Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    e se não for perguntar de mais, quanto é que lhe vai ficar essa brincadeira?
  2.  # 102

    Colocado por: sergyioe se não for perguntar de mais, quanto é que lhe vai ficar essa brincadeira?


    Também eu gostaria de saber quanto e que isto custa
    Cumprimentos
    Votos de Boa Semana
    E continuo à espera :-)
  3.  # 103

    Colocado por: rui_e90Jmaia,

    posso adiantar-lhe que todas as ligações tem que ir ao quadro. O quadro eléctrico fica ao lado do quadro da domótica.
    A instalação da domótica pode ser faseada desde que fique preparada pelo electricista.

    A minha instalação de base vai ser só luzes, cortinas de rolo e alarmes técnicos. Esta instalação não fica muito cara e já para umas brincadeiras porreiras.

    não tenho esquema, posso tirar fotos e colocar aqui assim que iniciarem a instalação -+15 dias


    Se poder colocar fotos seria optimo.
  4.  # 104

    O preço depende das ligações.

    A instalação que vou fazer da zennio o preço de cada modulo está no catalogo de produtos http://www.zennio.com/

    Vou fazer já o controlo de iluminação, estores alarme e alarmes técnicos, ficando a instalação preparada para controlo de climatização, sistema de rega e vigilância. (é só comprar os modulos).

    Para completar a instalação vou colocar uma consola da indomotika. podem consultar os preços aqui http://www.edomo.es/index.php?page=tarifas

    Atenção, tem que contar com os custo do electricista. A instalação terá que ser diferente da tradicional (ligeiramente mais cara no caso da zennio).
  5.  # 105

    Colocado por: rui_e90O preço depende das ligações.

    A instalação que vou fazer da zennio o preço de cada modulo está no catalogo de produtoshttp://www.zennio.com/

    Vou fazer já o controlo de iluminação, estores alarme e alarmes técnicos, ficando a instalação preparada para controlo de climatização, sistema de rega e vigilância. (é só comprar os modulos).

    Para completar a instalação vou colocar uma consola da indomotika. podem consultar os preços aquihttp://www.edomo.es/index.php?page=tarifas

    Atenção, tem que contar com os custo do electricista. A instalação terá que ser diferente da tradicional (ligeiramente mais cara no caso da zennio).


    Qual e o custo para essa solução ?
  6.  # 106

    Eu vejo muita gente a falar sem perceber bem o que estão a dizer...
    Domótica é uma palavra que n gosto de usar.
    Prefiro INTEGRÇÃO.
    No fundo é isso que se pretende n?
    Integrar os varios sistemas da casa de forma que as coisas funcionem com menos intervenção do utilizador ( por isso se diz casa inteligente)
    Quanto a vantagens e desvantagens todos os sistemas as tem... Fala a voz de muitos anos de experiencia na area...
    Ja trabalhei desde o x10 até o knx.
    Sou KNX partner, mas sei que muitas coisas n se podem dizer aos clientes senão n se vendia...
    Mas isso acontece em todos os sistemas.
    Algumas regras fundamentais pra mim, ou seja do meu ponto de vista e com os anos de experiencia eu só trabalho assim:

    Segurança com sistema de segurança,não com sistemas de domotica. Um sistema autonomo capaz de funcionar per-si.mas sempre com a possibilidade de comunicar com outros sistemas. no fundo o sistema de segurança é a fonte de input mais inportante da "domotica"
    Ele tem que se encarregar dos alarmes (intrusão, fogo, gas, inundação etc) e ele tb comunica se estamos em casa, se saímos se estamos a dormir etc.
    Que sentido faz ao saír de casa ter que : ligar o alarme;apagar as luzes; fechar os estores etc????
    A a vantagem da coisa é só se liga o alarme o resto é automatico.
    Se quiserem um dia explico aqui aquilo que pra mim são as funções basicas de um sistema destes.

    Isso de paineis tactei é bonito sim senhor, e tb os coloco. Mas é uma coisa pra mostrar aos amigos, prq no dia a dia td funciona automatio.
    O bom sistema é aquele que nos esquecemos dele, mas as coisas acontecem como pretendemos sem darmos por isso..

    Vou terminar senão ficava até amanhã..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmaia, angelocanelas
  7.  # 107

    Colocado por: rpaulo

    Sou KNX partner, mas sei que muitas coisas n se podem dizer aos clientes senão n se vendia...


    Como fez para o ser? tirou o curso cá em portugal, reino unido?

    Aonde será melhor tirar o curso? Estive a ver cá há um curso na atec, falei com eles e com o pessoal da ivory egg, e os inglêses dizem que o curso é mais pratico, o que é bom. Qual será o melhor sitio para aprender e ser parceiro da knx?
  8.  # 108

    Rpaulo

    Pode continuar com a sua explicação, sabe estou a gostar de ler o que está a escrever.

    Bom Dia
  9.  # 109

    Vamos la ajudar
    Onde para MikeMelga
    A pascoa ja passou.
  10.  # 110

    Pro chirino: Eu tirei o curso em madrid. O curso da atec parece-me ser muito repartido em módulos, n tinha tempo nem paciencia pra uma coisa assim. Em madrid o curso foi mais intensivo mas safei-me depressa.

    Quanto ao tema, A segunça sempre numa central separada uma que cumpra as normas, tem que ter autonomia, protocolos de comunicações com centrais receptoras, varios tipos de zonas e protocolos de comunicação de bus fechado, com a segurança convém n brincar.Se a segurança for feita pelo sistema de domótica é facilmente ultrapassada uma vez que os protocolos são publicos..., depois muito importante no caso da domótica, ter uma porta série com protolo conhecido( que não o protocolo interno) ou em compensação mas menos eficás montes de outputs programaveis, vários modos de ligar ( ausente, dia, noite, férias etc) isto convém prq dependendo do modo em que está ligada a segurança , obtém-se diferentes comportamentos da casa.
    Os cortes de água gás etc devem ser feitos pela central de segurança e sempre com electrovalvulas DC para garantir o funcionamento em caso de falha de energia eléctrica.Já agora garantir a comunicação remota em caso de falha de energia é tb muito imprtante.

    Claro que td isto é pra garantir uma coisa profissional e não um simples brinquedo...
  11.  # 111

    Boa Tarde.

    Já que o MikeMelga parece que se esqueceu desta discussão, infelizmente não posso mais estar com a obra parada vou ter que avançar sem a domotica :(
  12.  # 112

    Colocado por: jmaiaBoa Tarde.

    Já que o MikeMelga parece que se esqueceu desta discussão, infelizmente não posso mais estar com a obra parada vou ter que avançar sem a domotica :(


    Eu não me esqueci. Eu ando é tão atrapalhado de trabalho que nem sei para que lado me hei-de virar :(

    Mas não quero que me culpe por avançar sem domótica, por isso vou tentar ajudá-lo já no que conseguir.
    Já percebi que quer, pelo menos, deixar a pré-instalação para domótica feita.

    Deixe-me só, antes, explicar-lhe algo:

    Não existem grandes requesitos para fazer uma pré-instalação de domótica EIB. A única coisa necessária é garantir que passa o cabo do bus EIB de maneira a que este saia do quadro eléctrico e 'passe' por todas as divisões. Note que a vantagem do EIB é que pode fazer as bifurcações que quiser no cabo (desde que não faça um circuito fechado), ou seja, pode por exemplo passar apenas o cabo pelos corredores e depois, quando necessitar, fazer puxadas para as divisões.

    O cabo EIB é barato. Na Alemanha custa cerca de 25€ um bobine de 100m (por isso....cá deve ser pelo menos 2x mais). 100 metros, se calhar, chegam-lhe para garantir que o cabo passe por toda a casa, por isso, o preço é insignificante. E é isto uma pré-instalação EIB.

    Depois, à medida que for mudando comandos, sensores, etc para EIB, vai fazendo as bifurcações no cabo que precisar. Pode fazer bifurcações de bifurcações sem qualquer problema.

    Além disso, para a pré-instalação, apenas tem que garantir que deixa espaço suficiente no quadro eléctrico para os módulos de domótica (que devem ocupar tanto ou mais espaço que os eléctricos 'normais').


    Agora.....chamo só à atenção para um GRANDE 'problema': A altura ideal para decidir se quer realmente domótica ou não.....é nesta fase. Isto porque, se está a pensar colocá-la de início.....fica-lhe muito mais barato fazer já a estrutura eléctrica pronta para EIB do que da maneira que falei (isto só para comando de luzes, estores, aquecimento e tomadas).

    Deixe-me dar-lhe um exemplo:

    Se fizer a pré-instalação como eu referi.....quando quiser 'domoticar', por exemplo, as luzes da sala...vai necessitar de um actuador EIB instalado perto do interruptor das luzes (módulo escondido - serve para o bus EIB 'perceber' que está a ligar/desligar o interruptor). Para o estore da sala a mesma coisa, etc, etc. Por cada coisa que queira integrar no bus EIB necessita de um actuador para cada uma delas. Esse actuador custa cerca de 60-70€.

    Por outro lado....se colocar EIB desde o início, o electricista organiza os cabos eléctricos de maneira diferente: todos os grupos de luzes e estores vão ao quadro. No quadro, coloca-se um actuador com x entradas.

    Por exemplo: temos 16 interruptores de luzes. Transformá-los em EIB pela pré-instalação descrita ficaria por cerca de 960-
    1120€. Se isto fosse feito de início, o modulo EIB para comandar 16 interruptores fica por cerca de 400€. Claro que também gasta mais cabo eléctrico e obriga a usar interruptores EIB para controle......mas fica sempre mais barato colocado de início.

    Isto só é válido para luzes, estores, aquecimento e tomadas porque o resto (sensores de presença, fumo, etc) não necessita de nada no quadro.

    Se tiver mais alguma dúvida avise....que eu tento ajudar.

    Para lhe dar uma ajuda mais exacta, ajudava se me conseguisse dizer quantos grupos de luzes vai ter, quantos deles serão 'dimmable', e quantos estores vai ter.
  13.  # 113

    Eu sei que não se esqueceu, estava a brincar

    Vou falar hoje com o meu sogro amanhã já lhe digo qualquer coisa.

    Muito obrigrado
    • jpd
    • 10 maio 2009

     # 114

    Olá a todos

    Como alguém que está a construir uma vivenda há muito tempo, que este fórum tem esclarecido dúvidas tem despertado questões que não me tinha lembrado, tem dado dicas para soluções que não tinha pensado.
    Os parabéns aos criadores deste fórum pela qualidade e excelente ideia que tiveram.
    Como no que respeita à domótica existem muitas dúvidas e questões venho também partilhar o meu "adquirido" na óptica do consumidor.
    A palavra domótica parece um bicho de sete-cabeças, aliás o nome domótica é muito bem em termos de marketing (sobretudo quando nos querem cobrar uma fortuna) mas se quiserem chamemo-lhes integração ou automação.
    As potencialidades da domótica, são imensas e fantásticas. Quem não prefer em vez daquele despaertador barulhento ser acordado por uns estores/portadas que se abrem automaticamente, por umas cortinas por uma música ambiente, com um único botão (equivalente ao interruptor numa instalação clássica) desligar todas as luzes da casa, fechar o gás, desligar Tv, DVD etc que ficam em stand-by, controlar a cama remotamente quando está de férias, etc. etc.
    Para resumir vou exemplificar com algumas perguntas/respostas baseadas no meu conhecimento e nas minnhas opções:

    P) - Posso instalar depois numa instalção convencional ?
    R) Poder pode, mas o seu sistema fica limitado, seja pela não existiência de corrente para os actuadores, sensores etc.

    P) - E se optar pela domótica que sistema escolher, EIB/KNX, X10, wireless?
    R) Sem dúvida que o sistema EIB/KNX é o mais versátil, modulável como um conjunto muito diversificado de fabricantes em que se incluem por exemplo a Siemens, ABB, Hager ou Gira. Ainda hoje descobri que já existem sistemas de auotmação da abertura de portadas compatíveis com o KNx.


    Como foi aqui referido por algumas pessoas (Mikemelga, kakai, etc), a primeira opção é decidir pelo tipo de instalação. Uma instalação EIB/KNX baseia-se no princípio de que existe duas redes eléctricas na casa a de 220 V e a de 30 V (Bus).
    Basicamente a instalação terá:
    - Sensores: Botões de actuação, detectores de movimento, estações meteorológicas, etc., o que quiserem que receba um sinal e que envie esse sinal ao quadro.
    - Actuadores: Desde a iluminação às tomadas, os motores dos cortinados, dos estores, dos portões, as electro-válvulas, do gás, da água da rega, etc.
    - Controladores/programadores: São os tais módulos que são montados no quadro é que permitem comandar os estores, ou as luzes e que podem ser programados usando um PC ou um Palm.
    A grande vantagem dum sistema destes é que se um dia quiser que o botão x comando a luz Y em vez de controlar a Z, só tenho que “reprogramar” o sistema usando um programador que diversas marcas comercializam ou um computador usando o software ETS. Isto parece simples mas é algo que é impossível fazer numa instalação convencional.
    P) – Ora que tudo isto são vantagens, quais os inconvenientes?
    R) - O maior de todos é o preço. Obviamente é o preço. É muito superior. Mas o preço depende fortemente daquilo que se quer instalar. Por exemplo uma instalação meteorológica, que mede a luminosidade, a pluviosidade e a velocidade do vento pode custar mais de 1000 euros. Mas será que preciso disto? Se calhar não, mas mais tarde posso sempre instalá-lo porque a vantagem duma instalação deste tipo é ser expansível.
    Outro que para mim é um mito é a fiabilidade do sistema. A minha esposa tem medo que com um sistema destes dique sem luz em casa, ou que não consiga entrar em casa. Acontece que os actuadores têm sistemas de accionamento manual, e numa em minha casa se avariou um disjuntor, por isso não acredito.
    Aqui ficam alguns links interessantes
    Para quem quer saber como funciona, as vantagens, potencialidades tem este conjunto de e-books, interessantíssimos que explicam tudo, desde os diferentes sistemas, ao que se deve fazer na escolha do sistema
    http://www.leonardo-energy.org/taxonomy/term/488
    sobre o sistema eix/knx existe o site oficial
    http://www.knx.org/
    No caso a escolha está feita, a minha casa não terá um sistema eléctrico convencional. Terá um sistema de domótica (ou sistema integrado ou de automação) baseado em knx/eib. Só falta decidir quais os módulos a incluir…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: newkid
  14.  # 115

    JPD, ja viste quento custa uma licensa ETS?
    Ja tentaste programar um sistema KNX?
    Cuidado com quem executa a programação do sistema...
    Um sistema destes é uma maravilha se bem pensado e bem programado, mas pode ser ou uma desiluzão ou um problema constante se a coisa n for bem pensada e melhor executada.
  15.  # 116

    Colocado por: rpauloJPD, ja viste quento custa uma licensa ETS?
    Ja tentaste programar um sistema KNX?
    Cuidado com quem executa a programação do sistema...
    Um sistema destes é uma maravilha se bem pensado e bem programado, mas pode ser ou uma desiluzão ou um problema constante se a coisa n for bem pensada e melhor executada.


    rpaulo,

    Uma licença ETS custa muito caro. Mas....também uma licença do Office e, sinceramente, não vejo ninguém preocupado com o preço das licenças de Office quando compram um computador ;) (para bom entendedor....meia palavra basta)

    A programação do sistema é fácil mas claro que tem que ser muito bem pensada. Agora, o que eu acho, é que isso já vai depender das necessidades e vontades de cada um. Todos nós sabemos minimamente o que queremos fazer - basta comunicar isso a quem o programar.

    E que pode dar problemas pode......se for mal programado. Como o KNX é todo programável, eu posso, se quiser, dizer-lhe que quando detectar movimento no quarto principal deve abrir a porta da garagem, a luz da sala, ligar o aquecimento da cave e activar a rega. Isso só vai depender da 'estupidez' de cada um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
    • jpd
    • 13 maio 2009

     # 117

    Caro Rpaulo,

    Por caso sei que o ETS3 custa cerca de 950 euros. Como dizia o MikeMelga para boa entendedor meia palavra basta. Quer que lhe explique algo sobre como funciona ?
    É obvio que não pretendo configurar o meu sistema inicialmente. É obvio que quero compreender o sistema. É obvio que um dia que decida mudar algo eu próprio espero poder faze-lo depois de me informar e verificar das implicações do que pretendo fazer. É obvio que também sei assentar tijolo, pintar paredes mas não o pretendo fazer na minha casa.
    Mas o rpaulo parece-me ser uma daquelas pessoas (desculpe e corriga-me se estiver errado) que tenta dar uma aura de transcente ao sistema KNX (note-se que eu sou um mero consumidor, com alguma formação em sistemas de automação é certo) e acho que ninguém deve ter medo do sistema EIB/KNX. Este sistema não será o futuro, mas sim o presente. Pena é que algns componentes sejam (ainda) algo caros.
    Mas a "estupidez" citada pelo Mikemelga é um exemplo algo exagerado, mas ilustrativo daquilo que se pode fazer. Algo que é impossível de fazer numa instalação clássica.
    É claro que quem o vai fazer é de facto um aspecto muito importante. Mas como em relação a tudo numa obra. Obvimente que é importante quem instala o sistema, assim como o apoio técnico da marca principal fornecedora do sistema. Mas isso existe em Portugal !
    É preciso é decobrir as pessoas certas e isso até pode acontecer num fórum ...

    Mas já agora pegando numa citação
    "Sou KNX partner, mas sei que muitas coisas n se podem dizer aos clientes senão n se vendia..."
    elucide-nos lá o que se não pode dizer aos clientes ?
  16.  # 118

    Colocado por: jpdCaro Rpaulo,
    Mas já agora pegando numa citação
    "Sou KNX partner, mas sei que muitas coisas n se podem dizer aos clientes senão n se vendia..."
    elucide-nos lá o que se não pode dizer aos clientes ?


    Creio que para isso o Rpaulo não necessita de defesa, mas como todos sabem, penso eu, cá em portugal em quase todas as profissões as pessoas escondem informações para preservarem os seus negócios, por essa razão é que são criados este tipo de fóruns para minimizarmos o monopólio imposto.

    Se alguém for por exemplo a uma loja de informática pedir o backup de um cartão sd de "512MB" de uma maquina fotográfica, têm que pagar pelo menos 20 á 25€, quando por 9 euros pode-se comprar um leitor de cartões, na mesma loja. Quem não sabe é como quem não vê.

    Vá por exemplo a pc clinic, só para fazer o diagnostico são 35€ creio eu e normalmente quem la vai quer formatar o pc.Para isso basta instalar o sistema operativo de novo, com o cd do windows por exemplo.

    Os mecânicos então nem se fala.
  17.  # 119

    Colocado por: rpauloPro chirino: Eu tirei o curso em madrid. O curso da atec parece-me ser muito repartido em módulos, n tinha tempo nem paciencia pra uma coisa assim. Em madrid o curso foi mais intensivo mas safei-me depressa.

    Quanto ao tema, A segunça sempre numa central separada uma que cumpra as normas, tem que ter autonomia, protocolos de comunicações com centrais receptoras, varios tipos de zonas e protocolos de comunicação de bus fechado, com a segurança convém n brincar.Se a segurança for feita pelo sistema de domótica é facilmente ultrapassada uma vez que os protocolos são publicos..., depois muito importante no caso da domótica, ter uma porta série com protolo conhecido( que não o protocolo interno) ou em compensação mas menos eficás montes de outputs programaveis, vários modos de ligar ( ausente, dia, noite, férias etc) isto convém prq dependendo do modo em que está ligada a segurança , obtém-se diferentes comportamentos da casa.
    Os cortes de água gás etc devem ser feitos pela central de segurança e sempre com electrovalvulas DC para garantir o funcionamento em caso de falha de energia eléctrica.Já agora garantir a comunicação remota em caso de falha de energia é tb muito imprtante.

    Claro que td isto é pra garantir uma coisa profissional e não um simples brinquedo...


    Quanto a este modelo de implementação em que a segurança tem que estar em uma central separada, agora já pode ser substituída com o Gira Homeserver 3, certo? ou mesmo assim é necessário esta central.

    Pelo menos no pdf do equipamento na folha 5 , diz "Protection against hacking from the Web Thanks to its software architecture and various security levels, the
    Gira HomeServer 3 is protected excellently against hacking from the Internet."

    Fora isso ele faz tudo , ou melhor gere tudo.
  18.  # 120

    Outra vantagem deste sistema é que a modificação das funções não tem que ser on-site.
    Ou seja, podemos muito bem enviar o nosso projecto de ETS (o ficheiro em que está definido o que cada módulo faz) para alguém e esse alguém reprogramá-lo a nosso gosto e devolver. Depois é fazer a reimportação do projecto......e voilá.

    Há forums ingleses e alemães em que se encontra facilmente utilizadores prontos a 'dar uma mãozinha' nesse sentido.
 
0.0635 seg. NEW