Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá caros foristas,

    Comprei há umas semanas, tábuas de cofragem, para fazer umas prateleiras na garagem. Não as apliquei logo e, apesar de achar que as empilhei corretamente, ficaram pretas num instante - duas semanas, com a humidade.

    Vou agora aplicá-las, aplicando um tratamento preventivo à madeira, mas dado que esta está bastante escurecida, devo ter algum cuidado adicional?
  2.  # 2

    Foto, onde se vê a forma como tinha a madeira empilhada e o seu estado atual...
      DSC00026.JPG
  3.  # 3

    O tratamento que tenho em mente fazer é:
    - Escovar madeira para retirar bolor
    - Lixar com lixa grão 40
    - Aplicar imunizador para madeira

    As minhas dúvidas essenciais são:
    - Como a madeira está com bolor, devo ter algum cuidado adicional?
    - Aplicar imunizador é agora, como prevenção, certo?
    Disseram-se que o momento ideal para aplicar imunizador é quando a madeira ainda está verde, que absorve melhor. Estou com ele.
    Mas o vizinho diz exatamente o contrário, que aplicar imunizador antes da madeira estar seca, é desperdício de dinheiro. Este disse ainda, que devia ter comprado a madeira já seca em estufa, na serração.
    - Daqui a quantos anos, devo aplicar novo tratamento preventivo?
  4.  # 4

    - Escovar madeira para retirar bolor
      DSC00057.JPG
  5.  # 5

    - Lixar com lixa grão 40
      DSC00035.JPG
  6.  # 6

    - Aplicar imunizador para madeira

    Quando fui à loja comprar o imunizador, ia com ideia no cuprinol. O lojista, que não comercializa produtos da Robbialac, indicou-me este, que se pode ver na imagem anexa, tendo referido que tem características iguais, não ficando a dever nada ao cuprinol. Conhecem este produto da imagem? Pela vossa experiência, confirma-se a tese do senhor da loja?
      DSC00031.JPG
  7.  # 7

    Quanto ao bolor, como podem ver pela imagem anexa, passou também para o interior da madeira... :/
      DSC00043.JPG
  8.  # 8

    Nota: Na imagem anterior, o pormenor dos óculos de proteção na fotografia, foi propositado, para descansar o zedasilva, caso venha a ver esta discussão
  9.  # 9

    Antes de mais obrigado pela preocupação :)))
    E máscara? Usou?
    E uma luvitas?
    E protectores auriculares?
    Já agora tem alvará ou titulo de registo de carpinteiro?
  10.  # 10

    Ena... apenas luvas. Do que referiu, a máscara é de facto pertinente! O resto também... mas...

    alvará? Quando muito, de bricolista... amador! :P
    • PASA
    • 25 janeiro 2013

     # 11

    pinte com óleo usado de motor de carros misturado com gasóleo, como é preto, disfarça o bolor que a madeira tem. e é garantido, nessas tábuas, bolor nunca mais. ou então compre umas placas de osb.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  11.  # 12

    Colocado por: PASApinte com óleo usado de motor de carros

    Para certos trabalhos já costumo utilizar (no caso de trator), mas o problema é que demora muito a secar e se estivermos com roupa "de limpo" sujamo-nos facilmente

    Colocado por: PASAmisturado com gasóleo,

    Esta nunca tinha ouvido!! Funciona como diluente? Porquê gasóleo?

    Colocado por: PASAou então compre umas placas de osb.

    Pois, se calhar era o que devia ter feito no inicio, bem mais prático, mas assim perto (num raio de 20km) apenas tenho uma serração e agora já tenho estas tábuas ... Não estou a par de preços de osb. Mais ou menos, quanto fica o m2 (p.e. para placas de 1cm espessura)?
    • PASA
    • 28 janeiro 2013 editado

     # 13

    O gasóleo dilui o óleo, fazendo com que penetre melhor na madeira, costumo colocar 5 litros de óleo para 1 de gasóleo. Se acha que suja, é facil, faça a mezinha com óleo novo + gasóleo. O osb vai de 8 a 10 euros o m2, para as aplicações que pretende.
  12.  # 14

    Pequeno update:
    Nas partes não visíveis, nem expostas ao tato, utilizei óleo queimado (não cheguei a diluir com gasóleo, e pareceu-me que absorveu bem à mesma - a madeira está verde e rugosa, deve ter ajudado)
    Nas partes visíveis, utilizei o tal imunizador que referi no comentário 6.
    Neste momento vou precisar de comprar mais. Paguei 28€ por 5L. É um bom preço ou dá para arranjar melhor?

    Já agora, confirmam o que o senhor da loja disse?
    Colocado por: JoseBlinoQuando fui à loja comprar o imunizador, ia com ideia no cuprinol. O lojista, que não comercializa produtos da Robbialac, indicou-me este, que se pode ver na imagem anexa, tendo referido que tem características iguais, não ficando a dever nada ao cuprinol. Conhecem este produto da imagem? Pela vossa experiência, confirma-se a tese do senhor da loja?
  13.  # 15

    Será que vale a pena todo esse trabalho?

    Não seria mais barato comprar tábuas tratadas de origem?
 
0.0138 seg. NEW