Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quais os melhores sprays de limpeza de maus contactos electronica e informatica ?


    Boas !

    Na informatica há muitos problemas que se resumem a limpar os contactos oxidados das RAMS ou Grafica.

    Qual o melhor produto, na vossa opinião , para este efeito ?

    Há quem use uma borrachinha para esse efeito, e da minha experiencia pessoal , resulta bastante bem.

    No entanto procuro um produto mais indicado / profissional.

    Já me falaram no WD40 , já me falaram no spray philips ... seja como for, queria algo que me dê a certeza que não traz problemas futuros.

    A marca Kontact Chemie (a venda na niposom , Sonigate e noutras casas de electronica) tem soluções para tudo e mais alguma coisa... até demais ... não me entendo com o catalgo deles, há montes de produtos que parecem parecidos, mas certamente não o serão.


    Exemplo de catalogo na loja online da sonigate (clickplus):
    http://www.clickplus.pt/pt/search/?p=1&bid=&q=kontakt+chemie&x=0&y=0#pMin=3&pMax=23&vId=3&oId=8

    Pagina do Fabricante:
    http://www.crcind.com/csp/web/functdisp.csp?lng=3&idx=1643694&country=ALL&brand=KOC&CSPCHD=0010000100003vp0g1yy000000epM6lRp9mtFCealmu1sKmA--

    Ja depois de ter escrito o texto inicial, ha bocado estive a usar WD-40 para limpar os contactos oxidados de uma RAM e pareceu.me bastante porreiro e eficiente.. que dizem ?
    Tambem ja li na net as opiniões mas dispares: Uns dizem que é condutor e que vai desgraçar tudo, outros que não é condudor e que é bastante bom a limpar contactos !
      15659-0690d99d6af3693d00f00b935d3de3a7[1].jpg
  2.  # 2

    Uma das caracteristicas do WD40 é ser dielectrico (não condutor) e é um optimo repelente de humidade. Alias foi para isso que foi desenhado!

    WD-40 significa Water Displacement (tentativa) #40, isto porque eles estavam a desenvolver um produto para repelir agua e só conseguiram à 40ª tentativa:)

    Segundo as specs: http://wd40.com/files/pdf/wd_40tec16952473.pdf
    Dielectric Strength: 44,400 - 47,800 Volts

    Na limpeza de meterial electrico em geral também uso o WD40, para coisas mais sensiveis (como a MAF do carro) uso Alcool Isopropilico (quase) puro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, musg
  3.  # 3

    Boas Hangas!

    Boa explicação !

    Tambem tenho ali um frasco de 1L de alcool isopropilico ... mas para limpar os contactos dourados que ficaram oxidados nas RAM´s e Placas gráficas, o WD40 parece ter mais efeito, nao achas ?
  4.  # 4

    Eu acho que o WD40 tem efectivamente um efeito mais desengordurante e desoxidante do que o alcool isopropilico, por isso concordo com o ter mais efeito.

    Mas embora o WD40 deixe muitos poucos residuos depois de evaporar, o alcool não deixa nenhum.
    E como é mais barato que o WD40, dá para mergulhar o componente por completo (RAM pelo menos), deixar a sujidade dissolver, retirar com uma pinça e deixar secar :)
  5.  # 5

    Mas aqui a ideia nem é mergulhar o componentes, apenas limpar os contactos oxidados ...

    Ao longo dos anos são já centenas e centenas os computadores que não arrancam, e basta pegar numa borracha branca (daquelas de apagar lapis) , limpa-se os contactos e já está (isto tanto dá para portateis como fixos).
    Contudo a borracha deixa residuos, os quais costumo limpar com um paninho. E é algo abrasivo.

    Preferia algo liquido, ha bocado fiz a experiencia de mandar um pouco de WD40 para um pano, e limpar os contactos com esse pano humedecido em wd40, e gostei do resultado.

    Talvez o ideal ate seja começar por limpar os contactos com um pano com WD40, e num segundo momento um pano com alcool isopropilico para retirar a gordura do WD40

    Mas lá está , não me importo nada de escolher um bom spray da philips ou da Kontakt para o efeito ...
    Nao me souberam foi ainda explicar qual o mais adequado para o efeito :


    Exemplo de catalogo na loja online da sonigate (clickplus):
    http://www.clickplus.pt/pt/search/?p=1&bid=&q=kontakt+chemie&x=0&y=0#pMin=3&pMax=23&vId=3&oId=8

    Pagina do Fabricante:
    http://www.crcind.com/csp/web/functdisp.csp?lng=3&idx=1643694&country=ALL&brand=KOC&CSPCHD=0010000100003vp0g1yy000000epM6lRp9mtFCealmu1sKmA--
      reseat-memory-4[1].jpg
      ram[1].jpg
  6.  # 6

    Colocado por: civismoMas aqui a ideia nem é mergulhar o componentes, apenas limpar os contactos oxidados ...



    Boas,

    Eu nunca trabalhei com borracha para limpar contactos (nunca tinha pensado nisso e nem sabia que funcionava) mas neste caso até me parece uma boa solução. Rápida e eficaz. Achas demasiado forte?

    Em relação ao WD-40 ?
    Sabes aquela pergunta: O que não pode faltar quando vais de férias?
    A maior parte das respostas é Telemóvel e óculos de sol.
    Para mim é WD-40 (sempre pode ser necessário para reparar o TM e os óculos de sol)
    À muitos anos que trabalho com WD-40 e não o troco por nenhum outro spray. (em electrónica).
    Lembro-me que sempre que comprava outros sprays, (por ex para limpeza de potenciómetros) acabavam sempre por ficar arrumados na bancada e lá voltava ao WD-40
    Penso que neste caso concreto, se limpares com WD-40 e depois com uma flanela bem seca, deves ter bons resultados e acabando por ficar com uma ligeira camada de protecção para oxidações futuras.

    Em relação ao álcool isopropílico?
    Lembro-me à muitos anos numa formação de micro-soldadura (na altura com placas para serem aplicados todos os condensadores electroliticos SMD). As mesmas eram postas dentro de uma máquina com álcool isopropílico e ficavam lá durante um tempo (não me lembro quanto). A maquina mantinha uma vibração certa fazendo assim a lavagem completa da placa.(ficava nova). Desaparecia tudo o que era resíduos, oxidações de humidade etc.
    Neste caso estou a falar, não de reparações mas sim de placas novas enviadas pelos fabricantes para aplicar os smd`s. Ou por vezes placas com alguma oxidação por mau armazenamento em armazém.
    Ficavam todas COMO NOVAS.

    Neste caso concreto e falando de reparação onde o tempo é dinheiro, usaria qualquer uma das 3 soluções.

    Mas nunca iria comprar qualquer spray de limpeza porque nunca me dei como satisfeito com nenhum deles.

    Mas claro está. esta é a minha opinião de muitos anos de electrónica. Vale o que vale. Mesmo porque a electrónica não para.




    Colocado por: hangasWD-40 significa Water Displacement (tentativa) #40, isto porque eles estavam a desenvolver um produto para repelir agua e só conseguiram à 40ª tentativa:)


    Obrigado hangas, nunca tinha ouvido esta. Até imprimi para colar na bancada.
    Agora entendo porque um colega de trabalho punha sempre WD-40 nos sapatos na altura do inverno.
    lembro-me de à muitos anos me terem dito que o WD-40 tinha sido fabricado para a NASA. Não sei se é verdade.
    • musg
    • 4 maio 2013 editado

     # 7

    Boas, Agora tenho eu aqui um problema que não consigo resolver com WD-40. Talvez com um martelo consiga.

    Em alguns sites que abro, aparece "Ocorreu um erro no script desta página". fecho essa informação e continua tudo a trabalhar ok.
    Mas não consigo acabar com isto e nem entendo porque acontece. Alguma ajuda dos entendidos?
      erro no script 1.png
      erro no script2.png
      erro script.jpg
      erro no script1111111111111 1.jpg
    • CG.
    • 4 maio 2013

     # 8

    Viva,

    Quanto à questão do tópico, eu também uso o álcool isopropílico. Embora, por motivos profissionais, não tenha uma màquina por mais de quatro anos.

    Em relação à ultima questão: já pensou mudar de browser? Instale um Firefox ou Chrome.

    abc
    CG.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  7.  # 9

    Colocado por: CG.Em relação à ultima questão: já pensou mudar de browser? Instale um Firefox ou Chrome.


    Estou a atualizar o Internet Explorer. Se não funcionar vou tentar instalar o Firefox.
  8.  # 10

    MUSG: Desistala o Java e volta a intalar com a ultima versão a partir de www.java.com

    Se ainda assim nao resolver, vai as opções do Internet explorer e faz repor as predifinições (atençao que com esta ultima opção vais perder as passwords memorizadas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
    • CG.
    • 4 maio 2013

     # 11

    Mas o problema é do interpretador de JavaScript do internet explorar que nada tem a ver com o Java propriamente dito. JavaScript não tem nada a ver com Java, apenas o nome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  9.  # 12

    Colocado por: civismoMUSG: Desistala o Java e volta a intalar com a ultima versão a partir de www.java.com

    Se ainda assim nao resolver, vai as opções do Internet explorer e faz repor as predifinições (atençao que com esta ultima opção vais perder as passwords memorizadas)


    Obrigado civismo e primeiro de tudo um grande pedido de desculpas por ter invadido o teu tópico com esta situação. nem reparei quando o fiz. Só pensava que andava por aqui a malta dos computadores.

    Apareceu-me um quadro de actualização java sempre que ligava o pc mas nunca actualizei. Agora como tinha este problema acabei por actualizar o Java. Reiniciei o pc mas continuava igual. Mas só fiz a actualização. Não desinstalei e voltei a instalar a ultima versão através do site deles. (mesmo porque nem sei o que é isto de java). Percebo de soldadura em placas de circuito impresso e componentes. Mas de computadores 0.

    Como já não é a primeira vez que me dizem para instalar o Browser Firefox, acabei por o instalar. Ficou tudo a funcionar bem, o problema desapareceu e até ficou tudo um pouco mais rápido.(acho). Só perdi alguns favoritos importantes de trabalho mas fáceis de voltar a encontrar. Também reparei agora que quando estou a escrever aqui no fórum da casa não me ajuda com a correção de erros ortográficos no momento que escrevo. Mas não faz mal, utilizo o verificador do fórum no final. Se não me conseguir adaptar ao Firefox, depois volto ao explorer e faço o que estás a dizer e logo vejo. Mas por agora está tudo bem. Mais uma vez Obrigado.




    Colocado por: CG.Em relação à ultima questão: já pensou mudar de browser? Instale um Firefox ou Chrome.


    Boas CG, instalei o Firefox vamos a ver como me dou com isto. Mas por agora ficou tudo a funcionar. Obrigado
  10.  # 13

    musg, vais ver q daqui a horas vais pensar para ti mesmo o q andaste a perder estes anos todos..l.ol

    importa os favoritos do ie para o firefox e instala algumas apps para o firefox, o corrector ortográfico e o adblock plus são mt porreiros
  11.  # 14

    Colocado por: datomusg, vais ver q daqui a horas vais pensar para ti mesmo o q andaste a perder estes anos todos..l.ol

    importa os favoritos do ie para o firefox e instala algumas apps para o firefox, o corrector ortográfico e o adblock plus são mt porreiros


    Daqui a uns minutos. ehehehe
    Com uma mini fresca até que já estou a gostar disto. É tudo muito mais rápido e por acaso tinha acabado de ver como passar os favoritos do ie para o firefox. estou a fazer um a um.
    Agora como instalar algumas apps para firefox é que já é muito para mim, secalhar com a segunda mini. (não sei o que são apps)



    Colocado por: datoo corrector ortográfico e o adblock plus são mt porreiros


    Só não sei como instalar. :(
  12.  # 15

    procura no menu(canto superior esquerdo) EXTRAS

    e vai pesquisando...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  13.  # 16

    eu tambem sou fan do firefox , e é o que uso na maior parte do tempo.

    Em todo o caso o IE tem obrigação de funcionar sem os erros de JAVA, já agora fiquei intrigado se reinstalando o JAVA ou repondo os setting do IE resolveria o problema
  14.  # 17

    Colocado por: musglembro-me de à muitos anos me terem dito que o WD-40 tinha sido fabricado para a NASA. Não sei se é verdade.


    Bem pela NASA mesmo não sei.. mas segundo a historia oficial não anda muito longe. :)
    Deve ter sido numa empresa que trabalhava para a Defesa nos EEUU.

    A historia oficial esta no site: http://wd40.com/about-us/history/

    WD40 e Duct Tape são daquelas coisas que devem andar sempre juntas. Ando sempre com um "kit" no carro. :)
    Não mexe, e devia? WD40. Mexe, e não devia? Duct Tape!

    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  15.  # 18

    Nesse flowchart deveriam ser adicionadas as abraçadeiras de serrilha e a termocola !
      Abracadeira%20Serrilha%20Preta[1].jpg
      WGF-3002L[1].jpg
  16.  # 19

    Dão jeito sim.. mas não é nada que nao se resolva com a duct tape :)
    • dcd
    • 25 maio 2014

     # 20

    Após uma pesquisa de qual o melhor spray vim parar aqui

    já declararam o wd40 o melhor? tenho aqui uma board velhinha que apanhou com chuvinha da boa durante alguns anos(está uma desgraça, toda oxidade e com componentes já branquinhos e verdes..)

    neste caso penso que o wd40 é capaz de ser melhor que o alcool, mas como é uma tarefa que nunca fiz peço ajuda aos colegas do forum de como proceder com esta board..

    toda ela terá que ser lavada e não apenas os contactos das rams..será que a escova de dentes e o wd40 cumpre? e quanto tempo após a lavagem a posso ligar?

    agradeço antecipadamente

    ps: tal como o civismo já li maravilhas do wd40 e como se fosse a pior invenção de sempre, uns dizem até que se usar em electrónica nunca mais irá funcionar(eu já usei num comando da tv e até se portou bem, mas numa board a coisa é um pouco diferente..)
 
0.0189 seg. NEW