Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    uma duvida: colocou dois ventiladores, um a empurrar o ar pelas condutas circulares para as divisões e outro a empurrar da rua para dentro de casa (este é aquele com aspecto de extractor de casa de banho), é isso?
  2.  # 22

    parabens pela iniciativa

    não se esqueça de isolar bem os fios que ficam por tras do recuperador
    podem derreter com o calor
  3.  # 23

    jorgealves, Boa noite,, ainda ando aqui de volta disso, pois o artista que fabricou o aspirador do ar quente fez-me o favor de não afixar como deve de ser a entrada de ar(125mm), conclusão depois de montado começou a roçar na ventuinha, tive que para não retirar o recuperador do sitio com muito jeito por 2 (L) com rebites para segurar a entrada para fora, mas já está feito, quanto a entrada do ar eu coloquei o extrator tipo aquele de casa de banho, mas montado do lado de fora, para puxar o ar para dentro ( sempre são 100m3/h de ar novo agora ao invés do exaustor da cozinha puxar o fumo para dentro de casa deve de empurrar.

    No primeiro teste que fiz digo,,, maravilha, uma bufada de ar em toda a casa, sempre são 400m3/h e com somente 28db, faz menos barulho que o extrator que está instalado do lado de fora, como foi tezte foi sem lenha, agora estou a espera da minha Maria para a inauguração, rsrs..
  4.  # 24

    Colocado por: jorgealves
    isso é espuma de poliuretano projectado, é um excelente material para isolamento termico desde que tenha sido bem aplicado e com uma boa espessura.


    não fique em pânico, aquilo é lã de vidro, prejudicial somente se ficar em contacto com o ambiente, mas mesmo assim muito menos que a lã de rocha que é proibida e nem existe á



    Eu pensava que era o inverso, a de vidro que estava proibida. e afinal são placas e não projetado. só que não conheço esta cor de placa..
  5.  # 25

    o extractor de casa de banho não é adequado para aquele uso e naquela localização, e também não faz grande falta aí, porque o mais importante é mesmo o buraco e de preferência livre sem qualquer obstrução, experimente desligar o extrator e veja o resultado,

    o poliuretano também existe em placas, mas é mais vulgar ser projectado.
  6.  # 26

    olhe que o insuflador pode sim dar jeito.

    Lá na minha palhota tenho um exaustor de 800m3/h e deixei uma entra de ar livre mesmo por baixo do recuperador de 75mm, mas estes 75 não chegam para o exaustor no minimo, pois se o recuperador estiver a arder diminui a chama e até o fumo vem para dentro e casa.

    Não sei se meta um aparato desses ligado em conjunto com o exaustor, assim que este ligar aquele liga tb ou se abra outro buraco.
  7.  # 27

    Colocado por: ultrahipermegaLá na minha palhota tenho um exaustor de 800m3/h e deixei uma entra de ar livre mesmo por baixo do recuperador de 75mm,

    aqui para baixo dizemos: querem meter o Rossio na Rua da Betesga,

    num tubinho de 75mm no máximo passam 90 m3\hr e com velocidades muito elevadas, isto na teoria porque na pratica não se consegue ir além dos 4 ou 5m\seg,

    abra outro buraco e no mínimo com 200mm, e não precisa demais nenhum ventilador.
  8.  # 28

    ele passa a alta velocidade passa, que quando ligo o exaustor vou lá sempre meter a mão heheh

    ma um buraco de 200 não sei como, aquilo ficou entre dias vigotas não dava para ser maior, tenho de andar lá a inventar.

    até agora sempre que se liga o exaustor oscila-se uma janela, problema resolvido.
  9.  # 29

    Colocado por: ultrahipermegaa um buraco de 200 não sei como, aquilo ficou entre dias vigotas não dava para ser maior

    pode não ser redondo basta ser mais largo, o que conta é a área de passagem.
  10.  # 30

    eu sei que não precisa de ser redondo, mas não dava mesmo.

    de um lado tem a cheminé da caldeira do outro está o mureto de suporte ao recuperador... :((
  11.  # 31

    Bem malta, noite de véspera de natal.Feedback. 100% positivo.

    Instalação toda feita, tive que abrir uma caixa lateral no pladur sobre o insuflador, pois como eu fiz o shunt para não deixar de trabalhar, o gajo não se calava.
    Agora o insuflador arranca aos 40Cº.
    Quanto a entrada de as de 100mm, penso ser o suficiente, pois este ar não vai directamente para o insuflador, o mesmo está tipo circuito fechado, recebe da saída dos tubos de ar quente e envia para a casa toda, e faz um círculo.
    Já o exaustor envia ar novo 95m3/h para trás do recuperador, este ar ao passar por de trás e ao subir junto a conduta de fumo ganha temperatura e sai nas duas grelhas laterais superiores a uma velocidade impressionante, alem de ser mt quente, resumindo correu tudo mt bem, agora falta colocar uma grelha para a saida do ar no piso superior, pois tem saído pelo exaustor da cozinha os 95m3/h de ar viciado.

    Próximo passo, wallmate no tecto dos quartos, e é já para a semana vá lá que a maria apoia se não estava lixado.
      CIMG1530.jpg
  12.  # 32

    +
      CIMG1531.jpg
  13.  # 33

    +
      CIMG1535.jpg
  14.  # 34

    Feito..
      CIMG1545.jpg
  15.  # 35

    Colocado por: jorgealvesaquilo é lã de vidro, prejudicial somente se ficar em contacto com o ambiente, mas mesmo assim muito menos que a lã de rocha que é proibida e nem existe á venda ao publico.


    Não devo ter compreendido bem o alcance da sua afirmação.
    Então se não existe à venda ao público, como se mantém a problemática de utilização de lã de rocha, nas instalações de recuperadores de calor?
  16.  # 36

    Boas. Se colocou o motor em cima do recuperador vai ter problemas. No próprio manual indica a distancia a qual deve ser instalado (e ainda assim acho pouco). Vai acabar por gripar os rolamentos da ventoinha e derreter o enrolamento do motor.
  17.  # 37

    Colocado por: JoseBlinoNão devo ter compreendido bem o alcance da sua afirmação.
    Então se não existe à venda ao público, como se mantém a problemática de utilização de lã de rocha, nas instalações de recuperadores de calor?

    repito, o que tem lá é lã de vidro, não é lã de rocha.
  18.  # 38

    Colocado por: jorgealvesrepito, o que tem lá é lã de vidro, não é lã de rocha.


    De acordo, mas não duvidei do que o Sr jorgealves disse.


    Colocado por: jorgealvesnem existe á venda ao publico.


    Não compreendi, foi o que disse acerca da lã de rocha não se encontrar à venda ao público. Como assim?? É que ainda há pouco tempo vi lã de rocha à venda (pelo menos era essa a descrição do produto)
  19.  # 39

    Bom dia malta, hoje resolvi com muito custo dar aqui um salto, pois o tempo é cada vez mais escasso , venho dar o feedback da instalação passado um ano.

    1º- Está a cumprir com o objetivo para o qual foi montado, aquece as divisões muito bem e constante.
    2º- De notar que gasto muito menos lenha para aquecer a casa e para manter quente.
    3º- Como tenho divisões da casa que estão longe da tubulação, noto que tenho mais algum rendimento que posso retirar do sistema, pois tenho o topo da hotte muito quente e este calor quero aproveitar, passo já a explicar o que já fiz e o que vou fazer.
    4º- não tenho condensação nenhuma em casa e por descuido já cheguei a ter a sala , quarto do miúdo e da miúda a mais de 27 graus, pois pus a mesma quantidade de lenha que costumava por, asneira..

    JUnto posto a foto com uma pequena descrição do sistema que está atualmente, entretanto como disse posso ainda melhorar a distribuição deste calor , assim baixo a temperatura no geral e posso homogeneizar a temperatura pela casa.
    Concordam com este comentário: euzinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, 1976, euzinha
      sistema atual..jpg
  20.  # 40

    Moas malta, aqui fica então com upgrade o que pretendo fazer.
      sistema atual.+ upgrade.jpg
 
0.0421 seg. NEW