Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como não percebo nada de trabalhos de bricolagem, estou com uma grande dúvida para a qual agradecia as vossas opiniões e sugestões.

    Tenho uma cómoda toda lacada de branco, mas gostaria de mudar a cor das gavetas, apenas das gavetas. Como devo proceder? Posso pintá-las? Se não, que alternativas tenho que me permitam mudar a cor das gavetas?

    Obrigada.
  2.  # 2

    Retire as partes que quer pintar( gavetas), se não tiver mossas passe um esfregão somente para tirar o brilho, ou uma lixa muito fininha somente para deixar baço para a tinta agarrar. depois passe um desengordurante e limpe bem a superficie.
    Depois pinte como quiser, pode ser até com spray, , depois ainda pode dar verniz também com spray ou pistola para ficar com o aspecto de lacado, claro se assim desejar.
  3.  # 3

    Obrigada pelas dicas Flaviano 742, estava com receio que me dissessem que não havia solução para pintar um móvel lacado, é que já me disseram que isso estragaria o móvel, por isso é que decidi perguntar as vossas opiniões.

    Agora... fiquei foi com uma dúvida... permitam-me a minha ignorancia mas, o que é que é um desengordurante? O que é que ele vai fazer à madeira?

    Gostei da sugestão do verniz, não era importante que ele ficasse com aspecto lacado, mas sendo assim, acho que vou experimentar o verniz também.
  4.  # 4

    á uma questão simples que gostaria de saber , o que entende por lacado ? quando diz isto penso que está a referir-se ao aspecto sendo que se assim for todas as alternativas apresentadas são validas .

    já se houver confusão entre o aspecto e o produto que por vezes é confundido com a lacagem (que não passa de um aspecto do produto aplicado ) tem que conferir se é mesmo tinta lacada o que se mantém os conselhos ou se é um acabamento em melamina ou outro tipo de material sintético plastificante em que é necessário outro tipo de pintura ,ou esquema de pintura .

    se for em material sintético plastificante com aspecto lacado ou mesmo fórmica deverá desengordurar , não lixar , aplicar um primário promotor de aderência , em Spray há também um para plásticos que faz o mesmo , e aplicar a tinta ... respeitando os intervalos de secagem claro .
  5.  # 5

    Rafael, estas comodas não tem plastificantes, sei quais são, , refere-se que de qualquer maneira se fosse plastifacante sempre teria mesmo com produtor de aderencia, passar nem que fosse um esfregão vulgo(scotch brite), para deixar minimamente agarrável a superfície, alguns plasticos estão já prontos para somente levar o spray de aderencia, mas não são todos., quanto ao desengordurante, pode em ultimo caso usar alcool para limpeza da superficie sempre com umas duas passagens para tirar alguma gordura ou sujidade que sobrou após a limpeza da peça.
  6.  # 6

    Flaviano742

    lol eu não conheço as cómodas nem sei como são só o dono o sabe acho eu ... o que tenho visto aqui no fórum e durante muito tempo é uma confusão entre lacados que é um simples aspecto visual e acabamentos em melaminas ou outros materiais sintéticos que dão o mesmo aspecto visual ...
  7.  # 7

    bom dia

    a primeira duvida com que fiquei ao ler os primeiros textos foi se não estariamos perante um movel laminado.... :)

    Se for o caso NUNCA utilizar esfregar, lixa, etc etc etc a menos que a ideia a seguir seja a de aplicar um primário aderente, duas demao de subcapa, lixar e depois esmaltar! caso contrario, se a ideia é apenas pintar convem não riscar a superficie, caso contrario vai ficar uma pintura rupestre :)

    Se estivermos perante um movel realmente lacado então seria conveniente utilizar uma lixa 220 para retirar o vidrádo do esmalte, de seguida retirar bem o pó da superficie (primeiro com uma vassoura e depois passando um pano) e aplicar o esmalte!

    Nunca utilizaria tinta de spray em superficies de madeira! muito menos se não for madeira virgem pois o mais certo será começar a "descascar" ao fim de alguns meses...

    Obviamente que cada um tem a sua forma de trabalhar e as suas ideias certamente advêm das experiencias que se vai tendo por isso nao quero com isto dizer que X ou Y está errado...digo apenas que seria deste modo que eu o faria...
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 8

    Nunca utilizaria tinta de spray em superficies de madeira! muito menos se não for madeira virgem pois o mais certo será começar a "descascar" ao fim de alguns meses...


    os Sprays são e tem muito que se diga , podem ser aplicados em todos os e mais diversos materiais sem colocar a qualidade do produto e trabalho em questão ... antes demais convém saber o que fazer , depois encontra toda a qualidade necessária numa embalagem de Spray , a duração claro depende do factor qualidade do produto ... que como outra forma qualquer do seu estado é infinitamente igual .
  9.  # 9

    Colocado por: Rui_Diasbom dia

    a primeira duvida com que fiquei ao ler os primeiros textos foi se não estariamos perante um movel laminado.... :)

    Se for o caso NUNCA utilizar esfregar, lixa, etc etc etc a menos que a ideia a seguir seja a de aplicar um primário aderente, duas demao de subcapa, lixar e depois esmaltar! caso contrario, se a ideia é apenas pintar convem não riscar a superficie, caso contrario vai ficar uma pintura rupestre :)

    Se estivermos perante um movel realmente lacado então seria conveniente utilizar uma lixa 220 para retirar o vidrádo do esmalte, de seguida retirar bem o pó da superficie (primeiro com uma vassoura e depois passando um pano) e aplicar o esmalte!

    Nunca utilizaria tinta de spray em superficies de madeira! muito menos se não for madeira virgem pois o mais certo será começar a "descascar" ao fim de alguns meses...

    Obviamente que cada um tem a sua forma de trabalhar e as suas ideias certamente advêm das experiencias que se vai tendo por isso nao quero com isto dizer que X ou Y está errado...digo apenas que seria deste modo que eu o faria...




    Mas qual é a parte da lixa muito fininha que não percebeu?!, para fininha o 400 é grosso!, lembro que referi o despolir, ou seja somente retirar brilho, e penso que o colega que fez o post percebeu a ajuda que dei. ora aqui vão exemplos de um profissional de Pintura automóvel (eu) certificado pela Dupont, glasurit .

    A lixa 120 corta o betume, a 220 corta o risco do betume, a 400 corta o risco da 220, e a 600 tira os risquinhos quase invisiveis da 400, ( se for tinta acrilica de brilho direto ( sem verniz)) não necessita da 600, mas se por outro lado for uma cor metalizada para o claro tipo um cinza ou prata, deve despolir toda a peça a 800, e os cantos a esfregão verde. se passarmos uma lixa demasiado fina tipo 1200 vamos ter outro problema, o descascar do verniz após algum tempo, pois a lixa a partir da 1200 diminui a abrazão e não permite que o verniz agarre de forma conveniente.

    Agora aplicando isso na madeira o conceito é o mesmo. obrigado.
  10.  # 10

    Obrigada pelos vossos comentários, têm me dado uma série de pistas sobre como pintar as gavetas.

    Mas antes de mais, tenho de responder a uma questão que vocês levantaram, se o móvel é realmente lacado ou melamina (eu não sei distinguir bem um do outro!), estive a informar-me e parece que ele é mesmo de melamina.
  11.  # 11

    Colocado por: Flaviano742



    Mas qual é a parte da lixa muito fininha que não percebeu?!, para fininha o 400 é grosso!, lembro que referi o despolir, ou seja somente retirar brilho, e penso que o colega que fez o post percebeu a ajuda que dei. ora aqui vão exemplos de um profissional de Pintura automóvel (eu) certificado pela Dupont, glasurit .

    A lixa 120 corta o betume, a 220 corta o risco do betume, a 400 corta o risco da 220, e a 600 tira os risquinhos quase invisiveis da 400, ( se for tinta acrilica de brilho direto ( sem verniz)) não necessita da 600, mas se por outro lado for uma cor metalizada para o claro tipo um cinza ou prata, deve despolir toda a peça a 800, e os cantos a esfregão verde. se passarmos uma lixa demasiado fina tipo 1200 vamos ter outro problema, o descascar do verniz após algum tempo, pois a lixa a partir da 1200 diminui a abrazão e não permite que o verniz agarre de forma conveniente.

    Agora aplicando isso na madeira o conceito é o mesmo. obrigado.


    Eu percebi todas as partes :) principalmente aquela em que a tinta a utilizar na pintura de um movel tem normalmente uma base sintetica ou poliuretana e a que é utilizada na pintura auto é normalmente de base em poliéster....percebi tambem que no primeiro tipo de bases que indiquei não se utilizam lixas com as espessuras que indicou! Se conseguir lixar um lacado ou até mesmo uma sub capa com uma lixa 400 dou-lhe um doce ;)

    A unica coisa que nao tinha percebido era que preparar e pintar um carro era exactamente a mesma coisa que pintar um movel....

    Vou aproveitar que hoje é feriado e dou já uma pintadela no meu bolide :)

    Cumprimentos
  12.  # 12

    bem ora vendo bem as coisas fui eu que levantei a maior duvida e já está desfeita , é de facto melamina confirmado .
    sendo que é um produto plastificado muito polido e para que não reste duvidas e deixando de fora muita tecnologia e certificados é muito fácil pintar melamina ou outros materiais sintéticos bastando desengordurar com desengordurante aplicando um primário de aderência e esmaltando de seguida ... consegue em produto liquido em lata ou em spray ...
    Spray de qualidade tem a marca motip que tem solução para tudo e qualidade invejável ...
    na Dyrup encontra disponível o mesmo material em lata . se tiver duvida existe tópicos como se deve pintar melamina se tiver alguma duvida coloque-a ...
 
0.0180 seg. NEW