Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    A Hotte já com as grelhas abertas. De um lado levou 3 grelhas. Uma em baixo para entrada do ar, ao meio para inspecção do recuperador e uma por cima para saida do ar quente. Recordo que a Hotte tem uma entrada de ar exterior que vem do exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nss
      IMG_7971 (Small).JPG
  2.  # 62

    Do lado direito só levou uma grelha na parte superior a 0.30 m do teto
      IMG_7972 (Small).JPG
  3.  # 63

    Neste momento cheguei ao fim da 1ª fase. A fase seguinte será colocar roofmate no teto e colocar um teto falso, para que consiga o melhor isolamento possivel. Quando tiver a obra pronta colocarei mais umas fotografias. Espero ter contribuido com o meu testemunho para quem quer instalar um recuperador de calor a agua.
    Quanto ao Acquatondo, estou plenamente satisfeiro com 3 testes. é certo que não estamos no Inverno.
    Quanto ao vidro praticamente não suja , e tem uma caixa que deve levar uns 20 kgs. de lenha.
    Fiquei bastente satisfeito com o meu instalador, que procuramos fazer uma equipa e que fez a instalação em 5 dias.e que a primeira correu tudo bem.
    Quanto á lã de rocha o unico sitio que levou foi na parte de traz do recuperador na parede para o exterior e ficou muito bem isolada, que tudo que se vê é aluminio.
    A restante hotte fica com o pladur a vista.
    Tenho tudo preparado para que se houver necessidade de instalar um ventilador no exterior a mandar ar frio para dentro da hotte, com um termostato digital no interior a dispara aos graus que pretendemos.
    Por vezes tornam-se as instalações mais dificeis do que são, pois achei esta minha instalão muito simples.
    Faltou-me indicar um pormenor é que este recuparador trabalha em vaso aberto.
    O Recuperador acquatondo, é um dos unicos que tem 2 modelos, um para trabalhar em vaso fechado outro em vazo aberto
    Se necessitarem de alguma ajuda nas vossas instalações, estou ao vosso dispor, pois nós aprendemos uns com os outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, raulschone, nelsonhsilva, JoseBlino, Interrogativo, luis_guilherme
  4.  # 64

    Obrigado por esta partilha Leiria. Já agora, pode dar-nos uma ideia quanto a custos?
    •  
      FD
    • 2 maio 2013

     # 65

    Não sei se está bem feito ou não mas, agradeço a partilha.
    Gostei de ver o processo todo. :)
  5.  # 66

    Colocado por: SAMBINOObrigado por esta partilha Leiria. Já agora, pode dar-nos uma ideia quanto a custos?

    Boa tarde Sambino
    Esta instalação ficou a volta de 5.000 euros com Iva
    Os elementos de radiadores, já existiam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SAMBINO
  6.  # 67

    Colocado por: FDNão sei se está bem feito ou não mas, agradeço a partilha.
    Gostei de ver o processo todo. :)

    Boa tarde FD
    Quanto a estar bem feito, o que lhe posso dizer é que está a funcionar e atingir os objectivos.
  7.  # 68

    instalar um ventilador no exterior a mandar ar frio para dentro da hotte

    isto não se pode fazer.

    aparentemente esta quase tudo bem, retirando o detalhe da selagem ter sido feita ao tubo de parede simples usando estopa de sizal e gesso.
  8.  # 69

    Colocado por: jorgealves
    isto não se pode fazer.

    aparentemente esta quase tudo bem, retirando o detalhe da selagem ter sido feita ao tubo de parede simples usando estopa de sizal e gesso.


    Boa noite Jorge Alves.
    Qual a razão porque não se pode ligar um ventilador a injetar ar para dentro da hotte?
    Qual a alternativa para efectuar a selagem ao tubo da chaminé ?
  9.  # 70

    suspeito que tirará rendimento à máquina, tanto mais se for um recuperador a água... as grelhas serão para a convecção natural.
    posso estar errado, claro :)
  10.  # 71

    Colocado por: leiria

    Boa noite Jorge Alves.
    Qual a razão porque não se pode ligar um ventilador a injetar ar para dentro da hotte?
    Qual a alternativa para efectuar a selagem ao tubo da chaminé ?

    nao se faz injeccao de ar para nao entrar ar frio em demasia retirando rendimento a maquina nem espalhar eventuais fumos que nao tenham side extraidos,

    a selagem deve ser feita com lã de vidro a envolver o tubo e por cima desta e que pode aplicar a estopa.
  11.  # 72

    leiria, foi vc que fez o trabalho todo?
  12.  # 73

    Colocado por: 1976leiria, foi vc que fez o trabalho todo?

    Boa tarde 1976

    O trabalho foi todo edealizado por mim. Tive um instalador que trabalhamos em equipe e trocava-mos ideias. Por exemplo: todos os instaladores querem colocar lã de rocha. Inclusive este. Mas chegamos a acordo de não levar lã de rocha, pois essa mesma lã custa cerca de 150.00 euros, houve partes que foram feitas por mim. Foi graças a este forum que cheguei a conclusão final. Mas é muito interessante nós participarmos e sabermos o que queremos.
  13.  # 74

    dou-lhe os parabéns!
    um trabalho amador, melhor planeado e executado que a generalidade dos profissionais.
    como cada tolo tem a sua mania, eu gostei do arrumo dos cabos eléctricos. mostra brio.
    parabéns!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  14.  # 75

    O sistema conforme a foto é em vaso aberto
      IMG_8078 (Small).JPG
  15.  # 76

    O siatema em vaso aberto foi colocado na chaminé , que tem 3 metros de altura
      IMG_8079 (Small).JPG
  16.  # 77

    Para se sustentar um recuperador acquatondo 29, há necessidade de começar a organizar a lenha.
      IMG_8086 (Small).JPG
  17.  # 78

    Colocado por: jorgealvesnao se faz injeccao de ar para nao entrar ar frio em demasia retirando rendimento a maquina nem espalhar eventuais fumos que nao tenham side extraidos,


    Não se faz porquê ?
    Porque raio não se pode injectar ar na hotte para retirar pelo menos o calor da conduta de fumos ?
    Será melhor que o ar retirado pelo recuperador, entre pelas casas de banho ou pelas frestas das portas arrefecendo toda a casa ?

    Sr. Leiria pode colocar à vontade o ventilador, desde que lhe coloque um termostato de modo a que nunca meta ar frio na sala.

    Tem que medir a saida de calor pelas grelhas para pode calibrar o termostato que deve ser mecânico e regulável.

    Assim ajuda a renovar o ar da sua moradia e ajuda a cumprir o novo regulamento da ventilação e qualidade do ar etc.

    Coloque um filtro no ventilador.

    É evidente que o ventilador vai retirar algum calor ao recuperador, mas dizer que tira rendimento ... Isso nem pensar, pois esse calor retirado é injectado da sala e não na rua !

    Não podemos acreditar em tudo o que lemos nos fóruns... Há que usar a nossa cabecinha e pensar tal como você fez !

    Quanto a espalhar fumos eh eh eh essa também é boa... Então você vai ter fumo dentro da hotte ? se tiver jogue o recuperador fora !

    Só teria fumos dentro da hotte se tivesse colocado lã de rocha no tubo e ai sim teria a lã a queimar e o fumo a se libertar....

    Agora fumo do recuperador ? Nem pensar pois se tiver fumo na hotte tambem o terá na sala !

    Colocado por: jorgealvesnao se faz injeccao de ar para nao entrar ar frio em demasia retirando rendimento a maquina nem espalhar eventuais fumos que nao tenham side extraidos,

    a selagem deve ser feita com lã de vidro a envolver o tubo e por cima desta e que pode aplicar a estopa


    COM LÂ DE VIDRO ? voçê sabe o que está a dizer ? Pode aplicar lã de vidro numa conduta de fumos ? Olhe que não !

    Há quem faça essa asneira eu sim pois farto_me de ver.

    A lã de vidro não aguenta nem 300 º iria queimar e libertar cheios horriveis ! Se quiser mostro umas fotos .

    Mesmo a lã de rocha dá problemas que supostamente aguentaria o calor.

    A lã e rocha que por aí anda queima-se em contacto com as condutas de fumos e não não serve para nada aliás serve para fazer mal.

    Vamos imaginar que não queima... Se a usar para vedar o tubo em vez do gesso fica a saber que não veda nada e deixa o calor "fugir" entre o tubo colocado e a corete existente !

    Se enrolar a conduta de fumos vai tapar o calor e aí sim, de nada serviria colocar o ventilador.

    Quanto a usar estoupa NÂO ! Não é a mesma coisa !

    O sisal aguenta bem o calor, enquanto a estoupa pode libertar cheiros. Não é a mesma coisa !

    A estoupa é para usar nas canalizações.

    Sr. Leiria

    Estive a ver as suas fotos por alto e está quase tudo bem....

    Ou seja, tem uma lã de rocha aplicada na parede exterior, percebo que é para o calor não se perder, mas será que está sem pontas de lã à vista ? colou bem as pontas todas ? E essa lã ao fim dos anos estará igual ? pode ser...

    Tem que ir verificando pois se se soltar alguma ponta, o ventilador espalha o pó da lã pela casa e pode ficar alérgico como eu que é só olhar para a lã para ficar logo a tossir !

    Poderia ter forrado a parede com cortiça que aguenta bem 180 º e nessa zona não passa dos 90 º pois um recuperador a agua tem temperaturas inferiores.

    Ou então Poderia ter forrado a lã com pladur ou chapa zincada de 1 mm

    Mas se está bem colocada não tem que se preocupar, mas apenas todos os ano verificar.

    Vi que colocou uma válvula de segurança de temperatura e pressão, não é que faça mal, eu sei que há esquemas assim mas estão mal feitos, Porque se tem um vaso aberto nunca vai ter pressão no sistema e se a temperatura subir o vapor vai sair pelo vaso aberto. Já agora ligou essa válvula ao esgoto ? nas fotos não vejo ! é que se a válvula disparar antes da agua evaporar vai sair por aí agua bem quente.

    Vi também que colocou duas linhas de pladur, não faz mal, pois as placas de fora chegam.

    Agora uma coisa é certa, tem ai um bom trabalho e uma boa instalação, e muito melhor feita que por muitos profissionais !

    Se você visse trabalhos feitos por alguns profissionais desmaiava só com o susto eheheh

    Há muitas bombas instaladas em casa e quem as tem nem imagina !

    Agora só é pena vir o verão pois já deve estar desejando de usar o recuperador :-)

    Já agora mais uma pergunta. Colocou a conduta de fumos até ao terminal da chaminé ?

    Só com uma conduta toda igual conseguira limpar bem a mesma com um tradicional escovilhão !

    Deixou uma ponta de tubo aí com 5 cm acima da linha de baixo da abertura do terminal da chaminé ?

    É que pelas fotos vejo que essa chaminé se não tiver essa ponte vai meter agua em dias de vento e chuva apodrece o recuperador, a lã de rocha e o pladur.

    Se não tem, é só tirar a tampa e colocar o resto do tubo ou se não meteu nem mete o tubo, coloque umas ante-páras para agua não entrar, isso tem mesmo que fazer.

    Posso dizer-lhe depois como!

    Cumprimentos

    Jorge Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino, leiria
  18.  # 79

    Boa noite Sr. Jorge Santos,
    Obrigada pelos seus conselhos.

    "Ou seja, tem uma lã de rocha aplicada na parede exterior, percebo que é para o calor não se perder, mas será que está sem pontas de lã à vista ? colou bem as pontas todas ? E essa lã ao fim dos anos estará igual ? pode ser...

    Tem que ir verificando pois se se soltar alguma ponta, o ventilador espalha o pó da lã pela casa e pode ficar alérgico como eu que é só olhar para a lã para ficar logo a tossir !"


    Quanto a esta situação se verificar a ´lã de rocha ficou entalada entre duas reguas de chapa, pela que a lã de rocha que estava á vista ficou toda isolada.Por traz da lã de rocha ainda coloquei roofmate de 3 cm.

    Por acaso foi uma falta de ideia, pois para mim teria sido simples, colocar uma chapa fininha em toda a parte de traz do recuperador.
    "Já agora ligou essa válvula ao esgoto ? nas fotos não vejo ! é que se a válvula disparar antes da agua evaporar vai sair por aí agua bem quente."

    Sim está ligado ao esgoto. há uma fotograifia que mostra isso, um tubo de cobre a sair nas traseiras da casa.

    Já agora mais uma pergunta. Colocou a conduta de fumos até ao terminal da chaminé ?

    Levou uma conduta de 200 mm com 4 metros que chega ao topo da chaminé.

    Quando refere aos 5 cm, sginifica que a conduta deveria ter saido 5 cm para fora da chaminé ?

    Quando tinha a lareira não me apercebi de a chaminé meter água.

    O que acha que devo de fazer quanto a isso?

    Mais uma vez obrigada, pelas sua opiniões.
  19.  # 80

    pessoalmente, metia uma crista de galo nisso...
    Crista de Galo para conduta
 
0.0306 seg. NEW