer algumas dúvidas, pelas quais desde já lhe agradeço.
    Refere 5 bocas a serem alimentadas pelo ventilador kata 750L que injecta ar exterior, pelo que percebi seria 1 para hall; 1 para cozinha; 1 para quarto dos seus filhos.
    - Para onde vão as outras 2 que refere?
    - Como aqueçe a sala? Uma vez que o calor acumulado na hotte é direccionado para o suflador do 2º piso.
    - Tem algum ar exterior a ir para hotte sem passar pelo interior do recuperador? Se sim, como fez?
    Obrigado




    Boas João Paulo.

    Obrigado pelos elogios e espero que tenha tanto sucesso na sua instalação como tive na minha.

    Vamos por partes.
    Como viu nas fotos eu eliminei as entradas e saida de ar do recuperador, somente deixei as de topo aquelas duas uma de cada lado da saida de fumos, e a entrada de ar é feita pelas laterais do recuperador, estas feitas por mim, as 5 bocas que refiro estão divididas entre as duas saidas de topo do recuperador por meio de junções ventury invertidas, são a da esquerda é para a cozinha, wall de entrada e sala( esta fica sempre fechada devido ao calor que a sala recebe por irradiação do recuperador, e a outra vai para os quartos dos miudos.

    Não ha necessidade de uma saida na sala, fiz pelo fator ****ço, mas está sempre fechada, a sala aquece e bem.
    Não se esqueça que o recuperador como é ferro fundido aquilo emana um calor brutal.
    O unico ar exterior é mesmo o ue passa por dentro do recuperador, não necessita de mais, pois ar em excesso vai arrefecer a casa e o que se pretende é o contrario, certo..
    O insuflador está atras do recuperador, mas ha quem faça no exterior, assim fica mais fácil a manutenção, no meu caso em 3 anos não foi necessário visto que a abertura que fiz no exterior é de 220mm, assim consigo facilmente fazer tudo por ali, e felizmente ainda não precisei abrir pois trabalha mt bem.

    O cata é este mesmo, somente desmontei esta caixa branca dele e vedei as aberturas que fazia o ar sair por todo o lado e ficou somente aberto a sucção e a insuflação. Nunca coloque a aspirar ar do recuperador, pois com o tempo vai aspirar cinzas para as divisões da casa,, injete sempre o ar para dentro do carter.

    O importante neste sistema é dotar os 2 circuitos de termostatos individuais, pois quado o topo da hotte arrefece abaixo dos 35º o mesmo desliga o insuflador superior, desta maneira não compromete a temperatura da sala que é por onde o ar vai entrar.

    Qualquer duvida estamos aqui para ajudar,, abraço e boa obra..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: João Paulo
  12.  # 332

    Boas Flaviano, tudo bem???
    explique lá melhor essa parte!!
    não deve espirar o ar de dentro da hotte??

    Colocado por: Flaviano742

    Nunca coloque a aspirar ar do recuperador, pois com o tempo vai aspirar cinzas para as divisões da casa,, injete sempre o ar para dentro do carter.

  13.  # 333

    Amigo fsilva106, quanto tempo.. Grande abraço.

    Sim correto, explico.

    Todos sabemos que o recuperador não é monoblobo, é composto por 2 ou mais partes que são unidas por meio de parafusos, e entre estas parte leva uma espécie de mastique refratario. O problema é que com o tempo o expandir e retrair do material, seja ele aço ou ferro fundido, este tal mastique começa a ficar quebradiço e por ele começa a passar fumo e cinzas. A questão é que como o recuperador está sempre em depressão este pormenor não se nota. Mas quando forçamos a extração do ar este inevitavelmente vai aspirar fumo por estas frestas. Porem se fizer a injeção de ar a montante do recuperador este problema já não ocorre, pois o ar que entrar a mais funciona como alimento para a queima, pois como o recuperador está sempre em depressão vai acabar por utilizar parte deste ar e nunca expelir como o caso da sucção.

    Espero ter elucidado a malt.. abraço.
  14.  # 334

    ok, obrigado pelo esclarecimento.

    Na tua instalação tens 2 ventiladores certo?
    1 injeta ar vindo do exterior e esse ar passa pelo carter do recuperador e vai sair onde?
    o outro ventilador (penso que próprio para ar quente) vai puxar ar de onde e vai sair onde??

    estou para fazer um upgrade no meu sistema e preciso de dicas!!!
  15.  # 335

    Boas Fsilva106, como te respondi por email tmbm achei correto colocar a resposta aqui, pode servir para elucidar alguem cá do forum..


    O ar que injeto no Carter vai para a sala, hall de entrada, cozinha e 2 quartos, o outro que aspira do topo da hotte envia para 1 quarto e 2 casas de banho. Aspirar da hotte não tem qualquer problema no meu caso, já lá vão 4 anos de finalizado o processo. Tenho injeção de ar fresco, e tenho a casa em pressão positiva, por isso nunca aspiro ar com monóxido, mesmo se tivesse sido mal instalado.A pressão positiva faz toda a diferença..
  16.  # 336

    Então como ficou depois de meter o ventilador a enviar ar para o Carter do recuperador? Nas saídas mais longínquas tem bastante ar? Melhor que aspirar?
  17.  # 337

    Grande trabalho
    Vai servir de guia para o meu recuperador
  18.  # 338

    Boas tardes.
    Finalmente decidi por mãos à obra e executar o meu projeto, que será baseado na experiência do Flaviano, desde já o meu obrigado pelas partilhas dele e de outros user's aqui do fórum.
    Ao preparar o meu recuperador para fazer as alterações necessárias, reparei que no local onde passa o eixo que faz actuar o registo da conduta de fumos fica um buraco aberto, (mesmo com o tubo no sitio). Como quero tb aproveitar o calor acumulado na hotte, não existe o perigo de por aqui sairem fumos e espalhar pela casa?
    Pensei em anular o registo do recuperador, tapar o buraco por onde passa o eixo do registo e colocar uma peças destas na conduta :
    http://www.mvm.pt/produto/tubo-20-cm-c-registo/123060R/
    que me dizem, vale a pena?
    Obrigado.
      IMG_0760.JPG
  19.  # 339

    Recuperador sem o carter à espera de serem tapadas as entradas de ar e saidas de ar frontais, pretendo fazer tal e qual como o Flaviano, só que colocando as entradas de ar exterior por baixo.
      IMG_0762.JPG
  20.  # 340

    Parte traseira, onde pretendo soldar umas chapas como o user "Dedão" fez...
      IMG_0763.JPG
 
0.0762 seg. NEW