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  1.  # 1

    Bom fim de ano!

    Finalizada a bricolage da WC, é tempo de dar asas ao novo projeto cá da casa, o isolamento térmico do quarto dos meus miúdos. Quarto pequeno, neste ultimo piso do prédio, e uma divisão fria, virada a Norte.

    Para tal, vou ter atenção a tudo o que aprendemos no tecto falso da WC (foi uma boa experiência) e vou seguir o sábio conselho do user ALV, e assegurar que, tanto o tecto como a parede exterior levam 2 camadas de lã de vidro de 60mm com barreira pára valor, e pladur verde (já que a casa tem humidade e mais vale prevenir...). Por uma questão de poupança de espaço vou colocar somente 1 placa, ao invés das duas aconselhadas...

    Mas tenho aqui uma dúvida antes de iniciar esta bricolage:

    1 - Começo pela parede, ou tecto?

    Pode parecer básico, mas existe de certeza uma forma CERTA de fazer esta mini-obra! :) E tenho a sensação que li aqui no FDC que devo começar pela parede... certo, ou errado?

    Outras informações do projeto:

    Quarto tem cerca de 12 m2 (cerca de 4m X 3m).
    Vou usar Pladur Hidrofugo nas paredes e tecto.
    Vou usar somente lã de vidro com BPV como isolante térmico.

    Dito isto, senhores das PGL, especialmente o ALV, começamos pela parede ou tecto?

    Obrigado a todos e bom ano novo.
  2.  # 2

    1 - Começo pela parede, ou tecto?
    Parede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  3.  # 3

    Vou usar Pladur Hidrofugo nas paredes e tecto.
    porquê
  4.  # 4

    Cocas,

    Pladur Hidrofugo porque a casa ganha humidade com muita facilidade, e pela diferença de preço mais vale ficar protegido. Parto do principio do "fico mais descansado" sabendo que o Pladur Hidrofugo é aconselhado para locais húmidos.

    E obrigado pela referência a começar pelas paredes, bem me parecia que já tinha visto escrito algures por aqui.
  5.  # 5

    Que raio.

    Os americanos aconselham a começar pelos tectos e depois as paredes.

    Encontrei vários exemplos destes:
    Always install ceiling drywall first before installing the walls.


    Numa parede exterior que ganha humidades, não seria aconselhável fazer a parede 1º, de modo a que SE surgissem humidades/valores, eles escorressem pela parede na vertical, sem tocar no tecto?

    Ou é ao contrário?
    •  
      alv
    • 31 dezembro 2012

     # 6

    Viva!
    Vamos ver se esta discussão continua limpa, sem ruídos.
    Agora, sim, no sítio certo.
    Em relação ao começo pelas parede ou pelos tectos, realmente, em alguns vídeos, sobretudo Sul Americanos, existem algumas recomendação em começar pelos tectos. Certamente que alguns casos haverá que é conveniente que assim seja, mas não é assim na generalidade dos casos, muito menos no caso em apreço.
    Tem de começar pelas paredes porque só assim faz com que o espaço entre o tecto real e o tecto falso fique protegido. Tudo o resto são invenções ou "pato bravices" para economizar cerca de 15cm de parede. Acontece muito em quando o espaço entre o tecto real e o tecto falso é grande e aí, os patos bravos, para pouparem algum, começam pelo tecto e assim poupam algum material, mas deixam a ponte ou fragilidade que tanto pode ser térmica como acústica. Passa-se o mesmo quando se trata de divisórias interiores.
    Quanto ao uso das placas hidrofugadas, não penso que seja necessário. Nesse caso até é contraproducente pois evita a regulação higroscópica natural do gesso. O importante é a barreira pára vapor colocada contra a placa de gesso.
    Espero ter esclarecido, porque é disso que se trata, esclarecer, explicar, ajudar.
    Bom ano para todos.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
    •  
      alv
    • 31 dezembro 2012

     # 7

    Vivam!

    Anonimo16062021, já trocámos por aqui algumas altercações, mas não tenho nem paciência nem disposição para charadas, nem para alimentar palha em tópicos sem interesse.
    Se quiser ter a bondade de nos ensinar ou partilhar o que sabe, certamente que agradeço, eu e todos os que lêem, se é para adivinhações, não vou por aí.
    Bom ano para si.
    "Fassam" parte
    Concordam com este comentário: eu, Eddy, Oliveira_
  6.  # 8

    Bom dia ALV, grato pela informação.

    Então vai parede em 1º lugar, com lã de vidro + BPV virada para a face interior, e placas de gesso BA 13.

    Na forma de colocação do pladur na parede, é preferível a colocação das placas "deitadas" ou em "pé"? Fiz uns desenhos (em anexo) que ilustram as formas que me pareceram possíveis (segundo vídeos e fotos de outras instalações), mas agradeço o seu conselho para a melhor instalação.

    Outra questão tem a ver com a própria lã de vidro. A espessura que irei usar é de 60mm, mas na prática, a lã ocupa realmente os 6cm da espessura? Ou é possível (e aconselhável) comprimi-la de modo a que num espaço menor que 12cm caibam 2 camadas de 60mm? Como a lã é "maleável", posso comprimi-la para colocar 2 camadas de 60mm em 8cm ou menos, por exemplo? Ou terei que manter o espaçamento de 12cm para a lã?

    Finalmente, que estrutura de montagem aconselha, sabendo que a parede é bastante fria, virada a Norte, e que existe a janela no meio da parede? Revestimento autoportante? http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=98
  7.  # 9

    Outro desenho de parede:
      quarto-minorcas-pladur-2.jpg
    •  
      alv
    • 31 dezembro 2012 editado

     # 10

    Vivam!
    Como diriam os políticos, ainda bem que coloca essa questão.
    Como já referi noutros tópicos, até com um alerta muito grande, as placas, sejam em revestimentos, sejam em divisórias são sempre aplicadas na vertical. Já expliquei porquê, mas nunca é demais repetir, ou seja, as juntas das placas têm obrigatoriamente de ficar apoiadas e aparafusadas contra os perfis, e como estes vão ficar na vertical as placas têm de ficar também na vertical.
    Quanto à espessura de lã de vidro, embora possamos discutir alguma perca de características na condutibilidade térmica, coisa de teóricos, quando as mantas são comprimidas ou distendidas, no geral o que conta e é importante é a espessura nominal final com que essas lãs vão ficar. Explicando, sempre explicando, porque é isso que é preciso neste fórum, se tem duas mantas de lã de 60 e as comprime para 80, embora não seja tão linear como parece, no fundo poderemos considerar que apenas tem 80, pelo que sendo assim, é preferível aplicar logo uma de 80 do que duas de 60 comprimidas. Repito que não é assim tão linear, mas as diferenças em termos de eficiência são tão poucas que não compensão a diferença de custos.
    Em resumo se tem um pouco mais de espaço, opte por 80mm, se não fique pelos 60.
    Outra questão que coloca é sobre o tipo de estrutura, sendo que numa situação que descreve, a auto portante é sempre de considerar, mas como vai levar apenas uma placa (desaconselhado por todas as marcas, excepto uma nacional, mas correntemente aplicada) deve, no mínimo usar a estrutura a 40cm de afastamento. Pode, se entenbder necessário aplicar uns reforços à parede existente a cerca de 1.00m de altura, feitos com pedaçoes de estrutura ou com acessórios próprios para o efeito.
    Não esqueça os detalhes das juntas de estanquidade perimetrais e sobretudo dos remates e materiais a aplicar nos contornos das janelas. Neste particular, um vídeo, salvo erro do Dias era uma boa solução e tinha em atenção esses detalhes.
    Perdoem a extensão da prosa, mas a minha perspectiva de participação neste fórum é a de tentar esclarecer aquilo que julgo que sei, apenas isso sem entrar em discussões fúteis e adivinhações que não nos levam a lado nenhum ou só sacadas a saca rolhas.
    Disponham e "fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Eddy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul, santiago40, Interrogativo
  8.  # 11

    Bastante grato ALV.

    Notas tomadas:

    Perfis de 40 em 40mm.
    Juntas de estanquidade perimetrais - Espuma, silicone, que material aconselha?
    Reforços de Perfil à parede existente a cerca de 1.00m de altura.
    Lã de vidro na espessura da caixa.
    Placas na vertical.
    Materiais a aplicar nos contornos das janelas - Cantos Rígidos?

    Outra questão:

    Como já percebi é aconselhada a utilização de duas placas de gesso (1+1) e termicamente o resultado deve ser melhor.... portanto, se colocar lã de vidro de 60mm com BPV com 2 placas de gesso, a disposição de perfis mantém-se a 40mm? E a disposição de placas deverá ser nesse caso desencontrada, correcto? Nunca em cima da anterior em posição igual?

    Gostaria de ter esta parede BEM isolada termicamente, e creio que 10cm de "roubo" no quarto é aceitável para ficar com o quarto mais "ameno". Se a solução de menos lã e duas placas de gesso é melhor, assim será.
  9.  # 12

    De volta,

    Já descobri a maioria das respostas - e justificações - para as minhas duvidas descritas acima: http://mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75&limitstart=1&lermais=1

    Cada vez gosto mais deste site, tem informação muito útil sobre as técnicas de montagem, e explica o PORQUÊ das diferentes opções.

    Até para o ano! Boas entradas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 13

    Colocado por: alvSe quiser ter a bondade de nos ensinar ou partilhar o que sabe

    O alv ainda acredita no pai natal, o Borges é como o trolha, até explica, mas primeiro tem que mandar umas indirectas, então se for num "canudo" ainda sabe melhor.
  11.  # 14

    Já expliquei porquê, mas nunca é demais repetir, ou seja, as juntas das placas têm obrigatoriamente de ficar apoiadas e aparafusadas contra os perfis, e como estes vão ficar na vertical as placas têm de ficar também na vertical.
    quando diz que deve ser aplicado na vertical, refere-se a evitar juntas sem o rebaixo? refere-se ao facto de se conseguir colocar chapa de alto abaixo inteira sem cortes? quando refere isto
    até com um alerta muito grande, as placas, sejam em revestimentos, sejam em divisórias são sempre aplicadas na vertical.
    quer precisamente dizer o quê? (estou de acordo consigo mas gostava de saber o porquê) não tive ocasião de ver isto
    Como já referi noutros tópicos,
    vou fazer das suas palavras as minhas
    Se quiser ter a bondade de nos ensinar ou partilhar o que sabe, certamente que agradeço, eu e todos os que lêem, se é para adivinhações, não vou por aí.
    Bom ano para si.
  12.  # 15

    E obrigado pela referência a começar pelas paredes,
    referi apenas que se deve começar pelas paredes, não pensei que quissesse saber o porquê, e como não tenho muito jeito para grandes textos não expliquei , mas o Alv respondeu e bem (tirando a parte dos patos) ou seja isto
    Tem de começar pelas paredes porque só assim faz com que o espaço entre o tecto real e o tecto falso fique protegido.



    Em relação à questão das chapas, nas divisorias chapa de um lado e de outro, sempre desencontrar as juntas, no chapeamento duplo a mesma coisa sempre desencontrado, como a malta por aqui ficam chateados porque não se explica o porquê, vou então sem grandes textos dizer-lhe apenas por uma questão de travamento e resistencia que trás, aliás o tijolo travado? idem aspas... idem aspas... e por ai fora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  13.  # 16

    vou fazer das suas palavras as minhas
    Se quiser ter a bondade de nos ensinar ou partilhar o que sabe, certamente que agradeço, eu e todos os que lêem, se é para adivinhações, não vou por aí.
    Bom ano para si.
    referia isto
  14.  # 17

    Cocas obrigado.

    Daqui a pouco já regresso com novos dados, até porque estive a RELER com muita atenção alguns tópicos sobre este assunto, alguns posts do ALV e a informação do site da Mesaco, e penso que vou aplicar XPS na parede antes da lã de vidro e pladur. Na verdade perco mais alguns CM mas é coisa pouca.

    Até já.
  15.  # 18

    santiago40 desculpa-me estar a "contaminar" o teu tópico, mas tenho uma pergunta a fazer aos entendidos.

    Se quisermos isolar com Pladur numa estrutura autoportante, uma parede com uma janela e estores, como se faz em relação à fita dos ditos estores. E em relação às tomadas?
    •  
      alv
    • 2 janeiro 2013

     # 19

    Vivam!
    Branco, em relação à zona das fitas de estore, a ideia é deixar o buraco no isolamento o mais pequeno possível.
    Há mais técnicas, sobretudo nos países nórdicos em que existem mesmo sistemas de caixas de fita e guias isoladas, mas suponho que como cá não há, pelo menos que eu conheça, temos de ter apenas cuidado, e saber que é um ponto de fragilidade do isolamento.
    No que às caixas diz respeito (bolas que esta construção frásica lembra-me o step rabbit), dizia, basta tapar as existentes com um pedaço de lã, bem compactado e passar uma extensão dos cabos existentes e o isolamento é aproximadamente o mesmo da zona corrente contínua, desde que não se esburaque a manta aquando da montagem da nova caixa d electricidade na placa de gesso.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, santiago40
  16.  # 20

    Bom dia,

    Valter, não contamina nada - até porque eu tinha que fazer a mesma pergunta mais cedo ou mais tarde :) Assim fico já informado também, e mais um obrigado desde já ao ALV pela disponibilidade. Por acaso já me tinha posto a observar e tentar perceber "como" poderia fazer os remates das fitas dos estores. Entretanto, e como referi mais acima, estou tentado a fazer a parede falsa com XPS + Lã + Pladur.

    Só que tive aqui um sinal de STOP.

    Fui buscar uma placa grande de XPS que tinha de sobra e coloquei-a no quarto, na dita parede exterior, por baixo da janela, ao comprido, talvez a 1 ou 2 CM da parede. Assim só encostada, lá ficou esta noite.

    O problema é que esta manhã tinha essa zona da parede cheia de água - mas somente na zona que a placa cobria. :( Isto significa que, quando meter XPS encostado à parede (+ caixa de ar + lã de vidro + pladur) vou ter esta "patologia" na parede toda?
 
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