Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Entao é assim pessoal, comprei uma casa ha cerca de 3 anos e ha cerca de um mes recebi uma carta das aguas para pagar o saneamento da casa, coisa pouca, quase 2000 euros, obviamente fui as aguas reclamar pois o saneamento ja estava instalado naquela rua ha cerca de 9 anos e que nao tinha que ser eu a pagar mas o antigo dono, o problema é que eles nao conseguiram cobrar ao antigo dono e entao disseram me que o saneamento é uma divida do imovel e que por isso tem que ser o novo proprietario a paga lo!

    Quer dizer, eu é que vou ficar fiador do antigo dono ou pagar pela incompetencia das aguas em cobrar se com o anterior proprietario? Sera isto legal?

    Alguem me pode dar umas luzes por favor? Tou mesmo desesperado.

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Colocado por: Helder coutinhoha cerca de um mes recebi uma carta das aguas para pagar o saneamento da casa

    Já devia ter respondido por escrito.

    Colocado por: Helder coutinhoentao disseram me que o saneamento é uma divida do imovel

    Por boca....claro.

    Escreva uma carta registada, a dizer que não foi você que construiu a casa, comprou-a livre de ónus ou encargos (isto deve estar escrito na escritura), pelo que caso exista alguma dívida, devem imputá-la ao construtor/vendedor...Com os melhores cumprimentos...
  3.  # 3

    Boas, esqueci me de referir que ja enviei uma carta registrada, espero neste momento a resposta, na mesma referi o que ja aqui disse, que comprei a casa em 2010 e que o saneamento ja tinha 8 anos, pedi ate o montante de saneamento cobrado ate entao visto que o ramal nao esta conectado.

    So hoje me lembrei de algo que secalhar podera ajudar, eu comprei a casa por uma agencia imobiliaria , a Era, a responsabilidade de ver se havia dividas com o imovel nao é deles? Sera que devo ir la reclamar com eles?

    Obrigado pela resposta.
  4.  # 4

    Colocado por: Helder coutinhoSo hoje me lembrei de algo que secalhar podera ajudar, eu comprei a casa por uma agencia imobiliaria , a Era, a responsabilidade de ver se havia dividas com o imovel nao é deles?

    Esses não tem responsabilidade nenhuma.

    Colocado por: Helder coutinhoBoas, esqueci me de referir que ja enviei uma carta registrada, espero neste momento a resposta,

    Então durma descansado, quando receber a resposta, venha cá dizer qual foi.

    Colocado por: Helder coutinhopedi ate o montante de saneamento cobrado ate entao visto que o ramal nao esta conectado.

    esta não percebi.
  5.  # 5

    Sera que a a agencia nao tera responsabilidades?

    Foram eles os intermediarios do negocio, estava agora a procura e encontrei isto:

    "A empresa de mediação é, nomeadamente, obrigada a certificar-se, no momento da celebração do contrato de mediação, por todos os meios ao seu alcance, da correspondência entre as características do imóvel objecto do contrato de mediação e as fornecidas pelos interessados contratantes, bem como se sobre o mesmo recaem quaisquer ónus ou encargos. "

    Quanto ao montante do saneamento, desde que comprei a casa que pago a taxa do saneamento todos os meses, visto que que a minha casa nao esta ligada ao saneamento, estou a pagar individamente algo que nao usufruo.
  6.  # 6

    Colocado por: Helder coutinho"A empresa de mediação é, nomeadamente, obrigada a certificar-se, no momento da celebração do contrato de mediação, por todos os meios ao seu alcance, da correspondência entre as características do imóvel objecto do contrato de mediação e as fornecidas pelos interessados contratantes, bem como se sobre o mesmo recaem quaisquer ónus ou encargos.

    E como é que uma empresa de mediação tem possibilidades de descobrir estas dívidas!!!..vai a todas as instituições perguntar?

    Colocado por: Helder coutinhoSera que a a agencia nao tera responsabilidades?

    Nenhumas.
  7.  # 7

    Nao quero tar a discordar de si , apenas a argumentar e a nao querer parecer mal agradecido depois de todo o trabalho que ta a ter, agora apenas respondendo lhe, a agencia tem tantas probablidades de saber como eu tenho, é ir perguntar, agora nao sei os metodos usados, mas por algum motivo sao mediadores, por isso é que eles levam as comissoes que levam e que fazem a dita mediaçao, defender os interesses do vendedor e do comprador, como lhe pus ai nesse extracto, tem responsabilidade sobre quaisquer encargos.

    Vou me informar sobre esta situacao e depois venho expor aqui a informacao, obrigado pela ajuda.
  8.  # 8

    Hélder, com a Agência não tem por onde pegar... Tenho praticamente a certeza que não lhe podem cobrar a dívida a si (devem estar a atirar o barro à parede)... mas depois confirmo-lhe.

    Cumps
    •  
      GF
    • 16 fevereiro 2013 editado

     # 9

    Conforme já foi mencionado duas vezes, a agência não tem culpa no processo, ou melhor, não tem forma de os fazer responsabilizar, a meu ver, por não saberem/desconhecerem essa dívida do proprietário.

    O que eles estão a fazer é o que já fazem habitualmente as aguas e o gás em certas localidades. O anterior inquilino não pagou as contas e vêm pedir ao novo para pagar. Mas é manter-se firme e rejeitar qualquer tipo de pagamento, eles acabam por ceder.

    Mas lá está, tal como eles atiram a barra à parede consigo, você pode atirar a barra à parede à agencia.
  9.  # 10

    Obrigado pelas respostas a todos, o que me foi dito é que o saneamento é uma divida de imovel e como tal se nao foi paga anteriormente, tem que ser paga pelo novo proprietario, avisaram me que isto so acontece a dividas de imovel, porque por exemplo dividas de luz e agua, como sao dividas do proprietario, o anterior proprietario é qe tinha que as pagar, obvio que como bom cidadao, deixou umas boas contas por pagar, mas nisso ja dizem que nao passa por mim, sinceramente ja nao sei é o que hei de fazer mais :S
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    • ze79
    • 16 fevereiro 2013

     # 11

    boas Helder só uma pergunta o saneamento já estava ligado a sua casa no acto de compra ou foi vs que solicitou a ligação ao mesmo ?
  10.  # 12

    Boas ze, o saneamento nao esta ligado á habitacao, andei a paga lo desde que comprei porque pensei que estivesse ja ligado pelo antigo dono, nunca me passou pela cabeca que ele nao tivesse pago o saneamento por isso nunca fui ver se a ligacao estava feita.
    •  
      GF
    • 16 fevereiro 2013

     # 13

    Colocado por: Helder coutinho
    Obrigado pelas respostas a todos, o que me foi dito é que o saneamento é uma divida de imovel e como tal se nao foi paga anteriormente, tem que ser paga pelo novo proprietario, avisaram me que isto so acontece a dividas de imovel, porque por exemplo dividas de luz e agua, como sao dividas do proprietario, o anterior proprietario é qe tinha que as pagar, obvio que como bom cidadao, deixou umas boas contas por pagar, mas nisso ja dizem que nao passa por mim, sinceramente ja nao sei é o que hei de fazer mais :S

      Isso é conversa para inglês ver.
      Saneamento é um serviço. Ponto.
      No serviço de agua fornecem-lhe agua. No serviço da EDP fornecem electricidade. No serviço de saneamento, levam os dejectos e tratam-nos.
      Em que é o serviço de saneamento difere dos restantes?
      Concordam com este comentário: Dj_C
      • ze79
      • 16 fevereiro 2013

       # 14

      OK o antigo proprietario já tinha feito o pedido e não pagou é isso?
    •  # 15

      Acho que secalhar nao apresentei bem aqui o caso ou entao nao me fiz entender corretamente, o que me querem cobrar nao sao taxas de saneamento mensal que o antigo dono deixou por pagar mas sim a instalacao de saneamento na minha rua, instalacao essa que ja data de ha pelo menos uns 7 anos, como eu comprei a casa ha 2 anos e pouco, quem deveria ter pago essa instalacao do saneamento deveria ter sido o antigo dono, mas como nao lhe conseguiram cobrar estou agora a virar se para o novo dono , dizendo que a instalacao do saneamento é divida de imovel.
      •  
        GF
      • 16 fevereiro 2013

       # 16

      Colocado por: Helder coutinhoo que me querem cobrar nao sao taxas de saneamento mensal que o antigo dono deixou por pagar mas sim a instalacao de saneamento na minha rua

      Assim, já não tenho tanto a certeza, embora a minha resposta tenda mais para a mesma solução: você não pediu, não solicitou, não contratou nada.
      Se ele contratou e não pagou, é a ELE que devem cobrar.
      Se não o encontram, procurem-no !
    •  # 17

      Pelo que me da a entender isto nao era questao de pedir o saneamento de aguas publicas ou nao, a instalacao foi feita onde havia condicoes para tal e depois as camaras cobram se dessa instalacao, ja na rua dos meus pais foi a mesma coisa.
    •  # 18

      Colocado por: Helder coutinhoBoas ze, o saneamento nao esta ligado á habitacao,

      Se não está ligado, para onde é que vão os seus esgotos?
      •  
        GF
      • 16 fevereiro 2013

       # 19

      Colocado por: Picareta
      1. Se não está ligado, para onde é que vão os seus esgotos?

      De certeza que tem uma fossa. Mas em vários sitios é assim... e quer esteja ligado quer não esteja, cobram pelo saneamento, embora sejam questões polémicas que já foram parar a tribunal (no meu concelho sei de algumas assim).
      • ze79
      • 17 fevereiro 2013

       # 20

      Eu aqui na minha zona quando construi a casa não avia saneamento ,falava-se que estava projectado ,para breve etc... quando chegou a hora de fazer a fossa séptica ,

      Telefonei para a câmara e perguntei se o saneamento ia ser feito naquele ano ou como era , resposta esta projectado mas fazer não sabemos quando .

      Construiu-se a fossa 6 meses mais tarde la vem a noticia o saneamento vai ser feito ,as obras começam dentro de 1/2 meses ,fizeram toda a rede aqui na povoação ,

      Já la vão 4 anos e eu ainda não paguei nada pois não fiz a ligação , se eu vender a casa quem comprar e quiser fazer essa ligação é que tem de pagar isto aqui no
      meu caso ,pois só se paga a instalação do saneamento no acto de ligação ao mesmo e depois as mensalidades ;-)))

      cada caso é um caso , no seu tem que ver se vs quer ligar os esgotos ao saneamento penso que terá de pagar essa soma e depois as mensalidades mas informe-se nos serviços ,
      da sua zona vá la pedir informações mas não se identifique como tendo essa divida a pagar ,arranje outra desculpa ;-)))
     
    0.0179 seg. NEW